Visitantes:

"Torta de Limão da Priscila Beneducci" - Com técnica profissional, feito com as melhores receitas, custo baixo, simples e deliciosa!

Sobremesa barata que arrasa, de baixo custo, é Torta de Limão com Merengue Maçaricado.

O que já comi por ai são aquelas massas que deixam a desejar. Essa não, você fará questão de comer a massa, sem contar que essa montagem tem recheio na quantidade que esta torta exige.

Torta de Limão com Merengue
com diversas orientações profissionais no preparo

Compras - fique esperta:
  • 6 limões tahity, casca fina, quanto + for verde clarinho melhor, escolher com capricho aqueles 6 limões tahity quase tamanho de limão cravo,  caso sejam menores que isso, compre 8 a 9 limões
  • 6 ovos jumbos (aquele ovo grande pesa com casca cru 60g) - vamos usar 1 ovo inteiro e 5 claras - abaixo ensino congelar 5 gemas
  • 2 latas de  Moça leite condensado - este recheio não compensa fazer com os leites condensados baratos, ele tem o preparo cru, por ser preparo cru o sabor e cor do leite condensado barato aparece demais, pior,  o leite condensado barato faz ele ser + doce para enjoativo de comer, faça exclusivamente com a marca Moça
  • 1 embalagem de 1 litro de creme de leite culinário - vamos usar 240 ml só - ele é + grosso denso, fará uma tremenda diferença na qualidade do recheio, tem teor de gordura 26% - não faça esta delícia com caxinhas 16 %, 17% ou 20%,não faça. - substituição: 2 latas de creme de leite Neslté, super geladas,  faça 2 buraquinhos primeiro para retira a águinha o sorinho, retirou, abra pra valer a lata que estará sem o soro", só a parte densa, a soma das 2 latas será 240 ml de creme de leite "denso grosso"
Patê Sablée de Limão:
É biscoitinho delicioso!  Patê sablée é sempre uma massa de torta doce menos doce, para não brigar com recheio e cobertura + doces,   + aerenosa,  que não chega a ser uma massa podre,  aquela casquinha de torta assada,  que fazemos questão de comer ela.
  • raspinhas de 2 limões tahity
  • 120 g de açúcar refinado = 1 xícara de chá 240 ml
  • 20 g de amido de milho
  • 240 g de farinha de trigo = 2 xícaras de chá 240 ml
  • 2g - 1 pitada de fermento em pó para bolo - é tipo insignificante a pitada, suficiente para deixar a massa com + qualidade
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite culinário (grosso denso teor mínimo 26% gorduras)
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo
Recheio Mousse de Limão Leite Moça
rende 1 litro
  • raspinhas de 2 limões
  • 240 ml de suco de limão puro concentrado (em média 6 limões tahity casca fina suculentos - explico abaixo no preparo como extrair o máximo de suco de limões)
  • 790 g - 2 latas de leite Moça (leite condensado)
  • 240 ml de creme de leite culinário (comprado de litro, denso, grosso com teor mínimo 26% gorduras)   - substituição: 2 latas de creme de leite Neslté, super geladas,  faça 2 buraquinhos primeiro para retira a águinha o sorinho, retirou, abra pra valer a lata que estará sem o soro", só a parte densa, a soma das 2 latas será 240 ml de creme de leite "denso grosso"
Merengue Suíço:
método: fogão fervido até sair fumaçinha e o açúcar desmanchar + batedeira + maçarico
  • 200 g - 5  claras em neve ( medida é da clara retirada do ovo jumbo 60 g unid pesado com casca - saiba abaixo como congelar suas gemas) - na conta da conta   para cobrir 25 cm diâmetro, aplicado numa técnica que consuma baixa quantidade de cobertura
  • 60 g de açúcar refinado - 1/2 xícara chá
  • 1 colher de chá de cremor de tártaro (para estabilizar o volume conquistado
  • raspinhas de 2 limões
  • maçarico

Rendimento Testado pela Priscila:
  • 1 torta de limão aro 25 cm redondo
  • serve exatos 12 fatias perfeitas triangulares
  • aqui em casa é na conta para 5 pessoas, é nossa rotina estarmos em 5 pessoas - todos querem repeteco desta torta quando servimos - quando sobra torta,  sobra 1 única fatia  ou no máximo 2 fatias - volta para geladeira simbolicamente, logo algum esperto aqui de casa, ainda com pança super cheia, que foi para notebook,  dizem aqui que computador dá fome de beliscar, come ela logo em seguida - moral: não tenho sobra desta torta mesmo para depois...

