Visitantes:

"Torta de Nozes Natalina" do "Chef Álvaro Rodrigues"

Para arrasar...

Recheio cru de nozes pingado
assando no forno
junto com massa crua do bolo de nozes.

Torta de Nozes Natalina
do Chef Álvaro Rodrigues


O Chef Álvaro contou que esta Torta de Natal é uma receita tradicional da familia dele a decadas...

Explicou ele no Receita Minuto: A receita já tem + de 50 anos. É a Torta de Natal da Vó dele. Foi com ela que ele começou a aprender a cozinhar.

Chef Alvaro enfatizou:
Não importa se ele apareça com sobremesas deliciosas na Ceia. A Vó dele já os deixou, no entanto, a Torta de Natal da Vó ainda é presença garantida na mesa da Ceia da família dele todo ano.


Depois de devorá-la, acho que esta receita vai se tornar tradição na minha família também...

Ele recomendou servir tipo Brownie com Sorvete. Torta de Natal com Sorvete. Pode ser, mas não precisa não. Ela em si é um show de gostosa!

Que receita maravilhosa, diversas texturas na bocada juntas:
  • São 4 texturas na garfada...
  • Bolo de Nozes dá 2 texturas, depende de onde você fatia. Servir fatias triangulares é o ideal que assim vem com 2 juntas. Casquinha crocante de nozes, que é parte externa do bolo assado, + com um bolo de nozes crocante porém firme.
  • A ameixa preta não pode faltar, pedaçuda ela suaviza tudo. Diminui o doce do doce.
  • O Doce de Leite de Nozes preparado com gema, pingado na massa crua, nasce do forno como um Pudim de Doce de Leite... Por causa da gema de ovo grande, você encontra os gotões de Pudim assado dentro do Bolo de Nozes.
  • O Chantilly que não é doce, tem uma baunilha gostosa, completa tudo...
  • Ela é baixinha. Tem no máximo 4 cm de altura sem confeitar, aro 24, já confeitada com Chantilly fica com 5,5 no máximo.
  • Preparado é de bolo, comendo sem dúvida é Torta.
Torta de Nozes Natalina
do Chef Álvaro Rodrigues

Bolo de Nozes(pão-de-ló de nozes sem fermento):

  • 5 ovos jumbos inteiros (de 60 g cada)
  • opcional - 1 pitada de cremor de tártaro - para estabilizar o volume conquistado
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá - 250 ml) açúcar refinado
  • 1 colher (chá) essência de Baunilha Fleschmann (a única marca que cheiro e sabor sobrevive ao calor da fornada)
  • 1/4 xícara (chá) de Licor de chocolate ou do delicioso Licor de Amarula (50 a 60 ml)
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca caseira
  • 1 e 1/2 xícara (chá) nozes moídas
  • 1 colher (chá) essência de nozes
  • não leva nadinha de fermento em pó para bolo
Recheio Cru
(pingando na massa crua do bolo de nozes - assando juntos no forno):

  • 1 lata de doce de leite (de leite moça cozido na panela de pressão por 50 minutos, firme e escuro)
  • 1 gema de ovo jumbo (se seu doce de leite caseiro ficou + claro, ele também nascerá mais mole, quando mexer com o garfo, coloque 2 gemas para ele virar pudim dentro do bolo de nozes)
  • 1 colher (sopa) manteiga
  • 50 g de nozes picadas grosseiramente
  • 1 colher (chá) essência de nozes
  • 150 g de ameixa preta, sem caroço, cozida sem açúcar, pedaçuda - picar grande - cortei ao meio só - para aparecer dentro do bolo
Calda para Umedecer o Bolo:
  • Licor de Chocolate (o que vc tiver em casa) ou o delicioso Amarula
Cobertura - Decoração:
  • chantilly gostoso batido é:  use sua marca predileta
  • cerejas vermelhas
  • nozes inteiras (as minhas foram pintadas no pincel, com pinga e corante em pó ouro comestivel.

Pilotando a Cozinha com Priscila:

1 - Forma de Aro Removivel teflonado 24 cm de aro: Para vender, use forma de aro removivel untado de papel manteiga untado com margarina. Para nós mesmas, não precisa, só untar e enfarinhar é o suficiente.

