Visitantes:

"Escondidinho de Carne Seca do Restaurante Mocotó"

Comida de Boteco Paulista...
Escondidinho na Mandioca


Escondidinho de Carne Seca 
do Restaurante Mocoto

Delicioso, cheio de  Segredinhos!
The Best!




Esta é a   versão melhorada  ensinada pelo próprio, Chef Rodrigo Leite,  ensinado no  video aula. Foi um sucesso no nosso sábado a noite em família.

Fonte: Receita do Restaurante Mocoto do Chef Rodrigo Oliveira.

Vou te contar minha história com a Receita do Mocotó, olha a sinuca entrei,  até chegar na feliz descoberta do video do Rodrigo:
  • Não é a 1.a vez que me decepciono comprando livro de receitas nas livrarias do shopping. Comprei exclusivamente  por causa da capa, com a película fechada, não podia abrir para conferir o conteúdo. Compra em agosto 2011, na Livraria Leitura do Shopping BH.  Foto capa para vender o livro era o próprio, o  Escondidinho do Mocotó / Editora Abril, certa de comprar o melhor conteúdo, tipo valerá cada centavo que paguei,  o Livro "Cozinha do Mundo da Abril Coleções - Versão Brasileira".  Lendo que decepção. 
  • 1.a Decepção -  O livro tem mesmo receitas diferentes de Restaurantes, mas é aquele livrinho,  que só de ler o preparo, a informação é reduzida, daquela, vou contar o mínimo possivel, somente o básico por cima. Só que toda receita  de Restaurante vem com segredinhos de preparo, que difere a textura e sabor comendo, informação essa que o livro não passa. Não é falta de espaço para registrar, que o jeito grafico permitia explicar melhor. 
  • 2.a Decepção - O Escondidinho de Carne Seca do Mocoto é o destaque Foto da Capa do Livro,  confesso, a minha reação natural inicial ao ler foi decepcionou. Era a "receita + simples de Escondidinho que já li em anos".
  • Incorformada com a simplicidade da receita. Não pode ser... Não pode ser...  Tem alguma coisa errada nesta receita.  Não pode ser, com a receita + simples de todos Escondidinhos que conheci, fazer tanto sucesso?  Não pode... A receita do Livro é muito inferior ao nível das receitas Escondidinhos que já fiz... Ai pesquisando na Internet, sobre o Restaurante Mocotó veio a surpresa: "A receita ensinada no Livro não é a atual receita de trabalho do Mocoto". Encontrei o video do Rodrigo, onde ele ensina outro Escondidinho, não tinha nada haver com a simplicidade do livro da Abril.


Viva a internet, anda superando o acesso a informação comprada, supera a  informação paga no cartão, ensinada  revistas e livros de shoppings.

O meu Escondidinho do Mocotó foi feito conforme receita e preparo, seguido a risca do ensinado pelo proprio Chef Rodrigo Oliveira em 2009 no Uol Mais Gastronomia. Acesse: Video Receita.

Rodrigo,  na video-aula enfatiza muitos detalhes no preparo, que fazem o Escondidinho do Mocotó se diferenciar da cidade inteira de São Paulo:  
  • alho
  • salsão - esse esta em tudo qto é receita de restaurante famoso.
  • agora tem 3 pimentas diferentes, sendo 2 tipo fresca diferentes: dedo-de-moça e a biquinho, + a pimenta-do-reino branca, quem nao sabe depedendo onde é aplicada o sabor do comendo difere muito.
  • cebola roxa é susto, deve permanecer praticamente crocante quase crua, literalmente  não é refogada.
  • 2 queijos diferentes - Queijo Coalho e Catupiry

No livro de shopping não tinha  nada disso...


Segredo do Mocotó: O escondidinho  fusão de sabores e texturas, ganha uma textura crocante da cebola, começa tudo com a cara Manteiga de Garrafa ,  "3 tipos de pimentas diferentes,  casando com 2 queijos diferentes, tudo preparado com o famoso Salsão".


