Visitantes:

"Sorvetone Caseiro"

Sorvetone Caseiro
Panetone recheado de Sorvete Caseiro Receita da Nestlé





Existem diversas receitas de Sorvetone. As + populares hoje são receitas montadas com Sorvete Comprado.

Sorvetone é uma receita muito antiga, a moda começou no ínicio dos anos 80, as 1.as receitas que apareceram eram todas com Sorvete Caseiro, receitas da Nestle com Leite Moça.

Reinou nas ceias de final de ano da minha familia, por muito tempo, as 2 versões antigas:
  1. Sorvetone Caseiro Leite Moça tradicional e a versão
  2. Sorvetone Caseiro com Mousse de Maracujá do Leite Moça.
Como não somos diferente de ninguém, nós também caimos de boca na praticidade do Sorvetone preparado com Sorvete Comprado. Com saudade do saborzinho do antigo caseiro Sorvetone, resolvi fazer a receita antiga registrada no caderno de receitas da minha família.

Sorvetone Caseiro antigo é delicioso! Nasce daquele que gostamos comprar Sorvete com Casquinha de Chocolate no palito caro da padaria. Tem o sorvete sabor panetone + a casca de panetone com chocolate, que é o tchan a parte, este voce acaba até comendo aos tecos com mão.

A boa notícia: Este Sorvetone Caseiro é também para as chaturas que não gostam de frutinha. Se você não acrescentar nada extra, o Sorvetone preparado com um Panetone + barato, pronto sorvetone é praticamente sem fruta, que elas desaparecem. Por isso que eles pedem para acrescentar a +, que desaparecem mesmo.

Sorvetone Caseiro
Tradicional do Leite Moça
(rende 1 litro certinho liquidificado espesso)

  • 1 panetone de 1 kg - comprado ou caseiro (usamos 2 panetones de 500 g)
  • 1 lata de leite condensado - 395 g
  • 2 caixinhas de creme de leite de 200 g UHT - 400 g (ou 1 lata de creme de leite com soro)
  • 4 colheres (sopa) suco de limão
  • + 4 colheres (sopa) frutas secas natalinas gostosas, a gosto


  • chocolate derretido para banhar - a gosto
  • decoração a gosto

Nota: Este sorvetone não tem gosto de limão. Tem sabor de Panetone mesmo. O limão nesta receita é tão pouquinho é só para espessar.


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Para o Sorvetone usamos aqui em casa os Panetones da Cestas de Natal que vieram, são da marca Flamenca. Como a receita é para 1 kg de panetone, recheamos 2 panetones de 500 g.


1 - Corte a tampa e escave o panetone e escave também a tampa. Reserve o miolo.


2 - Corte em lascas o miolo do panetone.

3 - Liquidifique o leite condensado com o creme de leite e o limão, rende certinho 1 litro de creme espesso. O pouquinho de limão é excelente que engrossa bastante, e não é creme de limão, só serviu para espessar.

4 - A receita original pede para acrescentar 4 colheredas de passas e frutas cristalizadas, mas essas frutinhas não são as + gostosas. Então eu acrescentei um pouquinho do que tinha de gostoso aqui em casa: cerejas, damascos e nozes.


5 - O miolo do panetone some no creme, como todo pão entra em contato com liquido, e achei que faltava um uma crocancia a mais, e resolvi picar + nozes a olho.

6 - Esta é cara do sorvete de panetone pronto.

7 - Sobre pratos forrados com filme plastico, coloquei os panetones e recheie com o sorvete, inclusive a tampa.

8 - Levei para o freezer 2 panetones.

Veja os panetones de 500 g ocupam muito espaço, o ideal é mesmo rechear como Sorvetone 1 panetone de 1 kg com sorvete. Matou 1 andar de freezer inicialmente. Coisa que só serve para complicar a vida da gente, em epoca do natal, que espaço de geladeira e freezer é sempre faltando. Deixe lá até endurecer.

Podendo fazer com antecedencia de dias se quiser.

