Visitantes:

"Mirepoix" - Meu Tempero Caseiro Predileto

Atendendo à pedidos:
Delicioso! Qual tempero você usa?



Mirepoix
Alho, Alho-Poró, Salsão (aipo) e Cenoura (opcional)

Refoga Tradicional ou Refoga com Pimenta

  
Mirepoix Tradicional

Todas as comidas que preparo,  de um bom tempo pra cá, faço com a refoga mirepoix. Colocou mirepoix nasce tudo + gostoso de comer!

Muitas pessoas ainda não conhecem a delícia da refoga mirepoix (fala-se mirapoa). Ela deixa a comida com sabor de restaurante famoso ou restaurante caro.

Vira e mexe alguém diz  que ama meu feijão. Feijão com mirepoix é muito gostoso!

Aprendi  a fazer, claro, fazendo uma comida especial. Se transformou na minha refoga do dia-a-dia. Como se tornou meu tempero refogada predileto, utilizo em todas as comidas o dia-a-dia (arroz, feijão, refogas e misturas) em casa e do trabalho.

Mirepoix só fresco? - No passado eu já fui radical, seguindo a regra de usar só mirepoix  picado fresco. Restaurante famosão, serviço à la carte, o preço é compatível, tem ser feito  com trabalho de compras e aplicação utilizando exclusivamente o serviço cozinha de mirepoix fresco: "a regra neste ramo é obter o maximo do sabor do + fresco possível".  Esse paradigma, radicalismo,  acabou emocionalmente para mim. Nos cursos gastronomia que fiz recentemente, nos outros ramos, food service, restaurantes por kg,  marmitas, comidas congeladas,  não trabalharam com mirepoix fresco. Os temperos desses cursos que fiz, são todos potes de temperos  de consumo rápido, 1 semana e alguns mix até 1 ou mês no máximo. Quem esta fazendo isso como negocio, é pote da semana mesmo e nem dura 1 semana. Desencanei, com a exigência emocional do mirepoix fresco, trazendo esta delícia para minha rotina caseira.  Nos cursos que fiz, fizeram mirepoix como tempero caseiro em potes, de tipos diferentes:
  • Mirepoix Fresco picado
  • * Mirepoix Saquinhos porções congelados picados, organize em separado ou organize o mirepoix pronto junto para congelar.
  • * Mirepoix Pote pequeno vidro molhado com óleo de milho ou  azeite, para deixar na geladeira pronto, para  consumo rápido.  No curso de gastronomia é feito com 500 ml de azeite. Refoga  com azeite, sentimos o  cheiro do perfurme de óleo doce, cheiro de comida deliciosa! Nesta versão vario, com ou sem  alho. Com alho de pouquinho,  no pote de mirepoix é sempre  picadinho (nunca em  pasta ou purê), caso a comida é daquelas pede + alho, coloco a parte +. 
  • Mirepoix Tempero Pasta com Sal e Óleo (pastoso, purê).
  • * São as versões que + uso hoje.
Pote de Mirepoix é  para  consumo rápido, 1 semana.
Mirepoix, quando compramos e começamos a picar nasce uma sra. picada,
no pote  exige espaço, uso pote de 1 litro.

Este pote cheio ou meio pote cheio, 
dá impressão ser tempero demais para qualquer pessoa.
Sendo "mirepoix" não é não.

Lembra do pote refoga da vovo? Costume antigo... 
Ficava pronto na geladeira.
Colocava na panela, acrescentando 1 cebola picada fresca na tabua.
Este pote de "mirepoix" é a mesma coisa, o mesmo uso.

Picamos uma cebola fresca na tabua 
e colocamos  colheradas desse mirepoix,
na panela quando for refogar.

Este vidro é a refoga da
 "chef  vovo, chef mamae, faz qualquer pessoa ser chef".

Este vidro acaba em menos de 1 semana na minha mão
cozinhando só para 3 pessoas.
Imagina quem cozinha para + pessoas...

Refoga deliciosa!

Você reparará  a comida  nasce + gostosa (up),  do que só: alho e cebola ou só tempero verde mineiro.

Mirepoix com Pimenta

Nota: Pimenta fresca à parte, não misturo pimenta em nenhuma versão de tempero.