2 - Pudim de Doce de Leite - Desmanche no garfo o doce de leite pastoso escuro caseiro até ficar liso. Acrescente a gema e a manteiga. Se o seu doce de leite precisava de um pouco + de panela de pressão é só acrescentar 1 gema a mais na estoria. Tempere com essência e nozes picadas grosseiramente. Encha um saco de confeitar sem bico para ser rapida.

3 - Ameixas Pretas - Deixe já tudo no jeito, cozida, sem o caroço e cortada ao meio.

4 - Bolo de Nozes - É um pão-de-ló sem fermento. Bata os 5 ovos inteiros, com 1 pitada de cremor de tartaro e sal. Acrescente o açúcar, as essências. Desligue manualmente acrecente os ingredientes secos. Despeje na fôrma. De cara vai encher + da metade da altura do aro. Olhando você tem certeza vai transbordar no forno. Não se preocupe não tem fermento nem bicarbonato, não vai crescer mesmo...

5 - Montagem - Pingue bolotões de Doce de Leite com pedaçinhos. Sobre a massa toda por igual. Vai afundar instantanemente, vai encher subir o pão-de-ló cru... Chega um ponto que tem o que pingar ainda e vc já colocou em todo lugar, continue colocando assim mesmo. Com o garfo coloque pedaços de ameixa preta sobre a massa crua toda. A massa crua vai chegar quase na borda da fôrma. Leve ao forno, coloquei sobre 1 disco de pizza pequeno, para evitar qualquer desastre... Vão para forno aparecendo, assado tudo desaparece.

6 - Forno - O tempo não é certo. Até ficar dourado... Levou 35 minutos no meu, a 180.oC grade do meio. Não adianta furar, que o Pudim está liquido lá dentro, e sai melado. Dourou está pronto...

7 - Calda é Licor Puro (ai que meda...) - Boleira faz Calda de Licor diluido com... Puro não! Com o Bolo de Nozes quente, regue a vontade com Licor de Chocolate ou Licor de Amarula. O bolo quente já evapora o alcool instantaneamente.

A principio achei até que molhei demais, fiquei com medo de colocar Licor puro, que sempre é muito doce, no bolo. Comendo da proxima confesso que vou molhar +. Não precisa furar, ele vai chupando tudo sozinho.

8 - Hoje ou Amanha? O Chef Álvaro tem razão, de preferencia amanhã mesmo. Não sei como explicar, a Torta de Nozes do dia seguinte é menos doce... Os sabores de tudo se transferem melhor.

Para quem for querer ela para natal de 2010, asse no dia 23 tá?
Para o almoço de páscoa ou dia das mães, asse no sabado tá?

9 - Desenformar - Passe a faca em volta, abra o aro do lado, mesmo assim está tudo muito junto, coloque um recipiente e abaixo o aro. Fica + fácil remover.

Fazendo é Bolo, comendo é Torta!

10 - Confeite com Chantilly a gosto.  Esta decoração consumiu 500 ml liquido batido.

11 - Nozes Douradas (que podem ser prateadas também), foram pintadas de pincelzinho, 1 micro molhadinho de Pinga e Pó Dourado Comestivel. Seca instantanemente. Só deitar no confeitado.

Leve para gelar.

Confeitado na manga com bicos de ferro:
Lateral - Bico Serra,
O resto - Bico Pitanga




Fonte:
A receita foi ensinada no dia 28-11-2007, no programa Dia-a-Dia - Receita Minuto - do Chef Daniel Bork na Tv Bandeirantes.


Foto da Torta do Chef Alvaro fatiada, tirada na tela da Tv.

-------------------------------

O meu irmão Douglas, que ama Bolo de Nozes como eu... Falou:

Não vamos esperar natal de 2010 para repetir, nem dia tradicional de almoço em família ou festa de aniversário. Vamos combinar para fazer logo, que pago, dessa vez só para nós, sem tanta gente para devora-la...
(rs)


Chef Álvaro vc supera a expectativa sempre!

