Visitantes:

"Pão de Alho" - da Chef Rita Lobo



Pão de Alho
Receita do Pãozinho de Alho  + Receita da Manteiga de Alho

Massa:
  • 30 g de fermento fresco para pão
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar
  • 1 e 1/2 xícará (chá) de leite morno
  • 2 colheres (sopa) manteiga sem sal
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 dentes de alho cru grandes, picadinhos ou espremidos
  • 4 xicaras (chá) de farinha de trigo (o meu deu ponto com 3 e 1/2 xícaras só) (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
Cobertura
(não precisa das 200 g manteiga da receita original)
  • 100 g de manteiga sem sal derretida
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 dentes de alho cru, grandes, picados ou espremidos
  • salsinha ou cebolinha à gosto (ela pede 1 xícara, não precisa de tudo isso)
  • parmesão ralado ou filetado - usei filetado - deve ter dado umas 50 g mesmos (menos que as 100 g a receita original pede)


Rendimento Testado pela Priscila:
  • servindo quentinho acabado de sair do forno é mesa de café certa para 5 adultos (comendo aos repetecos até acabar)
  • 1 fornada única - precisa usar o tabuleiro n.o 4
  • 28 bolinhas de pão de alho

Pilotando a Cozinha com Priscila:

Massa Crua - Dissolva o fermento no açúcar, acrescente o leite morno, a manteiga, o alho, seque um pouco com farinha, acrescente o sal e continue dar o ponto com farinha. Sove na bancada. Imediatamente modele as bolinhas e deixe crescer sobre tabuleiro, untado de margarina ou forrado de papel aluminio. Cubra com pano.

Cobertura - Aqueça a manteiga com alho (microondas ou direto na boca do fogão) para ficar liquida. Reserve.

Forno - Crescido, leve para assar em forno preaquecido a 180.o C por 25 minutos. Dourou, retire o tabuleiro, pincele com a manteiga de alho liquida, aplique salsinha e parmesão. Volte a assar por + 10 minutos. Retire do forno e sirva imediatamente.


Opinião:

Comendo é pãozinho caseiro comum de vó, saborizado, nada lembra o pão de alho de churrasco. Daqueles que bom de comer, que sustenta, alimenta.

Pode fazer que a receita da Rose:
  • é otima quentinho,
  • das boas em temperatura ambiente, o sabor aparece melhor,
  • é macio mesmo depois de 12 horas, podendo ser servido no café da manha.
Foi uma pena que tinha sobrado só 4 deles...

Priscila


Fonte - Receita Comadre Blogueira:

Comentários

Ana disse…
Q. maravilha!
Vou anotar mais essa,obrigada Pri.
Abraço.
Teresa Newman disse…
HUMMM!!!
Pão de alho ninguem resiste.
Priscila, afff...você não tem noção de como fez uma pessoa feliz. Essa Rose ai sou euzinha kkkkk adorei me ver aqui. Menina esse pão é tudo di bom não é???
Bjinhus!!!
Rose
Cris disse…
Priii...adorei a receita, hummm para acompanhar um churras ou mesmo para um lanchinho básico é o que há!!!!
Show de bola!!

bjs querida sucesso!
Oii Pri, afff...nem precisava mudar nada não.
Menina, sabe que tem alguma receitas que coloquei o nome do Receitinhas e outras não, faz um tempinho que não posto nada por lá hihihihi mas é complicado achar receitas por lá mesmo as vezes até eu fico perdidinha kkkk
Bjinhus!!!
Rose
Michele disse…
Oi Priscila,
Adoro suas receitas e visito seu blog sempre.Vim aqui te contar que fiz a receita de coxinha com sopa creme de cebola da sua sogra.Meu Deus que receita maravilhosa,a melhor coxinha que já comi, massa leve super saborosa.Para empanar eu usei a dica da água gelada com cristais de gelo e a casquinha ficou perfeita, super sequinha!!!Enfim adorei, meu irmão amou, marido adorou!
Como fiz um pouco maiorzinhas, as minhas renderam apenas 16, aí minha ma~e disse: Nossa rende pouco né? Aí eu respondi:? mãe mas "É SÓ PRA NÓS" hahahah
bjos
Michele disse…
Ah, Pri as coxinhas não deram nem pro cheiro, da próxima vez, receita triplicada já!
bjos
Michele
Emília disse…
Humm que pãozinho gostoso!!
Beijinhos
ameixa seca disse…
Adoro alho, deve ficar muito bom :)
Cris Rouças disse…
Estou apaixonada pelo seu blog,vc explica tudo de forma simples e prática, pretendo fazer muitas das suas receitas!!!!
Parabéns!!!
bjs

Cris
Anônimo disse…
Priscila,
Que delicia, amo pão de alho. Quando vou em churrasco sou a primeira a pedir por ele. Imagine este que é caseiro.
Delícia.
Vera Costa disse…
Êita, isso é que é receita. Fácil, sem complicações e deliciosa. Olha só a cara dele. Bjim
BETO disse…
Hummmm, delícia esses pãezinhos, sõ não dá pra beijar depois. rsrsrs. Copiei a receita e vou fazer, adoro pão de alho. Bjs, saudades.
Michele disse…
Oi Pri, eu sou a que tinha deixado um recado sobre as "coxinhas só pra nós"
Tô rindo muito agora....Vim ver novamente a receita e vi que é "sopa creme de galinha" e não de cebola como eu fiz hahahaa.Não sei porque na minha cabeça era de cebola e foi com essa intenção que fui comprar no mercado!
Mas olha ficou uma delíca também, receita nova kkkk.
Amanhã testarei a receita verdadeira, já que é niver do meu irmão e ele amou as coxinhas!

michele.diniz@ig.com.br

bjos
Edilia disse…
Oi Priscila, a quanto tempo...estes pãezinhos de alho deve ficar uma delícia, copiei a receita para experimentar.Beijos
ELIZABETE disse…
Oi amiga, como vai?
Que delícia de receita! Estou com saudade! bjos!
ELIANE TAVEIRA disse…
Oi Priscila!
Amei seu blog... Suas receitas são de muito bom gosto! Já estou seguindo... Esses pães estão me chamando p a cozinha! Bjinhos...

Se quiser visitar, meu blog- receitaserecipestop.blospot.com
laine disse…
Olá,Priscila!
Quantas gostosuras,sempre estarei aqui para ver essas maravilhas,huuuummmm!!!
Bjs...
Le disse…
Oi, Priscila. O que é esse pão, Senhor?!
Pão, minha paixão, minha perdição...
Parabéns pela receita.
Bj