"Caldo de Abóbora com Gengibre do Restaurante Consulado Mineiro"
The Best Recipe
Receita de Festa Junina
Receitas Sopas e Caldos do Inverno Brasileiro
Caldo de Abóbora com Gengibre
Capuccino de Abóbora
Restaurante Consulado Mineiro - SP
Chef Fernando Carneiro
20-06-2012 O inverno começa hoje.
Festa Junina pelo menos em Belo Horizonte a barraca que + bomba, faz sucesso, é a Barraca dos Caldos.
Mineiros sofrem do delicioso costume de Caldosmania o ano inteiro. Enquanto outras cidades brasileiras durante o ano inteiro pessoas saem para Pizzaria, Mineiros tem a tradicão, costume popular o ano inteiro, saímos atras de Caldos, tradicional nos Barzinhos e Botequins comuns e finos.
Creme de Abobora com Gengibre do Chef Fernando Carneiro é maravilhoso! Ele conseguiu fazer de uma simples abobora ficar tão gostosa, que dispensou tranquilamente o bacon, franguinho, carne seca desfiado.
Claro que uma misturinha sempre é bem vinda no Caldo de Abobora. Aconselho vc experimentar assim, na versão original deste Creme de Abobora, sem nenhuma misturinha, para vc se surpreender!
Além de muito gostoso, não tem sabor picante, suave de tudo, tem um perfume, um cheiro que exala único: "gengibre". Este Creme transforma vc numa fã viciada no Gengibre na comida instantaneamente, inclusive tira o seu medo de picar ou ralar no preparo uma boa porção de gengibre na comida da sua família.
Caldo, Sopa, Creme, Consomé ou Capuccino?
Esta receita se encaixa nos 5 nomes.
O nome + interessante da moda hoje é Capuccino.
Capuccino é o caldinho creme servido nos coqueteis e festas na xícara de café. Essa receita é perfeita para beber na xícara de café.
Caldo de Abóbora com Gengibre
Capuccino de Abóbora
Restaurante Consulado Mineiro - SP
Chef Fernando Carneiro
The Best Recipe
Ingredientes - na versão melhorada
(cebola, caldo de galinha + pimenta-do-reino):
1.o Cozimento
- 1 kg de abobora japonesa crua
- 1 litro de água
- 3 dentes de gengibre em laminas (3 pedaçinhos bons - não é pouquinho)
- 1 pitadinha de sal
Alho Batido de Liquidificador - do Consulado Mineiro:
- 1 litro de óleo de canola (R$ 8,00 o litro)
- 1 bandeja de 250 g alho em dentes descascados
- liquidificador + vidro
2.o Refoga numa 2.a Caçarola
- 2 colheres (sopa cheia) de alho batido
- 1 cebola branca, cortada em rodelas
- 1 tablete de caldo de galinha - este foi por minha conta ficou + gostosa ainda - nao pertence a receita original
- 2 colheres (sopa gorda generosa) requeijão grosso (catupiry de pizza)
- pimenta-do-reino preta moida na hora - esta tb foi por minha conta
Servir com:
- cebolinha verde em rodelinhas picado na tesoura
- parmesão peça ralado
Com ou sem Caldo de Galinha?
Fiz do jeito original primeiro do Chef Antonio Carneiro, que já estava muito bom. Arrisquei e coloquei o calo de galinha, não se destacou no caldo, ainda manteve o sabor interessante e especial deste caldo, apenas deixou + gostoso de comer. Aconselho fazer este Capuccino de Abobora com o tablete de caldo de galinha.
Pilotando a Cozinha com Priscila:
Alho Batido de Liquidificador - Vc não leu errado... Liquidifique 250 g de dentes de alho descascados no oleo de "Canola" (+ caro de comprar) no liquidificador pra valer. Despeje este oleo no alho no vidro limpo seco, e utilize nas receitas.
1.a Etapa - Cozimento da Priscila - Eu tenho costume de cozinhar a abobora com casca, sem as sementes por imersão, depois de cozida, eu raspo com a colher, coisa muito facil rente a casca e jogo a casca fora. A receita manda cozinhar agora inicialmente com as laminas de gengibre com um pouquinho de sal. Cozinhe por 20 minutos.
Cozimento do Chef Antonio Carneiro - Ele cozinhou ja limpinha sem casca em cubos, com gengibre e sal por 20 minutos.
2.a Etapa - Faça a refoga do alho sozinho e depois 1 cebola em rodelas, mucha coloque dentro do copo do liquidificador.
3.a Etapa - Liquidifique a refoga com a abobora, a agua do cozimento e todas as laminas de gengibre junto. Ate virar uma vitamina.
4.a Etapa - Leve ao fogo para engrossar, e engrossa rapido, é praticamente caldo vapt-vupt, temperei do meu jeito a +, pimenta-do-reino moida na hora + caldinho de galinha. Com 10 minutinhos só de fogao nesta, etapa, a textura despeja rala engrossa no ponto perfeito.
O cheiro que exala nesta etapa da receita é conquistador!
O perfume do gengibre é unico, perfuma a cozinha de verdade, passando aquele cheirinho que vc nao tem outra tipo de receita do seu costume, cheiro de coisa muito gostosa! É gostosa mesmo!
O cheiro que exala nesta etapa da receita é conquistador!
O perfume do gengibre é unico, perfuma a cozinha de verdade, passando aquele cheirinho que vc nao tem outra tipo de receita do seu costume, cheiro de coisa muito gostosa! É gostosa mesmo!
5.a Etapa - Acertou a consistencia desejada que vc quer servir, coloque o requeijão, aveluda, muda a cor, e deixa especialmente + gostoso.
Sirva quentinho.
Delicioso!
Meu marido Xandão, falou que me superei...
Este caldinho é maravilhoso, coisa muito fina!
Fonte - Merecidos créditos:
Chef Fernando Carneiro
do Restaurante Consulado Mineiro - SP
Para quem não o conheçe, ele foi um dos primeiros Chefs que acompanhei e me interessei. 20 anos atras, ainda no tempo do antigo Note & Anote da Record da Ana Maria Braga, ele já ensinava da tv, revelando todos os segredos das receitas do restaurante dele. Ele é exemplo para outros Chefs famosos Brasileiros que não contam suas receitas por nada, muito menos em mídia abrangente popular como tvs e blogs. Ele não ficou + pobre com isso, pelo contrario, é nome consagrado de sucesso até hoje.
Sou fã do Chef Fernando Carneiro.
Ele é tipo Chef Alvaro Rodrigues, pegar 1 receita de na internet escrita do Chef Fernando Carneiro, aquele texto receita reduzido, minimo de informaçao, é ficar sem um monte dicas extras, que só assistindo ele fazer, vc aprende, ele maravilhosamente conta todos os segredos. Pena que não passam estes macetes para as receitas registradas na internet. Aqui no meu blog, eu registro...
"Receita Sopa", "Receita Caldo", "Receita Creme de Abobora", "Receita Cabochan", "Receita Inverno", "Comida de Boteco", "Receita de Caldos e Sopas", "Festival de Caldos e Sopas", "Receita de
Comentários