Visitantes:

"Bolo Caseiro de Iogurte com Geléia da famosa Bolo à Toa"

Quitanda Mineira
com bolo famoso...

Bolo de Iogurte com Geleia de Morangos
Receita da   "Bolo à Toa"
Bolo à Toa é uma casa de bolos caseiros em São Paulo (capital). Bolo de Iogurte é receita brasileira nacional muito popular. Eu sou paulista (do ABC) hoje moro em Belo Horizonte. E adoro conhecer, ler  o caderno de receitas de todo mundo, óbvio li alguns das amigas mineiras.  Surpreendeu como Bolo de Iogurte de Liquidificador é tipo uma unanimidade mineira, uma presença destaque nos cadernos de receitas mineiros. Ai, lendo as matérias na mídia da Bolo à Toa, a proprietária é uma mineira. Depois de tanta exposição na mídia, Bolo de Iogurte se transforma num sucesso nacional.

Bolo de Iogurte de Liquidificador com Geléia 
da Bolo à Toa

Bolo de Iogurte de Liquidificador
fôrma pudim comum capacidade 2,5 litro
(medida copo  requeijão de 240 ml - rende 1 litro de massa bem pesada crua)

  • 240 ml / 240 g  - iogurte natural (optando por iogurte comprado, preste atençao, cada marca tem gramagem diferente, tem potinho com 70 g, tem potinho com 80 g e  com 100 g, esta receita voc precisara de 240 g, no caso dos iogurtes por coincidência também é 240 ml)
  • 240 ml - 1 copo de óleo de milho (não use óleo de soja, soja passa sabor, use exclusivamente óleo de milho ou óleo de canola)
  • 240 g - 4 ovos inteiros (dos grandes) - 60 g cada ovo
  • 320 g - 2 copos de açúcar
  • 240 g - 2 copos de farinha de trigo  (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 10 g   - 1 colher sopa de fermento em pó para bolo - usei a Dr. Otker que cresce so no forno

Cobertura:
  • Bolo a Toa - Geléia de Amora à gosto - eles colocam pouquinho (explico abaixo o porque?)
  • Priscila - Geléia de Morangos caseira (a foto é de 1 caixinha inteira)

Minha Geleia de Morangos Rápida com pouco Açúcar:
  • 1 caixa de morangos
  • 1 xícara de água
  • 3/4 xícara de açúcar
  • suco de 1 limao tahity normal, colocado depois que saiu do fogo


 

Pilotando a Cozinha com Priscila:

Fôrma de Pudim- Untada e enfarinhada com capricho.

Bolo - Coloque os líquidos e depois os secos. Liquidifique. O liquidificador da Walitta novo sentiu o peso da massa, mas deu conta do recado, nasce 1 litro de massa semi pesada. Despeje na forma e leve para assar em forno preaquecido. Aqui assamos por 35 minutos a 180.oC, em forno vaporizado. No forno do Bolo a Toa onde eles assam ao mesmo tempo diversas formas de pudim,  no forno deles, lá,  assa por 1 hora e 15 minutos.

Forno vaporizado caseiro é feito assim: Coloque 1 fôrma qualquer de bolo cheia de água torneira fria, no chão do seu forno ( eu uso 1 fôrma teflonada que já mora lá o tempo todo). Ligue o forno e deixe aquecer por 15 minutos em temperatura alta, para preaquecer. Coloque o bolo no forno, na grade do meio, feche a porta e abaixe a temperatura para 180.oC, assando por 35 minutos, ou até que enfiando 1 palito no centro este saia seco.

Espere esfriar sozinho, sem pressa, que solta toda a lateral do bolo sozinho praticamente.

Minha Geleia de Morangos Rápida - Leve numa caçarola boa menos os suco de limão ao fogo e deixe ferver ate quase secar. Sobrou algum morango grande, é so amassar com o garfo dentro mesmo da caçarola. Coloque o suco de limão e pronto. É uma geleia ou coulis, rapidinha grossa, encorpada, com pouco açúcar para não interferir no sabor do café preto.



Minha Opinião:
  • Bolo miolo  sabor simples ao mesmo tempo delicioso,  perfeito para comer com café, não interfere com o açúcar do café, o miolo fofissimo (se falar que foi feito de clara em neve todos acreditariam).
  • Eles vendem com o lado direito para cima, eu servi o bumbum dele para cima, estava tao lisinho e perfeito, sem casquinha, que imaginei  e funcionou, segurou melhor toda minha geleia.
  • A Bolo a Toa coloca besuntadinho de Geleia de Amora, eles estão certíssimos para quem vende, colocar pouquinha geleia.
  • O meu despejei toda a minha Geleia de Morango em cima, ficou lindo e delicioso. Comemos tudo aos repetecos. Se eu fosse vender  carregado assim de geleia seria um problema. O bolo é tão fofo que em pouco tempo absorveu a umidade da geleia, para nós tudo bem... Para quem vende, desmancharia  ou deformaria a parte de cima ou nasceria algum defeito na superfície no transporte de carro
  • Asse essa simplicidade maravilhosa!


Fontes, 
clique e leia  as reportagens:



Bolo de Iogurte com Geléia de Amoras
Folha de São Paulo - Caderno Comida - Reportagem de 05-09-2012
Esta foto é otima!
Para conquistar a critica dos jornalistas do Jornal Folha
eles capricharam na Geléia de Amora.


Bolo de Iogurte com Geléia de Amoras
Já o consumirdor comum ira encontrar na loja para comprar assim...

Bolo de Iogurte com Geléia de Amoras


Bolo de Iogurte com Geléia de Amoras









Comentários

Bel disse…
Que delícia esse bolo e como é prático!
Téia disse…
Pri, eu adoro estas lojas de bolos caseiros, compro direto, pois é muito prático e o gosto é super caseiro. Aqui em Brasília é uma febre, tem várias, todas ótimas, os bolos são enormes e super fofinhos. A única coisa é que o preço é beeeem mais em conta, eles custam entre R$ 8,00 e 12,00. E olha que Bsb é uma cidade muito cara. Foi bom saber que alguma coisa está com o preço melhor...Seu bolo tá lindo. Bj grande.
Téia disse…
Pri, eu adoro estas lojas de bolos caseiros, compro direto, pois é muito prático e o gosto é super caseiro. Aqui em Brasília é uma febre, tem várias, todas ótimas, os bolos são enormes e super fofinhos. A única coisa é que o preço é beeeem mais em conta, eles custam entre R$ 8,00 e 12,00. E olha que Bsb é uma cidade muito cara. Foi bom saber que alguma coisa está com o preço melhor...Seu bolo tá lindo. Bj grande.