Visitantes:

"Pudim de Quentão Sagatiba Gourmet"

Saboreando a delícia da  nova "cozinha brasileira contemporânea" ou a nova "cozinha mineira contemporânea".

Imagina sabor maravilhoso! Pudim com sabor requinte! É esse. 

Aqui servimos para crianças, o álcool evaporou, tem sabor laybor da Sagatiba com especiarias e maçã. Comparação é um sabor de bebida idêntico ao sabor da trufa cara de shopping K, delicioso! 

Para algumas famílias citar a palavra quentão é problemático, principalmente famílias evangélicas, como é a minha. Faça como eu, só sirva e não diga nada. Não estranhe, a família evangélica pode até não reconhecer sabor de quentão, mas, conhece todos os sabores do shopping, kkk...  Eles vão dizer é pudim sabor dos chocolates da loja "K" (levam bebidas alcoólicas de qualidade no preparo). Esse pudim vira o sucesso da vez com todos, as crianças crianças, crianças adolescentes, crianças adultas, crianças idosas, comem trufa cara de shopping com este sabor, adoram!

Por favor... Viva! Sem medo ser feliz!

Esse pudim entrou definitivamente para a minha  lista pessoal de sobremesas maravilhosas, que vou preparar para sempre,  em qualquer data ou evento, inclusive  fará parte do meu menu do natal e réveillon 2018 e anos futuros.

Não sirva em pratinhos, sirva  fatia em tigelinhas. Para você poder praticamente, semi afogar a porção servida num quentão delicioso gelado, com pedacinhos. Uma experiência nova, viciante para o pudim! Literalmente comemos e bebemos o pudim. Amo essa liberdade! Amo essa mudança de comportamento!

Tem preparo cheio de etapas,  bem + demorado de fazer que o normal, uma lista de ingredientes  diferentes, para muito será uma preparo para corajosos

Em junho 2018 cachaças Sagatiba variam muito de preço, com opções diferentes (simples pura por R$ 40,00 a envelhecida por R$ 80,00), preparamos este pudim com a envelhecida. Para algumas pessoas, será um investimento. Vale a pena o investimento. Por causa do preço 2018 de 1 garrafa de Sagatiba grande ( só vem com 750 ml) esse pudim nasceu mega gourmet $,  é verdade. Não fique receoso(a), vale cada dim dim $ gasto nas compras,  encarar esta novidade. É divino de comer!

Agora cachaça é coisa de especialista. Cada cachaça marca ou envelhecimento diferente agregará um laybor diferente a esta receita. A nossa foi preparada com a legítima Sagatiba. Com Sagatiba envelhecida ficou divino!


Pudim de Quentão Sagatiba Gourmet
fôrma 25 cm redondo com furo no meio
capacidade interna  da forma de 2,5 litros
rendimento 12 fatias servidas em pé
ou 15 fatias finas deitadas
preparo é todo feito com 100 g de gengibre fresco + 150 ml cachaça Sagatiba

1.a Etapa - Força Sabor do Pudim - Chá de Quentão 
(resultado é um chá 375 ml - reserve os pedaços)
  • 500 ml de água filtrada
  • 3 pauzinhos de canela
  • 15 cravos-da-Índia com a flor (cabecinha)
  • 50 g de gengibre fresco (com casca e polpa, cortado em pedaços de comprido)
2.a Etapa - Pudim de Quentão (aguarde 1 hora de descanço apos batido)
  • 360g - 6 ovos jumbos (cada ovo tem 60 g pesados crus com a casca)
  • 790 g - 2 latas de leite condensado marca Leite Moça
  • 375 ml de chá de quentão
  • 40g - 4 colheres (sopa cheia) de leite em pó Ninho integral Nestlé (integral ou instantâneo integral, eu prefiro o sabor do integral é + potente, como será liquidificado não preciso da textura da versão instantâneo)
3.a Etapa - Caramelo de Especiarias
  • 160 g - 1 xícara (240 ml) de açúcar cristal
  • 25 g de gengibre picado
  • 6 cravos-da-Índia com a flor
  • 1 pauzinho de canela
  • um pouquinho de água para finalizar
5.a Etapa - Quentão Gelado de Sagatiba
  • 160 g - 1 xícara (240 ml) de açúcar cristal
  • 25 g de gengibre fresco com casca picado
  • + peneirada do chá de especiarias reservada do chá de especiarias (3 pauzinhos de canela, 50 g gengibre picado fervido + 15 cravos-da-Índia que foram fervidos juntos)
  • + os pedacinhos de especiarias caramelados que reservamos do  preparo do caramelo
  • 1 maçã gala vermelha linda da grandona, picada com casca
  • 250 ml de água filtrada
  • 150 ml de cachaça Sagatiba "envelhecida"