Conheça a Receita Mocotó Perfeita Divina
Escondidinho Carne Seca
Chef Rodrigo Oliveira
Atual receita de trabalho.
Restaurante Mocoto


Purê de Mandioca do Mocotó é Simples
  • mandioca (aipim - macaxeira), cozida bem desmanchadinha - meu conselho: para 400 g de carne seca faça só 500 g de mandioca para quem for servir em tigelinhas de porcelana - a receita original pede 1 kg para refratario familia é o ideal, para tigelinhas de porcelana sobrara a metade.
  • 250 ml de leite
  • sal
  • manteiga - usei manteiga com sal de passar no pao
  • pimenta-do-reino branca, eu so tinha a ja comprada moida, que para mim tem cheiro de coc.... mesmo assim usei, talvez a versão dele amoida na hora branca tenha cheiro melhor.
  • textura pronta é bem grossinha antes da montagem
Recheio com Truque -  Atual de Carne Seca do Chef Rodrigo Leite
tem segredo no fazendo, uma sequencia de refoga diferente - vapt-vupt
  • manteiga de garrafa 
  • 2 dentes de alho
  • 400 g de carne seca desfiada
  • 2 "cebolas roxas" em rodelas - a "cebola roxa" tem sabor natural adoçicado, detalhe que bate de frente, minimiza o sabor marcante da carne seca - refogar dele aqui é um susto, manter a crocancia crua ainda na montagem.
  • "salsão", picado qtde a gosto - ingrediente milagroso das receitas de restaurante famoso - comendo, saído do forno vc achará que é cebola, se for bem picadinha.
  • pimenta dedo-de-moça,
  • sal - experimentar
  • muito cheiro verde picado

Outros ingredientes:
  • requeijao catupiry 
  • queijo coalho filetado 
  • pimenta biquinho (a cereja da receita) 



Rendimento Testado pela Priscila Beneducci:
  • Restaurante Mocoto - Receita inteira só 6 potes pequenos .
  • Como sempre o rendimento registrado, não bate com o que a gente faz em casa. Custava explicar melhor o consumo real dos ingredientes na receita? Que bom que é em casa, imagina se resolve-se seguir a risca, para um custo Festa de aniversario Comida de Boteco, que é muito comum aqui em Belo Horizonte.... Com certeza teria pure de mandioca o dobro sobrando, e coalho e catupiry, que nao tem nada de barato de comprar, sobrando muito, um custo festa, custo restaurante errado.
  • Minha porcelana quadrada é bem maior que a dele.
  • Rendeu 6 porções porcelana grande: foi toda a carne seca na conta, 3 palitos de queijo coalho (meio pacote) foi o suficiente para polvilhar generosamente, o catupiry bisnaga 400 g gastei um pouco + da metade. Ja 1 kg de pure, sobrou a metade...
Pilotando a Cozinha com Priscila:

  1. Carne Seca - Deixada de molho 1 noite, escorrida. Usei a carne seca Qualita do Extra, cozida na pressao 45 minutos em água novinha, escorrida e desfiada, a marca que o aproveitamento é praticamente 100%. Vc compra 400 g carne seca e tem 400 g dela desfiada.
  2. Purê - Mandica cozida sem casca na pressao por 12 minutos, escorrida e amassada. Processei para ficar lisinha com leite. Foi ao fogo so para engrossar com os demais ingredientes. Como disse pimenta-do-reino branca ja moida comprada nao tem cheiro bom. Podendo use o grao branco e moa na hora.
  3. Refoga de Carne Seca do Chef Rodrigo é diferente - Manteiga de garrafa + alho, so. Frito, coloca a carne seca e refoga no alho. Só agora ele coloca a cebola roxa, salsao e dedo-de-moça, sem refogar, um susto. Sal e cheiro verde, acabou. "Cebola e salsão não estão amolecidos, estão crocantes, tecnicamente ainda crus, preservando o natural doce da cebola roxa e do salsão..." Neste jeito de refogar a ardencia da dedo-de-moça aparecerá bastante no comendo...
  4. Montagem - Forrar o interno inteiro de pure de mandioca, principalmente parede. Recheio carne seca, boa colherada de requeijao catupiry, pure de mandioca e muito queijo coalho filetado. Levar ao forno para gratinar, e decorar com a Pimenta Biquinho.
Delicioso!



