Visitantes:

"Empadão Vegetariano" - Receita Campeã do concurso O Melhor Empadão do Brasil do Mais Você da Ana Maria Braga


O brasileiro está se transformando aos poucos no vegetariano oficial ou no consumidor vegetariano sazonal?

É só moda ou estilo de vida que veio para ficar? Com certeza "em brasileiros vegeterianos sazonais", principalmente,   após a moda da "segunda sem carne", aprenderam a gostar de comida vegetariana. 2019 Brasileiros postam nas redes sociais, hamburgueres vegetarianos ou prato vegetariano de tal lugar.

A verdade que comida vegetariana, virou o novo negócio  do brasileiro. Aconteceu sem querer querendo, tipo obrigação vender ou aprender um menu vegetariano  de alto sucesso, delicioso.

Para entender tecnicamente sobre harmonização e fusão dos sabores vegetarianos, começar  apreciar o que é considerado receitas vegetarianas de sucesso, comecei  minha saga, auto didata, com esta receita campeã. 

O reflexo que "receitas vegetarianas" são a preferência do novo consumidor brasileiro, se revelou claramente no concurso O Melhor Empadão do Brasil.

O programa Mais Você da Ana Maria Braga na Globo, todo semestre lança um "concurso a melhor receita" disso e aquilo. 

As receitas campeãs dos concursos do Mais Você, fogem do meu gosto pessoal ou da minha aposta qual era a receita campeã.  Sempre me surpreenderam ou me chocaram. Exemplos do que estou dizendo, são as receitas campeãs (clique no texto para conhecer):
Seguindo esta lista de surpresas... Abaixo apresento o 1.o lugar,  a receita campeã, do concurso O Melhor Empadão do Brasil.  

O que você e eu imaginamos ser o melhor Empadão do Brasil? 
Empadão de Camarão?
Empadão de Bacalhau? 
Empadão de Palmito? 
Empadão de Frango com?...
Empadão de Carne Seca com?...

Quem ganhou o concurso 1.o lugar foi o  Empadão da Rachi. Empadão Vegetariano.

Eu fico tão surpresa e inconformada com o resultado destes concursos, literalmente. A receita campeã não sai do meu foco.  Só sossego meu siricutico, depois de fazer e comer. Para tirar as minhas próprias impressões e conclusões, registro  no final da receita aqui.

A surpresa é maior. Já começa com a massa. Massa de margarina ganhou o 1.o lugar. Margarina? Margarina para mim não tem sabor,  e  +,  é tranqueira da industria brasileira, acumulativa negativamente no nosso corpo, perigosa no organismo. 

A receita original pede creme de leite, então  o objetivo não  era ser  vegano.

Ser vegano é ser oficialmente  um protetor do animais. Dieta de consumo produtos  ou derivados  que não contenhama origem animal, de preferência,   100% tudo orgânico. Caro $ este estilo de vida.

Ser low carb é pessoa com dieta restritiva de carboidratos,  que não é o caso deste empadão. 

Ser vegetariano  para mim é uma pessoa obrigatoriamente tem que ler a lista ingredientes 10 em 10 vezes, no nível sistemática, no nível chata, um fiscal contínuo sobre o que é  vendido como vegetariano. Se não,  absorve "prejuízo vegetariano" no corpo.  Exemplo é este empadão. Qual faz menos mal ingerir para dentro?
375 gramas de margarina 
ou
375 gramas de manteiga de 1.a qualidade marca Aviação. 

Já que não era para ser vegano... Para  encarar este empadão, tomar coragem de fazer o Empadão Vegetariano da Rachi, preparei com o sabor delicioso da marca Manteiga Aviação.

