Visitantes:

"Requeijão Cremoso de Copo Caseiro de Ricota"

Agora você aprenderá fazer,
aquele requeijão de copo melhor qualidade!


Requeijão Cremoso de Copo Caseiro de Ricota
(caçarola + liquidificador)


validade 6 dias sob refrigeração (depende de todos cuidados sanitários cozinha + zero de contaminação cruzada)

Bechamel de Manteiga
(cozinhe na caçarola) 
  • 3 colheres ( sopa cheias ) Maizena (não use amido de milho similar, use só marca Maizena, abaixo explico)
  • 100 g de manteiga sem sal  (nem pensar margarina, esquece,  é a manteiga de verdade que dá o sabor de requeijão cremoso de copo)
  • 500 ml leite integral, integral mesmo, gostoso (aqui nesta receita, até o sabor do leite que você usou irá fazer a diferençao9

Liquidificador ( bater por 5 minutos, 5 minutos pra valer, muito barulho na cozinha)
  • bechamel de manteiga grosso  que você fez  ainda quente
  • 200 ml = 200 g de creme de leite tipo UHT  (aqui é importante usar creme de leite com no mínimo teor de gordura com 20%, eu usei o culinário de litro tem 24% a 26% teor de gordura, não use nada nada com 15% ou 17%, não use)
  • 250 g de ricota fresca (sem sal)
  • 1 colher (chá) de sal ( se você usar ricota com sal, experimente antes )

Pilotando a Cozinha com Priscila

1) Faça um bechamel de manteiga grosso - Não tem substituto marcas - Maizena, 500 ml leite integral daqueles saboroso de beber puro, 100 g manteiga e 1 colher chá cheia de sal (cheia mesmo), leve ao fogo, mexendo o tempo todo até engrossar bem. Engrossou mantenha no fogo por 3 minutos, para Maizena perder o sabor.


2) Despeje dentro do copo do liquidificador  200 ml (200g) de creme de leite com teor mínimo de gordura de 20% para + (nunca faça com teor de gordura inferior).  Por cima, despeje o creme bechamel grosso quente que você fez. Ligue o liquidificador e bata sem parar por 2 minutos , o suficiente para liquefifazer. Ai coloque 250g de ricota fresca em pedacinhos,  se for ricota sem sal, coloque o sal junto. Agora liquidifique bastante 5 minutos.  Fará muito barulho na cozinha é assim mesmo. Ficará completamente líquido e ralo, saindo fumacinha, é assim mesmo. Com ricota, até meu liquidificador com copo de vidro, com esta receita,  dá sinal de que estou abusando, apesar de estar liquefeito já. Desligue, dá um segundinho, comece de novo a barulhada.


3) Rende, enche certinho no talo 3 copos de requeijão de vidro (lavados) com 250 ml cada = 3 copos de 250 ml = 750ml de requeijão de copo.


4) Leve para gelar por 4 horas, 5 horas no mínimo. Ai depois de gelado, estará na textura boa de passar faca no pão.







Respostas das Perguntas + Frequentes que recebo, por isso vou responder  com sinceridade total: 


1) Pode congelar? NÃO - Esta receita é feita com Maizena, quando descongela irá talhar, por causa da Maizena.

2) Qual prazo de validade de consumo?  6 Dias margem de segurança... Claro testado por mim, já chegou 7 dias ótimo. Trabalhe sempre com margem de segurança de 6 dias só. Com 8 dias já tem cheiro ou alguma coisa textura visível,  já será impróprio para o consumo. Este é requeijão caseiro, caseiro, não tem conservantes.


Só para você saber... No requeijão cremoso de copo comprado, nós ingerimos uma senhora lista de conservantes, vai tudo isso dentro de único copo de requeijão: "cloreto de cálcio,  regulador de acidez ácido lácteo, estabilizante polifosfato de sódio + conservador sorbato de potássio".

