Visitantes:

"Salmão com Chimichurri Assado"

Quando o delicioso de comer é muito simples e rápido de fazer...


Salmão com Chimichurri

Almoço em familia, trupe toda reunida, o que vamos comer dessa vez juntos? Por votação foi escolhido almoçar Salmão, conta a pagar dividida entre os irmãos.

A compra foi 4 kgs de Salmão no Extra Contagem (BH - MG - dezembro 2010), na boca do caixa ficou em R$ 110,00 só de Salmão.

Vamos a receita que família ama:

Salmão com Chimichurri Assado
  • salmão - peça inteira ou file ou posta (compramos 4 kgs - 4 peças inteiras sem a cabeça, já vendida descongelada, lá no gelo)
  • suco de limão - 2 limões por peça foi usado (8 limões tahity
  • sal, polvilhado a olho
  • azeite - a olho - foi quase 1/2 garrafa para os 4 kgs
  • 10 g de chimichurri por kg de salmão - 40 g ( é uma senhora porção)
  • molho de pimenta - de garrafinha - pingado a olho - 4 boas esguichadas
  • 1 vidrinho de alcaparras - escorridas da conserva
Dicas:
  1. As alcaparras em conserva brasileira são diferentes das alcaparras que aparecem nas receitas estrangeiras (tipo Nigella e Jamie Oliver). No estrangeiro ela é de lata salgada, fica de molho para rehidratar. A nossa funciona como receita de vinagrete, como se fosse o limão no finalmentes da receita, tipo pickles que ficou na conserva de vinagre.
  2. Nesta receita de Salmão as Alcaparras fazem do molho final, lembrar um vinagrete diferenciado.
  3. Chimichurri que compramos - Foi foi comprado no Mercadão de Contagem, além do flocadinho veio o pozinho amarelado (que deve ser o curry em pó, não é açafrao da terra, que tem um saborzinho marcante, mas tem Chimichurri seco para comprar sem este pozinho).
  4. Chimichurri seco - acesse a receita, já ensinamos aqui no blog.

Pilotando a Cozinha com Priscila:


1 - No dia anterior, ou no inicio do dia bem cedinho, misture o Chimichurri seco (com o pozinho que veio junto misturado nele) no azeite, reserve. Par dar um tempinho para ele se reidratar e pasar o sabor para o azeite.

2 - Foram compradas 4 peças de salmão (4 kgs). Foram precisos 2 tabuleiros n.o 3 para assar tudo, cada tabuleiro cabem 2 peças inteiras lado a lado.

3 - No azeite de chimichurri, acrescente um pouco de molho de pimenta de garrafinha e misture.

3 - No tabuleiro mesmo, molhe as peças com suco de limão e sal polvilhado a olho.

4 - Despeje metade do azeite temperado sobre toda peça.

5 - Cubra com papel aluminio e leve para assar por 25 minutos, em forno alto. Irá encher de água dele, tire o papel aluminio, já estara rosado e aguado. Mantenha no forno até secar, um secar que voce retira do tabuleiro com espatula tranquilamente sem grudar no fundo. Pronto. As beiradinhas ganham casquinha e o centro não.

6 - Com espatula larga transfira para o refratario (louça mesa) o salmão, para pegar pedaços grandes. Ocupou 2 refratarios tamanho grande (lasanheira) de salmão (cada refratario cabem 2 peças - 2 kgs de salmão pronto).

6 - A receita original manda misturar o azeite de chimichurri com alcaparras (que é o tempero dele mesmo) e servir sobre ele no prato. Como família reunida, é gregos e troianos juntos, nos servimos separados. Uma tigela fica o azeite de chimichurri e outra o azeite puro com alcaparras. Quem aprecia um vinagre diferenciado, molha o salmão no prato com os 2.






Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Nossa, Pri, Esse seu salmã é pra ninguém botar defeito. Parecia estar muito bom mesmo! Guardou um pedacinho pra mim?
Feliz 2011 pra vc.
Bjs
Deborah

www.delicias1001.com.br

***Ah, tem uma blogagem coletiva de férias no meu blog. Vc não quer participar? Te espero lá!
Fabiana disse…
Priscila,
Que maravilha de salmão!
Já estou com agua na boca.
Conheci o chimichurri há pouco tempo e adorei, mas só usei em carnes,
agora vou fazer a versão Priscila e colocar nos peixes também.
ah, adorei aquele tempero dos 12 alhos, fez tanto sucesso com o chester, que todos pediram para temperar o lombinho o reveillon com o mesmo tempero.
beijos e obrigada por partilhar tantas maravilhas.
Anônimo disse…
Que coisa! Eu fiz um salmão, depois pensei "Puxa, ao invés de ficar tentando acertar, devia ter olhado na net uma receita". Menina, os ingredientes que usei foram os mesmos! E olha que nunca havia comprado Chimichurri na minha vida, comprei para experimentar! Suas energias positivas culinárias me sopraram de longe a ideia! rrss... Mas realmente, fica muito bom. Eu sou vegetariana, não comi, mas a tropa toda aqui de casa amou, ficaram sem entender como eu consegui fazer um prato tão bom e não ter vontade de comer! Fiz uma alternativa trocando o salmão por uma massa de arroz coreana, para mim, ficou muito bom também. Beijos . Parabéns pelo blog tão cheio de carinho, de vida. É isso aí, quem fala de alimento, de comida, do prazer em comer uma comida saborosa , quem compartilha essas ideias, seja com amigo ou pela internet são pessoas muito generosas, pois dividem receitas de como ter bons momentos. Super abraço!