Conheça a receita campeã:


Empadão Vegetariano da Rachi
Receita Campeã do
Concurso Melhor Empadão do Brasil do Mais Você da Ana Maria Braga

Massa Empadão com Água com Gás:
  • 750g de farinha de trigo
  • 375g de manteiga Aviação sem sal
  • sal à gosto
  • 120 ml de água mineral  com gás gelada
Recheio Vegetariano:
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola picada
  • 1 abobrinha  crua ralada no ralo grosso  com casca
  • 500g de abóbora menina crua ralada no ralo grosso com casca
  • 1 cenoura crua ralada no ralo grosso com casca
  • 1 chuchu cru ralado no ralo grosso com casca
  • 1 lata de ervilha com milho, escorrida
  • 200 g de azeitonas verdes sem caroço
  • 3 tabletes de caldo de legumes
  • coloquei por conta pimenta-do-reino e orégano
  • cheiro verde picado
  • 200g de creme de leite 
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • experimente, se precisar corrija o sal
Acabamento:
  • 1 clara - pincelar sujadinha de leve o fundo da torta quantes de colocar o recheio
  • 1 gema desmanchada com 1 colher de sopa de café - para pincelar


Rendimento Real Testado pela Priscila:
1 empadão de 25 cm redondo
serve 12 fatias 


Pilotando a Cozinha com Amor:

receita pede só 375g

1 - Massa com Água com Gás Gelada 
1.1 Fará manualmente esta massa (simples, fácil), cuidado! É uma massa de preparo rápido vapt-vupt.  Que não poderá brincar ou trabalhar demais, que desenvolverá o glutén e ficará elástica. Ficará elástica não é bom? Massa elástica é péssimo para o preparo de  empadão. Cria 2 problemas. O 1.o defeito técnico é ao abrimos no rolo,  ganhou a textura elástica, estica e encolhe, ja montagem crua. O 2.o defeito técnico não importa o tipo de gordura ou ingredientes que adicionamos,  não ficará crocante, assada nasce uma casca assada sem crocância, compactada, que não esfarela. -  Ao começar o trabalho manual desta massa simples, seja esperta, rápida e mexa o mínimo para dar o ponto. Misture farinha de trigo com sal. Esfarele  375g de manteiga, até obter uma farofa. De o ponto na massa com água mineral com gás, até ficar homogênea. Embrulhe e leve para gelar por 30 minutos. 
1.2 Fará no processador, nascerá a  massa perfeição, sem segredos! Coloque os ingredientes secos e manteiga gelada picada. Pulse, pulse só. Segundos nasce farofa. Ligue e molhe com água mineral sem gás. Em segundos nasce uma bola perfeita, rolando dentro do processador. Preparo é todo em segundos. Tão rápido que não dá tempo para desenvolver o glutén. 
1.3 Essa massa pode ser preparada com antecedência se desejar. Ela pode ficar embrulhada 5 dias na geladeira, pode até congelar crua como uma bola para você usar  no dia que você for fazer feira ou sacolão para comprar os ingredientes vegetarianos do recheio.

2 - Recheio Vegetariano - A única parte demorada é o mise en place no trabalho manual (picar tudo, ralar tudo). O ideal é fazer o mise en place ralando no processador de alimentos. O preparo é rapidão. Refogue 1.o o alho no azeite, acrescente os ingredientes ralados no ralo grosso, as azeitonas, os caldos de legumes, pimenta-do-reino e orégano. Ferveu 10 minutos, verá que tudo estará cozido. Acrescente a ervilha o milho, o creme de leite e farinha de trigo e de ponto rápido. Aguarde o recheio vegetariano esfriar.
Aguarde o recheio esfriar primeiro.

3 - Forma refratária, forma teflonada, fôrma de alumínio? Precisará untar? Não precisará untar, a massa contém 375g de manteiga, super amanteigada, solta sozinha.

4  -  Divida a massa do empadão no meio. Abra no rolo entre 2 plásticos cada pedaço. Forre o fundo de torteira de aro removível 25 cm x 5 cm altura.  Fure o interno com o garfo todo. De uma pincelada, + para sujada de quase nada de clara crua, ira impermeabilizar o recheio da massa crua para não embatumar. Coloque o recheio e nivele. A outra metade de massa, abra no rolo e faça o bonito que desejar com esta tampa de massa. Pincele a gema desmanchada com café. 
leve para gelar montada pronta antes de assar

5 - Leve essa montagem crua para gelar, enquanto preaquece o forno.

