Visitantes:

"Sobremesa Curau de Milho Verde com Leite Moça"

Estamos em fevereiro 2009, a safra de espiga de milho verde crua chegou de novo, deu vontade de comer Curau Caseiro, só que este abaixo é de latinha.

Aqui em casa, Curau nasce na nossa geladeira o ano inteiro...

É uma das poucas sobremesas que eu considero como alimentação importante para família!

Curau de Milho Verde com Leite Moça




Pra que colocar Curau em taçinha?

Essa estoria quem me influenciou foi a minha Nutricionista a Dra. Valeria, que me acompanha desde que passei pela Cirugia de Redução de Estomago.

Sobremesas que você sempre colocou em refratario, já montadas em porções individuais, fazem você comer menos por "Culpa na Conciência"!

A pia enche fácil de louça suja, ficando bem a vista, o quanto você está passando dos limites! Funciona comigo e com o resto da família também. Experimente montar Sobremesas em Taçinha pra ver...


Curau de Milho Verde
do Leite Moça
  • 3 latas de milho verde (cada 200 g - total 600 g) escorridas (ou 6 espigas cozidas sem sal na panela de pressão, debulhadas depois de cozidas - 1 lata equivale a 2 espigas de milho cruas)
  • 1 lata de Leite Moça
  • + 3 colheres (sopa) açúcar (opcional)
  • 1 litro de leite (longa vida)
  • 1 colher (sopa) manteiga sem sal (passar sabor ao cural)
  • 1 pitada de sal (importantíssimo)
  • canela em pó - para polvilhar depois de pronto

Rendimento Testado pela Priscila:

  • 1,620 litro de curau pronto - 1 refratário médio cheio, quase no nível da borda
  • rende 10 porções individuais de 150 ml de curau - montadas em taças de pé alto para água (300 ml cada de capacidade interna) - essa proporção 150 ml é ideal, equivale + ou menos como você fosse comer 2 Danetes comprados, devorados na sequencia (que só tem 100 ml internos eu medi) - curau é uma sobremesa que sustenta mais que Danete, é uma porção servida que já vem com repeteco, que satisfaz a pança, a lonbriga e principalmente a cabeça.

Pilotando a Cozinha com Priscila: Trabalhe direto dentro de uma Panela de Pressão teflonada de 4,5 litros. Caçarola grandona, você no fazendo, espirra muito e suja o fogão demais. Liquidifique o milho, o leite moça com a metade do leite, sem pressa, até o bagaço ficar bem miudinho. Peneire direto dentro da panela de pressão teflonada. Vá lavando o bagaço do milho que ficou na peneira, com o restante do leite. Pode congelar este bagaço se quiser para adicionar como fibra alimentar em outra receita no futuro, ou despreze no lixo. Acrescente 1 pitada de sal. Leve ao fogo até engrossar bem. Colocando frio sobre a foca do fogão até terminar, cronometrei leva certinho 30 minutos.


Dicas sobre Curau de Milho:
  • Sal - A função do sal é não deixar sorar uma mínima águinha transparente que aparece depois de gelado, que fica na beirinha. Isso acontece em todas as versões, tanto no Cural de refratario, de potinho plástico (daqueles comprados), principalmente no desenformado. - Quem ensinou esta dica foi a Palmirinha Onofre.
  • Curau de Refratário + Durinho - Se quiser + durinho tem que acrescentar 3 colheres (sopa) Maizena (amido de milho)
  • Curau de Milho Desenformado - Tem que acrescentar 7 colheres (sopa) Maizena (amido de milho)
  • Curau de Milho de Piracicaba - Caipira de Espiga de Milho Verde Cru - Uma vez eu cai na besteira de fazer o que assisti no Programa Globo Rural do domingo de manhã. - O eslogam: O verdadeiro Curau de Piracicaba! Assisti o programa inteiro. - Resolvi fazer aqui em casa o tal Curau (eles cozinham mexendo em tacho jumbo). Foi um verdadeiro sadomasoquismo culinario. Uma lata de milho equivale a 2 espigas cruas debulhadas. Começa com o trabalho de retirar a fiapeira de cada espiga. Debulhar na faca, faz uma sujeirada na pia. São levas + levas de liquidificador. Aí bem a pior parte. Eu ja tinha ficado mais de 1 hora mexendo no fogo alto, borbulhando quente, espirrando quente tudo, sujou azulejo, espirrou no meu rosto, me queimei, mesmo mexendo cozinhando com luva compridona, sujou fogão. Cansada, irritada, experimentando o Curau estava cru ainda. Levou quase 2 horas para cozinhar. Comendo a opinião da minha família que o sabor é o mesmo do Curau preparado de Latinha (a quem diga que não, mas, é sim). Se você quiser faça, eu avisei, é um sofrimento!
  • Curau de Milho Caipira de Água - A Palmirinha Onofre falou que ela testou Curau preparado com leite e também testou a mesma receita preparado só com água. Que o resultado comendo é igualzinho. Ninguém percebe se você fez com água com leite. Eu pessoalmente não testei isso aqui em casa, eu sempre cozinho com leite, mas se a Palmirinha falou eu acredito.