Pilotando a cozinha com amor, com muitas orientações de um trabalho profissional:

1 - Limões - Temos 6 limões tahity casca fina.

1.1 Vamos retirar as raspas de todos  6 limões tahity, raspar só a casca verde, NÃO PODE RASPAR COM A CASCA BRANCA, SÓ O VERDINHO, toma um tempinho, todo esse trabalho de raspar, faz parte do sucesso desta receita:
raspas de 2 limões raspe direto na tigela da massa da torta,
raspas de 2 limões direto na tigela de mousse
e
raspas de 2 limões num pratinho que usaremos no preparo do merengue na batedeira depois. 

1.2  Vamos extrair o suco. Primeiro precisamos amaciar para extrair + suco. Eu uso 2 processos juntos: 1.o Só a raspada você perceberá que foi um tipo de apalpada, mesmo assim, sem casca, quase brancos,  apalpo rolando na mesa, fazendo pressão na casca por um tempinho, cada limão. 2.o Coloco no microondas, e ligo 30 segundos em potência alta (cuidado ele ficara quente e pode ate sem querer dar uma micro estouradinha, os limões que foram raspados, e por conta disso a casca estará + fina, um outro estourará). Verifique 1 a 1 se a temperatura é possível extrair ele. Se for corte ao meio e esprema, cuidado anterior foi importante, que sai suco de limão quente,  sai muito suco. Suficientes para obter 240 ml puro.

2 - A massa pode ser feita manualmente ou no processador de alimentos.

2.1 Esta massa patê sablée de limão, receita que te ajuda de tudo quanto é jeito, perfeita.
Crua poderá ficar embrulhada na geladeira por 5 dias. 
Crua poderá ser congelada  por 90 dias.
Assada sem recheio poderá ser congelada por 90 dias.
Assada e com recheio mousse de limão poderá ser congelada por 90 dias também. 
Perfeita receita  para cozinha profissional vendas.
Além de  ser um biscoitinho de limão divino!

2.2 Manualmente: Na tigela já tem raspinhas de 2 limões. Misture os ingredientes secos, pique a manteiga gelada miudinho, incorpre até obter uma farofinha miudinha. Acrescente os ingredientes líquidos: creme de leite e 1 ovo. Incorpore até ficar homogênea. Leve para gelar um pouquinho. Não muito,  tipo 15 minutos só.

2.3 Processador - este é o processo que prefiro: Dentro você já ter colocado as raspinhas de limão, coloque os ingredientes secos e a manteiga picada. Não ligue apenas pulse, teremos uma farofinha. Coloque o creme de leite e 1 ovo, pulse até rolar uma bola de massa homogênea. Leve para gelar um pouco. Não muito, tipo 15 minutos só.

2.4 A aplicação que + gosto =  Escolha uma torteira com 25 cm diâmetro. Torteira teflonada, torteira de alumínio ou torteira de porcelana não precisa untar com nada, vamos deitar essa massa direto nela seca. Abra 2/3 da massa no rolo entre 2 plásticos e  deite dentro da torta. Corto a massa da lateral, isso mesmo. Abra de novo a massa em 2 rolos e uso cortador redondo de 4 cm de diâmetro, faço diversas rodelas e vou acomodando essas rodelas na lateral da massa. Fure com o garfo. Agora leve para gelar pra valer 20 a 30 minutos, se estiver com pressa coloque no freezer. Precisamos de torteira com massa crua super gelada. Não jogue fora os grãos assados. Não servem + para fazer receita. Coloque num vidro e uma etiqueta grãos para assar torta.  Esses grãos não criam nenhum bicho, são pedras. Duram muito tempo, anos, se você guardar direitinho no armário em temperatura ambiente. 

