Visitantes:

"Antepasto de Berinjelas Italiano" - Chef Álvaro Rodrigues

"Antepasto de Berinjelas Italiano"
Chef Álvaro Rodrigues
Este antepasto é delicioso!

Um micro potinho de 150 g aqui em Belo Horizonte, custa R$ 10,80 no Supermercado Gourmet Verdemar em dezembro 2013 (eles tem desta versão Juliene e em Cubos). Esta receita é + gostosa de comer comparando com  a deles.

Uso:
Couvert, Buffet, Coquetel, Festas, Finger Foods,  Comida de Boteco e Quitanda Mineira da familia (mesa de café receitas caseiras + gostosas de comer, caprichosa dos mineiros: pães,  biscoitos, bolos caseiros e patês e cia..).

Esta é uma receita compensa fazer em casa,
o antepasto comprado pronto, 
duvido que leve 200 ml  de azeite + óleo de milho Mazola para completar...
Com esse capricho, comemos o antepasto à vontade, sem culpa ou dúvidas...


Receita: 
"Antepasto de Berinjelas Italiano"
Chef Álvaro Rodrigues:

Berinjelas:
  • 6 berinjelas grandes, cruas, fatiadas, cortadas em Juliene  (palitos tiras finas - tipo espaguete)
  • sal 
  • espremedor de batatas

Marinada Italiana:

1.a Etapa -  refoga na caçarola
  • 200 ml de azeite extra virgem (bastante bebe meia garrafa - use parte no inicio na refoga, terminou a refoga, molhe seu antepasto com o que sobrou dos 200 ml depois da refoga, para umedeçe-la de novo)
  • 10 dentes de alhos, cortados em palitos finos (1 cabeça grande tem 9 dentes - 1 cabeça inteira + 1 dente)
  • 1 cm de pimenta dedo-de-moça, sem semente
  • 300 g de cebolas cortadas em Juliene (palitos tiras finas) - 3 cebolonas
  • 150 g pimentão vermelho, sem pele e em tirinhas finas (capricho, siga a tecnica abaixo) - o meu pimentão estava mesclado em verde e vermelho
  • 120 ml de vinagre branco (o Chef Álvaro recomenda vinagre de arroz, eu usei vinagre de vinho branco de vidro - evite usar o baratinho agrin)
2.a Etapa - misturando dentro do refratario
  • 100 g de azeitonas verdes, rodelinhas ou palitos (sem caroços)
  • 2 colheres (sopa) salsinha
  • 3 colheres (sopa) hortelã
  • 1 colher (chá) sal
  • pimenta-do-reino moida na hora - esta foi por minha conta
  • oregano - esfregado na palma da mão para ativar o cheiro - esta foi por minha conta
  • óleo de milho - para completar o nivel - regar (usei Mazola)

Rendimento Testado pela Priscila:
  • 2 litros de antepasto - escolha um marinex  médio de 2 litros internos + alto pequeno, para consumir pouco oleo de milho.




Pilotando a Cozinha com Priscila:

1 - Pimentão Vermelho sem pele - Queime ele com garfo na bocao do fogao acesso direto, ate a casca queimar e pretejar. Coloque dentro do saco, feche e aguarde esfriar. Lave debaixo de agua corrente, que a pele saira toda e ficará apenas o pimentão. Corte a Juliene, em tirinhas finas.

2 - Berinjelas Corte e Tirando o Amargor - Da um pouco de trabalho, toma tempo + o capricho compensa, va, cortando a Juliene em palitos tirinhas compridas finas, cada berinjela. Coloque um recipiente e polvilhe "sal" a vontade... Aguarde 30 a 45 minutos, ou 1 hora depois.  O sal ira escurecer a berinjela, tirar todo o amargor dela, sorando água de berinjela. Lave esta berinjela sobre o escorredor com água corrente, para lavar todo o sal dela, aperte bem e deixe escorrer um pouco.

3 - Berinjela Sequinha - Pegue porçoes desta berinjela crua lavada, e esprema dentro do espremedor de batatas, que irá sair + água de berinjela ainda. Ate obter um bloco compacto de berinjela espremida. Vai encher um prato de de blocos de berinjelas. Reserve.


despreze esta água de berinjela


4 - Marinada Italiana - Refogue no azeite primeiro o alho em filetes, tem bastante, depois a pimenta-dedo-de-moça, em seguida a cebola com o pimentao. Demora um pouco + mucha.  Quando muchar refogue acrescente aos poucos porçoes de berinjela. Molhe com 120 ml de vinagre, que será o líquido, que ira ferver na embaixo e cozinhar toda essa cama de tirinhas.... Deixe ate secar.  Seca rápido pra caramba....  Acaba sendo um refoga bem rápida. 