Pilotando a cozinha com amor:

1.a Etapa Chá de Especiarias - Pese seu gengibre antes, para saber o que você comprou, e ter uma ideia o tamanho do pedaço que você irá corta-lo com a faca. Pese 50 g de gengibre, corte ao meio ou já pique ele, com a casca. Leve para ferver, levantou fervura, aguarde uns 5 minutos, cheiroso, maravilhoso, nasceu seu  o chá de especiarias.  Desligue e abafe. Aguarde esfriar. Eu só peneirei depois, direto no copo do liquidificador. Reserve as especiarias fervidas, não jogue fora.


2.a Etapa Pudim de Quentão - Liquidifique tudo: 6 ovos, 2 latas de leite condensado e 375 ml de chá de especiarias + 4 colheres (sopa cheia) de leite em pó Ninho Nestlé integral, o resultado disso será vitamina com espuma de 2 litros. Desligue o liquidificador e deixe tampado. Eu deixei assim tampado, sobre a balcão, aguardando descanço de 1 hora. A espuma praticamente irá se reliquifazer de novo, se tornando tudo uma vitamina de quentão sem espuma. É delicioso de beber aqui já.

3.a Etapa Caramelo de Especiarias - Numa caçarola coloque o açúcar, o gengibre e as especiarias. Leve para queimar a seco até virar um caramelo. É cheiroso e delicioso. Virou caramelo, despeje a água filtrada um pouquinho a olho, cuidado, ferve perigosamente, empedra todo, e mantenha no fogo até se liquifazer. Você perceberá  parte da polpa do gengibre, será um creminho, pedacinho neste caramelo. Despeje na forma de pudim. Lá na forma de pudim com uma colher, rapidamente, retirei os pedaços maiores de gengibre, canela e cada cravinho (também reservei, já colocando direto na panela ou fervedor que vou fazer o calda de quentão gelado,  serão especiarias pedras de caramelo, é assim mesmo). Você perceberá é uma calda  de caramelo um tiquinho + liquida que de costume. Levei esta forma de pudim no frio da geladeira, só para este caramelo no fundo da forma de pudim vazia, endurecer + rápido.



4.a Etapa - Cozimento do Pudim em Banho-Maria fervente no Forno - Forno preaquecido, super quente. Para ficar super quente, deixei aquecendo 15 minutos antes. Escolha um tabuleiro ou assadeira redonda que caiba sua forma de pudim.  Coloquei a forma de pudim já com caramelo endurecido, neste tabuleiro, despejei a receita de pudim de quentão (a vitamina sem espuma), cobri com papel alumínio bem fechadinho, para não criar casquinha na superfície do pudim, para a superfície do pudim nascer assado super branquinho. Dei uma espetada com garfo no papel alumínio e o papel alumínio ganhou 3 furinhos, de lá sairá o vapor do pudim no forno.  Levei ao forno quente, mantive o calor 200.o C constante ate final de 1 hora. No forno despejei uma chaleira inteira de água fervente, meio limão no tabuleiro (podera ser também gotinhas de vinagre branco ou escuro, limão ou vinagre evitam oxidação do cozimento banho-maria fervente no forno no alumínio). Ficou assando por 1 hora em temperatura alta no forno.

