Visitantes:

"Bolo Caseiro de Coco com Leite Condensado Fofinho"

Cansou de bolo de óleo comprado ou caseiro? Para subir o nível, vamos tomar café com delicioso bolo de  manteiga? Já pré-aviso, não é toalha felpuda. É um bolo manteiga fofo de coco saboroso, daqueles bons para comer puro ou para passar uma manteiga e tomar café.


Bolo Caseiro de Coco com Leite Condensado Fofinho
forma 25 cm redondo
receita inteira (grande) buraco no meio com 2,5 litro de capacidade interna
rende 12-15 fatias

Massa do Bolo - de batedeira:
  • 240 g - 4 ovos jumbo grandes (60 g cada unidade pesado com casca) - separar gemas das claras
  • 320 g - 2 xícaras (chá) de açúcar (pode usar açúcar cristal, o segredo do uso do açúcar cristal bater pelo dobro tempo)
  • 100 g de manteiga sem sal (textura pomada - não use margarina, o sabor deste bolo maravilho é do sabor manteiga - caso você opte por margarina, nesta receita funcionará só a margarina 82% gorduras ou 8,2% gordura no mínimo)
  • 200 ml de leite de coco
  • 240 g - 2 xícaras de (chá) de farinha de trigo (para dar certo tem usar farinha de trigo com  qualidade teor mínimo de 5% proteína + 7% vd, não faça 4,9% +7%, que não nascerá a foto acima,será outro bolo inferior qualidade interna ou lixo)
  • 50 g - 1/2 xícara (chá)  amido de milho exclusivamente marca Maizena  (não faça esta receita com similares concorrente)
  • 50 g de coco ralado (nobre adocicado fino ou flocos)
  • 12 g - 1 colher (sopa cheia bem cheia ) de fermento em pó para bolo - usei Dr. Oetker ( que cresce no calor do forno)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (chá) de cremor de tártaro (firma, estabiliza o volume conquista fofo das neves, resultado miolo assado numa fofura espetacular)
Cobertura - Misture só:
  • 395 g - 1 lata de leite condensado
  • 50 g de coco ralado adocicado (nobre sem ranço) fino ou flocos



Cuidado com  as Compras em 2018:
  • Coco e Leite de Coco  Comprado - A qualidade que você comprar, irá destacar neste bolo. Cuidado. Ruim e bom, ambos não são + baratos, até o ruim é caro.  As versões baratas são rançosas sempre ou trazem retrogosto do processo industrial. Sem retrogosto é coco + caro mesmo, aquele que comendo puro é delicioso. Comeu puro é ruim de comer, é a porcaria te estou dizendo. Usamos as marcas:  Leite de Coco Sococo e usamos o Coco Ralado do Vale Úmido Adocicado.
  • Exclusivamente marca Maizena amido de milho - Os amidos de concorrentes são hoje um talquinho branco fraco para caramba  e embatuma seu bolo assado.
  • Farinha de Trigo  cuidado - 2018 é o grande vilão dos bolos . Os problemáticos 3,8% proteína + 7% vd , 4,3 proteína + 7% vd e a 4,9 proteína + 7% vd não nascem a foto que postei. A qualidade fotografada só nasce com carissima farinha a partir do nível  qualidade farinha de trigo 5% proteína e 7% vd,  para cima.
  • Manteiga ou Margarina - Repetindo fazer este bolo com margarina perde muito sabor, nasce outro bolo comendo literalmente. A única margarina que nasce este bolo bom é a margarina com qualidade 82% gorduras ou 8,2% gordura. Infelizmente a 80% não está + boa e nasce esquisito o miolo, muito inferior e até vai parar no lixo seu bolo assado. 

Pilotando a cozinha com amor:

Forma - Escolha uma boa forma de bolo com capacidade mínima de 2,5 litros interna de buraco no meio aro 25 cm. Usamos desmoldante aerosol. Não tendo, capriche untando com margarina e  polvilhe farinha de trigo.

Pré-prepare tudo - 2 Tigela de batedeira. Peneire 2 vezes os ingredientes secos, e sendo fermento em pó Dr. Oetker pode sim já colocar no bolo. Com manteiga em textura de pomada, bata até ficar cremosa fofa e muito alta, clarinha: manteiga, as 4 gemas e 320g de açúcar. Intercale aos poucos alternando o leite de coco e os ingredientes secos com sal . Desligue.  Na outra tigela, bata as claras em neve em ponto firme duro, para estabilizar acrescente cremor de tártaro. Despeje massa pesada aos poucos sobre as claras em neve duras, e misture devagar de baixo para cima, para afofar tudo ate ficar homogeneo. Despeje na forma de alumínio para bolo preparada e leve para assar, forno preaquecido com vapor.

Forno Caseiro com Vapor - Bolos amanteigados tem miolo melhor assado em fornos com vapor. No seu forno frio, coloque 1 forma de teflonada cheia de aguá fria até quase a boca. Ligue o forno temperatura máxima e aguarde 15 minutos para aquecer bem. Coloque o bolo na grade do meio, no centro do seu forno. Abaixe a temperatura para 180.oC, asse até que enfiando um palito este saia seco. No meu forno 30 minutos foi suficiente.

Desenformar - Bolos Amanteigados em formas com desmoldante soltam literalmente sozinhos. Tire o bolo do forno coloque no balcão até esfriar. Ele solta todo sozinho, nem precisa passar faquinha. Se você tiver duvida que soltou, passe uma faquinha em volta internamente para soltar. Desenforme.

Cobertura - Misture o coco com leite condensado e despeje sobre o bolo.

Bolo de mãe, bolo de vó, saboroso para o café. 
Melhor que pão doce. 
Pode comer puro,
e se quiser, servir uma fatia e passar uma manteiga no miolo, como eu faço,
para comer com seu cafezinho.


Cuidado!
Indicamos as marcas, a qualidade dos ingredientes comprados de
 % proteína e % gordura  
correta para seu bolo dar certo ai na sua casa, 
marcas de coco sem ranço, sem problemas. 

Substituições será uma aventura exclusiva sua: negativa ou positiva.
Desejando o mesmo resultado, 
sabor, cheiro e qualidade miolo
tem seguir a risca as marcas e qualidade comprados.


Seja feliz com sua família!
O melhor na sua cozinha é uma expressão de amor e cuidado.
Divirta-se cozinhando...

Volte sempre.


Comentários

Unknown disse…
Oi Priscila!!! Que bom que você voltou a postar receitas! Sou sua fã!!
Sobre a marca da farinha de trigo que você menciona que tem que ter qualidade com teor mínimo de 5% proteina + 7% vd, qual foi a marca que você utilizou?
Nih Santos - Que bom. Prazer. Nao gosto de mencionar marcas de farinhas, porque todas estao mensalmente lançando já faz um tempo % de proteina de diferente + % vd diferentes todo mes. Não dá nem para confiar na marca, não dá nem para confiar a embalagem nada, tem que ler mesmo, sem escapatoria. Esse saco era da Renata R$ 5,80 (para mim é R$ 6,00 1kg) com 5% proteina + 7% vd. Volte sempre.
Yolanda disse…
Oi Priscila, como sempre dando todas as dicas e dessa forma não tem erro, suas receitas são ótimas. Bjs.
Leda disse…
Adoro suas receitas.que bom que vc voltô. Obrigada por dividie suas receitas conosco