Visitantes:

"Coxinha da Marciria - 1.o Lugar - Campeã do Concurso A Melhor Coxinha do Brasil Mais Você 2013"

Coxinha da Marciria
1.o Lugar - Campeã do Concurso  A Melhor Coxinha do Brasil 
Mais Você 2013

O que ela tem? Que as outras coxinhas não tem?
Coxinha caseira é minha praia. 
Eu precisava come-la para saber se é mesmo a melhor do Brasil.
Minha opinião, no final da receita.

Este concurso acontecem uma final diferente dos outros concursos no Mais Você.
Duas coxinhas ganharam pelo o 1.o lugar, 
são tão diferentes que jurados diferenciaram o julgamento.


Hoje vou  apresentar a Coxinha da Marciria:

Coxinha da Marciria
1.o Lugar - Campeã do Concurso Melhor Coxinha do Brasil 
Mais Você 2013


Massa de Rissoles  
não é massa tradicional de coxinha
recomendo de cara fazer o dobro da receita abaixo - leia meu rendimento:
  • 500 ml - 2 copos de requeijão (250 ml) leite integral
  • 40 g - 2 colheres (sopa cheia) manteiga (use manteiga para dar sabor)
  • 1 boa pitada de sal
  • 1 envelope de tempero para legumes em pó
  • 2 copos (americanos) de farinha de trigo  (aconteceu uma queda da qualidade da farinha de trigo nas marcas famosas vendidas no Brasil, trabalhe com farinha de trigo com no mínimo 7% proteina, ou com farinha de trigo para pastel com minimo 7% de proteina).

Recheio Diferenciado da Marciria
é conta para rechear 2 receitas básicas de massa
lendo vc achará que eh um recheio comum
recheando e visualizando a foto, não é não
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola inteira picada - das boas a minha era grande branca
  • 1 peito de frango cozido e desfiado (desfiado pesa 250 g)
  • pimenta-do-reino
  • sal
  • eu coloquei orégano
  • 2 xícaras (chá) de milho verde
  • 1 maço inteiro de salsinha ou cebolinha
  • requeijao cremoso - 1 copo de requeijão - ou bisnaga de requeijão cremoso para  pizza  sem amido"  (tem uma textura excelente p modelar coxinhas  - sem amido para congelar suas coxinhas c perfeiçao)

Empanagem da Marciria:
  • leite gelado +
  • farinha de rosca

Rendimento Testado pela Priscila:
  • O rendimento abaixo, foi contado usando a  minha medida padrão de modelar coxinha:  1 colher de sopa cheia  de massa + recheando com 1 colher sopa de recheio refoga + com 1 bisnagada de requeijão = nasce 1 coxinha de 78 a 80 g unid (sem fritar temperatura ambiente) = tamanho coxinha de shopping, tamanho de coxinha caffe shop, tamanho de delicatessen (lembrando que coxinha de rua centrão cidade, tem o dobro de tamanho dessa).
  • a receita  básica da massa da Marciria, não é proporcional, não bate com o rendimento do recheio que ela ensina, daquelas receitas ensinadas na tv que me dá raiva, do tipo mal explicada, que vc tá fazendo e descobre no final teria que ter feito o dobro inicialmente... Siga o rendimento abaixo:
  • a receita básica de massa rende 11 coxinhas - 11 colheradas de sopa cheia de massa
  • a receita da refoga rende muito - 22 colheres de sopa cheia de recheio


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Começe pelo Recheio Diferenciado da Marciria.

 Repare nesta foto, 
a qtde de cebola que tem o recheio da Marciria,
 mesmo picando miudinho.

Cozinhe o peito de frango em agua com 1 caldo de galinha. Desfie miudinho. A refoga é vapt-vupt. Primeiro refogue o alho, em seguida a cebola até muchar. Acrescente o restante de uma vez, mexa e desligue. 

Voce encontra por ai, por dentro de 1 Coxinha, um recheio com esta cor e cara. Não!

A maioria das salgadeiras detestam esse nível de umidade na hora de fazer a modelagem, que o tempo de modelar é maior, do tipo meio improdutivo manualmente! Até usando a fabrica de coxinhas, este recheio não permite ser modelado bolinha, que sai aguinha entre os dedos, essa umidade faz parte da textura do recheio da coxinha dela. Até na fábrica de coxinhas, o tempo de serviço modelagem será maior, este recheio terá que ser colocado de colherada mesmo. 

