Visitantes:

"Caldo de Canjiquinha com Costelinha Defumada"

Comida de Boteco,
Temporada dos Caldos Mineiros, começou...
Caldo de Canjiquinha com "Costelinha Defumada"
The Best Recipe
Mineiros saem de casa para comer caldos o ano inteiro, no sábado a noite, não precisa chegar o outono e inverno. Mas quando esfria só tiquinho, todas as festas de aniversarios que entregamos bolos tem caldo no menu. E ai, o sabado termina, a pizza por telefone passa ser a ultima opção, que o nosso desejo tb é um caldo delicioso!...

Caldos de Mandiocas (todas as versões dele) é a receita Festa barata, presente em todas as festas. Só algumas festas mineiras servem os 2 caldos + nobres, que tem a receita de custo compra + alto:
  • Canjinquinha com Costelinha (de porco fresca) - ensinamos aqui a maravilhosa receita do Restaurante Consulado Mineiro: 
         http://deliciasbypriscila.blogspot.com.br/2012/06/canjiquinha-com-costelinha-do.html
  • Vaca Atolada - costela de boi com mandioca
Dessa vez caimos na tentaçao da 
Costelinha Defumada.
Ai! Pra que.... Agora eu não consigo + me imaginar comer Canjinha sem Costelinha Defumada!
Isso não é gostoso. É maravilhoso!
Agora...  Eu que sou paulista, mineirei  de paixão de  vez com esse trem...

Caldo de Canjiquinha com "Costelinha Defumada"
Sopa de Milho Fina
Adaptação da receita do
Restaurante Consulado Mineiro - SP
Nesta versão dispensa o pré-preparo da Costelinha Comum



Canjiquinha:
  • 250 g canjiquinha miúda comprada de supermercado (de grãos padronizados) – certinho 1 e 1/2 copo de requeijão.
  • 1 litro de água fria
  • 1 litro de água quente da chaleira
  • 1 boa pitada de sal

Refoga caprichada e farta:
  • óleo de canola temperado com nozes
  • 1 kg de costelinha defumada
  • 2 colheres (sopa cheia) alho batido
  • 1 colher (sopa cheia) urucum -  colorau
  • 1 cálice de cachaça - flambar (ajuda a tirar a gordura do porco)
  • 2 cebolas das grandes, picada
  • mirepoix (fala-se mirapoá): 1/2 alho poro picado + 1 talo de salsão(esse foi por minha conta)
  • 6 tomates maduros – 800g – picados com tudo
  • 1 colher (chá cheia) molho de pimenta freca dedo-de-moça com biquinha
  • + pimenta-do-reino preta moída na hora
  • correção de sal
  • 1 maço inteiro de cheiro verde picado

Para servir:
  • cebolinha verde em rodelinhas
  • torresminho frito
  • parmesão se vc quiser, nas festas não tem.


Pilotando a Cozinha com Priscila
Preparando as receitas basicas:

Alho Batido - Liquidifique ate o alho ficar miudinho, despeje num vidro com tampa confiavel, e conserve na sua geladeira. No inicio é tudo um leite de alho, depois separa o alho pure vai para fundo e sobe o oleo... Vc podera usar como alho na refoga, so pure, com o oleo. E esse oleozinho na superficie é o tchan que uso em diversas receitas...
Canjiquinha -  Modus Operante Mineiro - Canjiquinha de Supermercado ou Canjiquinha de Roça (rustica de grãos grosseiros quebrado irregular), ambas moram na geladeira de molho por 30 dias. Não é para ficar na despensa a seco. Coloque num recipiente de preferencia de vidro para que vc possa ver o que tem dentro sempre abrindo a porta da geladeira, principalmente a cor da água do molho. Cubra  1 dedo de agua e guarde sempre de molho na geladeira. Não se preocupe, "não estraga". Depois que vc mineira de vez, essa canjiquinha na geladeira não dura nada. De vez enquando vc troca a agua, que vai ficando meio turva, por água nova e assim ela se mantem na geladeira. Essa canjiquinha de molho cozinha rapido quase como arroz, é assim que ela nasce tão rápido na casa dos mineiros, presente no almoço de semana da familia mineira o tempo todo.


