"Bolo de Fubá Cremoso Queijadinha de Liquidificador " - "Bolo de Fubá Cremoso Divino"
Quitanda Mineira Especial....
Bolo de Fubá Cremoso Queijadinha
"Creminho por Cima"
leite condensado + parmesão + coco
aquele sabor casamento do açúcar + parmesão
bem brasileiro...
Este bolo é um dos melhores bolos de fubá cremosos que ja comi na vida!
Conhecido também como Bolo de Fubá Divino!
A deliciosa Queijadinha do Leite Moça com queijo, assada, casa com receita do Bolo Fubá, nasce um miolo de sabor delicioso com creminho perfeito.
Olhando a foto parece que é creminho no meio, mas não é.
É creminho por cima, com uma casquinha crocante de coco.
Tabuleiro n.o 3 parece muito bolo, não é. Mesmo que tenha só 2 pessoas em casa, vale a pena assa-lo, que ele gera repeteco constante. Acaba no mesmo dia.
Bolo de Fubá Cremoso Queijadinha de Liquidificador
Bolo de Fubá Cremoso Divino
Liquidifique:
Qual queijo usar? O Queijo é o grande vilão desta receita. Explicar as diferenças.
Conhecido também como Bolo de Fubá Divino!
A deliciosa Queijadinha do Leite Moça com queijo, assada, casa com receita do Bolo Fubá, nasce um miolo de sabor delicioso com creminho perfeito.
Olhando a foto parece que é creminho no meio, mas não é.
É creminho por cima, com uma casquinha crocante de coco.
Tabuleiro n.o 3 parece muito bolo, não é. Mesmo que tenha só 2 pessoas em casa, vale a pena assa-lo, que ele gera repeteco constante. Acaba no mesmo dia.
Bolo de Fubá Cremoso Queijadinha de Liquidificador
Bolo de Fubá Cremoso Divino
Liquidifique:
- 395 g - 1 lata de leite condensado
- 500 ml - leite integral vaca
- 200 ml - leite de coco
- 180 g - 3 ovos - jumbos inteiros (cada ovo cru com casca pesa 60 g unid)
- 20 g - manteiga sem sal (2 colheres sopa - se for usar margarina, perderá muito sabor, se for usar somente margarina 82% teor de gordura ou procurar na tabela se está registrado 8,2% gorduras, importante, não asse com margarina com 80%, não asse com margarina com % inferior, que as marcas com baixa % fazem seu bolo embatumar)
- 240 g - açúcar (1 e 1/2 xícara de chá - 240 ml xícara -se for usar açúcar cristal bata muito muito, tem liquidificador açucar cristal o triplo do tempo )
- 225 g - Maizena ( 1 e 1/2 xícara de chá - exclusivamente use somente a cara marca Maizena, os amidos de milho concorrentes estão + fracos, com Maizena marca este bolo nasce perfeito)
- 180 g - Fubá (1 e 1/2 xícara de chá) - use fuba fininho, fubá mimoso ou fuba de moinho
- 100 g - queijo canastra ou parmesão (eu prefiro queijo canastra semi curado, é o sabor + gostoso de comer)
- 10 g - 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo
- 100 g - coco ralado seco ( este ingrediente você irá agregará manualmente no final)
tabuleiro n.o 3 - untado e polvilhado de fubá mimoso
Qual queijo usar? O Queijo é o grande vilão desta receita. Explicar as diferenças.
- Queijo Canastra - Tem o curado ou semi curado. As 2 versões é a melhor textura deste bolo frio. Porque o queijo canastra depois de assado e frio, nas receitas, lembra muito, receitas assadas feitas com queijo frescal com sorinho. - Curado ou semi curado. Eu Priscila prefiro o sabor desta receita com o canastra semi curado, que é o menos salgado, menos cascudo. O curado pessoalmente eu não gosto, muitos mineiros amam, eu Priscila que não gosto, canastra curado é super salgado.
- Parmesão - Eu já assei com o de saquinho e com o peça ralado em casa. O de saquinho o bolo nasce com sabor bem salgado, o de peça ralado em casa, são realmente saborosos de comer aos pedaços com café, são salgados sim, não tanto como os de saquinho.
