Visitantes:

"Torta Bars Mousse de Limão e Maracujá"

Pâtisserie Made Brasil
na versão
Doce Brasileiro simples e muito gostoso!

Torta Bars Mousse de Limão e Maracujá




Nos EUA eles lá batizariam esta receita de Bars (bolachinha petit four com creminho em cima), uma delícia baixinha, para ser servida em quadradinhos (finger foods doce): 
"Lemon Mousse with Passion Fruit Bars"

Aqui no Brasil, na mesa da família é sobremesa.

Fiz ao pé da letra a receita, e terminando ela, no olhando fiquei com aquela certeza, quem escreveu esta receita errou feio, ficou baixo demais, precisa do dobro de recheio de mousse de limão. Deixei gelar na certeza que a receita estava errada.

A surpresa foi comendo... 
Não esta errada não! 
O equilibrio  gostoso dessa receita é o azedinho do limão e maracujá nesta proporção mesmo, nascendo baixinha de tudo, se fosse o dobro cairia no enjoativo...

Eu tive o prazer de comer, porque comi  antes dos homens chegaram, porque eles qdo chegaram acabaram com ela na mesa. É outra delicia, que classifico de delícia sobremesa de sucesso para homens.

Faça voce irá gostar...

Receita: 
Torta Bars Mousse de Limão e Maracujá
Lemon Mousse with Passion Fruit Bars

Base da Torta:
  • 200 g de bolacha maizena, triturada até virar farinha
  • 100 g de manteiga sem sal


Mousse de Limão:
  • 1 lata de leite  condensado - 395 g
  • raspas da casca de 2 limões
  • 125 ml suco de limão puro (suco de 5 limões tahity, aquecidos no microondas por 30 segundos potencia alta, para aquece-los e extrair + suco facilmente - cuidado que sai quente)

Cobertura de Sementinhas de Maracujá:
  • polpa da fruta de 2 maracujás azedos
  • 6 colheres (sopa cheias) de açúcar


Pilotando a Cozinha com Priscila: 

1 - Processe ou liquidique as bolachas maizena ate virar  farinha, antes de abrir a tampa espere o pó assentar. Despeje num bowl (tigela) e acrescente a manteiga sem sal, com as maos homogenize ate obter uma bola homogenea. Primeiro vira uma farofa e depois vira massa homogenea. Abra dentro de 1 torteira de aro removivel de 20 ou 25 cm de diametro (a + comum de encontrar para comprar é a de 25 cm diam.). Leve para assar em forno ja aquecido a 180.o c, por 10 minutos. Cheirou bolacha assada, retire imediatamente do forno, que essa massinha é vapt-vupt, se der uma bobiada de nada queima pra valer todo fundo dela. Reserve.

O resultado é esse da foto assado.
 2 - Começe a mousse de limão, tirando as raspas de 2 limões. Va para o microondas com 2 limões raspados e 3 limões inteiros, aqueça-os por 20 a 30 segundos no microondas em potencia alta. Agora muito cuidado, vc aqueçeu eles, por dentro saira suco de limão corte. Não corte na tabua, corte na mão ao meio direto dentro de 1 bowl, e esprema na mão, o suco de limao vai sair bastante por limão e quentinho. Pode medir vai chegar facil a 125 ml de suco de limão puro.

 3 - Misture o suco de limao + leite condensado + raspinhas de limão, cru. Tem uma reação quimica natural, engrossará imediatamente. Deite sobre a massa de bolacha assada fundo de torta que vc reservou.

 4 - A cobertura é simples, leve ao fogo as 2 polpas de maracujas fruta e 6 colheres de sopa de açucar cheias, ate aqueçer bem. Vapt-vupt no fogo, ferveu, o açucar dissolveu a polpa ficou soltinha super liquida, esta pronta. Boa parte das sementinhas vai se soltar fácil. Agora é a correção do azedo do maracujá. Como as polpas tem + ou menos polpa, tem que experimentar mesmo... Desligue experimente, corriga o azedo do maracuja. Deixe doce no ponto sem exagero. Com 6 colheres os meus 2 maracujás ficaram otimos, se for preciso coloque colherada a + ao seu gosto. O nivel  de açúcar é se tivesse so essa calda vc comeria sozinha de tão  gostosa que esta. Agora gostosa no ponto certo, doce no ponto, deite sobre a mousse de limão. Leve para gelar.

Não optei por Gelar,
optei por Congelar,
testar esta sobremesa como receita de preparo antecipado de dias...
Nasceu perfeita descongelada!

5 - Congelei assim do jeito que vc esta vendo. Fiz numa quarta-feira é so servir no domingo. Coloquei direto no freezer e la ficou ate o domingo. No domingo, tirei do freezer no café da manha, tirei do aro congelado direto sobre o meu prato de vidro pe alto abaixo, e ai  ficou congelado dentro da geladeira até o momento de servir o  almoço de domingo. No almoço ja estava perfeita,  td descongelado e deliciosamente geladinho, a cobertura estava levemente caindo pelas laterais, que dá um efeito bem gostoso.





Comentários

Luisa Alexandra disse…
Gosto imenso de ver o efeito das sementes, dá um toque tão bom!
Iliane disse…
essa..eu vou fazer..já fiz torta mosse de maracujá..mas..com limão?numca fiz..tô levando sua receita..bjo