Visitantes:

"Sobremesa Mousse de Coco com Baba-de-Moça e Frutas Vermelhas"

Pâtisserie made Brasil
perfeito e delicioso!...

Sobremesa de Restaurante Famoso.
Mousse de Coco com Baba-de-Moça 
e Frutas Vermelhas



A Mousse de Coco com Baba-de-Moça é uma sobremesa brasileira  muito  antiga.

Receita é Moda! Tem época que todos fazem...


Agora em 2011/2012 ela renasceu com força de novo. Virou sobremesa cara e fina  de Restaurantes Famosos. Revistas especializadas de Gastronomia e Jornalistas de Gastronomia apresentaram suas críticas positivas cheias de elogios para esta sobremesa. Lendo as notas me chamou a atenção de se tratar da sobremesa que tanto gostamos aqui em casa. Reapareceu nas porçoes individuais a la carte dos Restaurantes caros, onde a Babá-de-Moça ganha micro pontinhos pretos porque é feita com Fava de Baunilha de verdade + Mix Frutas Vermelhas (das + caras de comprar)... Tudo  que gera faturamento sucesso, acaba também por aparecer no Buffet de Sobremesas dos Restaurantes por Kg das Praças de Alimentação dos Shoppings (+ populares), usando essência de baunilha na Babá. Nesta temporada ganhou roupa nova, um tchan a +, delícia contemporânea da Coulis de Frutas Vermelhas (mirtilos, amoras, framboesas e morangos) que está super na moda.  

O resultado desta fusão, com o tchan: Nasceu ainda  + viciosa e conquistadora!  Ficou dos Deuses de comer! Viciante e perfeita! Do tipo agora, pelo menos para mim,  ficou difícil imaginar comer esta sobremesa sem as Frutas Vermelhas...


Mousse de Coco com Baba-de-Moça e Frutas Vermelhas
Sobremesa Brasileira Contemporânea Deliciosa


Liquidificador:
  • 1 lata de leite Moça
  • 2 caixinhas de 200 g de creme de leite tipo UHT (ou 1 lata 395 g com o soro)
  • 1 garrafinha 200 ml - leite de coco
  • sem desenformar - no refratario - ou taça com pe alto - ou  porçoes individuais na taça - é 1 sachê 12 g - gelatina em pó incolor e sem sabor (hidratada em 5 colheres de sopa de água fria e previamente dissolvida por segundos no microondas).
  • desenformando - é 18 g - 1 e 1/2 sachê - exatos 5 colheres (sopa rasa) - gelatina em po incolor e sem sabor (hidratadas em 7 colheres sopa de agua fria e previamente dissolvida no microondas)

Batedeira:

  • 5 claras (de ovo jumbo) em temperatura ambiente
  • 5 colheres (sopa) de açúcar - 40 g
  • 1 pitada de cremor de tártaro em pó (que estabiliza o crescimento conquistado) ou 1 pitada de bicarbonato de sódio (eu prefiro o cremor) 

Misture manualmente:

  • frapê liquidificado de leite de coco
  • 50 g - coco ralado em flocos (umido adoçicado) 
  • o merengue de claras

Baba-de-Moça Simples:

  • 250 ml de água - 1 xícara de chá
  • 60 g de açúcar - com 1/2 xícara ou 6 colheradas de sopa
  • 5 gemas (passadas pela peneira)
  • 1 vidrinho 200 ml de leite de coco
  • 1 colher (chá) essência de baunilha

Coulis de Frutas Vermelhas
(usei  morangos e amoras):
  • 1 caixa de morangos
  • 2 caixas de amoras
  • 1 xícara (chá) açúcar cristal
  • 125 ml de água
  • 25 ml (minimo ou +) licor de cassis


Nota: Baba-de-Moça desta receita é da + simples de fazer e baratinha de fazer.  Classificação Pâtisserie "Recheio Pérola" (de  longa durabilidade em temp ambiente, a maioria das receitas de Babas duram 7 dias sem estragar). Baba-de-Moça brasileira existe varias receitas tem desde a receita só com  3 gemas, as receitas que pedem até 36 gemas, com ou sem leite condensado, com ou sem maizena. As que uso nos bolos leva Leite Moça. Uma que gosto muito também é a Baba-de-Moça de Maracujá de Leite Moça.

Pilotando a Cozinha com Priscila:

Liquidificador
 - Hidrate a gelatina e dissolva por 30 segundos no microondas, retire e mexa até ficar liquido. Liquidifique os ingredientes, pegue colheradas do frapê de leite de coco e vá agregando na gelatina dissolver para trazer ela em temperatura ambiente, antes de jogar no copo do liquidificar (evita formar fios). Liquidifique com a gelatina e reserve.


Merengue - Bata as 5 claras em neve, acrescente o cremor de tártaro e as colheradas de açúcar.

Bowl - Incorpore manualmente. O frapê de leite de coco com coco e o merengue. Deite em refratario, tigela compoteira de pé alto ou numa fôrma untada de óleo e molhada (para desenformar depois). Leve para gelar por 3 horas no mínimo.

