Visitantes:

"Kibe de Forno Recheado" do "Chef Álvaro Rodrigues"

O Kibe de forno hoje é para quem ama Cebolas...

Kibe de Forno do Chef Álvaro Rodrigues






Fonte: Trata-se de uma Receita anos 90 do Chef Álvaro Rodrigues, ensinada no dia 23-09-1998, no antigo programa Note & Anote da Tv Record, ainda apresentado na época pela Ana Maria Braga. Neste dia ele ensinou a fazer Kibe frito (salgadinho) e este Kibe de Forno Recheado.

Minhas Considerações:
  1. O Kibe de Forno do Chef Álvaro mantém aquele sabor original de comida libanesa, comida arabê.
  2. Preparei sem o Zaatar e sem Pinholes, mas, coloquei as Nozes como o Chef Álvaro indicou. Foi a primeira vez que comi Kibe com crocante, é muito bom, outra coisa. As minhas Nozes eram chilenas, que são naturalmente mais salgadinhas, além de croque, completam o conjunto na boca
  3. O jeitinho Álvaro de temperar a água do trigo antes, faz toda a diferença, o próprio trigo deste Quibe é mais gostoso de comer.
  4. O que me surpreendeu foi o tal recheio Acebolado do Chef Álvaro. Eu sempre preparei Kibe de Forno recheado de catupiry, mussarela, peito de peru e coisas do genero, talvez por isso não tivesse dado a devida credibilidade no Acebolado do Chef Álvaro. O Acebolado tem 2 funções neste Quibe. Ele 1.o quebra aquele gosto que conhecemos de Carne Moída, suavizando tudo. Em 2.o o Acebolado dá aquela umidade interna ao Kibe de Forno. A garfada mais gostosa de comer é aquele que vem Cebola junto.
  5. Pode reparar que aquele antigão Kibe de Forno sem recheio, não agrada mais, ele nasce seco demais do forno. O que faz sucesso na mesa é Kibe de Forno sempre recheado.
  6. Parabéns Chef Álvaro, amei seu Kibe...

Cardápio - Essa é a 2.a vez que preparo o Kibe de Forno do Chef Álvaro (foi uma jantinha de sexta a noite). Só ele + salada completa (legumes + folhas + molhinho gostoso), para cair de boca só no Quibe. Sustenta! Comer 2 quadrados, você fica muito bem alimentada. Da 1.a vez servir como mistura de almoço, com arroz, feijão, etc, realmente dispensa todo o resto.

Kibe de Forno do Chef Álvaro Rodrigues


Massa do Kibe:
  • 500 g de trigo para kibe
  • 750 ml de água fervente (temperada - ler o preparo)
  • 500 g de carne moida, de patinho moido 2 vezes
  • 2 cebolas grandes, micropicadas (grandes mesmo - fora a cebola do recheio)
  • 3 tabletes de caldo de carne
  • 6 dentes de alho socados
  • 1 colher (chá) de Pimenta Síria
  • 1 colher (chá) de Zaatar
  • 1/2 xícara (chá) de hortelã picadinha (são 42 folhinhas das grandonas)
Recheio Acebolado com Nozes:
  • 1 colher (sopa) azeite
  • + 1 colher (sopa) manteiga
  • 1 big cebolona grande ou 2 cebolas médias, branca em aneis soltinhos
  • 4 colheres (sopa) Nozes ou Pinholes (snoobar)
Decoração:
  • 1 Noz em cima de cada quadrado que você desenhar no seu Quibe (10 nozes - na receita inteira gastei 150 g de nozes)


Pilotando a Cozinha com Priscila:


Massa do Kibe - O Chef Álvaro tempera á agua fervente primeiro. Nela ele desmancha os 6 dentes de alhos espremidos e os 3 tabletes de caldo de carne. Dissolvido tudo então e colocado as 500 g de trigo para kibe. Misture e abafe tampando ou fechando com filme plástico. Aguarde em temperatura ambiente. Meia hora, de preferencia 1 hora depois, o trigo está no ponto. Sem precisar ficar torcendo no pano para retirar o excesso de líquido, nada daquele processo antigo. Estará todo rehidratado, sem nenhum liquido para ser retirado. Acrescente então a cebola ( é um montão), a carne moida, a Hortelã, a Pimenta Siria e o Zaatar (que eu não coloquei). Com as mãos mexa até ficar tudo homogeneo. Experimente, o meu não precisou de sal, estava tudo no ponto.

