Visitantes:

"Bolo de Fubá Cremoso Queijadinha de Liquidificador " - "Bolo de Fubá Cremoso Divino"

Quitanda Mineira Especial....

 Bolo de Fubá Cremoso Queijadinha
"Creminho  por Cima"


leite condensado + parmesão + coco

aquele sabor casamento do açúcar + parmesão

bem brasileiro...
Este bolo é um dos melhores bolos de fubá cremosos  que ja comi na vida!
Conhecido também como Bolo de Fubá Divino!

A deliciosa Queijadinha do Leite Moça com queijo, assada,  casa  com receita do Bolo Fubá, nasce um miolo de sabor delicioso com creminho perfeito.


Olhando a foto parece que é creminho no meio, mas não é.

É creminho por cima,  com uma casquinha crocante de coco.

Tabuleiro n.o 3 parece muito bolo, não é. Mesmo que tenha só 2 pessoas em casa, vale a pena assa-lo, que ele gera repeteco constante. Acaba no mesmo dia.  



Bolo de Fubá Cremoso Queijadinha de Liquidificador
Bolo de Fubá Cremoso Divino

Liquidifique:

  • 395 g - 1 lata de leite condensado
  • 500 ml - leite integral vaca
  • 200 ml - leite de coco
  • 180 g - 3 ovos - jumbos inteiros (cada ovo cru com casca pesa 60 g unid)
  • 20 g - manteiga sem sal (2 colheres sopa - se for usar margarina, perderá muito sabor, se for usar somente margarina 82% teor de gordura ou procurar na tabela se está registrado 8,2% gorduras, importante, não asse com margarina com 80%, não asse com margarina com % inferior, que as marcas com baixa % fazem seu bolo embatumar)
  • 240 g - açúcar (1 e 1/2 xícara de chá - 240 ml xícara -se for usar açúcar cristal bata muito muito, tem liquidificador açucar cristal o triplo do tempo )
  • 225 g - Maizena ( 1 e 1/2 xícara de chá - exclusivamente use somente a cara marca Maizena, os amidos de milho concorrentes estão + fracos, com Maizena marca este bolo nasce perfeito)
  • 180 g - Fubá (1 e 1/2 xícara de chá) - use fuba fininho, fubá mimoso ou  fuba de moinho
  • 100 g -  queijo canastra ou  parmesão (eu prefiro queijo canastra semi curado, é o sabor + gostoso de comer)
  • 10 g - 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo
  • 100 g - coco ralado seco ( este ingrediente você irá agregará manualmente no final)

tabuleiro n.o 3 - untado e polvilhado de fubá mimoso


Qual queijo usar? O Queijo é o grande vilão desta receita. Explicar as diferenças.

  • Queijo Canastra - Tem o curado ou semi curado. As 2 versões é a melhor  textura deste bolo frio. Porque o queijo canastra depois de assado e frio, nas receitas, lembra muito, receitas assadas feitas com queijo frescal com sorinho. - Curado ou semi curado. Eu Priscila prefiro o sabor desta receita com o  canastra semi curado, que é o menos salgado, menos cascudo. O curado pessoalmente eu não gosto, muitos mineiros amam,  eu Priscila que não gosto,  canastra curado é super salgado.
  • Parmesão - Eu já assei com o de saquinho e com o peça ralado em casa. O de saquinho o bolo nasce com sabor bem salgado, o de peça ralado em casa, são realmente saborosos de comer aos pedaços com café, são salgados sim, não tanto como os de saquinho.
  • Resumo final - Eu Priscila dou ranque de 2.o lugar é assar este bolo com parmesão peça ralado por você em casa, e o 1.o lugar, o resultado comendo + gostoso de comer é fazer esta receita com queijo canastra semi curado.


Pilotando a Cozinha com Priscila:
 
1 - Unte com margarina e polvilhe de fubá refratario grande ou tabuleiro n.o 3 reserve.

2 - Com excessão do coco ralado, liquidifique todo resto. Nasce uma vitamina rala de fubá, no copo do liquidificador misture o coco e despeje no refratario.

3 - Como Assar?


Bolos com Manteiga é uma regra pâtisserie qualidade assar ele em forno vaporizado. O ambiente quente assado vaporizado, faz nascer um bolo com miolo de melhor qualidade. Profissionalmente quem vende pâtisserie / boulanger já compra fornos eletricos ou a gás vaporizam automaticamente. Reproduzir o ambiente vaporizado no forno a gas domestico comum é simples e fácil:  Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira, direto no chão do seu forno à gás doméstico (no meu forno doméstico em casa já mora o tempo todo 1 fôrma teflonada escura sempre), ligue o forno em temperatura máxima e deixe aquecer por 15 minutos. Com 15 minutos o seu forno estará preaquecido. 


Coloque o bolo de fubá cremoso queijadinha cru na grade do meio, feche a porta, abaixe imediatamente a temperatura para 180.oC . Asse o bolo neste ambiente vaporizado quente, por 30 minutos (foi o tempo levou aqui). 


Bolos de Fubá cremosos não tem como você acertar o ponto no palito sairá sempre  melado. No caso dos Bolos de Fubá cremosos é literalmente experiência sua de assar ai no seu forno. -- Tem uma regra técnica... Funciona assim:  depois de 30 minutos, o liquido condensou no forno, a cada 5 minutos de forno, esse liquido condensou é o creminho, se transforma em bolo. No meu forno é 30 minutos. Recomendo no máximo 35 minutos, nunca nunca 40 minutos. Quando você tirar o bolo do forno, você percebera nitidamente alguma coisa esta cru, mole, pode dar uma leve balançadinha, é o  liquido creminho condensou super quente líquido, da superficie que ganhou uma casquinha de coco. - Retire do forno coloque em temperatura ambiente, e agurade esfriar completamente sem pressa


Frio o creminho endureceu, sendo o creminho que você vê na foto acima. 



