"Bolinho de Bacalhau Maravilhoso da Chef Carla Pernambuco" - receita n.o 3 (deste blog ) versão com Batatas e versão com Mandioquinha - Receita Profissional
The Best Recipe... "Bolinho de Bacalhau Comida de Boteco", "Receita Comida de Boteco", "Festival Comida de Boteco", "Ceia de Natal", "Receita Salgadinhos", "Salgadinhos Finos", "Aprenda fazer a Melhor Receita de Bolinho de Bacalhau"
Bolinho de Bacalhau Maravilhoso
da
Chef Carla Pernambuco
Sem exagero, com a + sincera opinião formada de quem fez e comeu, além comermos a melhor receita de Bacalhoada das nossas vidas, também comemos o melhor Bolinho de Bacalhau das nossas vidas.
Chef Carla Pernambuco
Mil e umas receitas diferentes de Bolinhos de Bacalhau...
Fonte: Eu estou sempre que posso fazendo as diferentes receitas de Bolinhos de Bacalhau ensinadas por ai. Dessa vez, resolvi fazer os Bolinhos de Bacalhau da Chef Carla Pernambuco, ensinadas na Tv a cabo, no canal Bem Simples (canal 72 para mim), programa dela lá: Brasil no Prato.
Acesse aqui:
O Bolinho dela é pra lá de perfeito:
- Super Fiapento - do jeito que amo - a proporção dela é 600 g de purê misto (300 g de cada) para 1 kg de bacalhau.
- Tempero de Chef com Alho-poró - tb ingrediente milagroso, sabor diferencial único dos restaurantes famosos
- Molda-se bem, sem ajuda de farinha ou água.
- Não enxarca fácil e nem gruda no fundo ou dos lados fritando no óleo.
- Receita permite congelamento.
A receita dela é o casadinho dos purês de:
Batata + Mandioquinha.
Não resisti e tb fiz por minha conta, com a receita dela o casadinho dos purês:
Batata + Mandioca.
Minha opinião - Mandioca ou Mandioquinha?
- Não contei para ninguém da familia que os Bolinhos eram feitos de purês mistos, todos devoraram aos repetecos as 2 receitas e ninguem se deu conta, com a batata é engana que eu gosto perfeito.
- Mandioca ou Mandioquinha entram nesta receita para resolver a questão do congelamento, além que ambas agregam um sabor + gostoso no bolinho.
- Quentinhas sao perfeitas.
- Analisando a questao pelo lado Bolinho de Bacalhau frito frio, a versão Mandioca ficou com uma textura perfeita. A versão mandioquinha, deixou ele bem duro, o que nao matou o sabor gostoso dele.
- Por isso não desista de fazer de fazer essa receita. Não deu para comprar Mandioquinha, faça com Mandioca.
Minha opinião - Alho-poró no Bolinho de Bacalhau:
- Ideia genial - o sabor dele melhorou muito o Bolinho de Bacalhau.
- Ja que a missao aqui na Família era nascer 2 kgs de Bacalhau em Bolinhos, aproveitei a oportunidade e fiz 2 paneladas de Bolinhos diferentes, tb aproveitando oportunidade para testar se daria diferença comendo Alho-Poro em rodelas ou Alho-Poró picadinho.
- Pra quem não está acostumado a fazer receitas ou comprar o Alho-poro, comendo ele rodelinhas é igual acebolado, só que um acebolado maravilhoso.
- Deu diferença sim. A versão com Alho-Poro em rodelas foi na minha opiniao, a + gostosa de comer, e se confundiu com a fiapeira do bacalhau, tanto que nenhuma chatura da minha família, encheu meu saco qto isso. Todos comeram aos repetecos.
- De agora em diante Bolinho de Bacalhau para mim é com Alho-póro em Rodelinhas.
Ambos ficaram um espetáculo de gostosos. A melhor receita de Bolinho de Bacalhau que comemos até hoje. Por conta deste enorme sucesso, como Bolinho de Bacalhau é tradição fazer nesta Família, esta receita da Chef Carla Pernambuco se consagra oficialmente:
The Best Recipe Bolinho de Bacalhau da Família Beneducci.
Receita Brasileira:
Bolinho de Bacalhau
da Chef Carla Pernambuco
The Best Recipe
da Chef Carla Pernambuco
The Best Recipe
- batata - 300 g de purê
- mandioca ou mandioquinha (receita original) - 300 g de purê - ou mandioca (a melhor versão comendo de mandioca)
- bacalhau - 1 kg - comprei files sem espinhos e sem pele salgados, que foram apenas dessalgados (deixando trocando agua de molho frio algumas vezes só).
