Visitantes:

"Pastel de Angu"

Faça e venda... "receitas que vendem"
Quitanda mineira tradicional, saiu da fazenda mesa de café, virou barraca nas festas juninas e feiras, está lá do lado das fritas / torresminhos nos restaurantes mineiros a kg, é  porção  comida de boteco, 2017, hoje,  é vendido congelado nos supermercados mineiros, do lado pães de queijos congelados,  na grande Belo Horizonte.
Massa - Pastel de Angu é aquele salgado que a massa se destaca muito + comendo que o recheio. Tem acertar pra valer fazer uma massa saborosa e leve.  Tem outro detalhe técnico. Exemplo para comparar é tipo coxinha de massa de batata, uma leve sovada é suficiente. No caso do Pastel, a etapa de sovada faz uma diferença enorme na qualidade comendo. No Pastel de Angu a sovada precisa ser demorada, é a diferença no estomago de pesado ou leve.

Recheios - Os recheios para o Pastel de Angu precisam ser + úmidos, molhados e soltinhos. Pastel de Angu temperatura ambiente ficam perfeitos com este tipo de recheio.. Muitas pessoas  não gostam porque a modelagem acaba sendo + demorada. Nesta receita é necessário. Recheios para salgadinhos / salgados comuns finalizados com farinha de trigo, densos ou aqueles misturados com catupiry, não cai bem no Pastel de Angu, transforma ele num salgado pesado.


Pastel de Angu de Queijo - Cuidado... É maravilhoso, comendo só e exclusivamente na textura quentissímo, queijo precisa estar na textura chicletes. Esse queijo esfriou, endureceu, este pastel nasce absurdamente pesado de comer. 



Pastel de Angu
Massa de Pastel de Angu Manteiga:
  • 1 litro de água
  • 100 g - 5  colheres de sopa cheia de manteiga sem sal, ou substitua por margarina com 8,2% gorduras (ler na tabela) ou 82% lípidios,  usando margarina você não terá o sabor manteiga na massa - " a maciez e o sabor deste pastel de angu depende do sabor e qualidade da manteiga/ margarina você está adicionando ", - é aquele salgado, o sabor da massa é + importante que o recheio.
  • 1 tablete de caldo de legumes (de preferência com baixo teor de sódio)
  • 1 dente de alho espremido
  • 1 colher (sobremesa rasa) de sal
  • 500 g de - 1 pacotinho - flocos de polenta pré cozido (usei Polentina)
  • 1 pitada de bicarbonado de sódio
  • 1/2 copo (requeijão 250 ml) de polvilho azedo
Recheio de Carne Moída:
  • 250 g carne acém moído (pedaço bonito)
  • óleo 
  • 2 dentes de alho
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, picadinha
  • 1 cebola branca bem picadinha
  • 2 tomates
  • 1 tablete de caldo de carne (de preferência com baixo teor de sódio)
  • pimenta-do-reino
  • orégano
  • cheiro verde
Capricho extra do Recheio:
  • para cada pastel 1 azeitona inteira sem caroço
Pastel de Angu não é empanado. Modelou, ficou naturalmente cascudo, pronto já pode fritar fresco. Ou congela e frita depois...

Para fritar
  • em casa - evite soja, frite em óleo de girassol ou milho
  • profissionalmente - frite em óleo de algodão, comprado exclusivamente em atacadista food service, pagto a vista, galão de 5 litros

Rendimento Testado por Mim:
26 unidades


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Pastel de angu, esqueça recheios terminados com farinha, esquece recheios densos, esqueça recheios secos. Até no recheio  este pastel se diferencia,  precisa de recheios molhados, super úmidos,  + soltinhos. 


1 - Recheio - Faça a refoga, seguindo, a sequencia acima. Se atente alguns detalhes. 
1.1 Tem finalizar, úmida, soltinha.
1.2 Leva 2 pimentas: fresca e pimenta do reino, carne de boi pede sempre a pimenta do reino. 
1.3 Pimenta dedo-de-moça, tem um jeito mineiro de fazer dar certo. É comida que a pimenta aparece no ponto perfeito para criança pequena, idosos e adultos comerem a mesma receita. Para isso acontecer, você precisa, esquentar ela sozinha com o alho primeiro no óleo. Esta quentura, faz ela perder ardência e fica só o perfume de pimenta de fresca. - Caso você jogue de cara a cebola, ou caso você coloque ela depois, a ardência que existe nela, mesmo sem sementes, apareçera com força.
1.4 Para conseguir trabalhar a modelagem  com recheio úmido, molhado assim, só frio. Aguarde esfriar pra valer. 

2 - Massa Pastel Angu Manteiga - Etapa Caçarola - É uma polenta consistente, começa com uma água bem temperada: 1 litro de água, alho, caldo de legumes, sal, bicarbonato de sódio, 100 g manteiga ( a contagem é 5 colheres de sopa boas). A maciez e o sabor especial vem dessa manteiga. Ferveu, acrescente a polenta em flocos, e cozinhe até desprender do fundo da panela. Desprendeu, do fundo da panela, agora fica esperta, adiciona 1 ovo inteiro cru rapidamente para não cozinha, incorporou já seque nesta massa cozida, 1/2 xícara de polvilho azedo. Desligue o fogo.

3 - Sovar a Massa Etapa + Importante. - Pincele a bancada com óleo de milho, despeje a massa, sove quente com ajuda de espátula para pão, ou aguarde amornar de leve, sempre coberta com filme pano para não formar casquinha. O segredo da leveza comendo depende tudo desta etapa, demore, aplicando carinho, sove bastante a massa cozida. Quanto  + sovada, + macia será comendo, + leve no estomago será comendo.