Feliz 2010 para todos!

Beijao
Priscila



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Unknown disse…
Menina, que coisa mais deliciosa!!! Hummmmm....e o detalhe das nozes douradas? Que chic!
Deixo aqui meu abraco, com votos de um 2010 muito feliz!
Older disse…
"Nos'sinhora, este trem deve estar uma dilicia."
O Chef Álvaro sempre foi um sucesso nas suas receitas, parabéns por nos presentear com esta maravilha.
Feliz 2010.
Abs
Fabiana disse…
Priscila,
Vim agradecer o lindo comentário que vc fez no meu blog, e aproveito para desejar um Feliz 2010!!!!
Obrigada!!!!
E queria dizer também, que o seu blog nos inspira e adoça mais as nossas vidas.
Minha mãe, que mora no Japão, entra sempre no meu blog para dar uma olhadinha, e ela viu esse seu bolo de nozes, e ficou fascinada, e curiosa também, pelo fato do bolo não ser feito com farinha de trigo.
Andei meio sumida, mas estarei voltando aos poucos....
bjs
Marly disse…
Oi, Pri,

Feliz 2010!
Huuum, as receitas do chef Álvaro são maravilhosas, não é verdade?! Por falar no chef Álvaro, eu o considero uma das poucas pessoas envolvidas com gastronomia, no Brasil, que realmente
é criadora. Penso que é porque ele, além de ter se formado no instituto de culinária francês ‘Le Cordon Bleu’ (uma escola super exigente, a mesma onde se formou a Júlia Child, abordada no filme ‘Julie & Júlia’), é personalista! O Le Cordon Bleu chegou abrir uma filial da escola aqui em Brasília, justamente na universidade em que eu estudei. Mas, quando eu tive disponibilidade para – quem sabe- ingressar no curso, a filial fechou! Quanto aos outros profissionais brasileiros, eles são, em sua maioria, interpretadores, por assim dizer. Apresentam uma versão pessoal de receitas já criadas e muitas vezes consagradas. Aquela pasta de chocolate que apresentei no blog, por exemplo, a receita dela (um pouquinho diferente) consta em uma das minhas revistas sobre bolos de festa. Se ela é da pessoa que você alegou (Isamara Amâncio), eu desconheço. O que sei é que numa certa comunidade sobre bolos decorados do Orkut, alguém disse que a pasta de chocolate branco dessa senhora é muito boa de trabalhar; outra pessoa, porém, argumentou que na pasta dela o sabor do chocolate se perde um pouco, por causa da adição de açúcar.
Estou falando tudo isso, porque eu também me incomodo com a questão do desrespeito à autoria dos trabalhos de culinária na Internet. Mas, possuindo uns cem livros de culinária (muitos em inglês), e umas trezentas revistas do mesmo assunto, as quais eu tenho – não apenas lido – mas estudado, eu ouso assegurar que são poucos os realmente criadores nessa área. É mais fácil a gente encontrar uma receita 100% original num grotão do Brasil (no sertão, por exemplo, ou numa cidadezinha perdida no mapa) do que nas metrópoles e programas de TV. Para você ter uma idéia, até o bolo de casamento de Pernambuco (que é um bolo de frutas delicioso, e muito tradicional na região), é uma adaptação das receitas dos fruits cakes ingleses!
Eu tenho procurado imprimir um toque de minha personalidade nas receitas que posto. Freqüentemente publico receitas que melhorei, e elas se tornaram outras receitas. Para fazer isso, muitas vezes tenho de jogar no lixo o resultado das minhas tentativas, o que representa um bom desperdício de ingredientes. Mas tenho de agir assim, porque além de não ser fã de receitas muito gordurosas/açucaradas (ou exageradamente salgadas), às vezes provo um prato e sinto, no mesmo instante, que ele pode ser melhorado (rs). Tenciono apresentar pratos mais equilibrados e naturais, sem, contudo, abrir totalmente mão das delícias já consagradas.

Voltando à torta do chef Álvaro: delícia pura! (e o seu irmão tem toda razão em não querer esperar para voltar a comê-la).