5 - Desligue, tempere com 1 colher (chá) de sal, oregano e pimenta-do-reino moida na hora. Misture bem.

5 - Escolha um Marinex de 2 litros, dos tipos + pequenos e altos, para pedir menos óleo de milho nos finalmentes do preparo.
6 - Coloque as ervas: salsinha, hortela, e as azeitonas.

7 - Misture as ervas com  a refoga e o que sobrou dos 200 ml de azeite.

8 -  Nivele o antespasto,  e molhe o antepasto úmido de azeite, completando  com o  óleo de milho (usei Mazola). O suficiente para cobrir 1 dedinho raso de óleo. Usando este especifico refratario 2 litros da minha foto, consumiu 1/2 oléo de milho Mazola.

antepasto já úmido de azeite
só falta completar com óleo de milho Mazola


9 - Prazo de Validade - Deixe marinar por 3 dias no minimo na geladeira. Já no dia seguinte é delicioso! Este antepasto dura 30 dias facil, desde que sempre esteja gelado, com 1 dedinho de óleo protegendo cobrindo a superficie sempre.  Aqui em casa não dura nem 2 semanas, que vamos comendo, em todas as refeiçoes (acompanhando as saladas ou como entrada) e todas as mesas de café da família (Quitanda Mineira).
Delicioso!

Coma com Pão Francês...

Coma com rodelas de Baguete Gergilim...



Coma com Torradas...




Fonte:  Este antepasto foi ensinado pelo Chef Álvaro Rodrigues em 07-05-2008, no programa Dia-a-Dia da Tv Bandeirantes, apresentado pelo Chef Daniel Bork.




"receita de berinjela", "receita com berinjela", "receita de antepasto", "receita de couvert", "receita de entrada", "receita de acompanhamento", "priscila beneducci", "@priscilabeneducci", "#priscilabeneducci"



Comentários

Anônimo disse…
Antepasto de beringela é o meu favorito e estou feliz de encontrar a receita aqui, este blog que só passa receitas e dicas excelentes! Feliz 2014 para você e sua familia, Priscila!
Beijos
Paula
Executiva de Panela
Unknown disse…
Parabéns! Este antepasto de berinjela é fabuloso!!!
Jr Martins disse…
Se eu colocar esse antepassos no pote de vidro devidamente esterilizado e ferver depois em uma panela com agua por 15 minutos,quanto tempo dura? Posso fazer esse processo.? Altera sabor,cor,aroma?
Jr Martins - Boa noite. Ja fiz isso, alterou sim , tanto a cor, quanto a textura após 2 meses. Me explicaram que precisa colocar conservante vitamina C no preparo e gasto maior com azeite. Técnicas e recursos que não testei. Como não comercializo, não testei os recursos de longa durabilidade. Volte sempre. Obrigada pela visita. Priscila Beneducci
Unknown disse…
Priscila, eu não costumo comer antepasto, não gosto, mas fiz para minha namorada, é normal ficar com um gosto ácido residual do vinagre? Deixei evaporar bem, mas pro meu paladar, que não gosto de antepasto, está com gosto de vinagre, usei vinagre de vinho branco de vidro da marca castelo, na quantidade que você disse.
Bom dia Guilherme Andrade de Brito: 1)Não é para ficar com retrogosto residual de vinagre. 2)Seu vinagre é ótimo, top, e continue usando. 3)Essa que você fez agora ficara com retrogosto residual de vinagre, a berinjela é esponja. 4) A proxima vez ou outras receitas você fará com esse vinagre de vinho top, corrija acidez do seu vinagre com um tiquinho de nada de açúcar ou tiquinho de nada de mel, soluciona tudo, instantaneamente. 5) Tem vinagre é forte excelente como é esse de vinho, + saudavel, continue usando ele mesmo. 6) Uso muito correção de açúcar, um exemplo é as receitas com palmito comprado que faço, antes de começar a receita, o palmito é fervido rapidamente com o liquido que veio com 1 pitada de açúcar, garante matar o botulismo e elimina totalmente todo o sabor residual de vinagre que vem nele, ficando só o sabor do palmito. 7) Mel funciona do mesmo jeito, recomendo o mel nesta conserva, mel combina com fineza dessa receita, eu uso muito o mel como correção de acidez em molho de saladas e vinagretes, a conserva o mel tiquinho só será uma aditivo correção, que não vai interferir no sabor, o mel irá matar acidez com eficiência do seu vinagre de vinho top, quem comerá, não perceberá que foi usado mel, salada e conserva tem uma degustação parecida (azeite, vinagre de vinho e correção de tiquinho mel na acidez combina, procede com a fineza da coisa toda). Volte sempre. Obrigada pela visita.