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Marcia disse…
Priscila, obrigada por sua visita.
Adorei suas receitas e já linkei no meu para bisbilhotar mais facilmente.
Estas receitas mineiras me interessam muito.
Este curau dá para fazer salgado não dá?
bjs
Sarah disse…
Oi Priscila!
Nossa....adoro td que é de milho, que leva milho....
Fiquei com agua na boca!
Bjo
Unknown disse…
Pri querida, mineira falsa haha brincadeira, eu percebi que os milho fresco começaram aparecer na gondulas do supermercado, adorooo tudo isso.
Só estou esperando abaixar um cadinho o preço, para comprar, adoro milho cozido.
bjs
Mari disse…
Amada, tenho visto milho fresco lá no CEAGESP... vou comprar para fazer um curau caseiro, pois todos os que fiz até hoje foram com milho de latinha também...
E como adoro tudo o que leva milho (seja doce ou salgado), nem preciso dizer que o danado é sucesso absoluto na minha casa né?
Super beijo

Mari
ameixa seca disse…
Adoro estas sobremesas de colher mas esta nunca provei :)
Oi Priscila, afff... que vontade amo curau...me lembra infância. Minha vó fazia sempre nas férias era muito bom e raspar a panela então era uma disputa entre os primos. Que saudade.
Também adotei essa de servir sobremesa em taças individuais...nunc tinha pensado nesse lado que sua nutri explicou...fazia porque achava legal...e lavar a louça depois...odeio...mas faz parte !!!
Bjinhus
Marcia Rosa disse…
Priscila, isto sim é uma verdadeira aula de curau!!!quantas dicas preciosas.Estarei sempre por aqui!Parabéns pelas mãos prendadas.Eu adoro a confeitaria, mas sou sincera em dizer que não levo jeito para trabalhar com bicos e decorações muito elaboradas.
bjs
Axly disse…
Amoooo curau!
Delícia, cremoso, docinho, geladinho... ai que tentação.
Adorei a dica das tacinhas e funcionam mesmo, sem saber já ando fazendo isso aqui em casa.
Kisss^^
Eli disse…
Priscila, curau é tudo bom minha amiga, fiquei babando aqui. rs


www.saboresdalica.blogspot.com
Nani disse…
Olá! Descobri seu blog através do blog familia Koso, ai fiquei curiosa por ver que você era de MG e vim bisbilhotar se descobria de qual cidade era, pra minha surpresa descobri que você é minha vizinha e mora na cidade onde trabalho. Achei muito legal saber que tem uma blogueira de comidinhas bem próxima a mim.
Parabéns pelo blog.
E como não poderia deixar de dizer, amo curau!
Beijos
Ziza disse…
Adorei a receita, quero experimentar logo!!!!

E gostei mais ainda da dica das tacinhas. Excelente idéia!
Cris disse…
Oi Priscila! Tudo bem? Ah eu adoro tudo de milho verde... curau é muito bom, gostei das dicas, vou usar panela de pressão da próxima vez. Beijos!
Debora koso disse…
Ola!!!!!Tem mais uns selinhos,ah vou fazer esse curai mio dio!!!!!como e bom parabens!!!!!!!!!!bj
Adorei a dica de receita...

Adorei seu blog, tem receitas ótimas...uma melhor do que a outra... Já estou te seguindo! Até porque, coisas de qualidade e bonitas devem ser seguidas...

boa semana!
Luka disse…
oiiii Priiii
Amei seu blog...são tantas delicias
kkkk
um bjao da sua mais nova seguidora....
bjokass
Andrea Kobata disse…
Priscila com certeza o seu bom humor é amelhor pitada nas suas receitas,essa do cural de Piracicaba eu quase me acabei de rir,adoro suas receitas sempre fiz cural desse modo mais em quantidade menor, agora vou testar essa receita de milho de latinha,mesmo porque moro no Japão e milho de espiga é bem caro e só da para fazer curau no mes de colheita,agraço a dica!!!
irian disse…
ola Priscila, em relação ao cural cm leite e cm agua, tem diferença sim, minha mãe sempre fez com agua, e eu assim que me casei queria fazer um charme pro maridão neh .. rs .. já que ele morou mts anos em fazenda, fui inventar de fazer uma receita que achei em uma dessas de festa juninas, e era com leite, minha mãe ainda falou, vai ficar estranho, e cmo mãe sempre tah certa, ecaaaaa, ficou ruim, meu marido coitado comeu quase tudo sozinhu, kkkkkk, agora não vacilo mais, o melhor cural é somente com agua, nem maizena eu coloco, e fica otemooo.
bjx ..
SUELI SOUSA disse…
Priscila, adorei suas receitas.
Bj
SUELI SOUSA disse…
Adorei suas receitas. Parabéns!