9 - Para servir, banhamos com 400 g chocolate derretido (usamos 200 g de chocolate nobre Garoto Meio Amaro + 200 g de chocolate fracionado Mavaleiro ao Leite), cobrindo os 2 panetones de 500 g. O chocolate é bom que cobre tudo, inclusive a imenda da tampa com o panetone. O chocolate endurece instantaneamente.

10 - O dourado foi feito com Corante em Pó dourado comestivel (para bolos de casamento) diluido em alcool de cereais na bombinha manual para confeitar (usamos como alcool de cereais, cachaça, pode usar cachaça que o sabor não fica).


11 - Com faca corte rente a borda inferior do panetone, para acertar a beirada de chocolate e ficar bonito. O filme plastico no prato facilita a limpeza, é só embrulhar a lambança e o prato está limpo.

12 - Devolva ao freezer e deixe lá até o dia e o momento de servir. Para servir retire 15 minutos do freezer, para o sorvete não ficar duro como pedra.

Na mesa da familia decore o panetone como quiser.
























Comentários

ameixa seca disse…
Ficou fantástico :)
Nereime disse…
Priscila,
esse mundo virtual é mesmo cheio de novidades, fiquei tão feliz com sua visita!
Seu blog está recheado de boas idéias, agora esarei te seguindo para acompanhar as novidades, vc é uma artista, parabéns!
bjs
Sonia disse…
Oi Priscila, obrigada por sua visita e pelas palavras carinhosas de incentivo.
Seus blog é encantador, suas receitas deliciosas.
Estarei te seguindo.
Beijos
Priscila
Esse sorvetone é de matar... Tenha doó da gente que não comeu! Vc já experimentou e agora quer deixar os leitores com água na boca??? Injustiça! Rsrsrsrs
Aproveito pra te convidar para uma blogagem coletiva que estou divulgando. Gostaria muito que vc participasse tb.
Bjs
Deborah

www.delicias1001.com.br
***Ah, que esqueci de te falar que eu já estou te seguindo há tempos e que o link para o seu blog está lá grudadinho ao meu...
Bjs
Deborah
Priscila querida antes de tudo quero dizer que sua receita está suprema como sempre, e aproveito o momento para lhe desejar um 2011 cheio de realizações, bj♥kas, Ana.
Vicentina disse…
Que delícia...
Passando aqui pra te desejar um FELIZ ANO NOVO.
Bjs
Que delíciaaaaaaa.....nossa deve ser muito bom!
Beijocas amiga!
Jotta e Rosley disse…
Oi Priscila! Obrigado pelo comentário no nosso blog! Parabéns pelos belíssimos bolos e pelas ótimas receitas! Abraços e volte sempre! Estamos te seguindo!
Márcia disse…
Priscila vim aqui agradecer a visita e fiquei encantanda com o seu blog, muitas belazas deliciosas, esse panatone deve ficar uma delicia, pena que aqui não sobrou nenhum, vou te seguir, parabens pelo blog.
Que bom que vc me visitou tb. E aí, vai participar da blogagem coletiva? Vai lá, gostaria muito de vc junto com a gente...
Bjs
Deborah

www.delicias1001.com.br
Pitadasdilu disse…
Feliz Ano Novo!!
Ficou maravilhoso teu sorvetone.
Que Deus abençoe a ti e tua família nesse novo ano que se inicia.
Bjos, Lú.
Talita disse…
Oi, Pri! Primeiro devo dizer que esse sorvete parece tããããão bom!! O pudim de doce de leite, salmão, pão de torresmo... Ai, ai... Tudo aqui é demais!

Eu já disse isso, mas vou repetir: A-M-O o jeito que você escreve, as dicas, o passo-a-passo, tudo tão bem explicadinho... Eu nunca deixo de te visitar, apesar de nunca comentar.

Muito obrigada pelo recadinho no Chocorango. Tenho um carinho muito grande por você, então quando deixa um comentário, fico super feliz! =)

Um ano cheio de alegrias pra você e toda sua família e de muitas delícias compartilhadas conosco.

Um grande beijo,

Talita