2.5 Para assar, coloque papel alumínio, dessa vez com brilho para cima. Acomode dentro grãos secos: feijão seco, lentilha seca, arroz seco, grão de bico seco, o suficiente para espalhar sobre o fundo. Em forno preaquecido leve para assar , na grade do meio, assim 15 minutos coberto, retire tire o papel alumínio pegando com as pontas e volte ao forno + 5 minutos, tem ficar assada, branca, sem queimar. Quando volta, ao forno é tão rápido que  exala rápido cheiro de biscoito. Cheirou corre, é aquele instante que você pode queimar pra valer. Reserve, deixe esfriar.

3 - Mousse de Limão NÃO BATA NO LIQUIDIFICADOR. - Esta receita gosto do preparo manual no garfo. Para o preparo manual tem seguir coisitas para não talhar. - Misture 1.o só o suco + raspas de limão com leite condensado, até o leite condensado absorver todo o limão, não poderá estar visível nada de águinha de limão. Perfeito, integrado, pode colocar então agora o creme de leite, e ai a mágica começa acontecer. - Importante: NÃO COLOQUE AGORA NA MASSA ASSADA. Ainda está + mole. Este mole amolece muito  a massa de biscoito assada perfeita que fizemos. Então leve para gelar muito ou use o freezer como eu faço, quero esta etapa seja + rápida. No freezer 30 minutos, retire e mexa com o garfo, deu uma senhora encorpada. Encorpado agora pode despejar e nivelar sobre a massa assada. Você perceberá comendo a torta gelada horas depois, que ter aguardado este recheio encorpar a parte antes, foi essencial para subir a qualidade desta sobremesa.

Importante 1: Não solte a trava deste aro de sopetão, para não correr o risco de quebrar. Essas formas teflonadas vão perdendo o poder de teflon delas e essa massa tem só 100 g de manteiga. . Da passada de faca em volta, para ter certeza que a lateral esta solta. Então tire da torteira. Esta tão inteira. firme, é só transferir com espatula largona,  para o prato fino ou descartável escolhido.

Importante 2: No prato descartável para venda, use algum tipo de cola comestível (recheio ou outra coisa) para grudar a torta no prato. Sem isso no transporte carro ele ficará andando sobre o prato descartável.

4. Merengue  Suíço -  Separa claras das gemas.  Num fervedor teflonado coloque as claras com açúcar. Na menor boca do seu fogão e uma colher de silicone, misture o tempo até as claras sairem fumaçinha e o açúcar ter dissolvido completamente, tem vez que a clara ficara bege para marrom, fique tranquila, que não estragou é assim mesmo. Coloque as claras super quentes na tigela da batedeira. Bata até obter um suspiro firme, nivele o volume conquistado com cremor de tártaro. Aromatize com as raspinhas de 2 limões que reservamos no inicio. Temos uma espuma branca super fofa encorpada.  Encha a manga de confeitar, invente um bonito que não gasta cobertura, esta quantidade é na conta da conta para cobrir 25 cm. Leve para gelar ou coloque rápido no freezer. Com a superfície + firme use o maçariço, cuidado, gratine sua torta. Não gosto de voltar ao forno, prefiro o maçarico, para o fundo não queimar.  Use o maçarico de longe, para dar tipo de assada no merengue na mesa.

5. Leve para gelar muito. Esta torta é para ser consumida super gelada.

6 - Como congelar as gemas: Sobrou 5 gemas. 
6.1 Pode congelar com película ou sem película.
6.2 Como a maioria das vezes o meu aproveitamento será em receitas pâtisserie, já congelo sem película.
6.3 São temperadas com 1 colher chá de açúcar ou 1 pitadinha de sal. Gemas doces    no futuro  será preparo de  receitas doces. Gemas salgadinhas no futuro será preparo de receitas salgadas.
6.4 Quando for congelar faça sempre em  saquinhos pequenos. Aqui temos sacos de tudo quanto é tamanho, festas fazem termos esse tipo de estoque. Direto no saquinho escrevemos com a  caneta pincel de ponta fina (para quadro branco, para escrever acetato de retroprojetor, é o mesma caneta pincel que usávamos para escrever no antigo CD do computador), caneta pincel de ponta fina é utensílio de cozinha que não pode faltar, e dura muito se deixar tampado certinho, deixar destampado ele secará rápido,  escrevo bem no pezinho em baixo do saquinho, com validade.
6.5 Proporcione na quantidade que você costuma trabalhar nas suas receitas:  saquinho de 2 gemas, saquinho de 3 gemas, saquinho de 4 gemas, saquinho de 5 gemas.
6.6 A validade é 60 dias congelado.
6.7 Antes de ensacar... Tiro a película puxando com dedo de cada gema, misturo no garfo com 1 colherzinha de chá de sal, ou 1 colherzinha de chá de açúcar, aqui serão liquidas. Abro este saquinho dentro de copo maior e coloco uma  peneira pequena. Peneire sem mexer por cima, deixe cair sozinhas, é rápido, estão líquidas, se quiser poderá raspar por baixo.
6.8 Só feche retirando o ar manualmente ou com aparelho, coloque no andar do  freezer,  não na porta, deitado no andar do freezer, será uma saquinho placa de gelo de gema temperada, não ocupa espaço. 
6.9 Descongela muito rápido. Para o aproveitamento desta gema ser perfeito,  tiro do saquinho a placa fina de gema congelada,  coloco em outro recipiente, quase sempre já no recipente ou caçarola que vou usar dentro da geladeira. Descongelamento será dentro da geladeira. Daqui a pouco já se liquifez novamente. Prontas, liquidas novamente, para o preparo de uma nova receita.


