Visitantes:

"Cuscuz de Canjiquinha de Forno - Torta de Canjiquinha"

Mineirando com Priscila...
Cuscuz de Canjiquinha de Forno
Torta de Canjiquinha

Quirera - comida de galinha é 
Prato predileto da  Família Mineira
Canjiquinha para mim o que é:
Comendo é mesma   coisa como Polenta (mole, dura ou sopa) só que com grãoszinhos. Os grãoszinhos fazem da textura ser + interessante e gostosa de comer que a Polenta. Por isso faz tanto sucesso. Deliciosa!

Torta de Canjiquinha - Cuscuz de Canjiquinha:
O nome fonte desta receita é Torta de Canjiquinha. É maravilhosa! Vc verá que a receita não tem nenhuma misturinha  proteina (franguinho, calabresa, queijo, etc...). Trata-se da Quirera Canjinquinha apenas temperada com uma Refoga simples. Aconselho vc experimentar esta receita nesta versão simples. Depois no futuro que se quiser capriche por sua conta com mistura. O resultado comendo é como se fosse um Cuscuz  de Cuscuzeira de 1.a linha, umida ao mesmo tempo crocante, saborosa,  nasce muito melhor  de comer do aquele tradicional feito na cuscuzeira.

Vc vai amar de paixão comendo - vai muito alem de ser  apenas gostosa, objetivo desta receita é uma alimentação inteligente:
  • Subsituto oficial do Arroz - É para servir como substituição do Arroz. No dia desta foto nao teve jeito, precisei servir arroz que tinha gente na minha mesa, que nao abre mao do tradicional Arroz soltinho. Cardapio ganhou Frango Grelhado, Salada completa com Brocolis
  • Almoço - Substitui o arroz com perfeição.
  • Quitanda - Mesa de Café da Tarde - Subsitui o paozinho do café da tarde também. Só ela assim simples de tudo e um cafezinho preto arrasa. Pode fazer de manha, deixar la guardado coberto com filme plastico, fica uma delicia em temperatura ambiente, e se quiser só aquecer no microondas e comer garfadas com café preto.

Mineiros falam:
Canjiquinha é um Santo Alimento. 

Santo Alimento em Tudo - Nutrição de 1.a Linha: 
Sabedoria Mineira muito antiga!
Além de ser alimento Seco ou Molhado (de molho) que demora para estragar...
A maior questão é: Arroz é igual Açucar.  Milho também é igual Açúcar depois da garfada, a diferença dos 2 que, que a Canjiquinha ganha em tudo. Canjiquinha é + nutritiva, sustenta de verdade, filhos que almoçam Canjiquinha o fuça atras de coisa gostosa na geladeira e despensa diminui ou cessa. Indicado para alimentação de crianças com hiperatividade, indicados para  alimentaçao crianças que fazem poucos exercicios fisicos, ficam + em frente do game, computador e tv.   A   glicemia (açúcar) que nasce da Canjiquinha dentro do nosso corpo é melhor, comparando  com o açucar (glicemia) que nasce do arroz.





Cuscuz de Canjiquinha de Forno
Torta de Canjiquinha
(caçarola + forno)

1.a Etapa – cozimento idêntico de arroz (15 minutos abafadinho)
·        1 colher (sopa mãe) margarina ou manteiga
·        1 colher (sopa) alho batido com óleo
·        1 cebola grande picadinha
·        1 xícara (chá) canjiquinha – de molho escorrida
·        chaleira de água quente – cobrir 2 dedos acima
·        sal

2.a Etapa
·        canjiquinha cozida
·        2 colheres (sopa) farinha de trigo
·        250 ml – 1 xícara (chá) leite
·        1 ovo inteiro
·        1 colher (sopa cheia) queijo ralado
·        1 tomate picado
·        azeitonas em rodelas – opcional – esse foi por minha conta
·        cheiro verde picado

Forma – Untada e enfarinha (fubá ou farinha de trigo).


Canjiquinha -  Modus Operante Mineiro:



Canjiquinha de Supermercado comprada (grãoszinhos uniformes) ou Canjiquinha da Roça caseira (graoszinhos de tamanhos irregulares, canjiquinha quebrada), não importa, para os 2 tipos o mesmo processo.  
O que se faz com ela? 
Onde ela mora na despensa ou na geladeira?

Em Minas Gerais a Canjiquinha 
mora de molho na geladeira por 30 dias.

Canjiquinha é um santo alimento, custa a estragar!

Despeje a canjiquinha no seu pote predileto (plastico com tampa ou marinex com tampa). Cubra com água e guarda na geladeira. Troque a água dela pelo menos 1 vez por semana, naquele dia da semana que vc dá uma geral na geladeira. Claro podendo troque água durante semana. Agua fica + branquinha, so escorrer e colocar uma nova de novo.

Essa canjiquinha que fica de molho constante, ganha o preparo rápido identico do arroz. Arroz é 12 minutos, canjinquinha é 15 minutos assim no máximo.

Medida que vc ira cozinhar será igual Arroz.
Se voce tem o costume de fazer 1 xícara de arroz, 
voce fará tb a  receita com 1 xícara de canjinquinha de molho (escorrida).

Por isso que mineiro come canjiquinha durante a semana o tempo todo, com preparo rapidissimo.




Pilotando a Cozinha com Priscila:



1 - Primeiro Cozimento da Canjiquinha - Na Panela Teflonada para Facilitar a Vida (para mexer so vez enquando)-  Igual o arroz faça uma refoga, coloque a canjiquinha, da uma refogadinha, claro nao é soltinha, é uma massa granulada. Cubra com água fervente 2 dedos acima e sal. Abafe e cozinhe por 15 minutos fogo baixo. Canjiquinha diferente do arroz, vc dá uma mexidinha de vez enquando.

2 - Desligue e continue dentro desta caçarola mesma. Polvilhe a farinha, acrescente o leite aos poucos, o ovo, a azeitona, o queijo, tomate e salsinha. Pronto.

3 - Deite num refratario pequeno de 1 litro minimo de capacidade se for fazer esta receita com 1 xícara só de canjiquinha, untada e enfarinha (de farinha de trigo ou fubá).

4 - Asse em forno preaquecido a 180.o C, por 40 minutos. No meu forno com 30 minutos ja estava muito bom.

Almoço (substituto do arroz) ou
Quitanda (subsitituto do pao) com Café
não importa
Cuscuz de Canjiquinha é uma delicia!


 
Villa Sabor - da Maga Food
Rua Gonçalves Dias 2271, Bairro de Lourdes, Belo Horizonte. 

Comentários