Capricho dá mesmo + trabalho!
Já comendo é tudo de bom! 

Reserve.

Agora começe o preparo da Massa de Rissoles da Marciria (não é uma tradicional massa de coxinha):

 Usei caldo de legumes Knorr Vitaly (aquele c pouca gordura)
Leve ao fogo para ferver, com excessão da farinha de trigo, todo o resto. Ferveu despeje de uma unica vez a farinha de trigo e mexa vigorosamente ate sumir os grumos e soltar do fundo da panela homogeneo uniforme. Transfira essa massa para uma bancada untada de oleo. Sove ela quente. Para facilitar a vida utilize a espatula de massa de pão. Sove até ficar lisa, lisa, + macio do que vc tirou do cozimento da panela. Lisinha de tudo, embale ou cubra com pano, para não formar casquinha. Deixe assim coberta protegida ate o momento de começar sua modelagem.

Faz necessario mesmo sovar no granito a massa  quente cozida da caçarola?

Sim.
Esta sovada é importantissima, ela que faz a coxinha frita ser + leve + gostosa de comer. 
Se vc tiver duvida disso, faça o que ja fiz, separe um pouco da massa sem sovar e modele e frite e coma ela.  Entra  um peso no estomago. 

Amo comer massa de coxinha nesta etapa. A receita da Marciria é bem comum, literalmente sem graça de comer mesmo,  não tem sabor, tanto que comi um teco para experimentar, e milagrosamente nao desejei comer + ela. Coisa que não acontece comigo no preparo de coxinha caseira. Amo comer a  massa de coxinha nesta etapa,  comparado a receita da Marciria  com as outras massas de coxinhas deliciosas que cozinhei ensinadas aqui no meu blog.

Nota: O serviço de modelagem precisará ser feito com capricho, sem ar interno , para não estourarem  na fritura.


Vamos para etapa de Modelagem:
Marciria - Usa modelador de coxinha (tipo fábrica de coxinhas)
Priscila - Foi na raça, manualmente mesmo...


Minha medida foi 
1 colher sopa cheia de massa + 1 colher cheia de recheio + 1 bisnagada de requeijão (opcional) = 78 a 80 g em media, a unid pronta modelada em temperatura ambiente = tamanho caffe shop, tamanho delicatessen.

Abra a palma da mão, faça um copinho no meio da mão com  massa, coloque a bisnagada de requeijão o recheio e feche. 

Manualmente o recheio umido dificulta. Por isso talvez acredito que modelar na fabrica de coxinhas, alem de padronizar e criar um formato uniforme igual em todas coxinhas, é mesmo melhor para recheios umidos como da Marciria.

Empanagem é na Leite Gelado e depois na Farinha de Rosca. - O choque termico a gelado -  no líquido gelado é uma descoberta recente da Cozinha Brasileira. - O liquido gelado, faz o frio formar uma casca natural como uma pelicula forçada na propria massa de coxinha (que se pensarmos bem, nasceria se naturalmente se ficasse muito tempo expota em temperatura ambiente sem empanar ainda).

Fazendo essa empanagem, a cobertura da farinha de rosca é perfeito, mas a sensaçao que foi mal empanado eu tenho todas as vezes que uso esta técnica. Vc terá também essa sensação. Fritando comadre, funciona c perfeição!

 
Frite poucas unidades por vez, 3 a 4 no maximo na caçarola de oleo .
Deixe secar num escorredor ou trama e depois no papel toalha. 

Se delicie!

Marciria recomenda comer essas Coxinhas com 

Molho de Pimenta de Bode





Minha Opinião Sincera:

O que diferencia a Coxinha da Marciria 
das outras receitas de Coxinhas é o 
R E C H E I O solto, úmido, colorido,  super carregado de cebola miudinha!

O sabor massa é comum demais, do tipo sem graça mesmo, tem receita de massa + gostosa  e tb tem massa de coxinha super deliciosa,  aqui no meu blog.