Baba-de-Moça - Faça isso só depois da mousse gelada já firme. Cuidado a Baba-de-Moça pode ser coulis (calda rala), doce e creme de rechear grosso tipo de confeiteiro. Para ir de uma textura para outra é só segundinhos no fogo a mais. Por isso fique esperta com este preparo. Nos queremos obter uma Calda Babá-de-Moça. - Importante sem Extress dá certo fazendo direto na Calda Quente e dá certo fazendo depois que a Calda Amornar, quente ou morna vai da experiencia de cada uma e nivel de aventura de cada um que faz... - Faça um calda ponto-de-fio primeiro. Para isso misture fora do fogo agua com açúcar. Limpe a lateral interna da caçarola com papel toalha para não caramelizar. Não mexa mais, deixe no fogo até apurar. Com o garfo desmanche as gemas primeiros. Passe pela peneira por 2 vezes assim. Passe pela peneira, sacudindo para cair. Você só pode raspar com colher por baixo, nunca por dentro. Ficará a pelicula, lave em água corrente e bata a peneira para os furinhos ficarem livres sem água. Peneire de novo do mesmo jeito. - Chegou em ponto de fio, abaixe a chama, despeje de uma vez as gemas e mexa vigorosamente, em seguida o leite de coco. Fique segundos só mexendo e desligue. Mais que isso já pode virar Creme de rechear super grosso. Espere amornar um pouco e então aromatize com baunilha.

Coulis de Frutas Vermelhas - Separe alguns morangos e 1/2 caixa de amoras, o restante sem o licor leve ao fogo ate ferver e apurar, escolha uma panela alta que vai subir um pouco. Apurou, engrossou, desligue e espere esfriar. Frio acrescente as frutas frescas e o Licor de Cassis.







Meu Conselho: Esta Mousse da Ana, já foi servida de 3 jeitos na minha casa. Dentro de uma Taça compoteira, Refratario e Desenformada. Das 3 versões a melhor, que mais valorizou esta sobremesa, foi quando eu servi ela Desenformada (fôrma de pudim). Fica mais vistosa desenformada. Com a Babá-de-moça no pé, em cima decorei com umas Cerejinhas. Taça Compoteira de pé alto é muito bacana, lindo na mesa, o problema, que os primeiros comem toda a Baba-de-Moça e os outros comem só a Mousse. O gostoso dessa receita é comer os 2 juntos. 

A Ana Maria Braga serviu ela dentro de uma Taça Compoteira de boca bem larga de pé alto.

Fonte:
 Foi a filha Mariana da Ana Maria Braga que descobriu a receita. Ana contou que Mariana preparou esta sobremesa e fez o maior sucesso na casa, comeram tudo antes da Ana chegar. Só ficou a noticia de uma tal mousse deliciosa. Então preparam de novo, agora para Ana poder experimentar também, acabou rapidinho. Então a Ana iria receber visita, Ana e Mariana resolveram fazer pela 3.a vez consecutiva a mesma sobremesa. Ai a Ana Maria Braga disse: A receita foi preparada 3 vezes na sequencia lá casa, de tão boa que era, uma sobremesa que eu precisa ensinar para vocês . Foi ensinada no dia 16-05-2002 no Mais Você.


 Viciante e delicioso!
Faça para sua Família também.




Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Beth Martins disse…
Adoro coco amiga e esta mousse està 5* com esses frutos por cima, uma verdadeira delicia!

Bjs
Unknown disse…
Genial!!!

Maravilhosa, eu amei!
Iliane disse…
maravilha Priscila...tudo de bom mesmo..bjo
Jo Andrade disse…
oi, hummm!delicia, delicia.
Anônimo disse…
Oi Priscila vc sempre antenada, sabe o que moda... Vou fazer Juliana SBC
Anônimo disse…
Acabei de assistir a Ana Costa no Receita Minuto da Band fazer Mousse de Tapioca de Coco com Babá de Moça. Vc tem razão esta na moda mesmo. Erika
Com certeza, uma sobremesa pra lá de deliciosa!
Bj,
Lylia
Muito boa e bonita, adorei, apesar de não gostar de muitas coisas que a Ana Maria apresenta essa me parece boa mesmo!bjs
Maura
A Paixão da Isa disse…
ficou 5* adorei beijinhos
Danni e Lype disse…
Priscila, querida...
Que TENTAÇÃO!!! Lindo... Maravilhoso... Delicioso...
Parabéns!!!
Beijos, Irene
Eli disse…
Isso é um pecado de mousse Priscila, aff fiquei babando no teclado. :)


www.feijaonoprato.com
Vene disse…
Ótimo, só uma correçãozinha: não é "babá-de-moça", mas "baba-de-moça".


http://tinyurl.com/7bxkph4
Vene obrigada

corrigi Pri
Unknown disse…
Sinceramente e a primeira vez q estou aqui e ja estou te seguindo porque esta tua receita e uma loucura........ estou babando... bju
Anônimo disse…
Oi Priscila,

já visito seu blog há um tempinho e sempre me surpreendo com suas receitas maravilhosas, sua explicação detalhada e sua simpatia através das palavras! Obrigada por se dedicar a esse blog que tanto nos auxilia, inspira e ajuda!
Me casei há pouco tempo e estou tentando me virar na cozinha, por isso suas dicas e receitas são sempre preciosas!
Adoro seus bolos tb, queria eu estar proxima pra encomendar um...só de ver as fotos já fico salivando!

Será que vc pode indicar uma marca boa de forno? Ganhei um da marca Layr mas meus bolos queimam antes dos 30min e não ficam nivelados, crece aquele morro no meio!

Obrigada e tudo de bom, sempre...

Thaís Lima (Goiânia/GO)
Anônimo disse…
Estou fazendo´jáfisz a mousse agora é aguardar firmar para prosseguir...não vejo a hora de ver o resultado dessa delícia pronta é aniversário do meu marido e estou fazendo uma surpresa(ele adora td q tem coco)essa receita finalizada fica de comer com os olhos é realmente linda!Parabéns msm Priscila vc é fera!!bjinho e obrigada!Elaine