Pimenta-fresca, é ingrediente tenho colocado  com + frequência. Ela é termogênica, faz aumentar gasto calórico no corpo, ativa, emagrece, além de agregar um saborzinho único  de pimenta fresca na comida. Não sou fã da ardência, não gosto de comida sapimentada,  eu aplico as pimentas assim:
  • Pimenta dedo-de-moça, para mim, sempre sem sementes, fresca,   picadinha  em tirinhas (corte juliene)num potinho pequeno com azeite. Este use azeite sempre. A dedo-de-moça picada, o volume picado é 1/6 volume inteira comprado,   caberá num potinho pequeno, uma molhada de azeite , não  esvaziará seu vidro de azeite pra valer, não vai te faltar. É um azeite que acabaraá indo  todo para  futuras refogas que você preparar.   Refogo sempre 1.o com o alho, sozinhos, depois agrego  1 cebola e mirepoix.
  • Pimenta maleguetinha. Comprado de bandejinha eu conservo inteira no azeite. Comprada pronta,  é uma solução líquida com vinagre, não esqueça disso, alguns potes comprados o vinagre aparece com força.  Maleguetinha  esta eu  pico  na hora ou esmago com a colher,  umas 4 com tudo, refogo sempre 1.o com o alho, sozinhos, depois agrego  1 cebola e mirepoix.
  • Pimenta biquinho,  amo demais!  Povo usa para decorar, nos cursos de gastronomia aprendi a usa-la no  preparo  dentro da comida.  Como não tem ardência, posso colocar ele no durante ou final, aplico + no durante. A comida nasce com o "perfume sabor" de pimenta fresca. Só que para aparecer a pimenta biquinho dentro da comida, tem aplicar com quantidade,  eu pico  6 a 8 unidades de pimenta biquinho inteiras com as sementes.Tem um molho de tomate famoso, receita  campeã  do concurso " o melhor hot dog do Brasil do Mais Você", que leva 20 pimentas biquinhos picados com tudo, fervendo no molho de tomate. Pode explorar com felicidade o uso em "grande quantidade de pimenta biquinho" na suas receitas. Uma bandeja de pimenta biquinho que compro, parei, não  faço pote de conserva +, não faço pote de nada +, eu devoro picando esta pimenta biquinho  na semana rápido,  aplicando em tudo.  A bandeja acaba rápido demais na minha mão, não dá tempo nem de estragar. Se você desejar faça uma conserva de biquinho com azeite ou mix líquido  com vinagre.
A minha refoga com pimenta varia o preparo:
  • Desejo comer com ardência, coloque pimenta durante ou final do preparo.
  • Desejo comer minizando ou zerando a ardência, coloque fritar no óleo ou azeite, é a 1.a coisa à refogar. É a minha versão predileta comendo, comendo percebemos o sabor de pimenta fresca. 
  • Eu começo só pimenta com óleo, depois coloco mirepoix
  • Eu omeço só pimenta com alho no óleo, depois coloco mirepoix que fiz sem alho.



Refoga que + Aplico Hoje

A refoga é começada com azeite ou óleo saborizado, que retiro de algum pote pre-preparado de tempero que fiz.

O sabor final  que nasce  em todas comidas que preparo é o resultado de sabores desenvolvidos.  Que começaram antes de chegar na panela, com azeite ou óleo saborizado + sabores da refoga, são unidos, casados pelo calor do fogão,  ativando  ou nascendo outros sentidos.
Cuidado: A bandejinha isopor de sacolão, com punhado de pimenta dedo-de-moça é muito perigosa! Explico abaixo.

Pimenta Dedo-de-Moça "trabalhe só com luvas" pico à  juliene (tirinhas) sem sementes, conservadas imersas no azeite ou óleo de milho. Guardada na geladeira. O resultado de 1 unica bandejinha de isopor de pimentas dedo-de-moça do sacolão é esse micro potinho da foto, micro potinho mesmo. Molhe com azeite para guardar na geladeira. É tão pouco azeite que não irá secar sua garrafa, por isso desencane disso também. Esse azeite tem destino certo, toda as suas futuras refogas.

