Visitantes:

"Torta Salgada de Liquidificadorcom Massa de Batata" - "Empadão Cremoso de Batata"

Esta torta salgada de liquidificador é uma delícia!
Pertence a minha lista das prediletas.
Deliciosa:

  • Parte boa - Quentinha -  parte dela lembra um suflê assado encorpado, parte cremosa + parte densa e  cantos de recheio proteína, também lembra  um torta de pão de batata super + cremosa. Por ser um suflê diferente, visualmente é alta estufadona, chega fácil 5 cm de altura, no centro até + altinha que isso (estufadona). Quentinha tem sabor de torta salgada muito boa.
  • Parte Diferente - Temperatura ambiente - Ela abaixa, encolhe no centro, abaixo do nível da borda que foi assada, ganha uma outra textura, massuda, cremosa, baixinha, no centro encolhendo sempre abaixo do nível da borda que foi assada.  Para venda de marmitinhas de tortas salgadas não recomendo, esse visual é considerado defeito. Independente deste visual técnico, comendo em temperatura ambiente você achará ela maravilhosa!
  • Assou, comeu, não existe defeito, é tudo maravilhosa!


Torta Salgada de Liquidificador com Massa de Batatas
Empadão Cremoso de Batatas

Massa de Torta Salgada de Liquidificador com Massa de Batata
rende copo Liquidificador Walitta cheio até a boca, por isso tampe bem
a massa é tipo um purê de batata temperado liquido:
  • 500 ml - 2 copos (requeijâo) de leite
  • 250 ml - 1copo (requeijão) de óleo de milho
  • 300 g - 5 ovos inteiros jumbos grandes (cada ovo grande cru com casca pesa 60g)
  • 300 g - 1 copo (requeijão) purê de batata ( eu coloquei 2 batatas médias cozidas ainda quente, sem casca,  picadas, sem espremer no liquidificador - assim não precisou sujar o espremedor)
  • 2 colheres (sopa) manteiga com sal ou sem sal  ( não pode faltar, esse é o único ingrediente pra valer, que agrega um sabor pra valer nesta massa)
  • 1 colher (sobremesa rasa ) de sal (usei manteiga com sal)
  • 2 copos (requeijão) de farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 5,3% proteína + 7% vd, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo

Recheio de Catupiry Caprichado da Priscila (ou outro recheio do seu gosto)
aplicar salpicando - afunda na massa liquida:
  • catupiry (1 bisnaga inteira 400 g) comprada ou caseira - acesse a receita
  • chester fatiado (usei sobras - a receita pede 300 g)
  • 1 cebola crua micropicadinha (a cebola não pode faltar, ela coloca sabor na receita e some depois de assada)
  • oregano - essa foi por minha conta
  • parmesão peça ralado - uma sobrinha que en tinha - essa foi por minha conta
  • azeitonas em rodelinhas - essa foi por minha conta
Rendimento Testado:

  • 1 forma ou marinex n.o 3 frande - dos bons, caiba 5 litros internos com 5 cm de altura
           assado ele encherá os 5 cms de altura quentinho
           só depois de frio em temperatura ambienta abaixara devagarinho para 3 cm de altura
  • Esta receita é um espetáculo, técnicamente 12 fatias perfeitas triangulares, é tão gostosa quentinha de comer , que 4 pessoas só, acabam ela,  sozinhos.

Pilotando a Cozinha com Priscila:

Fôrma Unte e enfarinhe com capricho ou use desmoldante uma forma ou refratário bons grandes, n.o 3, com capacidade interna de 3 litros mínimos com 5 cm de altura de lateral.

2 - Aplique o recheio que você desejar. Dica: a cebola crua não pode faltar de jeito nenhum, sem ela a torta assada perde muito sabor

3 - Massa de Batata de Liquidificador - Cozinhe 2 batatas primeiro, já sem casca, para facilitar sua vida, pode ser até no microondas se desejar (molhada com agua com sal), por ser 6 minutos. Bata no liquidificador os liquidos com  pedaços de batata, será uma vitamina bem líquida de batata, por ultimo os ingredientes secos. Nasce uma vitamina densa liquida  sabor batatas.

4 -  Montagens:
  • Cara de Empadão (suflê estufado)  enquanto está quentinha  - veja foto aqui, na montagem massa + recheio + massa.  Em temperatura ambiente, encolhe igualzinho como a quiche  que afundou no centro.
  • Cara de Torta Quiche Estufada (crescida no centro) enquanto esta quentinha  - esta postagem foto acima - montagem despeje toda a massa +  o recheio  aplicado as colheradas (afundando naturalmente sozinho dentro da massa). Em temperatura ambiente, tem cara de quiche mesmo, que afundou um pouquinho no centro (abaixo no nível da borda que foi assado).
5 - Assamos em forno preaquecido a 200.o graus por 30 minutos. Dourou de leve por cima está ótima, senão cria casca no fundo. 