- azeite - 4 colheres (sopa)
- alho - 2 dentes de picados
- alho-poro - 1/2 só em rodelinhas fininhas (foi a melhor versão gostoso comendo) - ou picadinho
- pimenta-do-reino moida na hora - não pode faltar
- orégano - opcional por minha conta - 1 pitadinha
- farinha de trigo - 4 colheres de sopa cheia
- farinha de bacalhau (sal de bacalhau especial - escuro cor marrom - já ensinamos aqui no blog) segredão extra do gostoso - ou sal comum - quanto baste, experimente e corrija o sal da receita (dica importante se for congelar seu bolinho, quase nada de sal, que o freezer aumenta o sabor do sal naturalmente)
- cheiro verde muito picadinho
Rendimento Testado pela Priscila:
- A porção da Chef Carla Pernambuco no site do Bem Simples - 10 porções - não especifica quantas unidades é essa porção. Esse rendimento não bateu fazendo aqui em casa.
- Chef Carla Pernambuco, assisti o programa dela, modelou bolinhos de 1 colher de sopa cheia de massa crua, eu também, colher minha "Tramontina".
- A primeira receita eu comi um monte de tecos de massa sem fritar, que é um pure de bacalhau delicioso, nao deu para ter certeza do rendimento.
- A segunda receita segui a risca, sem atacar rendeu exatos com dificuldade 40 bolinhos fritos, feitos de 1 colher de sopa de massa crua pronta. Pouco não é. É pouco mesmo, a receita dela é uma das menores proporções de purê na receita que já fiz.
- A minha porção é 12 unidades. Seguindo essa qtde por porção - rendeu 1 receita 3 porções - sobrando 4 bolinhos (isso se ninguem comer nada no fazendo...)
- 1 cento desta receita - tem que fazer 3 receitas basicas - tem que comprar 3 kgs de bacalhau + 900 g (1kg) de batata + 900 g (1 kg) mandioca ou mandioqunha - renderá de 115 a 120 unidades (isso se ninguem comer nada no fazendo...)
Pilotando a Cozinha com Priscila
(tirando o tempo de demolhar o bacalhau e fazer os purês, o resto é tudo muito rápido, vc vai gostar):
(tirando o tempo de demolhar o bacalhau e fazer os purês, o resto é tudo muito rápido, vc vai gostar):
1 - Com Mandioca ou Mandioquinha o preparo é o mesmo. So registrei as fotos abaixo para vc ver como fica a cara trocando a raiz.
2 - Para o bacalhau comprado em filezinhos sem pele e sem espinhos, foi so preciso dessalgar algumas vezes 1 dia antes, trocando por água fria o tempo todo, mantendo reservado na geladeira. Ele cozinhou na refoga.
3 - Meu Cozimento das Raizes - Como usei filezinhos que serão cozidos direto na refoga + a farinha de bacalhau, o sabor de bacalhau estará presente com força. Cozinhe seu casadinho de purês juntos. Mandioca cozinhe sem casca, a Mandioquinha pode cozinhar com casca, a Batata cozinhe com casca em água comum mesmo, não precisa ser água de bacalhau neste caso. Quando for passar no espremedor manual, a casca da mandioquinha e a casca da batata, ficam no espremedor, bem pratico. Reserve seu casadinho de purê.
4 - Cozimento Tradicional das Raizes - Usando outros bacalhaus, + trabalhosos, aquele que vc vai caçar os espinhos e desfia-lo na mão. Que pede que esse bacalhau seja aferventado cozido rapido para isso. Então na água de bacalhau, cozinhe suas raizes: Batata com Mandioca ou Batata com Mandioquinha.
4 - Cozimento Tradicional das Raizes - Usando outros bacalhaus, + trabalhosos, aquele que vc vai caçar os espinhos e desfia-lo na mão. Que pede que esse bacalhau seja aferventado cozido rapido para isso. Então na água de bacalhau, cozinhe suas raizes: Batata com Mandioca ou Batata com Mandioquinha.
5 - Faça uma refoga inicial de alho e alho-poro no azeite. Depois coloque o bacalhau apenas demolhado (se for comprado o que comprei, files sem espinho e pele secos (salgados). Va refogando, mexendo o tempo todo, que ele se desmancha sozinho, o qto voce quiser.
6 - Acrescente os pures, tempere com sal comum, ou farinha de bacalhau (sal de bacalhau ja ensinamos aqui no blog), pimenta-do-reino moida na hora, se desejar 1 pitadinha de oregano.