Beijão e votos de um ano cheio de coisas boas para você e os seus queridos.
Pri eu adoro o Álvaro Rodrigues, ele é um fofo, mas além disso acho que é o meu chef preferido, faz coisas maravilhosas!!!
Essa torta "pelamordideus" que coisa de outro mundo!!! Infelizmente não tenho o dom da confeitaria. Mas prometi para mim mesma que esse ano farei uma dessas (tentarei), no meu aniversário que é esse mês...vamos ver!
Parabéns pela sua torta, profissional!
Bjs
Marita disse…
Pri, adoro o Álvaro, mas, adoro você!
Você confeita como ninguém!
Vejo originalidade em seus trabalhos! Admiro isso, essa inovação.
Não sou profissional, nem vou ser, mas fico um tempo enorme, admirando seus bolos.
Parabéns!
Que Deus continue abençoando você nessa arte.
Nana disse…
Pri, feliz 2010 amiga, agora o seu bolo sem comentário, lindo lindo e lindo!!!!
Mas eu queria era comer o seu hehehe não sei se consigo fazer assim.
bjss
angela disse…
feliz 2010, com muitas doçuras...bjs
Ana disse…
Obrigada pela visita, volte sempre! E pode testar o bolo de chocolate de maionese, é uma gostosura.
Abração!
Mari disse…
Que mais bela torta! Feliz 2010 para vc, minha querida!
Laura Lucia disse…
Olá, garota,
Fico feliz em vê-la de volta ao blog.Deve ter tido um trabalhão no mês de dezembro para fazer as encomendas do Bolos Priscila, não?
Grata pelo comentário gentil no meu blog e pelos votos para 2010.
Esta torta de natal está mais que linda e mais que deliciosa. Tudo do Alvaro Rodrigues é maravilhoso. Sua escolha foi perfeita.
Bom retorno, um 2010 especial e um grande beijo.
ameixa seca disse…
Linda e o sabor deve ser fabuloso :) Feliz 2010!
® disse…
Pri!!
Fiquei 'linda' pq apareci de loonge na foto...:D
Lindo e delicioso ficou essa maravilha que fez, hein?!
Que prendada vc, hein Pri?!
Espero que o novo ano tenha começado cheio de bençãos e que novas vitórias venham para te alegrar...
Confesso q entro na sua cozinha e sinto uma pontinha de ciúmes vc falando da minha terra...:(
Que saudáadimáis...qué trocá di casa? Assim cê vorta prá sua terra, né?!:D
(cê podia ter me colocado no roll dos blogs 'minêro' mode eu ficá mais filíiz..:)
Um bejim procê e prá toda sua família!!
Vinni
ELIZABETE disse…
Olá!
obrigada pelo carinho voce é um especial para mim, pois sempre lembro de voce quando vou fazer um bolo, sigo suas dicas para melhorar sempre.
FELIZ 2010!
Bjos!!!
ELIZABETE disse…
Piscila, obrigada pelas coisa maravilhosas que voce passa pra gente no seu blog.Com voce estou aprendendo muito e quero aprender muito mais.Tenho uma encomenda de bolo para o dia 05/01.Se for possivel me envie uma receita de bolo prestígio. pois a minha receita o bolo nao fica tao fofinho como eu quero.
Obrigada!!!
Beijos e feliz 2010
Janice disse…
Hum...estou aqui com água na boca!!!!
Beijo:)
Unknown disse…
Menina que bolinho delicioso!!!
Ficou fantastico.
Beijinhos muito doces
Realmente o Chef Álvaro é surpreendente... Mas você é muito generosa retocando tudo e deixando com gostinho de quero mais!!!
Parabéns pelo blog!!!
Feliz 2010!!!
aldo disse…
Priscila. Parabéns pelo site.
Num mundo tão conturbado como o de hoje, onde são poucas as coisas boas a serem vistas, é um prazer ver suas receitas serem mostradas de forma tão respeitosa, passo a passo, e divididas com outras pessoas.
Tenho certeza que quem divide multiplica para sí.

Paz e progresso sempre.