Eu começei a fazer meu blog anos atrás, me dei conta nasceu uma geração diferente na família. Onde o caderno de papel da gaveta que amo, será só um hobby,  para poucos, aqueles ainda curtem colar e escrever manualmente.

Com a chegada dos celulares com fotos, fotografar o que comemos, foi um prazer novo que chegou.

No  inicio  o blog tinha a intenção de ser um cadernão de receitas online   para meus filhos e talvez para futuros netos,  das delícias que eles foram criados. Somente as receitas de trabalho da loja, estão online e impressas para acesso exclusivo. O blog de receitas aqui, sem querer,  acabou sendo acessado pelo público brasileiro e internacional, semanalmente.

Dando uma geral no blog, putz... Percebi que não nunca coloquei a nossa  torta de limão de custo baixo  aqui.

Agora está registrado,  a receita de massa de biscoito de limão que amo (patê sablée de limão) + proporção de tudo, o que compro para fazer e segredinhos técnicos.


Volte sempre.


"receita de limão", "receita com limão", "receita de torta doce", "receita de sobremesa", "lemon pie", "receita de torta de limão", "receita de torta com merengue", "receita torta de limão com suspiro", "confeitaria brasileira", "confeitaria", "receita da confeitaria brasileira", "receita de confeitaria brasileira", "receita patisserie", "receita patisserie made brasil", "patisserie", "patisserie made brasil", "sobremesa  ceia de natal", "sobremesa pascoa", "sobremesa  dia dos pais", "sobremesa reveillon", "sobremesa dia das mães"

receita de limao, receita com limao, receita de torta doce, receita de sobremesa, sobremesa, lemon pie, receita de torta de limao, receita de torta com merengue, receita torta de limao com suspiro, confeitaria brasileira, confeitaria, receita da confeitaria brasileira, receita de confeitaria brasileira, o doce brasileiro, receita patisserie, receita patisserie made brasil, patisserie, patisserie made brasil, sobremesa ceia de natal, sobremesa pascoa, sobremesa dia dos pais, sobremesa reveillon, sobremesa dia das maes,

#receitadelimao #receitacomlimao #limao #receitadetortadoce #torta #tortadoce #sobremesa #lemonpie #receitadetortadelimao #tortadelimao #tortacommerengue #receitadetortacommerengue #receitatortadelimaocomsuspiro #tortadelimaocomsuspiro #confeitariabrasileira #receitadaconfeitariabrasileira #receitadeconfeitariabrasileira #odocebrasileiro #docebrasileiro #patisserie #patisseriemadebrasil #receitapatisseriemadebrasil, #diadasmaes #sobremesadiadasmaes #diadospais #sobremesadiadospais #pascoa #sobremesapascoa #ceiadenatal #natal #sobremesaceiadenatal #receitaceiadenatal #reveillon #sobremesareveillon #receitareveillon

@priscilabeneducci, priscila beneducci, "priscila beneducci", #priscilabeneducci

Comentários

Lais disse…
Eu acho tão bacana isso, você compartilhar suas receitas de trabalho...
Eu faço muita coisa aqui do blog, parabéns e obrigada por nos ajudar e inspirar!