4 -  Modelagem - Após caprichadamente sovado, abra com pedaços com rolo, cortado redondo, recheie formando pastel, as pontas são fechadas  mão mesmo, com a própria massa. Voltando a lembrar que essa massa é um tipo de polenta diferente. Polenta num instante fica super cascuda fácil demais se você descuidar descoberta. Cascuda não dá para modelar nada, só fritar... Toma um cuidado maior nesta receita, mesmo que você já seja experimente em fazer coxinhas, nesta receita, a bola de massa não modelada, sempre impecavelmente coberta com pano, sem contato nenhum com ar.   

5 - Já os modelados, vá colocando sobre 1 tabuleiro forrado de plástico lado a lado. Não precisa cobrir com pano.  É proposital deixar formar casquinha nos pasteis modelados, acontece naturalmente essa casquinha expostos em temperatura ambiente.  Essa receita não é empanado com nada. Modelou, ficou cascudinho em temperatura ambiente, já pode fritar, ou congela depois frita.
6 - Pastel de Angu é um produto que não vemos comercializar na versão festinha coquetel gramagem 30g unidade, só maiores, fica fácil entender fazendo a 1.a vez. A massa é + densa, a modelagem coquetel com esta massa é penúria total, e ai...  a modelagem + possível são pastéis maiores.


Gramagem Profissional:
30 g coquetel festinha - nesta receita inviável
60 g delicatessen - coffee shop 
90 g ou maior lanchonetes de rua (tamanho refeição)

6 - Congelamento - Congele em aberto, no mínimo por 2 horas, até eles virarem pedras congeladas. Virou pedra você pode fazer embalagem individual ou pacotes bem embaladas. Prazo de validade 90 dias.

7 - Para fritar, aguarde um leve descongelamento, assim ao fritar o recheio não estará gelado. Em casa frite sempre em óleo de girassol ou milho, profissional frite exclusivamente em óleo de algodão.





Importante:

1) Mesa de café com Pastel de Anguo melhor não servir + nada extra, mantém  o suco + café fresco. Colocar bolo caseiro, pedaço de queijo, e outras coisas na mesa, será tipo para você  fazer bonito só na frente dos outros. Pastel de angu,  só tem cara de salgadinho comum, não é comum, é diferenciado, só ele sozinho comendo sustenta,  é refeição mesmo. 

2) Restaurantes servem Pastel de Angu - Esta é receita é comum nos restaurantes mineiros. É receita aumenta muito o peso na balança! Eu tenho minha  opinião négocio para esta receita. Pastel de Angu  servido em  restaurantes por kg, tem analisar quem é o consumidor que frequenta. 2.1)  Esta receita irá com certeza diminuir o faturamento do restaurante por kg onde o cliente vai lá toda semana continuamente, rapidamente ele fica esperto como o prato fica pesado com Pastel de Angu. 2.2)  Já é uma boa receita para aquele restaurante por kg  + caro, + famosão, onde os clientes vão lá raramente, só muito de vez enquando, e onde a maior % do faturamento deste negócio é do faturamento do final de semana.  2.3)    Cliente inexperiente, pega a 1.a vez, obvio, será um prato + pesado sim na balança. Você só faz esse cliente de bobo na 1.a vez, até numa 2.a vez ainda consegue fazer o cliente de bobo,  numa 3.a vez não, o cliente ficará esperto sim... Tipo eu ,já faço um prato de menor pra valer de tudo, que sei que vou ficar saciada com pouco, após comer 1 único  Pastel de Angu. 2.4) Já é ótima receita para Churrascaria Rodizio preço por pessoa fechado + bebidas + sobremesas. Óbvio, certo, cliente comendo Pastel de Angu com certeza irá comer menos carnes.  2.5) Ótima receita negócio para aproveitar sobras de carnes em  recheios.

3) Marmitas Amo na marmita! Semi quentinho, ou frio com  recheio de carne ou frango molhadinho úmido, o Pastel de Angu é ótimo! Abrindo a marmita tem cara de capricho! Tem saber montar a marmita.  Dentro da marmita tem estar colocado num cantinho protegido a seco, exemplo sobre o arroz, ele não poder  molhar com feijão,  não pode molhar com nada.




Curiosidade sobre o Consumo neste inicio de 2017 - Tradição Mineira -
  • Este pastel sempre foi um clássico sabor Carne Moída com Umbigo de Banana. Anda uma raridade encontrar este recheio na grande Belo Horizonte, já foi + popular. Me lembro  quando cheguei a 10 anos atras, recheio de umbigo de banana com carne moída, eu encontrava fácil.  
  • Até o próprio Umbigo de Banana da Bananeira,  a 10 anos atrás, eu encontrava para comprar em qualquer sacolão. Eu estranhava até,  como as pessoas daqui gostavam de comprar Umbigo de Banana. Hoje,  nem supermercado gourmet eu vejo + Umbigo de Banana. Encontramos Umbigo de Banana, em raros sacolões e só nos mercados + tradicionais antigos aqui de Belo Horizonte.
  • As versões congeladas a venda em 2017, aqui em Belo Horizonte, não tem nenhum  com  Umbigo de Banana com Carne Moída para vender, nos freezers  recentemente  visitei. Eu encontro congelado recheios de tipo  carne moída, frango com catupiry  e  queijo.
  • É crise financeira brasileira 2017, redefinido um novo tipo de venda, as empresas, acabam apostando naqueles sabores clássicos que  sempre saem +. Deixando a tradição do sabor Umbigo de Banana  Carne Moída,  fora da produção atual.





"receita  de pastel de angu", "receita comida mineira", "receita cozinha brasileira", "receita de pastel", "receita de  carne moida", "receita de salgadinho", "receita de salgado", "priscila beneducci", "@priscilabeneducci", "#priscilabeneducci"

Comentários

elisa disse…
amei o blog