3) É muito 3 copos para consumir em 6/7 dias? Aqui na minha casa  não é. Pelo contrario virou solução. Aqui consumimos 1 a 1/2 copo de requeijão só para mesa de café por semana, e sobra requeijão para eu usar nos preparos de diversas refeições (almoço e mesas de cafés quitandas) da família. E quando acontece alguma coisa por aqui sobrou 2 copos sem consumir no sábado, aqui não tem problema vai virar almoço de domingo e coisas gostosas no final de semana com certeza.


4) Posso fazer com margarina. NUNCA. Você só terá sabor de requeijão, trazendo do sabor de vaca que veio da manteiga sem sal, com margarina sera insosso...


5) Posso usar creme de leite caixinha 200 g com 15% 17% teor gordura? NÃO. Compre outra marca + cara, procure creme de leite com teor de gordura com no mínimo 20% de gordura para +. Porque? Porque esses com 15% e 16% são ralos demais, e depois que você gelar seu requeijão, ele será + mole, porque você bateu no liquidificador água branca...


6) Posso usar outro amido de milho de no lugar da Maizena, que está cara de comprar demais? NÃO. Os amidos de milho de sacos e caixinhas similares, estão fracos, você ficara muito tempo no fogão esquentando a barriga, no minimo dobro para o triplo do tempo.  Como eu não estarei ai para olhar o ponto para você, você vai tirar do fogo no ponto errado, e no final você terá requeijão cremoso de copo gelado + mole. Com Maizena Maizena mesmo, o ponto é perfeito, o cozimento rápido demais.


7) Posso fazer salgadinho tipo Coxinha com Requeijão com esta receita? NÃO. Este é aquele requeijão cremoso de copo de faca simples, + mole, não é catupiry, não é requeijão de saco triangular, não é requeijão baldinho... Como disse, acima, você não pode congelar esta receita.


8) Custo compensa? Muito. Este requeijão de qualidade de copo é daquele caro, caro de pagar 1 copo.


9) Qual é o melhor requeijão cremoso de copo? Essa receita da Ricota ou a Receita Caseiras + Simples da Maizena? As receitas preparadas com ricota são as melhores, tem textura e sabor idêntico do requeijão de copo cremoso das marcas caras de compra, tipo Requeijão de Copo Danúbio,  Requeijão de Copo Danone, etc... 


A vida da gente, tem altos e baixos. Um dia podemos comprar a vontade requeijão cremoso de copo (ou de plástico). Outro dia, infelizmente a crise no Brasil, nos obriga a cortar tudo, mas, a família continua sentindo a falta dos produtos que sempre consumiu. Aprender fazer em casa requeijão cremoso de copo é solução inteligente!

Obrigada pela visita,
Priscila Beneducci (11/2006)



Fonte: Receita antiga, da televisão, antigo Programa Note & Anote, apresentado pela Ana Maria Braga na Tv Record (inicio dos anos 90). Quase... 20 anos já tem essa receita. 




"receita de requeijao cremoso de copo", "receita de queijão", "receita de queijo", "priscila beneducci", "#priscilabeneducci", "@priscilabeneducci"

pate, patê, dip

Comentários

Anônimo disse…
Que delícia de requeijão,Priscila sabe a receita de sobremesa manjar de coco com leite ninho delicioso,gostaria de saber se posso usar outras caldas e quais? Ou pode fazer com calda caramelo ou sem calda é que o marido não gosta de ameixa obrigada.
Anabela Jardim disse…
Ôpa!!! Adoro requeijão cremoso e quase não como porque os industrializados me dão alergia ... Vou tentar fazer essa receita. Bjs e obrigada pela dica.
Boa noite, sim, manjar de coco, pode fazer, revintar caldas de desejar. Sugestoes frutas nao tradicionais como pitanga, tradicional como o classico damascos com laranja, até geleias (mix de sabores novos que apareceram) mais diluidas arrasam de gostoso. Manjar de coco com qualquer tipo de cobertura de chocolate, ovomaltine, nutella, é o clássico chococo que todos amam
ANA disse…
Pri,

Amo vir ler seu blog, pois você explica tudo com carinho. Eu sou recém casada e às vezes não tenho experiência do porque usar uma coisa ou outra (Maizena x Amido). Obrigada por compartilhar esse carinho com a gente. Grande beijo.
elisa disse…
amei o blog vou fazer