Visitantes:

"Pão Expresso de Salame do Chef Álvaro Rodrigues"

Quitanda mineira especial!
Pão  caseiro  de longa duração maciez...

Pão Expresso de Salame
Chef Álvaro Rodrigues
The Best Recipe
Fazer pão em casa é  "confor food" e um relax.   Amo!

Tem  perdido espaço na minha prioridade das receitas caseiras hj porque   minha  família diminuiu  muito o n.o pessoas na mesa no durante a semana.

Como rende muito, fazer pão caseiro acabava sendo pão demais para minha família.  Família brasileira diminiu muito de tamanho, hoje  é pequena com 2 filhos ou filho único, diferente dos 4 filhos, na casa da minha mãe, na minha infância.

Como a maioria das receitas de pães caseiros, são receitas asse hoje e coma tudo hoje, desanimava tb.

Tudo muda, quando descobrimos 
Receita de Pão Macio  Caseiro de Longa Durabilidade

Meus parabéns vai para o Chef Álvaro Rodrigues. Como sempre.
Eu sei que parece  que fico puxando saco dele, mas não é puxa saco não, ele acerta na veia,  as receitas que resolve ensinar na televisão brasileira  são maravilhosas, nós  que não somos Chef acertamos fazer certinho de 1.a,  e entra na lista das receitas prediletas. 

Não sei qual é o real prazo de validade do Chef Álvaro, estando nós aqui em 2 pessoas só, valeu assar o pão dele. 
Deu para colocar o Pão Expresso na  nossa mesa de café 4 vezes, por 2 dias (café da manha e quitanda). Até o último pedaçinho estava macio.

O sabor deste pão é bem italiano,
"forte e marcante".
A melhor comparação do sabor desta receita 
é como comer   o Pão Italiano Bola Recheado.
Aquele Pão Bola italiano de fermentação natural, que servimos sopa caldo,
que para alguns tem um toque de leve azedo de fermento
que para mim é gosto de fermento mesmo...
Pão Expresso na mesa não precisa de pensar em + nada, 
se quiser no máximo manteiga,
café quente ou capuccino...

Desejando um pão com sabor + discreto, neutro, ou sutil
mude o recheio ao seu gosto.


Receita:
Pão Expresso de Salame
Chef Álvaro Rodrigues
Receita de Pão Macio  Caseiro de Longa Durabilidade
The Best Recipe

Tipo de Preparo escolher:
  •  Planetária com pá triangular (preparo desde o inicio ate o final na batedeira)
  • Liquidificador + Bowl (tigela manualmente)

Liquidifique:
  • 30 g - 2 tabletes de fermento fresco para pão (dissolvidos manualmente no açúcar até fica líquido 1.o)
  • 1/2 colher (sopa) açúcar
  • 1 ovo 
  • 2 potes de iogurte natural sem sabor - usei 2 copinhos da Itambé
  • 125 ml de óleo de milho
  • 125 ml leite morno
  • + 1 colher (sobremesa rasa) sal
  •  50 g - queijo parmesão ralado

Outros ingredientes:
  • 480 g  - 4 xícaras (chá 240 ml) de farinha de trigo exatos (1 xícara = 120 g) - cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem
  • 100 g - queijo parmesão filetado grosso peça (1 xícara)
  • 1 colher (sopa) orégano (esfregado na palma da mão para reativar o sabor) ou "folhas frescas de manjericão a gosto"
  • 1 colher (sopa cheia) alcaparras escorridas da conserva (inteira ou picada)
  • 4 colheres (sopa) salsinha fresca picadinha
  • 100 g de azeitonas verdes em rodelinhas
  • 100 g de salame fatiado picadinho
  • 100 g de presunto fatiado picadinho

Finalizar:
  • polvilhe parmesão peça filetado


Rendimento Testado pela Priscila:

  • Priscila - 1 pão assado Fôrma de Pudim Jumbo com capacidade interna para 3 litros
  • Chef Álvaro Rodrigues - 2 pães assados na Fôrma de Bolo Inglês 


Pilotando a Cozinha com Priscila na Planetaria com Pá Triangular:

1 - Coloque 30 g de fermento fresco para pão e 1/2 colher de açúcar, manualmente mexa até dissolver e ficar totalmente líquido, iniciando a reaçao química natural. Nem sujei colher, com a própria pá triangular dissolvi.