 

Óleo de Canola Temperado com Nozes  Despeje dentro vidro (confiavel, de preferencia esterilizado): oleo de milho, marinado com nozes, alho e alecrim.. Esse  óleo de milho fica  the best!

Conserva Molho de Pimenta Fresca Dedo-de-Moça com Biquinho - Prepare com antecedencia, coloque tudo dentro do vidro  e deixe pegar gosto.



Pilotando a Cozinha com Priscila
Caldo de Canjiquinha com Costelinha Defumada:

Começando pelo 1.o Cozimento da Canjiquinha - Caçarola alta, ou panelão alto, de preferência teflonado. Exatos 250 g de canjiquinha (1 e 1/2 copo de requeijao de graos). Desmanche em 1 litro de + agua  fria, e depois em 1 litro de +agua quente com um pouquinho de sal.

Usando a Canjiquinha de Molho na Geladeira - O cozimento depois que ferver leva 12 a 15 minutos. Mexendo de vez enquando.

Usando a Canjiquinha Seca (acabado de tirar do pacote) - O cozimento depois que ferver leva no minimo 30 minutos, o do tipo mexendo tempo todo e espirrando... 

Costelinha Defumada - Dispensa diversas etapas que usamos na Costelinha de Porco fresca. Corte rente a uma lateral do osso, para a carne se concentrar de 1 lado só, é o jeito + bonito de servir esta peça. Sele no oleo de nozes, aos poucos, o seu 1 kg de costelinha defumada 1.o e separe. Toma um tempinho. 


Na panela que vc selou as costelinhas, faça a refoga inicial da receita com mirepoix, e colorau. Entao acrescente a costelinha e a canjiquinha que com todo o caldo que vc cozinhou a parte, que esta quente.

Cozinhe mexendo de vez enquando até a costelinha de porco começar a desmanchar. 
Ai vc fica ao seu criterio. 

Servir - Caldo de Ossos com a Carninha defumada toda desmanchada no caldo.
Servir - Costelinha Defumada molinha ainda inteira.  - Eu nao quero que cozinhe demais, quero servir aqui em casa, porçoes com a costelinha defumada, quase inteira, bem molinha. Se for possível comer o caldo com colher e pegar com mao a costelinha e comer o osso literalmente...Como gosto disso!


Finalize colocando 1 maço de salsinha inteiro picado.

Frite seu torresminho.


Sirva na mesa a parte a vontade...
1 Potinho de Torresminho
1 Potinho de Cebolinha Verde Picado
1 Potinho de Parmesão Peça filetado  


Viciante com Costelinha Defumada
The Best!

Vc se surpreenderá com o gosto desta receita, 
fazendo no fogão a gás, 
ela não deixa em nada a desejar ao
Caldo de Canjinquinha com Costelinha feito no fogão a lenha.

Aventure-se, sugerimos comer  os Caldos Mineiros Setelagoanos famosos:

  1. Caldo de Costelinha com Canjinquinha
  2. Caldo de Vaca Atolada
  3. Caldo de Mocotó
  4. Caldo Bobó de Frango Mineiro
  5. Caldo de Pinto
  6. Caldo de Feijão - acompanha Torresminho e Cebolinha Verde (servidos a parte)



"receita de caldo", "receita de sopa", "receita de caldo de canjiquinha", "receita caldo de canjiquinha com costelinha", "receita com costelinha", "receita com costelinha defumada", "receita caldos e sopas", "receita confort food", "receita comfort food", "receita sopa de inverno", "receita de inverno", "priscila beneducci", "@priscilabeneducci", "#priscilabeneducci", "receita comida de boteco", "receita comida mineira", "receita baixa gastronomia"



Comentários

suzi croches disse…
oi priscila... quero dizer que vc ta de parabens amo suas receitas e seu blog... o modo como vc explica cada detalhe nunca vi em blog nenhum sempre que posso venho aqui ver suas receitas ja fiz muitas.e quero dizer que as dicas que vc da faz toda diferença no resultado final obrigada por vc compartilhar suas experiencias dicas e tudo mais ....bjusss