Visitantes:

"Bolinho Caipira Mineiro de Carne Moída"

Bolinho CaipiraPastel de Angu - Comendo são receitas muito parecidas, podemos classificar como cru x cozido. Quem ama comer um tipo, também ama comer o outro tipo.  

Bolinho caipira é mistura para almoço, o crocante de uma salada completaa,  mesa de café merenda, aperitivo, a porção com cerveja,comida de boteco, aquele jeito preguiçoso de fazer + rápido, mistura escaldada. Pelo ponto de vista modelando, o bolinho caipira é melhor para modelar a gramagem 30g festinha. 


Porque ele é sempre + caro?  Resposta: Demorado de modelar, custo mão de obra rendimento muito maior. Não é só o bolinho caipira que demora para modelar, o pastel de angu também. Nos 2 casos, proporcionamos a massa pesada para modelar e ainda temos fazer um carinho na mão de cada pedacinho, para ficar macia no momento de modelar,  para não rachar ao fechar o bolinho. O tempo você leva para modelar 50 bolinhos você teria modelado 150 coxinhas festinhas no mínimo, essa é a comparação custo tempo.

Bolinho caipira de queijo? Esse eu testei também. As certezas que caíram a ficha para mim, precisará ser uma modelagem maior.  Precisará ter muito queijo por dentro, para sair um chicletes grande de queijo derretido. É obrigatório na versão recheado de queijo, o esquema, tipo fritou comeu. Qualquer coisa,  ideia for necessário esperar pouquinho depois de frito, já não vale a pena fazer a versão bolinho caipira de queijo. Queijo morno ou frio nesta receita não tem graça nenhuma, até desvaloriza a receita. 

Já os recheios refogados vão melhor nesta massa, que é a refoga que irá agregar todo o sabor especial ao bolinho caipira, mesmo em temperatura ambiente, o bolinho continuará delicioso de comer.

Ambos fazem parte da quitanda mineira, são presença no buffet selfie service do restaurante por kg mineiro e da porção comida de boteco mineira. 

Excelente aperitivo para assistir os jogos da Copa do Mundo.


Bolinho Caipira Mineiro de Carne Moída
de
Massa de Farinha de Milho Flocada
Usei 1 maço inteiro de cheiro picado, divididos entre massa e recheio.

Massa Crua Escaldada:
  • 500 g - 1 saco de farinha de milho flocada
  • 4 colheres (sopa) de polvilho (pode ser azedo ou doce)
  • 2 sachês de caldo  em pó de legumes
  • 1,5 litro de água quente
  • 2 colheres (sopa) de manteiga com sal
  • cheiro verde picado - coloquei muito
Recheio de Carne Moída:
  • 600 g  a 700g de carne moída (usei acém moído, fiz com 600 g, porém o ideal é fazer com 700g )
  • 1 colher (sopa) óleo de milho
  • 3 pimentas biquinho ou 2 maleguetinhas, picadinhas com tudo, não pode faltar, esse saborzinho aparecendo de pimenta fresca, faz parte das diferentes quitandas mineiras, que não tem ador, tem só aroma, perfeito para criança pequena comer e idosos)
  • 1 colher (sopa) tempero mineiro sem sal (dentes de alho, cheiro verde e óleo)
  • 1 cebola branca micropicada
  • 1 sache tempero em po de carne
  • 1 pitada de cominho
  • orégano - coloque menos que de costume seu
  • 1 boa aplicação de pimenta-do-reino moída na hora (boi pede pimenta-do-reino, nesta refoga tem sim 2 tipos de pimenta)
  • suco de 1 limão taiti (ele tira aquele retrogosto de boi moído)
  • sal
  • 2 tomates picados com tudo
  •  cheiro verde (coloquei quase o maço todo picado)
Para fritar:
  • não precisa empanar com nada (a selagem quem faz é polvilho que esta sovada na massa que cria uma casquinha automaticamente ao fritar)
  • oleo de milho novo
Rendimento Testado pela Priscila
  • 64 bolinhos caipiras mineiros tamanho 30g festinha
  • carne moída foi na conta, no talo, quase que não deu - + ou menos 1/2 colher de sopa por bolinho tamanho 30g, para próximas vou refogar um tiquinho a + que 600g.
  • massa foi modelada com porções de 22g pesados (testei, diversas proporções pesadas na modelagem, nesta receita, não tem como fazer de outro jeito, modelando você precisará sim no mínimo 22 gramas para poder modelar o tamanho coquetel, a carne moída é tão bem temperada, que finalizou um bolinho de alta de qualidade, saboroso, delicioso)


Pilotando a cozinha com amor:

