Visitantes:

"Bolo Caseiro de Banana Caramelada de Liquificador Miolo Perfeito"

Bolo de Banana Caramelada de Liquidificador
Miolo Perfeito
Delicioso! Viciante!
Depois de você comer esta receita, você irá ignorar,  deletar a popular,  antiga de receita de óleo de liquificador (sabor de nada). A massa desse bolo tem sabor, tem miolo perfeito, fofura  de desmanchar na boca. Você irá jurar comendo que foi feito de batedeira, e não foi,  é de liquidificador.


Óbvio tem custo + alto, o resultado é perfeito!
 Nem pensar usar amido de milho barato e farinha de trigo barata, por motivo final: embatuma. Esta receita dá certo com cara Maizena. Já testamos com outras, amido de milho de saco e caixa + barato, literalmente embatuma (estao fraquissimos),  de caixa de preço meio, até assa, o miolo não é o mesmo, t nasce inferior, nasce esquisito, para muitos é assim mesmo, só que não é. A perfeição exige a cara Maizena.

Bolo de Banana Caramelada de Liquidificador

Miolo Perfeito
5 Bananas Nanicas  maduras - Maizena - Iogurte - Óleo

1.a Etapa Caramelado

  • 160 g - 1 xícará (chá) açúcar queimado até virar caramelo
  • 4 bananas maduras nanicas, cortadas em rodelas grossas  (não pode de jeito nenhum cortar rodela  fina,  só rodela grossa, explico abaixo, por isso gasta 4 bananas nesta superfície bonita)

2.a Etapa Liquidifique:

  • 240 g - 4 ovos  grandes jumbos inteiros - 60 g unidade cada pesado cru com casca
  • 150 ml de óleo de milho (não use óleo de soja, soja passa sabor, use exclusivamente óleo de milho)
  • 100 ml - 100 g - iogurte natural sem sabor (cuidado quando for comprar,  hoje existe potinho com menos de 100 g de iogurte)
  • 160 g -  xícara (chá 240 ml ) de açúcar
  • 1 banana nanica madura

3.a Etapa Bowl - Misture
  • 240 g - 2 xícaras (chá ) de farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 0,7% grama de proteína, leia a tabela da embalagem)
  • 75 g - 1/2 xícara (chá ) Maizena (não use amido de milho concorrente ou similar, que as outras estão fracas, com Maizena marca este bolo nasce perfeito)
  • 10 g - 1 colher (sopa) fermento em pó Dr. Oetker (que crescerá exclusivamente só no calor do forno)


Rendimento Testado Priscila:
  • 1 bolo caseiro forma de pudim buraco no meio aro 25 cm com capacidade interna de 2,5 litro
  • rende no talo 12 fatias
  • para 12 pessoas - tecnicamente dizem sim - tecnicamente para algumas receitas,  só serve para passar raiva,  é o caso dessa, na sua casa, na minha casa não. 
  • Aqui em casa  esse  bolo, receita toda é só para nós 4, 4 pessoas, direito com repeteco com café  e não tem pra depois, caba todo  na mesa sendo servido.

Sobre a Banana em Rodelas - É o seguinte, cortou rodela  fina (seja qual for o motivo, econômia, tentar chegar  num custo baixo ou para render, sei lá), esquece....   Esquece mesmo.   A rodela fina, no forno se desprende do caramelo tudo ou parcialmente e vai parar la no meio do bolo, ou lá em cima mesmo, ela boia  se for fina dentro do forno. Se você quiser visual perfeito desenformando é "bananas em rodelas grossas" grudadas no caramelo, ela sera + pesada e ficará  no caramelo no lugar certo, quando ele virar liquido quente no forno.



Pilotando a Cozinha com Priscila:

1 - Queime o caramelo na caçarola a seco, mexendo até derreter. Queimou o açucar ficou um tiquinho preto num cantinho esquece, já amargou, esse amargou passa pra tudo depois. Se amargar encha de água de deixe de molho, até com tempo esse açúcar se dissolver completamente (você ira lavar esta caçarola só no dia seguinte). Pegue outra caçarola e começe de novo a fazer o caramelo a seco. Acertou fazer o caramelo  e despeje na forma de pudim, segure com panos e luvas e espalhe o melhor que você conseguir na forma toda, inclusive na lateral. Não é frescura, objetivo não é desenformar, é que o caramelo espalhado com capricho nas laterais também,  bolo fica + gostoso de comer. 
2 - Corte 4 bananas maduras nanicas em rodelas grossas de 1 dedo no mínimo para +. Grude 1 por uma no caramelo, como você quiser. Reserve em temperatura ambiente. 
3 - Enquanto você continuará preparando o bolo, o caramelo vai esfriando e vai estalar, fazendo barulhos, é assim mesmo.
4 - Liquidifque: 4 ovos, 1 banana, oleo, o iogurte e o açucar. Se você usar açúcar cristal, tem bater muito, demorado, tipo fazer muito barulho de liquidificador mesmo.
5 - No bowl peneire os ingredientes secos. Nesta receita use só a marca Maizena (já jogamos fornada no lixo por usar amido de milho + em conta). Despeje aos poucos a vitamina de banana e mexa manualmente. 
6 - Despeje a massa sobre o caramelo com rodelas de bananas

