Visitantes:

"Pão de Torresmo"

Pão de Torresmo é um clássico paulista, pão da colônia italiana. Deveria ser um clássico mineiro, acredita que não é? Rola por aqui até Farofa de Torresmo, a maioria dos Mineiros não conhecem o Pão de Torresmo. Todos esses anos morando aqui, eu nunca vi  Pão de Torresmo sendo vendido. Quando asso, faz o maior sucesso!

Nostalgia deste pão para mim é a lembrança da deliciosa  mesa de café da tarde, dos domingos, quando eu morava em São Paulo.

Receita:
Pão de Torresmo

Massa de Pão Especial, com qualidades marcantes
(pão fofo, miolo de pão cheio de sabor,  crocante e cascudo):
  • 20 g de fermento fresco para pão
  • 1 colher (sopa cheia mae) banha de porco
  • 1 ovo inteiro
  • 250 ml de água 
  • 2 colheres (sopa cheia mãe) leite em pó Ninho integral
  • 500 g de farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 1 colher (sopa "rasa") de sal

Recheio:
  • 300g torresmo de barriga de porco, frito sequinho, picado a gosto no tamanho voce quiser (eu usei 200 g)
  • 100 g de queijo parmesão ralado

Superficie:
  • pincele com 1 ovo inteiro
  • polvilhe parmesão
  • decore à gosto com torresmo frito

Rendimento:
1 pão assado na fôrma de pudim de 2,5 litro



Pilotando a Cozinha Priscila:

1 - Torresmo - Eu usei o Torresmo vendido por aqui que gosto muito: Torresmo semi-pronto Delícias da Gerais 200g. - Frite ele em oleo nao muito quente. Ele cresce instantaneamente, tem muita qualidade, não encontrei pedra de torresmo. Escorra bem, Seque no papel toalha. Pique na tesoura, muito pratico, do tamanho vc quiser. Importante: Esconda esse torresmo, porque cada um que passa pela cozinha, ataca e ai vc ficará sem torresmo para fazer o pão.


2 - Massa de pão: Ative o fermento fresco dissolvendo sozinho no açúcar, pique o fermento polvilhe o açucar, muito rapido começa virar liquido, com a colher mexa, que ficara líquido completamente... Dia quente trabalhe com agua fria, dia frio trabalhe com água morna.  Dissolva em 200 ml de água, não use tudo. Quebre o ovo, mexa bem. Coloque o leite em pó, e vá agregando a farinha de trigo aos poucos. No ponto mole grudento, transfira para bancada e rasgue muito massa, quanto + tempo dedicar nesta etapa melhor. Agregue o sal e vá secando esta massa grudenta com a farinha de trigo, se precisar use a sobra de 40 ml de água. Macia levemente grudenta, coloque numa bacia bowl, cubra com pano ou filme plástico, ou dentro de sacão amarrado e aguarde dobrar de volume. Se o dia estiver bom 20 minutos a 30 minutos cresceu. Peque esta bola crescida, e no rolo abra com  sobre bancada enfarinhada. Recheie com torresmo e polvilhe parmesão. Enrole como um rocambole e deixe numa forma de pudim untada só com óleo, não precisa enfarinhar.



Cubra com o pano e aguarde crescer novamente, ate encher a forma de pudim. Decore com torresmos fritos se quiser. Pincele com ovo inteiro, polvilhe queijo.

Forno pré-aquecido por 15 minutos, asse a 180.o C., ele estar super inflado de ar, assa rápido, com 20 minutos estara lindo. O cheiro perfuma a casa. 


Este pão é delicioso demais quente! Se torna degustação especial, exclusiva!  A vantagem de fazê-lo, somos previlegiados! Muito bom temperatura ambiente. 

Quanto tempo dura? Nunca consegui fazer este teste. Pão de torresmo na mesa, rouba o show aos repetecos de qualquer coisa que você sirva. Todos comem com café, até ele desaparecer. Não sobrará para depois.


Fonte: Receita 25 anos no meu caderno, aprendi no antigo programa de tv da Record, Note & Anote, época que Ana Maria Braga apresentadava, ensinada pelo Padeiro Benjamin Abrahão.








"receita de pao", "receita torresmo", "receita pao de torresmo", "receita boulangerie", "priscila beneducci", "@priscilabeneducci", "receita padaria", "receita que vendem", "receita para vender", "priscila beneducci", "#priscilabeneducci"


Comentários

Paula Ribeiro disse…
Vou fazer com certeza!
Paloma Sagulo disse…
Maravilhosa receita, obrigado Priscila por suas receitas maravilhosas, e pelo modo q vc descreve, é perfeito