"Salmão com Chimichurri Assado"
Quando o delicioso de comer é muito simples e rápido de fazer...
Salmão com Chimichurri
Almoço em familia, trupe toda reunida, o que vamos comer dessa vez juntos? Por votação foi escolhido almoçar Salmão, conta a pagar dividida entre os irmãos.
A compra foi 4 kgs de Salmão no Extra Contagem (BH - MG - dezembro 2010), na boca do caixa ficou em R$ 110,00 só de Salmão.
Vamos a receita que família ama:
Salmão com Chimichurri Assado
- salmão - peça inteira ou file ou posta (compramos 4 kgs - 4 peças inteiras sem a cabeça, já vendida descongelada, lá no gelo)
- suco de limão - 2 limões por peça foi usado (8 limões tahity
- sal, polvilhado a olho
- azeite - a olho - foi quase 1/2 garrafa para os 4 kgs
- 10 g de chimichurri por kg de salmão - 40 g ( é uma senhora porção)
- molho de pimenta - de garrafinha - pingado a olho - 4 boas esguichadas
- 1 vidrinho de alcaparras - escorridas da conserva
Dicas:
- As alcaparras em conserva brasileira são diferentes das alcaparras que aparecem nas receitas estrangeiras (tipo Nigella e Jamie Oliver). No estrangeiro ela é de lata salgada, fica de molho para rehidratar. A nossa funciona como receita de vinagrete, como se fosse o limão no finalmentes da receita, tipo pickles que ficou na conserva de vinagre.
- Nesta receita de Salmão as Alcaparras fazem do molho final, lembrar um vinagrete diferenciado.
- Chimichurri que compramos - Foi foi comprado no Mercadão de Contagem, além do flocadinho veio o pozinho amarelado (que deve ser o curry em pó, não é açafrao da terra, que tem um saborzinho marcante, mas tem Chimichurri seco para comprar sem este pozinho).
- Chimichurri seco - acesse a receita, já ensinamos aqui no blog.
Pilotando a Cozinha com Priscila:
1 - No dia anterior, ou no inicio do dia bem cedinho, misture o Chimichurri seco (com o pozinho que veio junto misturado nele) no azeite, reserve. Par dar um tempinho para ele se reidratar e pasar o sabor para o azeite.
2 - Foram compradas 4 peças de salmão (4 kgs). Foram precisos 2 tabuleiros n.o 3 para assar tudo, cada tabuleiro cabem 2 peças inteiras lado a lado.
3 - No azeite de chimichurri, acrescente um pouco de molho de pimenta de garrafinha e misture.
3 - No tabuleiro mesmo, molhe as peças com suco de limão e sal polvilhado a olho.
4 - Despeje metade do azeite temperado sobre toda peça.
5 - Cubra com papel aluminio e leve para assar por 25 minutos, em forno alto. Irá encher de água dele, tire o papel aluminio, já estara rosado e aguado. Mantenha no forno até secar, um secar que voce retira do tabuleiro com espatula tranquilamente sem grudar no fundo. Pronto. As beiradinhas ganham casquinha e o centro não.
6 - Com espatula larga transfira para o refratario (louça mesa) o salmão, para pegar pedaços grandes. Ocupou 2 refratarios tamanho grande (lasanheira) de salmão (cada refratario cabem 2 peças - 2 kgs de salmão pronto).
6 - A receita original manda misturar o azeite de chimichurri com alcaparras (que é o tempero dele mesmo) e servir sobre ele no prato. Como família reunida, é gregos e troianos juntos, nos servimos separados. Uma tigela fica o azeite de chimichurri e outra o azeite puro com alcaparras. Quem aprecia um vinagre diferenciado, molha o salmão no prato com os 2.
Comentários
Feliz 2011 pra vc.
Bjs
Deborah
www.delicias1001.com.br
***Ah, tem uma blogagem coletiva de férias no meu blog. Vc não quer participar? Te espero lá!
Que maravilha de salmão!
Já estou com agua na boca.
Conheci o chimichurri há pouco tempo e adorei, mas só usei em carnes,
agora vou fazer a versão Priscila e colocar nos peixes também.
ah, adorei aquele tempero dos 12 alhos, fez tanto sucesso com o chester, que todos pediram para temperar o lombinho o reveillon com o mesmo tempero.
beijos e obrigada por partilhar tantas maravilhas.