6 - Sirva agora quentinha!

Exemplo desta Torta depois que esfria
ela afunda mucha
muda de textura
é outro tipo de delícia só que + massuda



Esta receita de torta salgada de liquidificador ficou famosa, caiu no gosto do povo,  viralizou. Olha quantos famosos assaram ela:
Fonte 1 Original: A receita foi ensinada na televisao pela culinarista Dalva Zanfolin no programa Receita Minuto (Band do Chef Daniel Bork) no dia 26-02-2008, com o nome Empadão Cremoso de Liquidificador. Nesta a foto a montagem do recheio que a Dalva fez é diferente do que fiz aqui em casa. Ela fez 2 camadas de recheio (sendo 1 na superficie como finalização de catupiry).








Pode assar sem medo de ser feliz,
que a receita da Dalva Zanfolin é muito boa!
Entra já na 1.a tentativa da receita,
para lista das prediletas.


Comentários

Que delícia de empadão!
Amo tortas assim.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Que show ... acabei de anotar a receita e em breve vou fazer, porque em casa na jantamos somente lanche ... e essa torta cai muito bem ....

abraço
Daniel Moura
http://feitonanahora.blogspot.com
Rachel disse…
Puxa Priscila, essa tenho que testar, gosteis muito da aparência da massa, e com esse recheio caprichado deve ter ficado ótima!

Bjuss!!!
Ana disse…
Oi Pri!
Que receita maravilhosa já está anotada,vou fazer mto breve.
Obrigada pela receita,uma boa noite e abençoada semana.
Nossaaaaa.adorei essa massa....vou testar com certeza...

Adorei

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/
George Sand disse…
Parece uma maravilha. Vou experimentar
lulu disse…
Parabéns mil pra vc, garota!!!! Seu blog tem informações muito importantes, vc realmente se preocupa em levar conhecimento pras pessoas sem deixar de ressaltar que até o ano em que as receitas foram ao ar nos programas. Ai ás vezes dá uma saudade de certos programas... Como o Note com a Ana que tinha o padeiro Benjamim Abrahão, o Álvaro, Luzinete, Laka...
Um abraço.
PS: Se vc tiver a receita de risoles do Álvaro, poderia me enviar por favor? Muito grata.
Lucimara.
ameixa seca disse…
Adoro empadão, delicioso :)
Débora disse…
Pri,
Amo seu blog de paixão, venho todo dia espiar, rsrsrs, eu queria te fazer uma pergunta, acho q foi no seu blog q li um post, de coxinha, comprada pronta, já frita, só pra aquecer, como vc é uma expert no assunto salgados e afins, gostaria de saber se vc não tem uma receita boa de coxinha pra eu fazer e já deixar frita, só pra aquecer, a que eu tentei qdo aqueço no forno ou no micro, ela fica enxarcada, se vc tiver e puder me enviar, serei muito grata, meu email é debora_amparado@hotmail.com, bjus
Está lindo!
Parabéns!
Blog da Chris disse…
Parece delicioso.
Mas aquele macarrão à pizzaiolo... ai que delícia. Eu fiz e não sobrou nem um parafuso prá contar a história... rsrsrsrssr
Fiz com massa integral Renata.

Bjs
Dulce disse…
Ola , obridada pela receita maravilhos deu certinho e foi um sucesso!! bjs
Luciana disse…
Olá, Priscila! Tudo bem? Aqui é a Luciana, do blog Guloseima. Vi seu comentário lá e fiquei curiosa para conhecer sua apostila com receitas de bolo de fubá. Onde posso encontrá-la? Seu blog é fofo, já está nos meus favoritos. Beijos!
SewWhatsNew disse…
Priscila,
Gosto muito do seu blog. Descobri quando procurava receita de requeijão. Que adoro, mas moro a muitas milhas das lojas que vendem requeijão. Muito obrigada. Fiz esta receita de torta e tenho uns comentários. Aqueci o forno a 350ºF ou 180ºC.Quando fiz em formas de muffins (empadinhas) rendeu 36 tortinhas e assei for 30 minutos. Servi para um grupo grande e a maioria achou um pouco salgada demais. Portanto, amanhã vou fazer de novo para outro grupo e vou usar 1 colher de chá de sal na massa.Mas primeiro tenho que fazer mais requeijão. BOa sorte no concurso de blogs.