7 - O preparo dela é todo na panela, nada de meter a mao para dar liga no bowl (tigela), como se fosse finalizar 1 receita de massa de coxinha ou rissoles. - Acertou o sal, coloque as 4 colheradas de farinha de trigo. Fique no fogo mexendo secando até desprender do fundo do panela. Despreendeu, desligue e coloque cheiro verde.
8 - A massa é perfeita, modela bem quentinha, modela bem fria. Sem ajuda de nada, com 2 colheres (triangular bem classico) ou na mão, vc amara a textura. Fora que esta super delicioso agora sem fritar.
9 - Se for congelar, modele e congele em aberto, ate virarem pedras congeladas (2 horas minimo de freezer), depois ensaque e retire o ar, para evitar o acumulo de cristal de gelo.
10 - Frite sempre em oleo novinho.
Bolinho de Bacalhau com Mandioquinha
fotos
da versão receita original da Chef Carla Pernambuco
teste com alho-poró picadinho
Bolinho de Bacalhau com Mandioca
fotos
da versão receita por minha conta de Aipim - Macaxeira
teste com alho-poró em rodelinhas
Bolinhos de Bacalhau Maravilhosos
The Best Recipe
Bolinho de Bacalhau da Chef Carla Pernambuco
Foto com Mandioca + Batata
Quenelle - modelado na colher
Quenelle - modelado na colher
Bolinho de Bacalhau da Chef Carla Pernambuco
Foto com Mandioquinha + Batata
modelado nas mãos
modelado nas mãos
Modelado nas Mãos?
Sendo a receita dela super fiapenta... Delícia! O + perfeito visualmente frito, foram os bolinhos modelados na mão, que assentou direitinho os fiapos de bacalhau.
Para encerrar o assunto, qual foi para mim
a melhor versão do
Bolinho de Bacalhauda receita da Chef Carla Pernambuco?
Ele feito com:
- Bolinho de Bacalhau com "Mandioca" + Batata
- perfeito quente e frio, continua macio depois que esfria.
- Alho-poró em "rodelinhas fininhas" - o sabor especial dele aparece melhor
- Sal de "Farinha de Bacalhau" (ja ensinamos aqui no blog), esse é o segredão natural da cozinha moderna contemporânea, que faz as receitas de bacalhau nascerem super deliciosos, sem usar temperos artificias de industria alimentícia.
- Cheiro verde - não pode faltar, é a cara de gostoso, muito picadinho na massa
- Modelado "nas mãos",
ajeita direito a fiapeira de bacalhau, frito foi a foto + bonita desta receita
Para quem me conhece,
não fico puxando saco de Chef famoso.
Se a receita de Chef famoso não aprovou para mim,
nem de Restaurante famoso, não aprovei mesmo, conto aqui no blog.
Por que vira me mexe me decepciono com Chef famoso ou Restaurante famoso.
No caso desta Receita de Bolinho de Bacalhau da Chef Carla Pernambuco
confesso que me surpreendeu.
Ja fiz receitas de Bolinho de Bacalhau do Chef Álvaro Rodrigues, desde o tempo do Note & Anote, da Luzinete Veiga diversas versões dela, até a receita de Bolinho de Bacalhau do Bela Cintra publicada acho que era na Revista Menu muito tempo atras cheguei a fazer, onde o Bolinho era bolinha mesmo. Esta receita da Chef Carla Pernambuco, vc vê ainda é um conjunto de simplicidade, superou de todas receitas famosas que já fiz. Merece parabéns especial da minha parte!
Faça vc tb... Prepare-se é delicioso de comer!
"receita de bacalhau", "receitas com bacalhau", "receita ceia de natal", "receita natal", "receita portuguesa", "receita reveillon", "receita dia dos pais", "receita dia das mães", "receita de pascoa", "priscila beneducci", #priscilabeneducci, @priscilabeneducci, #bacalhau
"receita de bacalhau", "receitas com bacalhau", "receita ceia de natal", "receita natal", "receita portuguesa", "receita reveillon", "receita dia dos pais", "receita dia das mães", "receita de pascoa", "priscila beneducci", #priscilabeneducci, @priscilabeneducci, #bacalhau
Comentários
Saudades quando puder me mande um email: feijaonoprato@hotmail.com
Lica
Sortudos somos nós que temos vc que explica tudo detalhadamente e podemos ir pra cozinha tranquilos que vamos fazer a receita sem sustos e com resultado positivo!!!
Eu quero experimentar esses bolinhos na primeira oportunidade, sou fãzona!!!
Bjss
Adoro seus detalhes e a sua paciência, descrever e fotografar todo o passo-a-passo. Parabéns...
Babei!
Bjs