Pular para o conteúdo principal

"Mosaico de Gelatina"



Mosaico de Gelatina

Mosaico de Gelatina:
  • 3 gelatinas de cores diferentes (preparadas cada caixinha sabor cor só com 250 ml de líquido máximo)
  • 1 receita de gelatina branca caseira

Trabalho com 2 receitas de gelatinas brancas deliciosas! Escolha a que você deseja fazer (que se encaixe na sua verda custo compra, encaixe no seu objetivo preço venda, ou a lista de  ingredientes você tem ai na sua despensa):

Gelatina Branca do Leite Moça  (Branquinho delicioso - receita + antiga - tradicional):
  • 1 sachê - 12 g gelatina incolor em pó e sem sabor
  • hidratada e dissolvida no microondas em 1/4 copo (requeijão ) de água
  • 395g 1 lata de Leite Moça
  • * 400 ml 400g de creme de leite culinário de litro, compre a marca Nestlé que tem % teor de gordura maior  (leia abaixo como evitar nascer o sabor gelatina branca aguada)
Gelatina Branca da Sôcoco (Branquinho delicioso - nesta versão o leite de coco fica totalmente discreto no sabor - quase não se percebe):
  • 1 sachê - 12 g gelatina incolor em pó e sem sabor
  • hidratada e dissolvida no microondas em 1/4 copo (requeijão ) de água
  • 395g - 1 lata de Leite Moça
  • 1 garrafinha de 200 ml - Leite de Coco compre e faça  exclusivamente esta gelatina com a marca Sococo, ou leite de coco caseiro (cuidado não faça com leite de coco de outras marcas compradas, tem sabor de retrogosto rançoso leve ou rançoso forte, nesta sobremesa esse sabor  vem sempre quando se compra o leite de coco   barato ou oferta,  com evidência)
  • * 400 ml 400g de creme de leite culinário de litro, compre a marca Nestlé que tem % teor de gordura maior  (leia abaixo como evitar nascer o sabor gelatina branca aguada)



* Explicação técnica:

Você já percebeu ao comer esta sobremesa na casa dos outros, ou comprada sob encomenda, ou comprada na vitrine, tem sabor de gelatina branca aguada?
Não é + gostosa como antigamente?
A explicação técnica é marca compra.

Para evitar, novamente, alguém reclamar que receita que a pessoa  fez em casa, não tem o mesmo sabor da minha, vou explicar abaixo.

Em 2019, hoje, só recomento fazer esta sobremesa exclusivamente com a marca NESTLÉ, é a única marca ainda continua com teor de gordura maior, excelente,  temos 2 opções de compra Nestlé:
  • Compre o creme de leite de litro da marca Nestlé, ou
  • Compre 2 latas de creme de leite Nestlé (não pode ser caixinha, é a lata). Leve ao freezer por 1 hora. Geladissíma, faça 2 furos na parte de baixo da lata (vire  a lata ao contrário agora), deixe escorrer toda águinha quase translucida, é o soro. Abrindo  a lata você encontrara 200ml 200g de creme de leite branco denso grosso. Para fazer esta sobremesa precisamos 400ml 400g de creme de leite denso grosso.
Em 2019, todas as outras marcas, todas, sem excessão, assumiram o teor baixíssimo no creme de leite, tanto na versão litrão (tem 2 nomes no mercado: creme culinário ou creme de leite leve UHT food service) e na versão caixinha 200g UHT.

Para o consumidor não reclamar no Procon,  que comprou água tingida de  branca engrossada, colocaram a % em destaque na embalagem, engrossada com 2 espessantes, um deles é goma gar (gelatina para temperatura ambiente).
  • Comprou 16% - comprou 84% de água tingida de branco engrossada com gelatina.
  • Comprou 17% - comprou 83% de água tingida de branco engrossada com gelatina.
  • Comprou 20% - comprou 80% de água tingida de branco engrossada com gelatina.
Faça esta sobremesa exclusivamente com o  creme de leite Nestlé em 2019.




Rendimento Real Testado pela Priscila:
1 sobremesa 2,5  litro
servindo são só 12 fatias pessoas


Pilotando a Cozinha com Amor:

Mosaico de Gelatina é outra sobremesa que o Brasil inteiro faz. Aparece também pelo nome de "Pudim Colorido".  Abaixo o preparo e dicas:
  1. O povo ama muito, de paixão, nesta sobremesa  é comer o BRANQUINHO. Mosaico, o colorido  é desculpa, para comer o branquinho, kkk... Para a sobremesa comendo ter + sabor de branquinho, prepare com o máximo 3 cores de gelatinas diferentes.  Assim, não importa onde você escolher enformar, comeremos + do branquinho do que do colorido.
  2. Claro que pode fazer com 4 / 5 / 6 cores, sabores diferentes de gelatina, eu já comi, já fiz, a versão que + gostei de comer é montagem 1 receita de branquinho com 3 cores sabores de gelatina diferentes.
  3. Prepare cada gelatina colorida só com 250 ml de líquido máximo (125 ml de quente e 125 de frio). Coloque numa embalagem pequena, cada sabor cor separado,  para poder cortar em quadrados + altos. A embalagem pede 500 ml, nesta montagem essa gelatina é preparada com a metade do líquido.  Assim ela não quebrará demais, quando for misturar tudo.  Se preparamos a gelatina na quantidade liquido normal (500 ml cada cor), quando misturando muitas vezes o branquinho é tingido pela gelatina, nasce aquele mosaico rosa clarinho, mosaico verdinho claro, ficar tingido  da cor + mole.
  4. Enquanto a gelatina endurece... Se você desejar desenformar, unte com óleo de milho a fôrma escolhida. Molhe com água e deixe escorrer um pouco de cabeça para baixo, bastante, o acabamento ficara perfeito ao desenformar.