2 - Seguindo a sequencia da receita, como fosse no liquidificador, acrescente os demais ingredientes e dê uma ligada para misturar rapidamente.


3 - Agora acrescente 4 xícaras de chá de farinha de trigo exatas. Bata na planetaria até soltar bolhas. 
Esta é a foto da textura c a planetaria desligada.


4- Acrescente o recheio rico da receita. Ligue a planetaria no minimo, vapt, mistura.


5 - Unte e enfarinhe a fôrma que vc escolheu para assar.

6 - Deite a massa preparada. Na minha fôrma ficou la embaixo, abaixo da metade. Nivele a superficie. Agora sem crescer polvilhe parmesão filetado. Cubra com pano, eu coloquei dentro de 1 saco amarrado grande, e aguarde crescer de volume no mínimo até dobrar.

7 - Crescido tem esta cara, cheio de bolhas de ar por dentro, leve para assar em forno ja preaquecido quente, a 180.o C, asse por 25 minutos.

8 - Cheirou pão gostoso, vá dar uma olhada para não queimar o bumbum. 

bumbum do pão assado perfeito...


9 - Prazeres diferentes, coma agora quentinho e coma depois, este pão no mínimo ficará macio por 2 dias.


Comentários

Carla Colombo disse…
que delicia de pão!!!!!
Romy Almeida disse…
Que pão maravilhoso!!
Amei a receita :)
Unknown disse…
Maravilha,

do tipo que eu sei que vou adorar!
Luisa Alexandra disse…
Mas que bom aspecto!
Jair S. Ferreira disse…
Estou viciado ler blog de receita vcs contam td

vi a receita la na band, cheguei a assistir o video, nao fiz, agora lendo o seu vou fazer Gostei muito
Iliane disse…
que maravilha de pão ficou êsse seu..amei a receita..bjo
Lu Westphal disse…
adorei a receita
com todos essa recheio deliciosa.
coisa boaaaaa
Beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
Nossa quanta gostosura!!!já estou te seguindo!!!
Também tenho um blog culinário www.bolosrecheados.blogspot.com bjosss
Ana Claudia disse…
Priscila...que receita deliciosa...amei...ontem mesmo fiz uma receita sua de esfiha.Se tiver um tempo dá uma passadinha na minha cozinha...Bjs, boa semana...
www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br
Danni e Lype disse…
Querida Priscila,
Uau!!! Esse pão está com um aspeto de QUEROOOO +++++!!! ADOREI!!! Levei a receita comigo...
Grande beijo, Irene
OI Priscila,
Eu também sou fã do chef Álvaro.As receitas dele são sempre aprovadas.
Bj,
Lylia
selma disse…
Visitando este espaço e seguindo,amei as receitas,
Convido para conhecer meu bloguinho Chá da tarde,
beijos e linda quarta-feira
Emília disse…
Já está nos meus favoritos!
Bjos
Anônimo disse…
Pri eu fiquei tão feliz de ter noticias suas, eu sempre faço suas receitas e se tem alguém que pra mim é rainha na cozinha esse alguém é vc amiga.

Olha esse pão vai ser meu lanche de amanhã a noite, amei, adorei e pirei. hehehe

Lica
Jay disse…
Oi Priscila, eu sempre venho no seu blog mas nunca comento. adoro seu jeito de explicar as coisas e fica até bem fácil fazer suas receitas. sou sua ex vizinha, morava em contagem tb, mas atualmente em sta luzia. continue assim, as fotos dão água na boca. bjs
deadshrimp disse…
Parece delicioso... fiz um curso com o Álvaro Rodrigues de tortas finas... ele é genial...

Vou seguir seu blog... dá uma olhada no meu depois! http://downtothecrossroad.blogspot.com.br/
mgdenzin disse…
Priscila, sua receitas são incríveis! Parabéns! Lendo seu blog, parece que te conheço pessoalmente e a um tempão! Me identifico demais contigo! Gostaria de saber se você tem a receita daquele famoso pão de ovos da PANCO (EGG SPONGE)...amo esse pãozinho...se tiver, pode postar? Abraços, Gesiane
mgdenzin boa tarde

que bom gosta, este blog é minha paixao, esta receita que vc mencionou nao tenho. Beijos Pri