- Resumo final - Eu Priscila dou ranque de 2.o lugar é assar este bolo com parmesão peça ralado por você em casa, e o 1.o lugar, o resultado comendo + gostoso de comer é fazer esta receita com queijo canastra semi curado.
Pilotando a Cozinha com Priscila:
1 - Unte com margarina e polvilhe de fubá refratario grande ou tabuleiro n.o 3 reserve.
2 - Com excessão do coco ralado, liquidifique todo resto. Nasce uma vitamina rala de fubá, no copo do liquidificador misture o coco e despeje no refratario.
3 - Como Assar?
Bolos com Manteiga é uma regra pâtisserie qualidade assar ele em forno vaporizado. O ambiente quente assado vaporizado, faz nascer um bolo com miolo de melhor qualidade. Profissionalmente quem vende pâtisserie / boulanger já compra fornos eletricos ou a gás vaporizam automaticamente. Reproduzir o ambiente vaporizado no forno a gas domestico comum é simples e fácil: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira, direto no chão do seu forno à gás doméstico (no meu forno doméstico em casa já mora o tempo todo 1 fôrma teflonada escura sempre), ligue o forno em temperatura máxima e deixe aquecer por 15 minutos. Com 15 minutos o seu forno estará preaquecido.
Coloque o bolo de fubá cremoso queijadinha cru na grade do meio, feche a porta, abaixe imediatamente a temperatura para 180.oC . Asse o bolo neste ambiente vaporizado quente, por 30 minutos (foi o tempo levou aqui).
Bolos de Fubá cremosos não tem como você acertar o ponto no palito sairá sempre melado. No caso dos Bolos de Fubá cremosos é literalmente experiência sua de assar ai no seu forno. -- Tem uma regra técnica... Funciona assim: depois de 30 minutos, o liquido condensou no forno, a cada 5 minutos de forno, esse liquido condensou é o creminho, se transforma em bolo. No meu forno é 30 minutos. Recomendo no máximo 35 minutos, nunca nunca 40 minutos. Quando você tirar o bolo do forno, você percebera nitidamente alguma coisa esta cru, mole, pode dar uma leve balançadinha, é o liquido creminho condensou super quente líquido, da superficie que ganhou uma casquinha de coco. - Retire do forno coloque em temperatura ambiente, e agurade esfriar completamente sem pressa.
Frio o creminho endureceu, sendo o creminho que você vê na foto acima.
4 - Este tipo receita é sempre delicioso! Você vai pegando o jeito,a experiência da espessura do creminho, a cada nova fornada que você fizer. Nasceu com creminho perfeito, + grosso ou + fino a camada, desencana, isso acontece comigo também. Bobiou tudo virou bolo de fubá com casquinha de coco, desencana também, já aconteceu comigo também, como disse é uma bobiada de 5 minutos de forno, todo creminho vira 100% bolo. - O que é animador com esta receita, não importa o que nasceu no seu forno, todas as versões desta receita miolo diferentes, nascem deliciosas de comer com café preto.
Comentários
Beijão!!
Leila
Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à vontade decerto que irei seguir também o seu blog.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Com votos de saúde e grandes vitórias para sua vida.
Sou António Batalha.
P.S. Não esquecer o passatempo a decorrer no meu blog
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html
O ruim é que já esta acabando. eu e mamãe devorando.
Abraços,
Marcos Aurelio
Não nos deixe tanto tempo sem suas postagens.
Gosto de estar sempre por aqui e tenho sentido sua falta.
http://taniafeijaodecorda.blogspot.com.br/
Beijo,
Flávia.
PS: Moro em Contagem tbém ;-)
Fiz o bolo e aqui em casa todos aprovaram, fiz na casa da minha mãe e eles gostaram tanto que ela já fez várias vezes.
Apenas reduzi a quantia de açúcar.
Convido para uma visita:
http://receitas-roselirosa.blogspot.com.br/2013/04/bolo-de-fuba-cremoso-queijadinha-bolo.html
Ótimo fim de semana.
Bjs
Venho só agora conhecer o seu blog, através do blog da Akemi. Ela publicou esta receita e não resisit. Fiz hoje e achei o bolo fantástico! Pubiquei no blog e tudo! Foi a primeira vez que usei o Fubá Mimoso, uma estréia!
Obrigada por dividir esta receita maravilhosa!
Bjs
irei fazer e volto aqui para dizer como ficou.