Visitantes:

Doce Árabe de Semolina com Amêndoas

Doce Árabe de Semolina
O melhor que já comi

Depois de muitas pesquisas, também  lendo  o instagram internacional, o meu estudo  levou a receita e preparo abaixo, foi certeiro de 1.a,  nasceu aqui,  comi a  melhor receita de Doce de Semolina  da minha vida,  amei!

Comendo tive a certeza que  este é melhor Doce de Semolina da minha vida!  Saboroso, cheiroso cítrico mix laranja com limão,  não é doce sabor limão ou laranja, é interessante, é doce perfumado sutilmente de  laranja com limão,  uma crocância sutil na superfície vem das amêndoas em 2 texturas, miolo úmido +  macio +  delicado,  com teor de açúcar doce na medida certa. Comparando claro, com os que paguei, alguns eram nomes famosos, eram sim com sabor muito inferior ou  muito sem graça.

Este doce árabe com calda,  o sucesso dele comendo   no Brasil é prepara-lo com marcas.

Compras: Tem receita determino  objetivo faze-lo a curto prazo. Então a receita fica na tela do meu celular, para ver todo dia, a lista de compras dele. Foi o caso deste Doce de Semolina. O objetivo inicial é comprar  marcas:  manteiga aviação, água de flor de laranjeira (caro), limão siciliano, amêndoas lâminas e inteiras, leite integral Ninho Nestlé e  a farinha de semolina. A farinha de semolina é dica principal de qualquer pesquisa que fiz. Dizem  que o doce de semolina deve ser feita uma farinha de textura média, não pode ser semolina fina e não pode ser semolina grossa. Não tive essa oportunidade de comparar texturas de semolina. Por meses só achei a semolina da marca Renata para comprar, não tive outra opção, então fiz este doce com a Renata. Não sei se a semolina da marca Renata é de textura fina, média ou grossa. Sei que o  resultado comendo  amei, adorei!

Água de Flor de Laranjeira: Comprei lá na loja árabe da Dona Raquel no Mercado Central de Belo Horizonte (centro).


Manteiga cuidado. Reparou agora em 2018 nossas marcas de manteiga + em conta $ de pagar, não +  tem gosto de manteiga, não tem  + cheiro de manteiga, não tem + sabor de manteiga e não derrete em temperatura ambiente como manteiga, ficam durinhas, inteiras em temperatura ambiente  como margarina?  Estão decepcionantes. Então optei pela Manteiga Aviação, que ainda continua honestamente manteiga de verdade, conosco, nós o consumidor.

Em 2018, o doce árabe de semolina viralizou internacionalmente, por causa da influência gastronômica do êxodo humano do povo árabe, sírio, libanês, mulçumano e outras etnias da região do oriente médio. Fico imensamente feliz de acompanhar a vida de diversos perfis, semanalmente no Instagram. Significa uma parte das pessoas desse exôdo,  já se estabeleceram,  em 2018 estão consumindo produtos e serviços, voltaram a viver. O interessante nada passa por eles sem ganhar um requinte. Requinte não vem da louça ou do ambiente, é requinte visual vem da própria comida servida. Aqui cortamos 1 tomate de qualquer jeito, com eles não, nada é cortado ou servido de qualquer jeito,  tudo  ganha um fino trato ou  artístico, diferente do serviço a la carte de restaurante profissional, que me agrada +, me dá + água na boca e desejo. Toda essa beleza gastronômica influência pessoas como eu. Acordo,  ao tomar meu café, visito o Instagram, é fuso internacional com o horário Brasil, manhã muito cedinho, é quando + topo, vejo a avalanche de postagens  internacionais deliciosas e lindas: doce de sêmola e outras comidas  do oriente médio,  apresentação magnífica, postados em países Europeus diferentes, Ásia e Canada.

Doce de semolina é doce  com + nomes diferentes que já conheci:
Babousa (no Egito)
Doce árabe de Semolina (Brasil)
Herice ou  Hricet Lauz
Namoura
Sam Tatlisi
Revani (na Grécia ou Turquia)

Siga a risca o preparo abaixo:

Doce Arabê de Semolina
(semolina, água de flor de laranjeira, limão siciliano, manteiga, leite, amêndoas e açúcar)

Tempo de preparo: 2 dias

Tahine (pasta de gergilim - tempero caseiro árabe para receitas salgadas e doces)
  • 200 g de sementes de gergilim
  • 100 ml de azeite com teor de acidez de 0,5% para baixo - poderá  colocar menos azeite se o seu processador ou liquidificador der conta de transforma-lo em pasta
Massa:
  • 250 ml de água 
  • 200g de manteiga sem sal aviação (agregará o legítimo sabor manteiga no doce)
  • 4 colheres (sopa) de leite em pó Ninho integral (leia o preparo antes, ele agregara sabor, e agregará uma gordura existe no leite em pó,  importante para o doce de semolina nascer com miolo  + gostoso de comer)
  • 500g de semolina
  • 240g de açúcar cristal (eu usei açúcar cristal, porque a massa descança crua por 12 horas, é tempo + do que suficiente para dissolver totalmente)
  • raspas de limão siciliano (só a parte amarelinha em quantidade sem medo de ser feliz, as raspas de limão siciliano tem efeito diferente de raspas de limão tahity, as raspas de limão siciliano tem efeito de + perfurmar do que colocar sabor, pode colocar sem medo de ser feliz, o que você conseguir raspar de 1 limão siciliano só)
  • 1 colher (sopa cheia) fermento em pó para bolo marca Dr. Oetker (esta marcar crescerá só la no calor do forno, optei por misturar um pouco antes de entrar no forno, para  entrar propositalmente com força máxima neste doce no forno)
Calda
  • 600 ml de água 
  • 320g de açúcar cristal
  • suco de 1/2 limão siciliano
  • 2 tampinhas de água de flor de laranjeira
Decoração
  • amêndoas em lâminas (coloque amêndoas  na superfície toda se puder, este doce é + gostoso de comer com a superfície toda cheia de amêndoas  em laminas ou inteiras)
  • amêndoas inteiras (24 unidades se for cortar 4 x 4 ou 12 unidades se for cortar 6 x 6 cm)
Rendimento Testado:
  • Assei em refratário médio tamanho 29 x 22,5 cm (igual 1 sulfite A4)
  • 24 pedaços de 4 x 4 cm ou
  • 12 pedaços de 6 x 6 cm 
Modo de Preparo:
Tahine - Liquidifique as sementes de gergilim com azeite, até ficar liquido, depois pastoso com zero casquinhas de sementes de gergilim. Coloque num vidro de conserva ou tigela esterilizada e cubra com 1 fio de azeite, guarde na geladeira. Quanto tempo dura? Ainda não sei.  Vou descobrir.