Recheio umido é uma qualidade nas coxinhas da minha familia, esse gostoso nós conhecemos bem:
  • O Recheio da Marciria é neste nivel caseiro úmido que amo comer! 
  • O diferencial muito forte é a textura deste  recheio dentro da coxinha da Marciria, um recheio solto. Porque a umidade que a Marciria finaliza o recheio dela na caçarola, nao permite voce salgadeira fazer bolinhas do recheio dela, que sai aguinha dentre os dedos. O objetivo é justamente toda essa umidade fique dentro da coxinha frita. 
  • Não é o milho, nem o requeijao bisnaga, nem a salsinha, o óbvio para quem  olha  a foto. Essa combinaçao eu mesma ja criei aqui em casa, algumas vezes...
  • Por isso tenho certeza desta opinião: Para mim o sabor desta coxinha veio da grande   qtde. de cebola que tem no recheio. Cebola fresca mesmo miudinha em grande qtde, em qualquer receita é um up, muda muito o sabor para melhor.
Para qualquer salgadeira comum, esta refoga dificulta a modelagem, faz a modelagem ser trabalhosa sem uso de fábrica coxinhas.  Até para quem já usa a fábrica de coxinha, onde o recheio é colocado 1 bolinha de recheio, o  custo  tempo será maior   de trabalho na modelagem, porque o recheio dela terá que ser colocado de colherada mesmo.... E a refoga feita para 2 peitos de frangos para 99% das salgadeiras,  na receita da Marciria esse tempero é para 1 só peito. Marciria  no recheio é muito caprichosa!

Para venda desta coxinha:
  •  É daquela que vende com a fama da propaganda gostoso boca a boca, na minha opinião. 
  • As chaturas  olhando o recheio, vão reclamar muito: tem muito  verdinho, tem muita cebola miudinha, tem tomatinho, tem milho. Por isso que 99% das vendas o miolo de coxinha é branco de tudo. Exatamente porque o publico hoje  no Brasil, consumidor de coxinhas é + moçada, criançada que adultos.  Salgado barato acessivel.
  • Este Recheio é para  adulto. O adulto devora  todo esse capricho colorido  sem problema, adulto que devora receitas com muita cebola sem problema,  que foi   exatamente o Perfil  da comissão julgadora do Mais Voce deste Concurso. Não tinha moçada, nem criança e nem  adolescente na comissão julgadora.


Repare nesta casca frita 
é a foto do resultado do Leite Gelado....

Empanar com Água Gelada ou Leite Gelado?
É tudo a mesma coisa, não é?

Descobri nesta receita, que Não. 
Foi até uma surpresa para mim.

A Casca  frita que nasce do Leite Gelado, é bem cascuda mesmo. Fazendo  a gente não percebe nada disso, que empanar no líquido, deixa a gente sempre com o pé atrás, do tipo isso não empanou direito. Fritando a gente descobre que dá super certo.

Eu pessoalmente hoje sei que prefiro 
a Casca Frita do Empanado com Água Gelada. 
Nasce + fina + gostosa de comer.
Não é incrivel!
Só fazendo, fritando, comendo para descobrir.




Convido você conhecer a  minha receita de coxinha profissional predileta:







"receita de coxinha", "receita de salgadinho", "receita salgado", "receita com frango", "receita ave", "priscila beneducci", "#priscilabeneducci", "@priscilabeneducci"

Comentários

Talita disse…
Priscila, você é demais!! Amei esse post! Confio muito na sua opinião!

Odeio fazer fritura, salgadinhos, essas coisas... Mas se um dia for fazer coxinha em casa, é no seu blog que vou procurar!

Beijos querida

Talita
Gostei das dicas Priscila, acabei que fiz a outra coxinha vencedora, mas a massa não é nada demais...
Bjs
Maura
Noah disse…
Bah Priscila, que post legal
Muito grata pelas dicas viu?
Como tua amiga Talita disse, confio em tuas opiniões 'culinarísticas'
Jinh♥s
Flá disse…
Priscila, adorei seu post, estava justamente pensando em fazer essa coxinha! Por favor, quando possível, teste também a receita da coxinha hour concour! Gostaria muito de sua opinião sobre ela.
Bj.,
Flávia.
Unknown disse…
Essa coxiicha do programa é vendida num posto na estrada de Brasília para Caldas.Particularmente achei muito apimentada, caríssima. .mas o mais me desanimou foi o atendimento no local...É de dar indigestão. ..
Unknown disse…
Sra. Priscila Beneducci,
As suas receitas, referentes as outras, receitas mesmo sendo famosas, superam todas.
Sua observação em alguns ingredientes, também é importante. Eu só não usaria nunca em uma receita minha, o leite Itambé. Mais fora isso, fico com as suas receitas.
Unknown disse…
Amei a receita de coxinha de mandioquinha.

Quanto a melhor coxinha do brasil, eu não gostei do milho. Odeio quando minha mãe faz pao metro de frango e coloca ninho para render o recheio, não vejo proficionalismo!
Evan Souza.