Doloroso por dias, pós picar 1 bandejinha de isopor de pimentas dedo-de-moça sem usar luvas.  A sensação de queimar  doendo não é instantâneo,  a minha mão levou 30 a 40 minutos, para começar a doer. Enquanto estamos picando, não percebemos que será um problemão. Começou a doer, começou a queimar mesmo, o alívio, o instinto natural é lavar, lavar,  com água fria,  com água quente do banho, nada adianta e continuará queimando até o 3.o dia seguinte. No dia seguinte, é  2.o dia, continua  dor com queimação leve.  No 3.o dia é um outro tipo dor, dor pós queimação . Onde você enconstar, mesmo após lavado diversas, mesmo após tomado um banho quente, ainda continuará contaminando com queimação toda a pele que tocamos. Contaminação difícil de tirar da pele das mãos.

Cuidado: Não toque, não faça carinho em pet de estimação ou crianças, se suas mãos estiverem contaminadas com a queimadura de pimenta dedo-de-moça. A  contaminação é instantânea no local que você encostou, ou pegou na criança,  ou no  pet, transmitindo para eles essa queimação.

Esse mise em place de pimenta fresca  de pote ou potinho, sempre,  "só trabalhe com luvas".

Alho picadinho no  azeite ou óleo de milho. De preferência para o azeite. 

O alho picadinho, é um  volume muito inferior ao volume de 1 bandeja de dentes de alho descascados comprada, ou muito inferior do volume da  versão tempero em purê ou pasta. O alho picadinho não rende, coloque em potes pequenos. 

Molhar ele com azeite é pouquinho de azeite só, não irá secar sua garrafa de azeite, como você pensa.  Nasce aquele azeite ficara aromatizado (conserve na geladeira). Todo esse azeite tem destino certo,  suas futuras refogas. Elevando a comida caseira para alta qualidade,  nascerá sempre  aquele perfume de óleo doce na refoga.

Todos os cursos  recentes que fiz de gastronomia,  não usaram alho em pasta ou purê, só usaram  o  mise en place com 1 potinho  de  alho picadinho no  azeite.

Alho e pimenta dedo-de-moça sem sementes, começo a refoga 1.o sozinhos juntos.
O óleo  90% das vezes eu aqui, é  de algum pote de tempero que fiz, já vai para a caçarola teflonada saborizado. Esta refoga inicial sozinhos é exclusivametnte para  pimenta dedo-de-moça perder ardência  e ficar com só  o sabor cheiro de pimenta fresca (é o final que + gosto de comer).

Antes do alho começar a queimar (amagar),  adiciono como todos fazem,1 cebola fresca picada inteira + mirepoix  do pote por cima.

Aqueles dias às pressas, só refogar um pouquinho de   mirepoix de pote puro, ajuda muito. Um pouquinho de mirepoix, deixa qualquer comida + deliciosa!

A comida fica divina, com sabor de restaurante famoso, com bastante mirepoix!

Você ficará apaixonada por mirepoix!


Mirepoix no pote  é para o consumo rápido, 1 semana.Devoro este pote (1 litro - foto já esta acabando).

Vai  se organizar, deixar a refoga mirepoix pronta picada, como eu faço,no pote com azeite ou óleo de milho,  para usar esta semana + porções  que sobrou do  picado pronto em saquinhos no  freezer,
compre 1 salsão (enorme, picar só o talo, folhas despreze)  + 2 ou 3 alhos-porós. 

A comida do dia-a-dia nascerá + gostosa!
Agora você poderá reproduzir na sua casa o mesmo sabor que sirvo.



Obrigada pela visita.
Volte sempre.
Priscila Beneducci

tempero caseiro, receita de refoga, receita profissional gastronomia, cozinha brasileira, blog de receita, blog de receitas, site de receita, site de receitas, chef Priscila Beneducci, @priscilabeneducci #priscilabeneducci, receita, recipe, recete

#tempero #temperocaseiro #cozinhabrasileira #gastronomia #blogdereceita #blogdereceits #sitedereceita #sitedereceitas #refoga #receitaderefoga #receita #recipe #recete #priscilabeneducci #chefpriscilabeneducci

Comentários

Sol disse…
Que ideia legal a de apresentar a refeição assim, em forma de coração! Tenho que fazer isso um dia!
Sandy altura disse…
Achei muito interessante atualmente esta sua postagens. Parabéns!
ALtura da Sandy