Doce de Semolina -
1.a Etapa - 12 horas
1 - Misture os ingredientes secos: 500g de semolina, açúcar, raspas de limão siciliano. Misture bem.
2 - Ferva água com manteiga até derreter. Acrescente o leite em pó integral depois que ferveu, porque? Para o sabor de Ninho aparecer melhor e misture.
3 - Escalde a massa de semolina e misture até tudo se dissolver, ficará bem líquido e mole, como lama amarelinha mole.
4 - Tampe com filme plástico e leve para gelar cru assim por 12 horas. A textura dessa colherada puxada é de argila firme. Será errou a receita? Não errou. Como  acontece com argila artesanato, essa argila doce (receita) vamos amaciar, mexendo com a  colher.
5 - Retire da geladeira 12 horas depois, misture bem, para ficar soltinho, numa textura de cremoso muito denso. Só pare de mexer manualmente, depois que ficar bem cremoso e soltinho.
2.a Etapa
6 - Acrescente o fermento em pó para bolo. Misture até ficar homogêneo.
7 - Unte o refratário com untado com pincel com tahine.
8 - Espalhe as colheradas a massa de semolina gelada, por igual e nivele a superfície.
9 - Decore como quiser com amêndoas inteiras e em lâminas.
10 - Faça uma calda em ponto de fio fraco, de água com açúcar. Desligue do fogo e adicione  o suco de limão siciliano e 2 tampinhas da água de flor de laranjeira árabe.
11 - Bolos de manteiga ou doces de manteiga assados em forno vaporizado, nascerá do forno com miolo + macio, + úmido, evita o ressecamento rápido ou acelerado. Claro que deixar lá no forno  uma vida toda vai ressecar e queimar sim.  Recomendo assar nos fornos abaixo.
12 - Asse em forno de convecção normalmente por 30 minutos, ligue o modo vapor.
ou
13 - Asse em forno caseiro á gás domesticovaporizado artesanalmente. Coloque uma assadeira no chão do seu forno cheia de água fria (uso teflonada), acenda o forno e aguarde ficar quente por 15 minutos. Após 15 minutos, coloque o refratario na grade do meio, no centro do seu forno, abaixe a temperatura para 180.oC e  leve para assar até ficar levemente dourado, fique de olho para não ressecar demais. O forno caseiro não permitirá dourar em cima. No forno caseiro à gás dourou em cima, o bolo semolina já ressecou demais. Então repare as pontas como o brownie, após 30 minutos, fique de olho, percebeu que dourou as pontas e o centro perdeu aquela cara e textura de cru, pode retirar,  se deixar + tempo o doce bolo úmido, nascerá bolo ressecado. 
14 -Só fornos  à gás, com grill em cima e convecção assamos este doce bem douradinho em cima sem ressecar.
15 - Retire do forno, e despeje conchas de calda quente no doce. Eu despejei a olho, não quiz despejar tudo não. Demora um pouco para absorver. Despejei de novo e aguardei absorver. Sobrou um pouco de calda que usei  servindo individualmente depois.

16 - Achei doce delicioso, tem sabor de passado, tem sabor de coisa boa antiga. Degustei quente, morno e em temperatura ambiente, gostei de tudo. Experiente todas as temperaturas você também.

Fiquei muito feliz,
por fazer um doce simples, antigo, tradicional,
gostoso e tão lindo!

Ando apaixonada pela comida linda do oriente médio,
já é meu novo hobby objetivo na cozinha.

Volte sempre,
beijos,
Priscila Beneducci


receita comida arabe, receita comida libanesa, receita comida siria, receita mulçumana, receita de semolina, receita de doce arabe, receita de amendoas, receita com amendas, receita com agua de flor de laranjeira, confeitaria, confeitaria brasileira, patisserie, patisserie made brasil, receita, recipe, priscila beneducci, chef priscila beneducci, blog de receitas, site de receitas

#receitacomidaarabe #comidaarabe #receitacomidalibanesa #comidalibanesa #receitacomidasiria #comidasiria, #receitamulcumana #receitadesemolina #docedesemolina #semolina #amendoas #receitadeamendoas #receitacomamendoas #receitaaguaflordelaranjeira #aguaflordelaranjeira #confeitaria #confeitariabrasileira #patisserie #patisseriemadebrasil #receita #recipe #priscilabeneducci #chefpriscilabeneducci #blogdereceitas #sitedereceitas

Comentários

Lais disse…
Estava sumida, que bom que voltou!
Amo comida árabe também, shawarma, carta, esfihas e quibes... Adoro
Yolanda disse…
Um doce lindo e delicioso, é dificil achar semolina, uma amiga trouxe de Vitória junto com uma farinha super especial da Buaiz. Agua de flor de laranjeiras é fácil. Bjs.