    Uma vez na pressa na cozinha, esqueci de virar a fôrma untada e molhada de cabeça para baixo e despejei o Mosaico em Cima. Ai já era. Esperei endurecer, quando desenformei, o Mosaico ficou com a superfície cheia mini crateras, parecendo uma lua. Bem estranha. Moral da estoria: Óleo não se mistura com água, nem com Mosaico de Gelatina.
  5. Prepare a gelatina branca. Não precisa usar liquidificador, faça uma misturada no fouet manualmente, simples.
  6. Tire as 3 gelatinas da geladeira. No pote voce fez a gelatina, corte com faca em cubos grandes e despeje numa tábua. Dá uma olhada geral no tamanho destes cubos, se precisar corter menor. Não corte em cubos pequenos demais de gelatina endurecida. Cada misturada que fazemos na gelatina branca com a colher,  mesmo  mexendo delicadamente, os cubos se quebram mais um pouco. Já teve vez que eu caprichei demais na tabua, e no final nasceu um Moisaico de micro Gelatina. Gostoso fica, só que não fica tão bonita. Cubos enormes demais também não curto.
  7. Despeje os cubos numa tigela grande, para na misturada quebrar menos. Misturou rápido, despeje na forma untada que voce fez e leve para gelar até endurecer.
  8. Desenformar é simples, só virar de cabeça para baixo no prato ira servir ou vender.




blog de receita, blog de receitas, site de receita, site de receitas, receita, receitas, recipe, recete, sobremesa, gelatina, flan, mosaico de gelatina, confeitaria brasileira, patisserie, chef priscila beneducci, @priscilabeneducci, #priscilabeneducci, pâtisserie, patisserie made brasil 

#blogdereceita #blogdereceitas #sitedereceita #sitedereceitas #sobremesa #gelatina #mosaicodegelatina #receita #recipe #recete #cozinhabrasileira #confeitaria #confeitariabrasileira #patisserie #patisseriemadebrasil #flan #mosaico

Comentários

R.correia disse…
Que delicia....bjs e boa semana

Postagens mais visitadas deste blog

"Esfiha de Carne do Chef Álvaro Rodrigues"

Você já comeu uma Esfiha macia que desmancha na boca? A receita do Chef Álvaro é assim! Esfihas de Carne preparadas com a Receita de Massa n.o 2 do Chef Álvaro Rodrigues Essas são as famosas   Esfihas da Vovó Lavínia Beneducci . Vovó Lavínia amava as receitas do Chef Álvaro. Momento nostalgia, comendo o sabor de passado muito gostoso! Esfihas de Carne Fonte: O Chef Álvaro ensinou 3 receitas diferentes de Esfiha na televisão. A 1.a receita dele ficou muito famosa, muitas Casas de Esfihas foram abertas depois dos anos 90, desde que ele apareceu pela 1.a vez no Note & Anote apresentado pela Ana Maria Braga . Dessa vez resolvi assar a 2.a massa dele. Foi ensinada no dia 18-09-2003, no antigo programa Note & Anote dessa vez na época que foi apresentado pela Claudete Troiano . Massa de Esfiha do Chef Álvaro Rodrigues (massa dele n.o 2), leia o preparo desta massa tem truque do óleo: 40 g de fermento fresco pa

"Bolo Caseiro de Limão e Chocolate Americano do Chef Álvaro Rodrigues"

Bolo Americano de Limão e Chocolate Chef Álvaro Rodrigues The Best Recipe Americanos tem tradição, costume em comer e fazerem bolos manteiga. Este bolo manteiga de limão, vai + longe,  leva vodka na massa, um total de 7 limões no preparo, permite montagens visuais com chocolate diferentes no miolo.  Coisa fina!

"Foccacia Frita, , "Fogazza Frita", "Fogaccia" do "Chef Álvaro Rodrigues"

Delicioso! Fogaça Frita Chef Álvaro Rodrigues Fogaça ou Fogazza, diz a Google que Fogaça é o correto,  a italianada que convivo fala Fogazza. Ai rola +, Foccacia, Fogaza...  Escolhe o nome que você quiser de batismo, mas faz, é imperdível. Massa Italiana de Fogazza 15 g - 1 tablete - fermento fresco para pão 15 g - 1 colher (sopa) de açúcar refinado 375 ml - água filtrada fria 1 colher (sopa boa) manteiga sem sal (para agregar sabor) 1 colher (sopa) sal 500 a 600 g de farinha de trigo     (aconteceu uma queda da qualidade da farinha de trigo nas marcas famosas vendidas no Brasil, trabalhe com  farinha de trigo com no mínimo 6% proteina , ou com  farinha de trigo para pastel com minimo 7% de proteina ). farinha de trigo para trabalhar na modelagem óleo novinho para fritar Tradicional Italiano do Chef Álvaro Rodrigues - é assim puro frito igual minha foto. Moda Brasileira Atual  - ganhou nome de Pastel Chines - ganha empan