Nina Horta (escritora, cronista paulista) escreveu uma vez: 
Escondinho deveria se chamar Desconfiadinho,
 porque você  terá que adivinhar que carne que tem por baixo.



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Isabel Salvador disse…
Deve ser uma delicia amiga e esse livro maravilhoso com tanta coisa gostosa...bjokinhas
Teresa Newman disse…
Iguarias da minha região. combinação perfeita!
Anônimo disse…
Otimo conteúdo tem seu blog.

Priscila vc é uma pesquisadora, detalhista, conhece fazendo bastante o assunto.

Paulo Henrique
Morumbi - SP
Talita disse…
Outra receitinha que foi pro meu acervo. Eu amo escondidinho de tudo quanto é tipo. E quando uma receita aparece aqui, não tenho dúvida de que vai dar certo. =)

Fiquei super feliz em ler seu comentário no blog.Eu AMO suas receitas e também gosto muito de você só pelo que escreve, sempre tão atenciosa, parece que está conversando com a gente pessoalmente e passando cada macetezinho para que a gente consiga fazer a receita sem erro.

Eu é que fico super realizada quando testo as receitas que vejo aqui e elas ainda me surpreendem por serem tão boas. Já testei um mooonte de coisas que vi aqui. Apesar de nem tudo estar no Chocorango, servem muito no meu dia-a-dia e espero poder compartilhar com meus leitores ainda muitas coisas daqui. Esses dias mesmo publiquei o buraco quente, que fez o maior sucesso aqui em casa, precisava ver.

Pri, muito obrigada por fazer esse blog com tanto carinho. Já sou leitora assídua, mas algo me diz que vou voltar aqui muito mais vezes, já que vou ter que fazer muitos almoços-lanches-jantares para o pequenininho que está vindo e os outros que virão, se Deus quiser. rs

Beijo grande
Anônimo disse…
GGGGGGente que delicia de escondidinho.hhhhhhum
kika disse…
Parabéns pelo blog...Adorei o comentário sobre a pimenta do reino branca, eu concordo plenamente eu sempre achei que ela tem cheiro de porco vivo...kkk...
Parabéns outra vez pelo delicioso blog.
BJSSSS
veraartes disse…
Vim retribuir a visita e dizer que estou muito feliz por te conhecer virtualmente, seus trabalhos são divinos.
Que Deus lhe abençoe Sempre
Vera
Cláudia Marques disse…
É isso aí, Priscila, muitas vezes os livros de culinária revelam-se uma desilusão, tb já me aconteceu. Fotos lindas, promessas, e depois compramos gato por lebre... (rs)
O escondinho parece-me ser idêntico ao que aqui chamamos empadão. Imagino que depois de tanta pesquisa e descobertas, deve ter ficado um espetáculo! Bjs
Cláudia Marques disse…
Queria dizer escondidinho, mas saiu "escondinho". :)
Anônimo disse…
Olá Priscila

Estou fazendo Faculdade de Gastronomia a noite.

Descobri seu blog, atraves do seu link registrado visita , de outros blogs famosos que visitam vc. Esta madrugada a maioria dos que visitei, passaram por aqui.

Vc tem sua atenção aos detalhes das receitas, que passa desapercebido para outros.

Passei uma boa parte da madrugada lendo seu blog, e aprendi muito com vc. Incrivel!

Vc é Chef de Cozinha formada?

Se não for, pode considerar: Vc é uma Chef muito experiente.

Parabens!

Fabiana
(futura Chef de cozinha) rs...