Recheio - Na frigideira teflonada seca, primeiro da uma esquentadinha nas nozes (uma leve tostadinha), isso faz parecer no sabor que tem mais nozes que você realmente colocou. Retire e reserve. Neste mesmo fundo, seco, trabalhe a cebola. Dá uma refogada na cebola na manteiga com azeite, até muchar. Não pode queimar que amargar depois. Mistures as Nozes grosseiramente picadas ou Pinholes (snoobar). Reserve.

Montagem - Refratario n.o 2 (2 litros internos) untado de margarina. Com a mão molhada, em água, coloque 1/2 massa, alise a superficie. Deite o Recheio Acebolado com Nozes. Espalhe com a mão molhada em água mais 1/2 massa de Quibe cru em cima. Alise tudo com a mão. Com a faca corte para valer ele Cru ainda até lá embaixo, separando os pedaços. Não apenas um riscado com a faca em cima. Leve ao forno preaquecido, 30 minutos ou até dourar. Eu coloquei as Nozes inteiras juntos e deram uma tostada no forno. Eu aconselho colocarem elas depois que o Quibe sair do forno.

Rendimento Testado pela Priscila:
  • 1 refratario médio (com 2 litros de capacidade internos e 3 cm de altura)
  • rendeu 10 retangulos de 9,5 cm x 3,3 cm ( se quiser pode até cortar quadrados menores)
  • mistura para o almoço 7 pessoas tranquilamente - 1 só quadrado tem tamanho de lasnha com acompanhamentos é o suficiente
  • brunch da familia (aquela falsa janta com salada+ suco gelado e finaliza tudo com cafezinho preto fresquinho), comendo assim é tipo Torta - perfeito para 5 pessoas - cada come 2 quadrados - bem alimentados...





Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

disse…
Oi, Priscila!
Assim vc acabam me transformando em cozinheira! (rs).
Acabei de sair do blog da Miriam e copiei uma receita. Agora tive de salvar o quibe assado.
Passei para deixar-lhe um abraço, desejar-lhe um ótimo final de semana.
Bjs.
Dô.
Eli disse…
Eu tenho loucura por quibe, gosto frito mas minha paixão mesmo é o assado, fiquei aqui babando no teclado. rs

Amanhã te mando um email contato o resultado final da minha "arte". hehe

www.saboresdalica.blogspot.com
Axly disse…
Simplesmente adoro quibe de forno!
É tão especial...
E respondendo tua perguntinha, sim, você pode fazer os nikumans sem usar aqueles tempero, eu fiz sem e ficam deliciosos!
Acho que só não deve faltar o gengibre!
Kisss^^
Lua Limaverde disse…
Priscila, eu era uma que assistia sempre a esse programa, lembro até dos nomes de certos culinaristas, acho que naquela época não havia a febre por culinária que tem hoje, né? rs. Beijos. :D
Ziza disse…
Está lindo. Tentei há algumas semanas uma versão meio inventada que não deu muito certo. Vou tentar fazer com a tua receita.
Bjs
Unknown disse…
Fiz e ficou muito bommmmmmmmmmmm, bjos.
Unknown disse…
oi priscila tudo bem fiz o seu bolo de laranja ficou maravilhoso obrmoro em sao joao da boa vista precisaria ter uma boleira igual a vç pois adoro uma cozinha queria fazer uns curso com vç um bj. rosangela
Nelma disse…
Priscila
è a segunda vez que faço esse quibe, sem usar o zaatar e nem a pimenta, mas além do recheio de cebola coloquei ricota misturada com requeijão. Amaram.
Beijos,
Nelma
Renata disse…
Pri adoro o Alvaro, fiz o kibe, e coloquei uns polenguinhos ficou tudibão..obrigada..
dribolosebalas@hotmail.com disse…
pri fiz o kibe da hellmmans ficou divino.obrigada
samira sanches disse…
Espalhar as experiencias na cozinha realmente nos faz mais feliz.A vida acontece em cada cozinha que prepara algo com amor.Obrigado pelo carinho expressado em cada postagem.Que Deus ilumine sempre seu caminho.
alziradalmeida@gmail.com disse…
Conheci hoje suas receitas,atráz de
bolo salgado. aí vi a recita do kibe
recheado c/cebolas e nozes, troquei a receita,gostei muito.Parabéns.
Anônimo disse…
Performing Career Plus Life Regarding Nargis

Look at my website ... eurocasino
Vanilda cassiano disse…
É a primeira vez que entro nas Delicias da Priscila adorei Obrigada um abraço vanilda cassiano