6 - Forno é forno. Diz a receita do original leva + de 1 hora. No meu forno NÃO. Com 25/30 minutos estava ótima!  - Analise seu forno tempo. - Aqui  o esquema foi esse:  Liguei o forno por 15 minutos, antes de assar, para estar bem quente. Coloquei o empadão gelado no forno, na grade do meio e no centro, feche a tampa do forno,  abaixei a temperatura para 180.oC e assei por30 minutos. Deu 25 minutos, já cheirou, acendi a  luz, e deixe no forno só para dourar de leve. Não bobeie neste ponto em diante ficará fácil queimar o bumbum do seu empadão.

7 - Empadão ótimo, que  desenforma, fácil  bem quente. Mesmo usando torteira teflonada, passe uma faca em volta antes de soltar, para ter certeza que esta tudo solto mesmo.
Abaixo recomendo degustar em temperatura ambiente.
Então pode deixar esfriar antes de desenformar, sim.




Minha Conclusão:

Meu laudo, kkk: É Empadão delicioso diferente!... Desde que... Coma em temperatura ambiente, acompanhado de folha verde (salada) com muito azeite. Tem sabor empadao com casquinha deliciosa de manteiga Aviação. Serviu assim, é uma  excelente receita vegetariana. Em temperatura ambiente, se percebe a fusão de todos os itens vegetarianos e nasce a memória  afetiva sabor empadão.

Pra chegar nesta conclusão,  rolou assim...

Massa - Preparada com  manteiga Aviação,  ficou super deliciosa! Com certeza não seria minha opinião feita com margarina.

Comendo só o recheio  quentinho,  logo que terminei a refoga,  na cozinha, tem textura de bobó ou purê super rústico pedaçudo , com gosto  só de abóbora, tem sabor  almoço faltando tudo, faltando o arroz, faltando o bife, faltando uma salada.

Comendo só o recheio frio em temperatura ambiente, SALVOU. Em temperatura ambiente, o sabor da abóbora  não é tão forte e se percebe a fusão dos outros ingredientes. Se comer puro frio, também tem gosto de sabor de almoço falando tudo...

Comendo  pronto, o empadão quentinho, para minha família  e eu, tem sabor almoço  com casquinha, e não é qualquer  casquinha, casquinha de manteiga  Aviação  é deliciosa!

Comendo pronto, o empadão em temperatura ambiente, tem sabor de "empadão",  puro sem salada de folha, deixa a degustação  pesada, comendo garfadas de salada de folha verde com azeite, da vontade de comer uma 2.a fatia de cara, repeteco garantido.


As críticas da minha  família:  
De cara, ouvi muita falazada.  Vão se servindo,  falazando e olhando para recheio com cor estranha:
Não é de palmito? 
Não é de frango? 
Não é de bacalhau? 
O que é isso?
kkk... 

Encuralada, tive que contar.  Eu falei que era um empadão vegetariano. Óbvio,  contei que era vegetariano, depois que meu povo estava com a boca cheia, kkk... Dizer que é vegetariano antes,  espantaria a maioria, nem experimentariam...

Sério?

Ah eu gosto é de palmito?
Eu gosto é empadão de bacalhau?
O outro,  eu gosto de frango com catupiry? 

Todos disseram, foram unanimes, eu também concordo,
 estava gostosa e diferente.

Deixou todos chocados, de queixo caído, ao saberem que esta receita ganhou o concurso O Melhor Empadão do Brasil do Mais Você. 

Porque na opinião da minha família: bacalhau, camarão, palmito e frango com, são sabores de Empadões  que o povo da minha casa + amam!

Receberá um  vegetariano, na sua casa? 
Trabalhará num evento, que precise de prato vegetariano, dos bons?  
Pode assar este empadão sem medo de ser feliz. 
Visita vegetariana irá amar! É a receita campeã do concurso.

Para o vegetariano, será prato principal, um sucesso!

Para o restante do povo, será acompanhamento, sabor comum, ganhou uma casquinha deliciosa de comer sabor manteiga Aviação !

Sirva em temperatura ambiente, com salada de folha verde, molhando  ele todo com azeite. Ou deguste, como se faz na comida mediterrânea, da Europa,  onde se come azeite com comida!



receita de torta salgada, receita de empadão salgado, receita cozinha brasileira, blog de receitas, site de receitas, receita, recipe, pie, receita vegetarina, chef priscila beneducci, #priscilabeneducci @priscilabeneducci

Comentários