Visitantes:

"Bauru da Dama da vovo Lavínia Beneducci" - Pão Caseiro Multiuso - Rosca Salgada


Bauru da Dama
na versão
Rosca Salgada


Bauru da Dama - É  receita pão multiuso curinga da  vovo Lavínia. Nasce pizza enrolada, vira Rosca, Vira tipo Calzone,  ou Empadão fechado, perfeito para assar dentro da fôrma de panetone, tudo que sua imaginação permitir.

Rendimentos Testados pela Priscila:
  • 1 pão grande – assado em fôrma de pudim de 2,5 litros de capacidade
  • 1 pão grande - assado em 1 refratario grande retangular transparente com 3 cm de altura (assado chega até a borda)
" Bauru da Dama da Dona Lavínia "
Pão da Lavínia:
  • 45 g – 3 tabletes de 15 g de fermento fresco para pão (a receita da minha sogra é com 50 g, eu costumo preparar só com 45 g)
  • 1 colher (sopa ) açúcar )
  • 125 ml leite morno ( 1/2 copo de requeijão )
  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher (sopa ) de sal
  • 2 colheres (sopa mãe) de óleo de milho (a receita da minha sogra pede 1 única colher de óleo, com 2 colheradas mãe a massa fica melhor)
  • farinha de trigo até dar o ponto na massa (medi, vai gastar no total 600 g, na 1.a etapa eu agrego no máximo 500 g, o resto vai ser usando para polvilhar, modelar e dar o ponto no formato do pão)

Recheio de Sobras de Frios da Priscila (saladinha crua):
Eu faço com o que tenho sobrando mesmo que seja um mix de presunto e mortadela.
Mussarela eu só coloco se tenho sobrando, não gasto mussarela só por causa deste pão, aquela receita das boas que não precisa de ajuda da mussarela para ficar gostoso de comer.
Geralmente é so frios picadinhos com cheiro verde temperadinho no capricho, com uma liga de 1 fiozinho de azeite.
  • Frios - Tem vez que tenho só 3 ou 4 fatias de sobras, que é praticamente nada. Então eu carrego saladinha de cheiro verde , que no forno ele some bastante. A mortadela é quem passa o sabor mais gostoso neste pão ( 4 fatias dela são o suficiente para o pão comendo ficar no ponto de tempero ) .
  • Importante – Tem vez eu coloco cebola picada outras vezes não. Tudo depende de quem vai comer na mesa conosco.
  • tomate picadinho com tudo - só de vez enquando eu coloco 1 só, a maioria das vezes não.
  • azeitona picadinha - também só de vez enquando.
  • milho ( eu só coloco quando o Michel e o Douglas não vão comer )
  • pimenta-do-reino
  • orégano
  • azeite ( só um fiozinho de nada para dar uma liga )
  • sal ( só coloco se for tomate picadinho na salada )

Para Pincelar:
  • gema de ovo (aplicar do tipo mal pincelado)

Fazendo Pão Caseiro (Bauru da Dama) com Priscila: Prepare a massa seguindo a sequencia de ingredientes, dissolvendo o fermento no açúcar. Sove a massa na bancada. Cubra com pano (eu coloco dentro de uma sacolinha de supermercado limpa vazia e dou nó. No abafadinho cresce rapido e não precisa de pano assim. Dobrou de volume, esta pronta para ser recheada. Começo então abrindo a massa no rolo como retangulo.
Independente do formato que vou assar, sempre abro a massa com o rolo, aplico a saladinha em cima, enrolo como rocambole. Deste formato rocambole cru que defino a cara que ele nascerá assado.


Bauru da Dama com Sobras de Frios besuntado com o meu Requeijão Cremoso de Copo Caseiro receita preparada com Ricota Fresca.


Neste formato abra 1/2 massa por vez, fazendo 2 rocamboles mais finos. Deite com o miolo para cima medalhões de 1 dedo, lado a lado, vai enconstando empurando que cabe tudo dentro do refratario grande. Cubra com filme plastico, para criar um ar quentinho lá dentro, deixe crescer pra valer o tempo que precisar. Ele chega praticamente na borda do refratario, inflado de ar.


Detalhe importante: Depois de algumas fornadas, descobri que aplicar " mal pincelado" a gema, o Bauru da Dama nasce mais bonito depois de assado, do que aplicar " bem pincelado" (cobrindo todos os cantinhos com gema).






"receita de pao", "receita pao caseiro", "receita pao multiuso", "receita rosca", "receita rosca salgada", "receita bauru da dama", "receita boulangerie", "receita boulanger", "receita padaria", "priscila beneducci", "@priscilabeneducci", "#priscilabeneducci"

Comentários