Visitantes:

"Calzone" - do Mais Você da Ana Maria Braga

Aqui em BH  está chovendo sem parar!...


Calzone é perfeito para noites chuvosas e frias.

Além de mudar de roupa no prato de casa, faz da pizza caseira de sábado à noite ficar na mesa  com recheio sempre quentinho, mantendo a textura  um pastel puxento  por  + tempo (protegido do frio).

Calzone
Mais Você da Ana Maria Braga


Meia Receita - Massa de Pizza do Mais Você
(rendimento 6 calzones grandões - 1 só já é  uma senhora refeição - prato porcelana grande):
  • 22,5 g tablete de fermento fresco para pão - ou 1 e 1/2 colher (sopa) fermento para pão granulado seco
  • 1 colher (sopa rasinha) de açúcar
  • 3 colheres (sopa cheia) de azeite
  • 100 ml de leite morno
  • 1/2 colher (sopa) de sal (adicinar depois que agregar um pouco de farinha)
  • 500 g de farinha de trigo (trabalhar 1.o só com 400 g - na verdade vai ser umas 650 g) - cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem
Frango com Catupiry e Mussarela da Priscila 
(recheio generoso e gordo dentro do Calzone, ficou até dificil de fechar, chegou até estourar no forno assando de tanto que exagerei):
  • catupiry (usei o caseiro)
  • mussarela
  • saladinha de peito de frango desfiado (peito cozido com 1 tablete caldo de galinha, desfiado, com 1 cebola crua pequena micropicada, 1 tomate grande picado, sal, pimenta-do-reino, orégano e azeite para molhar até deixar o desfiado + soltinho)
  • orégano
Acabamento - Pode pincelar ou não é à gosto ( não pincelei para ficar + com gosto de pizza que pastel assado de sempre).


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Fermento para Pão - Qual? - Fresco vc começa dissolvendo o fermento com o açúcar até ficar líquido. Se for o granulado, misture primeiro em 1 copo de farinha de trigo.

Massa de Pizza - Dissolvido o fermento fresco, ou misturado o fermento granulado, continue...- Coloque os liquidos, agregue farinha de trigo aos poucos, agora o sal (para não retardar o crescimento do fermento). Dê o ponto até 400 g de farinha de trigo, sovendo bem. Coloque dentro de 1 saco e dê num nó deixando espaço. Cresceu, tire o ar, trabalhe a mesa com quase nada de farinha, divida em 6 partes. Modele 1 bola de cada e abra no rolo. É tão boa a massa, no ponto, que até dispensa o rolo se vc quiser, dá para fazer tudo com a palma da mão, vapt-vupt. Na pressa os meus sairam meio diferentes um do outro. Recheie a gosto. Feche como um Pastel.

Fechamento do Calzone - Todos os jeitos são corretos, fechar apertando com o dedão, fechar com o garfo, ou fazer um dobra cordinha na beirada de Empanadas.

Pincela ou não Pincela? - Dá outra vez, pincelei, comendo ficou + sabor de Pastel de Forno Assado, que faz casca grossa por cima. - Para ficar com gosto de 100% de pizza por fora e por dentro, é sem pincelar...

Forno - Leve ao forno preaquecido - por 20 minutos, o mesmo tempo que leva para derreter 1 pizza super recheada em cima. Como exagerei no recheio, o meu dourou de leve e já começou a estourar catupiry para fora. Dá proxima vez recheio um pouco menos de catupiruy.

Como toda pizza gostosa, garfadas quentinhas molhadas no Azeite Extra Virgem (verdinho)...

O Calzone da Ana Maria Braga - Mais Você
foi pincelado,
ele nasce + cascudão,
diferente da Pizzaria....
Prefiro comer Calzone sem pincelar mesmo
ai sim fica com gosto de Pizza por fora!

