Visitantes:

"Pudim de Tapioca da Chef Carla Pernambuco"

Pâtisserie made Brasil
Receita Famosa da Rua Oscar Freire...
 Pudim de Tapioca 
Chef Carla Pernambuco

Eu estava muito curiosa em comer 
Pudim de Tapioca  da famosa Rua Oscar Freire - SP,
a rua + cara de São Paulo.

Sou viciada em Pudins, 
Pudins  diferentes então nem se fala.... 

Este é o doce da comida regional Brasileira moderna bem  feita!


Receita 
Pudim de Tapioca 
Chef Carla Pernambuco

Pudim de Tapioca 
1 hora de 15 minutos de preparo, antes de levar ao forno:

rehidratar a tapioca por  1 hora
  • 75 g de tapioca (usei a Yoki) - é pouquinho de tudo... pese para não errar esta medida, ja que as xícaras mudam de casa para casa
  • 200 ml - leite de Coco - usei Sococo
  • 200 ml - leite integral
outros ingredietes do pudim
  • 5 gemas peneiradas (leia abaixo) - ovo grande jumbo
  • 3 claras
  • 1 lata 395 g - leite condensado Moça
  • 200 ml - creme de leite (usei o creme culinario Leco de litro)
  • " 1 pitada de sal"
Caramelo da Priscila da Fôrma de Pudim:

  • 12 colheres (sopa) açucar cristal ou refinado - queimado
  • água, pingada a olho - cuidado

Fôrma de Pudim comum com 2,5 litro de capacidade
este pudim nasce baixinho  com 4,5 cm de altura 

 Pilotando a Cozinha com Priscila:


1 - Tapioca -  Rehidrate a tapioca com leite integral +  leite de coco. Tampe com filme plastico e aguarde 1 hora. Nascera unidos venceremos, de pedaço pegando com a colher. Quebre e solte os graos no garfo ou entre as maos, ate todas as bolinhas ficarem soltinhas, soltinhas....
fotos na xícara jumbo
 
 

3 - Caramelo -  Enquanto hidrata a tapioca, queime o açucar na panela a seco ate caramelar, pingue 2 colheres de sopa de agua, vai espirrar, fique no fogo para voltar a textura e despeje na forma de pudim. Caramelo queimado de leve despreze, que o sabor de queimado aparece sim no pudim depois.

2 - Pudim de Tapioca - Preparo Manual - Separe dos 5 ovos - 5 gemas  e 3 claras (2 claras não usaremos). As gemas desmanche de leve no garfo, e passe numa peneira de trama fina (nao de plastico jolly comum, tipo de inox). Nao passe a colher + por dentro, pode passar a colher por baixo. Nesta peneira, a passada é perfeita, um pouquinho demorado, mas é perfeito. Acrescente as 3 claras, a pitada de sal, o leite condensado e o creme de leite. Mexa com fouet ate homogenizar. Entao acrescente a tapioca e mexa bem. Despeje na forma de pudim caramelada. 

3 - "Cozimento Diferente Importante" - 30 Minutos em Banho-Maria fervente no forno só.  A maioria dos pudins cozinha 1 hora, esse não. Forno bem quente preaquecido, cubra seu pudim com papel aluminio,  fechando bem as laterais, de uma garfada no papel aluminio, nasce 4 furinhos, de la saira o vapor. Assim seu pudim fica protegido de ganhar uma casquinha  e cor no bumbum dele no forno. Se for usar uma assadeira de aluminio para assar seu pudim, cozinhe na agua fervente da chaleira com gotas de vinagre ou limao, para nao oxidar sua forma.


4 - Como Desenforma com Sucesso - Tire o pudim do forno e da água quente, tire o papel aluminio,  aguarde esfriar na mesa e depois leve para gelar por 1 hora na forma. Firme gelado, esquente esta forma direto na boca do fogao acessa, segurando com pano de prato, virando e aguarde soltar o caramelo. Balançou, balançando a forma (pegando com pano de prato que ela esquentou), o pudim esta solto, ate dançando inteirão solto la dentro sobre o caramelo, esta pronto para desenformar. 


5 - Com Limao ou Vinagre na agua quente do banho-maria, sua forma  de aluminio sai do forno clarinha por dentro, não oxida.

Sirva geladinho!

Fontes:
Manjar de Tapioca Cremoso - Receita do Brasil no Prato, programa da Carla Pernambuco ensinada no canal a cabo Bem Simples (Fox Brasil).


Livro Las Chicas Gourmet Garage -   As  Receitas  que elas vendem na Rua Oscar Freire,  loja da Chef Carla Pernambuco. O pudim de tapioca esta neste livro. 


Pudim de Tapioca Cremoso - Entrevista sobre  o livro + a receita   do Pudim de Tapioca  que elas vende na Rua Oscar Freire,  no blog do jornalista Marcelo Katzuki do jornal  Folha de São Paulo.


Pudim de Tapioca da Carla Pernambuco
Minha Opinião sincera: 
  • Bom, não é  pudim super delicioso, é pudim bom.
  • Todo pudim de tapioca é encaroçado, lógico, este é encaroçado + super  maçudo.  
  • Minha qualificação  pessoal, para ser um Pudim nível sucesso, nível ceia de natal, é aquele você devora sozinha aos repetecos, a roda toda,  comeria sozinha quantidades absurdas... No mínimo impossível comer 1 única fatia, vai rolar repeteco imediato. Nesta receita pudim de tapioca esse efeito colateral é impossível.
  • Este pudim por ser maçudo,  super encaroçado com 75 g tapioca, 1 única fatia, sustenta de tal jeito, que você não deseja o repeteco, você se dá por satisfeita. 
  • Servir mini porção deste pudim, achei super lógico, ideal mesmo, uma fatia daquelas que eu gosto de comer pudim, seria tipo demais  para receita. Esta receita de pudim tem ser servida só na versão: mini porção mesmo.

Priscila Beneducci

Comentários

=) duda =) disse…
seu blog supera todos que vistei amo suas receitas seu jeito simples e descontraido de ser parabens bjs bjs bls alvira
Anônimo disse…
Priscila, teclo aqui de São Paulo. você é uma mestra generosa. Ensina, compartilha.... Adoro as Delícias da Priscila Beneducci... Que Deus te abençoe e coroe de sucesso a tua vida profissional e pessoal. Bjus Sandra Vaz
Candy Love disse…
Que delícia!! :)