Visitantes:

"Empadão de Palmito Cremoso Perfeito e Delicioso"

Receita perfeita para comercializar

Imagina um Empadão   leve de comer de verdade  e muito saboroso!
Conheça minha receita predileta..

 Empadão de Palmito Cremoso
Perfeito e Delicioso

Perfeito Quentissimo 

Não desmorona quentissimo saido do Forno

Perfeito em Temperatura Ambiente
Massa é espetáculo, saborosa e  leve de comer

Longa duração, demora para azedar.
Tivemos um show recente do Concurso Melhor Empadão do Brasil (no Mais Voce da Ana Maria Braga), pela correira da minha vida, passou a inscriçao e o meu ficou de fora, se tivesse concorrido, nao me surprendeira chegar entre os finalistas...

Antes de começar a testar aqui na minha cozinha as deliciosas receitas vencedoras do Concurso do Mais Você, resolvi matar saudade da nossa receita de Empadão predileta.

Empadão é tradiçao, vira e mexe ele nasce.
Como sou além de pesquisadora, colecionadora de receitas, eu  faço mesmo  pra valer o que pesquiso, as receitas da família vão só melhorando o nível. A gente acaba descobre  na boca a melhor massa e o melhor recheio...  

A  receita de Empadão + perfeita que nasceu do nosso forno foi o casamento: 
Massa do Chef Álvaro Rodrigues 
Recheio Palmito da Palmirinha Onofre.

Essa voce só vai acreditar deliciosamente garfando pra dentro.
Faça e comprove...





Empadão de Palmito Cremoso Perfeito e Delicioso
The Best Recipe 
A evolução do meu empadão predileto
Priscila Beneducci

Rendimento 1 empadão de 25 cm de diam.

Patê Brisée
(receita abaixo já é dupla - na conta para fazer o empadão fundo e tampa acima - deliciosa massa de manteiga assada - receita Chef Álvaro na tv Band Dia-a-Dia  - 27-02-2008):
  • 600 g de farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 300 g de manteiga sem sal, gelada e picada (manteiga de verdade - usei marca deliciosa Aviação)
  • 2 colher (chá) de sal
  • 2 pitada de fermento em pó para bolo
  • 150 g creme de leite
  • 2 ovo grande (jumbo), ligeiramente batido

Recheio Palmito Perfeito 
(receita  recheio da Palmirinha Onofre)
não desmorona quentissimo acabado sair do forno
perfeito em temperatura ambiente
  • 2 dentes de alhos
  • oléo de milho
  • 1 cebola branca picadinha
  • 500 g de palmitos (1 lata grande - pre aferventados em casa, garantindo  sem botulismo)
  • 2 tomates
  • molho pimenta de garrafinha
  • sal
  • pimenta-do-reino branca, moida na hora
  • cheiro verde
  • 400 g - 1 bisnaga de catupiry pizza comprado

Acabamento:
  • 1 clara de ovo - para impermeabilizar
  • 1 gema de ovo - para dourar


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Patê Sableé no Processador, indicada pelo Chef Álvaro como trabalho profissional na cozinha - Vapt-vupt, segundos - Coloque a manteiga e farinha, pulse ate virar farofinha, segundos. Coloque os demais ingredientes, pulse segundos, e nasce 1 bola perfeita homogenea.

Patê Sableé preparo Manual - Faça uma farofinha com manteiga gelada picada, na pontas dos dedos ate virar farofa. Acrescente os demais ingredientes, trabalhe até obter uma bola homogenea e lisa.

Patê Sableé  - prazo de validade - Bola crua pronta, lisa e homogenea, embrulhada no plastico ou filme plastico, leve para gelar por 30 minutos na geladeira. Só depois retire gelada e abra forrando suas forminhas. Patê Sableé dura 4 dias na geladeira assim, congela maravilhosamente crua, para vc usar depois.:

Palmito sem Botulismo - Não coma nenhum pedaçinho de palmito da lata ou vidro que vc abrir. Para um empadão bem recheado é a lata + cara de 500 g. Leve para ferver por 10 a 15 minutos em ebolição no liquido que veio. Dai em diante agora vc ja poderá fazer a receita que desejar para sua familia.



Recheio de Palmito Perfeito que não Desmorona Quente - Esse nao tem leite, nem engrossante de farinha, bem diferente de todos, nasce puro e perfeito. Faça uma refoga vapt-vuptrapida seguindo a sequencia da lista de recheios (não precisa de caldo tablete é para sentir o real sabor de palmito). Desligue e coloque 1 bisnaga inteiro catupiry 400 g e misture. Recheio pronto, reserve.


Montagem do Empadão - Massa gelada  forre com 2/3 da massa o fundo de uma torteira de aro removivel com 25 cm de diametro, fazendo um lateral de 4 cm de altura. Fure todo com o garfp o interior e impermeabilize pincelando 1 clara crua (para nao embatumar a massa neste recheio).  Em seguida aplique todo o recheio e nivele  a superficie.


 

Tampa do Empadão - Abra a massa entre 2 plasticos com o rolo ate afinar. Aplique sobre o empadao e corte a rebarba.

Bonito Rapido e Predileto (estilo Galete de Rois) - Pincele com gema toda a superficie. Desenhe com raspando 1 colher de sobre mesa, removendo a clara pincelada o seu desenho. Agora  escolha a borda do seu empadao, escolhi folhas, recorte e aplique na borda pincelada de gema que cola. Volte a pincelar as folhas e bolinha do miolo da flor. Leve para gelar por 15 minutos no freezer. Enquanto isso preaqueça o forno por 15 minutos, bem quente, abaixe a temperatura a 180.o c.  Leve para assar saido direto do freezer por 30 minutos até dourar. Dourou já tire que senao queima o bumbum.



Assado perfeito é assim levemente dourado, com o bumbum perfeito sem ser queimado.



Pode servir agora imediatamente quentissimo, o recheio feito deste jeito nao desmorona é levissimo, muito bem feito, deliciioso!



Comentários

Luisa Alexandra disse…
O aspecto é mesmo muito bom!
Gostei imenso da tua sugestão.
Anônimo disse…
Nossa que delícia adoro colecionar receitas vou fazer adorei a dica do palmito vou ferver sempre antes de usar e essa massa e recheio perfeitos.
Anônimo disse…
oi
Boa tarde, tudo bem?
Entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Além do artesanato também gosto muito de culinária e moda. Já estou seguindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
Claudiana
http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com
Unknown disse…
Magnifica receita !!! Foi a melhor que encontrei até hoje!!! Parabéns !!! Abraços de luz.
simone disse…
ola, adorei este empadão de palmito, vc faz sob encomenda?
agradeço
simone
Anônimo disse…
Já havia testado varias massas e até agora essa foi a minha preferida tb
Rafaella disse…
Priscila, primeiramente parabéns pelo blog. Estou amando suas receitas. Tbm sou mineira e amoooonbolos e quitandas! Moro na Bahia e morro de saudades dessas quitandas! Fiz o empadão, mas só esqueci de colocar no freezer por 15. Min. Faria diferença? Mas gostou mto da massa! Obrigada!