7 - Bolos com óleo podem serem assados em qualquer forno. Tecnicamente para resultado nível miolo assado + umido, nível excelência profissional, recomendamos assar em "Forno Vaporizado".  Para serviço pâtisserie / boulanger já compramos fornos elétricos ou à gas vaporizam automaticamente. Esse ambiente vaporizado, é fácil reproduzir no forno comum à gás, assim: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira, direto no chão do seu forno à gás (no meu forno doméstico em casa já mora o tempo todo 1 fôrma teflonada escura sempre), ligue o forno em temperatura máxima e deixe aquecer por 15 minutos. Com 15 minutos o seu forno estará preaquecido. Coloque o bolo de banana caramelada cru na grade do meio, feche a porta, abaixe imediatamente a temperatura para 180.oC . Asse o bolo neste ambiente vaporizado quente, por 30 minutos (foi o tempo levou aqui). Caso você fique na dúvida se seu bolo está assado ou não, enfie um palito + centro possível, e se esse palito sair seco, seu bolo estará  assado.

9 - " Não asse receitas de caramelo na fôrmas para bolo de silicone". Até as caras fôrmas de silicone de R$ 80,oo a R$ 150,oo são destruidas rápidas com este tipo receita. Asse somente em fôrmas de alumínio ou refratárias.

10 - Este bolo tem ser desenformado quente. Cuidado, com luvas ou panos, passe a faca rente a borda externa interior e o borda do furo central até embaixo, para garantir que estara solto. Dá uma balançada para checar se esta solto, e vire, desenformando ainda quente sobre o prato.

11 - Vamos dizer que aconteceu alguma coisa, e esfriou, para soltar você terá esquentar a fôrma direto na boca do fogão com cuidado, para soltar o caramelo, como se fosse um pudim.  Se esfriar irá te dar + trabalho depois para desenformar.


12 - Para servir aguarde esfriar em temperatura ambiente. 
13 - Este bolo não coma quente, o caramelo dele da superficie pode ocasionar um acidente feio de queimadura na boca.

Imagina numa receita perfeita de liquidificador em tudo.
É essa!
Delicioso!


"receita de bolo caseiro"
"bolo caseiro faça e venda"

"receitas que vendem bolo caseiro"










"receita de bolo caseiro", "receita bolo caseiro para vender", "receita bolo caseiro da vovo", "receita bolo de banana", "receita de torta de banana", "receita bolo de banana de liquidificador", "receita de liquidificador", "receita bolo de liquidificador", "priscila beneducci", "@priscilabeneducci", "#priscilabeneducci"

Comentários

Lais disse…
Nossa, que delícia...
Anônimo disse…
Priscila você usa o fermento D'Oetker em todas as receitas?Ele é melhor que o royal?Obrigada.
Sim dr oetker é melhor. Cresce só la no forno.no calor.

Apesar que este bolo aceita bem todas marcas fermento p bolo.

Tem diversas receitas, como bem casados e outros que um fermento p bolo em po receita industrial + moderna, facilita tudo...
Lais disse…
Priscila... Vou tentar fazer esse bolo, apesar de ser uma negação com caramelo, nenhum na minha mão dá certo. Você fala em farinha nobre, qual você está usando? Eu uso tudo que você recomenda, já mudei de baunilha, de fermento...
Use farinhas de trigo marcas a partir 4,oo kg. As + baratas, mesmo sendo marcas consagradas estao com lotes problematicos, ate nas receitas de liquidificador acontece crescer lindo e afunda
Lais disse…
OK, muito obrigada!!
Lais

Faz de novo. Troca de marca, para + cara disponivel na sua regiao. Marcas consagradas, marcas famosas, soltaram lotes problematicos em 2016. Infelizmente é isso mesmo, lote problemático acontece de tudo: demora p assar, semi embatuma, cresce lindo afunda sola, embatuma de vez.

Esse bolo é a perfeiçai
1) fornada rápida 30 minutos, preaquecido 180.o
2) caramelado nao tem nenhuma resistência ao corte, é doce banana caramelada a supercie.
3) miolo é espetacular, fofinho, desmanchar, todo furadinho.

2016 Nós aqui foi sofrimento, ate receita de trabalho, assou perfeito por 15 anos, foi p o lixo. O problema não é receita, sao as marcas dos ingredientes usados que em 2016 sao + fracos ou lotes problematicos.

Faz de novo
💋💋💋💋💋💋
Lais disse…
Obrigada pela atenção. Vou fazer dessa vez com a farinha Renata, que é caríssima. Outra coisa que só tomei conhecimento ontem, ele fica melhor de um dia pro outro, mais úmido e delicioso. Vou fazer com certeza!! Obrigada.
Maci Nogueira disse…
Olá Priscila. Sei que só falta você pegar na mão da gente pra fazer o bolo, de tão bem detalhada que está a receita, mas mesmo assim eu ainda fiquei com uma dúvida: a forma com água no chão no forno continua lá enquanto o bolo assa?
Maci Nogueira - Sim querida. ................Forno vaporizado, é vapor continuo durante a fornada. ............... Profissionalmente para pâtisserie e boulanger (paes) já compramos fornos que fazem isso automaticamente. O mesmo ambiente é fácil de reproduzir em casa em fornos comuns. Deixe uma fôrma de bolo qualquer cheia de água de torneira fria no chão do seu forno - O bolo será assado o tempo todo com essa água no chão do forno. É uma técnica profissional que ensinamos todos a reproduzirem em casa.