Comentários

Laura Lucia disse…
Se tem uma coisa especial no mundo, é o calzone. Adooooro! Mas sou péssima com massa de pão. Estou aqui me babando toda de desejo de comer este seu que estourou o recheio. É assim que eu gosto: com muito recheio.
Parabéns por saber fazer bem massa de pão.
Beijocas
Mari disse…
Pri, eu sou apaixonada por calzone, mas sou uma negaçao com massa de pão... quem sabe nao me encho de coragem e tento fazer essa tua receita? Ficou tão apetitosa..
Bjo,

Mari
Blog da Chris disse…
Morri e fui pro céu! Que delícia. Parabéns!

Bjs
ameixa seca disse…
Adoro pizzas mas calzone ainda não fiz. No frio deve valer muito mais a pena comer a pizza calzone já que, como dizes, o recheio fica sempre quentinho :)
Marly disse…
Que delícia, calzone é "tudibom"!
Beijinho
PATRICIA disse…
oi Priscila, são deliciosas suas receitas e parabens pelo belo trabalho, te sigo e gostaria da sua visita no meu blog, vou ser sua visinha, moro atualmente em sp e estou de mudança dia 19/12 pro eldorado, bjs e boas festas.
http://patriciadocesmagia.blogspot.com
Lau Verrengia disse…
Hum, eu adoro calzone. Frango com catupiry eu amo. Pizza, coxinha, tudo! rs
Parece tudo muito, muito bom.

Meu blog voltou ao ar com novo endereço:

http://baunilhaechocolate.com
Valentina disse…
Voce dá uma aula!Lindo calzone
Nani disse…
Ai que delicia!!! Humm eu quero! Mais uma receita tua pra eu salvar!
Beijos
Marly disse…
Priscila,

Feliz Natal!!
In Cucina disse…
Querida Priscila, passei por aqui para lhe desejar um feliz e santo natal, um ano novo cheio de paz, amor com muitas receitas gostosas!

Um grande e carinhoso beijo, Teresa
Gina disse…
Estou passando para desejar um Natal de muita alegria e confraternização.
Bjs.
Laura Lucia disse…
Priscila,
Vim aqui para agradecer-lhe a sua amizade, seus comentários carinhosos no meu blog e suas receitas especiais.
Vim também para desejar-lhe um natal de luz e um ano novo pleno de belos sonhos realizados e sucesso.
Beijo afetuoso
ELIZABETE disse…
Olá Pricila! Passei para desejar FELIZ NATAL! FELIZ ANO NOVO!
Beijos!
Rosamaria disse…
Adoro calzone, Priscila!

Feliz 2010 pra ti e tua família e que continues nos brindando com receitas tão gostosas.
Bjim.
Ana disse…
Uma mensagem de Ano Novo
(Carlos Drummond de Andrade)

Para você ganhar um belíssimo Ano Novo,cor de arco-íris ou da cor da sua paz,Ano Novo sem comparação com todo tempo já vivido(mal vivido ou sem sentido)...
Para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior)...
Novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,mas com ele se come, se passeia,se ama, se compreende, se trabalha ...Você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,não precisa expedir nem receber mensagens(planta recebe mensagem ? manda telegramas ?)...
Não precisa fazer lista de boasintenções para arquivá-la na gaveta.
Não precisa chorar de arrependidopelas besteiras consumadas,nem parvamente acreditar que por decreto da esperança,a partir de Janeiro as coisas mudeme seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados,começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome,você, meu caro, tem de merecê-lo,tem de fazê-lo de novo,eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente
.É dentro de você que o ANO NOVO cochila e espera desde sempre.
FELIZ ANO NOVO PRA VC E FAM.
COM SAÚDE,PAZ E PROSPERIDADE...
Rico disse…
Adorei ver esse Calzone ou seja pizza dobrada hehe....é simplesmente uma óptima receita e fácil de se executar, a tua ficou super optima....brigado por partilhares...desejos de um prospero Ano Novo com tudo o que desejas.. jinhos doces xxx