5.a Etapa - Quentão Gelado de Sagatiba - Na caçarola ou fervedor, eu já tinha jogado as pedrinhas de especiarias que tirei do caramelo direto nesta caçarola (caramelo quente gruda endurece onde colocamos). Acrescentei toda a peneirada de especiarias que reservei lá do 1.o chá de especiarias, agreguei + 25 g de gengibre fresco com casca picadinho e 160 g (1 xícara) de açúcar cristal. Levei ao fogo até fazer um novo caramelo de especiarias. Virou caramelo, adicionei 250 ml de água e 1 maça gala grandona com casca picadinha. Deixei ferver uns 10 minutos, o caramelo se liquefaz e a maça será cozida. Desligue. Sem chama agreguei 150 ml de Sagatiba. A ideia não é perder todo o sabor da Sagatiba. Tampei aguardei esfriar. Sem stress, perdeu 100% do álcool, assim ser ferver, ficou só o sabor e perfume da Sagatiba. Realmente não precisou de especiarias novas para o preparo do quentão. O reaproveitamento das sobras das especiarias dos outros processos estão ainda carregados de força (termo pâtisserie) sabor.

6.a Etapa - Tirei o pudim do forno, tirei o papel alumínio, todo cozido, a superfície branquinha. Aguardei uns 15 minutos sobre o balcão para esfriar a forma de alumínio mega quente e depois coloquei  a forma  na geladeira no compartimento resfriamento rápido forte, para ficar mega gelado rápido. Estar mega gelado, ele estará + firme, isso é o importante, é a estabilização para seu pudim não quebrar ao desenformar, terminar desenformado perfeito lindo.

7.a Etapa - Mega gelado, agora é o momento de desenformar. Coloquei a forma de pudim direto na boca do fogão, segurando com panos, com todo cuidado para minhas mãos não queimarem, para aquecer e soltar o caramelo. Caramelo soltou, balancei com delicadeza para ter certeza que esta o pudim esta todo solto. Se você não tiver certeza descolou tudo, passe uma faquinha internamente em tudo, sem estragar ele. Virei sobre o prato de serviço com borda + alta, para segurar a calda de quentão.

8. Etapa - Arrume o quentão e pedacinhos do quentão como você desejar. Foi intencional sim, semi afogar sim o pudim de quentão no quentão Sagatiba.

9. Sirva mega gelado. 

10. Não se surpreenda você comer e beber sozinha o pudim de quentão inteiro. Não se surpreenda em 2 pessoas comerem e beberem sozinhos o pudim de quentão inteiro. Ele é tão delicioso, esse sucesso é uma  consequência normal.

Não tenho dúvidas, que Pudim de Quentão Sagatiba, será para sempre, presença certeira  como sobremesa gourmet de restaurante caro, famoso e comum, como aconteceu com Crème Brûlée. Será daquelas sobremesas que nunca deixará de fazer sucesso. Sempre arrasará durante o ano inteiro.  Uma sobremesa que irá fazer parte da vida dos brasileiros e será presença nas mesas + importantes do planeta.
Nota: Trocou de marca cachaça, trocou a marca de leite condensado, nasceu + doce ai preparado por você, alterou qualquer coisa acima da lista ou de preparo, nascerá na sua cozinha, uma nova receita, será uma experiência aventura negativa ou positiva só sua.
Volte sempre. 
Beijos
Priscila Beneducci

"receita de pudim", "pudim gourmet", "pudim de quentão", "cozinha brasileira", "receita da cozinha brasileira", "patisserie", "patisserie made brasil", "priscila beneducci", "bolos priscila beneducci", "receita de ceia de natal", "receita de sobremesa de natal", "receita de reveillon", "receita dia das maes", "receita dia dos pais", "receita de pascoa", "receita de festa junina"

#pudim  #receitadepudim  #pudimgourmet  #pudimdequentao #festajunina #receitadefestajunina #quentao 
#cozinhabrasileira #receitadacozinhabrasileira #patisserie #patisseriemadebrasil
#priscilabeneducci #bolospriscilabeneducci
#receitadeceiadenatal #ceiadenatal #receitadesobremesa #sobremesa #receitadereveillon #reveillon
#receitadiadasmaes #diadasmaes #receitadiadospais #diadospais #receitadepascoa #pascoa

Comentários