4 - Este tipo receita é sempre delicioso! Você vai pegando o jeito,a experiência da espessura do creminho,  a cada nova fornada que você fizer.  Nasceu com creminho perfeito, + grosso ou + fino  a camada, desencana, isso acontece comigo também. Bobiou tudo virou bolo de fubá com casquinha de coco, desencana também, já aconteceu comigo também, como disse é uma bobiada de 5 minutos de forno, todo creminho vira 100% bolo. - O que é animador com esta receita, não importa o que nasceu no seu forno,  todas as versões desta receita miolo diferentes, nascem deliciosas de comer com café preto.



 
5 - Passe um café fresco e delicie-se!










Comentários

Anônimo disse…
Priscila, já estava sentindo sua falta, ainda bem que vc voltou...ainda trazendo mais uma receita maravilhosa....vc é demais! te admiro! Eliana
Anônimo disse…
Olá Priscila, sou frequentadora assídua aqui de suas receitas maravilhosas. Uma dúvida: O que é fubá mimoso? é o mesmo que usa pra cuscuz? tipo flocão de milho?

Beijão!!

Leila
Oi Leila é o fuba normal,saco de 500 g da Yoki, da Pando, e outras marcas. Antes na verdade so tinha ele com o nome de fuba. Agora acho que eh o efeito internet mesmo, as pessoas fazem em casas muitas receitas, ja se encontra fuba flocao, fuba de canjica, fuba de moinho, e outros... O comum de sempre conhecido no Brasil ganhou o titulo igual de todas marcas: fuba mimoso.
Anônimo disse…
Vou fazer hoje adoro bolo de fubá meu preferido.
Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom, confio em si, e vou tentar adaptar algumas à cozinha. Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à vontade decerto que irei seguir também o seu blog.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Com votos de saúde e grandes vitórias para sua vida.
Sou António Batalha.
Vanderleia disse…
Oi Priscila, acabei de ver este bolo no blog da Akemi e vim conhecer seu blog.Adorei sua receita e provarei qualquer hora.Beijos e parabéns querida por todas as delicias.
Que aspeto tão cremosinho o deste bolo, adorei, kiss

P.S. Não esquecer o passatempo a decorrer no meu blog
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html
Marcos Aurelio disse…
"Assim você mata o papai...", Garimpando na net eis que chego nessa receita, confesso a você que quando vi a jara do liquidificador até o topo, pensei, isso não vai dar certo, e não é que deu!. M A R A V I L H O S O. Parabéns.
O ruim é que já esta acabando. eu e mamãe devorando.

Abraços,

Marcos Aurelio
Arroz Di Leite disse…
Olá Priscila,
Não nos deixe tanto tempo sem suas postagens.
Gosto de estar sempre por aqui e tenho sentido sua falta.

http://taniafeijaodecorda.blogspot.com.br/
INGRID ROC disse…
olá Priscila!moro em Portugal e sempre vou a procura de novas receitas na net.dei de cara com o seu blog,menina que maravilha é de crescer água na boca.olha parabéns continue assim pois agora não fico a procura já tenho endereço certo!!bjinhos.INGRID ROCHA
Flá disse…
Oi Priscila! Fiz o bolo queijadinha hoje e foi o maior sucesso, uma delícia mesmo! Obrigada por compartilhar.
Beijo,
Flávia.
PS: Moro em Contagem tbém ;-)
Anônimo disse…
Nossa ,gostaria de uma receita de brigadeiro kkkkkk. Adorei o bolo pri.......
Doni disse…
Priscila amei esse bolo de fuba acabei de fazer ficou uma delicia bem q eu falo o nome não nega minha filha tbém se chama Priscila e dt q ela faz e uma delicia obrigada pela receita
Misty disse…
Muito bom este bolo! aprovado por toda família!
Roseli Rosa disse…
Oi Priscila
Fiz o bolo e aqui em casa todos aprovaram, fiz na casa da minha mãe e eles gostaram tanto que ela já fez várias vezes.
Apenas reduzi a quantia de açúcar.
Convido para uma visita:
http://receitas-roselirosa.blogspot.com.br/2013/04/bolo-de-fuba-cremoso-queijadinha-bolo.html
Ótimo fim de semana.
Bjs
Unknown disse…
Acabei de colocar no forno, tô ansiosa pra ficar pronto.Espero que fique tão bom quanto o seu.
AndreaDomingas disse…
Priscila,

Venho só agora conhecer o seu blog, através do blog da Akemi. Ela publicou esta receita e não resisit. Fiz hoje e achei o bolo fantástico! Pubiquei no blog e tudo! Foi a primeira vez que usei o Fubá Mimoso, uma estréia!

Obrigada por dividir esta receita maravilhosa!

Bjs
jogos on line disse…
bom dia Priscila meu nome é Sidnei Mojano eu ja fiz a sua receita diversas vezes em varios lugares diferentes e tem feito muito sucesso este seu bolo de fuba cremoso queijadinha....
Murilo Gagliardi disse…
Show de bola essa postagem sobre Bolo de Fubá Cremoso, vou ter que fazer em casa rsrs.
Anônimo disse…
Obrigado por compartilhar.
irei fazer e volto aqui para dizer como ficou.