Recheio - Comece por ele, para ir esfriando. Refogue sozinho as pimentas frescas no óleo, para tirar ardência e ficar só cheirinho de pimenta fresca. Acrescente o alho, mudou de cor, acrescente a cebola, mudou de cor, coloque a carne moída. Cuide para da carne moída até mudar toda de cor e ficar completamente soltinha. Agora tempere com: caldo em pó, sal, cominho, pimenta-do-reino, um tiquinho para menos de orégano, os tomates. Deixe o liquido praticamente quase secar. Experimente o sal. Desligue e coloque muito cheiro verde, muito cheiro verde mesmo, para murchinho pelo calor da carninha, ficar bem visível de pontos verdes. Pronto, ele começara esfriar, enquanto você faz a massa.




Massa Crua Escaldada - Eu não gosto de fazer esta massa em bacia. Eu quero ela melhor escaldada. Prefiro trabalhar esta receita numa gamela ou tabuleiro. Misture a farinha de milho, o polvilho, o cheiro verde. Espalhe no tabuleiro esta farofinha. Leve para ferver os caldos com a manteiga com sal em 1,5 litro de água. Escalde a farinha com esta água temperada toda. A principio você achara que é água demais. Não é. Ela ficar enxarcada e depois toda água desaparecerá, a farinha toda absorveu.  No inicio misture com colher, porque esta quente, depois amornada, sove bastante com as mãos, quanto + sovada, + macio sera seu bolinho, massa é daquelas agradável, não gruda, uma massa bem gostosa de manusear.





foto acabada de escaldar - ainda não foi trabalhada na mão


 Modelagem - Para obter o tamanho coquetel 30 g festa, modelamos uma proporção pesada 1 a 1 de 22 gramas de massa, 1/2 colher de sopa de carne moída. Para ajudar deixe uma tigela com água do lado fácil. Mão molhada de levinho, molhada  é + fácil manusear e modelar. Ali no momento de fazer a modelagem individual, você percebera que você tem fazer um carinho neste pedaço de 22 gramas de novo com a mão, para não rachar quando for fechar o bolinho.  Diferente dos outros salgadinhos, somos muito produtivas x tempo, nesta receita você perceberá que o tempo de modelar é maior. Se algum cantinho você achou que esta imperfeito, poroso, é só fazer leve carinho com a mão molhada de novo, alisa e nasce tamanho coquetel 30g perfeito.  Até na receita de pastel de angu modelar também o tempo gasto é maior. Para modelar 64 unidades, levou 1 hora 15 minutos.  Pode empilhar, pode colocar lado a lado. A receita é boa. Em temperatura ambiente enquanto modela, você percebera que rapidamente formara uma casquinha. Este bolinho dispensa empanar.

Congelamento  nesta receita é importantissíma - Para esta receita não é opção, É OBRIGATÓRIO O CONGELAMENTO RÁPIDO DOS BOLINHOS MODELADOS.  Sempre congele rápido. Congele em aberto por 2 horas lado a lado, até virarem pedra. Depois ensaque e retire o ar. Validade 90 dias. Porque congele rápido?

Não deixe refrigerando na geladeira - A versão tamanho coquetel 30g feito de refoga, sempre tem algum tipo de umidade, e essa umidade rompe ou racha seu bolinho com o tempo la na sua geladeira ou na sua mesa. Os que foram congelados rapidamente, continuaram perfeitos e foram fritos sem estourar nada. Regra oficial nesta receita: CONGELE RÁPIDO.

Fritura - Óleo novinho, por imersão, temperatura média.  Pode sim  fritar bolinhos fresquinhos acabados de modelar, que também não estourou nada aqui.



Delicioso!

Volte sempre.


"receita de bolinho", "receita de quitanda", "receita de festa junina", "receita de carne moida", "receita sem lactose", "receita de fritura", "receita de bolinho para mesa de café", "brunch", "breakfast", "receita de salgadinho", "receita da cozinha brasileira", "receita da comida mineira",  "receita de aperitivo", "receita de comida de boteco", "receita de porção", "priscila beneducci",

#receitadebolinho 
#bolinho
#receitadequitanda
 #quitanda 
#receitadefestajunina 
#festajunina 
#receitadecarnemoida 
#carnemoida 
#receitasemlactose 
#semlactose 
#receitadefritura 
#fritura #mesadecafe 
#receitamesadecafe 
#brunch 
#brunchrecipe 
#breakfast 
#breakfastrecipe 
#receitadeaperitivo 
#aperitivo
#receitadecomidadeboteco
#comidadeboteco
#receitadeporcao
#porcao
#priscilabeneducci
#cozinhabrasileira
#receitadacozinhabrasileira
#receita
#rec

Comentários