Aldo.
Audrey disse…
Passando pra agradecer o carinho de sempre e dizer que foi o maior sucesso o sorvete torta de limão fiz ele novamente e levei ele no jantar de natal,hehehe.
Agora judia de nós mortais que só de olhar esse bolo maravilhoso ja devo ter engordado 1 kilo,kkkkk
Beijokas pro cê.

Audrey
Mari disse…
Pri querida, feliz ano novo! Muitas realizações, bênçãos divinas, paz, saúde e harmonia!
Que espetáculo de torta.. você a decorou maravilhossamente.. :)
Grande beijo

Mari
Rachel disse…
Maravilhoso Priscila, já imprimi e salvei, espero fazer tudo certinho, só não entendi o detalhe das nozes pintadas...?
Bjuss!!!
Paula Pacheco disse…
Priscila ótimo 2010 para vc e toda sua familia. Adorei seu passo a passo e todas as dicas. Eu gosto muito de usar nata e transformá-lo no chantilly, gosto do sabor da nata, pena que ele amoleça rapidinho, no calor nem se fala. A torta de Natal do Alvaro é demais, uma delicia. Vale a pena.
bjs
Paula
Ana disse…
Pri q perdição esse bolo,deve ser divino.Ao ler essa receita sua estava lembrando do bolo bomba q. circula na net com várias pessoas q. fizeram...,e fiquei pensando se recheássemos o bolo bomba com esse recheio de ve ficar um espetáculo,o q. acha?
Mto boa essa receita,estou com água na boca.
Ótimo ano pra vc,saúde,paz e prosperidade.
Renata disse…
Nossa que tanto de coisas lindas aqui nesse blog menina!!

Parabéns, muito talentosa você!!
Rico disse…
Muito lindo sim senhora, eu teria de pintar a prata pois o ouro esta muito caro lol....realmente bem bonito e saboroso sem duvida...jinhos doces xxx
Caipiracicabano disse…
Boa noite Priscila!!
Onde acho o Rick´s Buttercream?? Sou do interior de São Paulo e não consegui encontrar em lugar nenhum... Seus bolos são lindos!!
Anônimo disse…
NOOOOOSSSSA ESSE BLOG E O MAXIMO
POIS TEM AS FOTOS E A RECEITAS DAS DELICIAS
PARABENS ARRASSOU!!!!!!!!

QUE BLOG MARAVILHOSOS
PARABENS!!!!1
Rosangela disse…
Tudo lindo!!!!maravilhoso!!!! Adorei o BLOG.É SHOWWWWWWWWWWW.
BJS.
Anônimo disse…
Priscila, adorei conhecer o seu blog. acho que só do tanto que deu água na boca, meu cérebro comeu tanto que devo ter engordado 1 kg só de apreciar. parabéns por dividir seu trabalho com outras pessoas. Sei que atitudes como a sua, vão te render muito, muito. Pois quem planta,,,,colhe.
Gostaria de saber sobre o bolo de nozes. Dá para quantas pessoas? e se nãousar o cremor dá errado? Não sou boleira, não usarei outra vez tão cedo. Posso substituir por alguma coisa que não seja tão específico? se puder me responda cmvcosta@ig.com.br - te liguei mas seu fone não atendeu. sou aqui de bh mesmo.grata, cláudia
Oi Claudia

Rende só 12 fatias - baixinhas pequenas - 1 sobremesa familia mesmo.

Se nao for usar ameixa preta, use damasco ou cereja - vc precisa dessa frutas que nivelam o adoçicado da receita.

Priscila Beneducci
Thamires SM disse…
Não faz isso comigo por favor, eu já amo nozes, assim vou ficar gorda HUDIHSAUIDHAUIH'
AMEI a receita, vou fazer ;)

Querem aprender a fazer BOMBOM CREMOSO DE COLHER? Visitem meu blog :D
http://arcoirisdabeleza.blogspot.com/

Super beijos :*
Anônimo disse…
Muito obrigada, pri! ;)
Unknown disse…
Oi Priscila..Prabéns !
O blog tah Lindo...Poxa eu gostaria de saber onde Voce compra o Chantilly Bettercream? Me manda pelo email por favor? Obrigado