Visitantes:

"Costela Pescador" - receita n.o 3 (deste blog)

"Costela na Panela de Pressão"
delicioso....

Costela Pescador
Costela de Boi + Linguiça Fresca  na Panela de Pressão







Esta "Costela no Bafo" cozida a seco, é  uma das receitas prediletas almoço domingueiro predileto da Família Lenhago, virou mania, ja é receita tradição Família Reunida, daquelas que vc nunca se cansa de comer o ano inteiro, se eu não fizer, alguém da família  faz... Deliciosa!

Costela de Boi tem sabor do que? Único, tem sabor de Costela de Boi mesmo, é uma mistura sabor inconfundivel como é da Picanha. Nesta receita  descobrimos o  Sabor legítimo  puro de Costela de Boi de 1.a, sem a interferência de outro sabor de ingrediente, sem as imitações do sabor Costela comprado tempero de supermercado.

A receita é simples, uma babá de fazer, de tanto fazer,  descobrimos algumas coisas sobre ela importantes que vc precisa saber:
  • Linguiça Fresca - Cada linguiça que usamos, saiu depois de pronto da panela de pressão diferente. 
  • Não pode nesta receita - "Não pode comprar  Linguiça Fresca gomo fino e nem do kg + barato" - Cortar o gomo nesta receita nem pensar , ela precisa ser colocada inteira, amarrada,  linguiça de gomo fino, ela sai da panela sem tempero, servida, não tinha +  gosto de tempero, e teve vez que mesmo sem cortar o gomo, ela se desmanchou inteira.
  • Linguiça Fresca Certa - Comprar sempre da + cara, de gomo Grosso, de preferencia de fabricação local do que das marcas famosas (Sadia, Perdigão, etc..), de preferencia: Linguiça Fresca de Pernil gomo  grosso (o kg + caro de todas, de puro pernil de porco), Linguiça Fresca Mista Especial para churrasco gomo grossa (boi e porco, é o kg + caro, a especial propria para churrasco), Linguiça Fresca para Churrasco  gomo grosso (ela é so de  boi puro, a + comum de churrasco é o kg sempre oferecido em oferta com gomo grosso).
  • Costela de Boi cozida no Bafo na Panela de Pressão- Diferente do Churrasco gaúcho, a compra certa é a peça  com menos capa de gordura, e a olho, escolher os pedaços com + carne. Já pede para o açougueiro cortar os gomos para vc, de preferencia, passando a faca rente a  1 lado do osso só, para a carninha ficar melhor no osso.


Rendimento Testado na Família Lenhago - Quanto comprar:
  • 5 Pessoas Adultas na Mesa - 1 Panela de Pressão teflonada cabe só, com muita dificuldade de fechar (tendo que colocar, recolocar até caber tudo la dentro ajeitada, osso com gomo de linguiça: 1,5 kg de Costela para 1 Kg de Linguiça Fresca gomo  grosso. = Almoço para 5 adultos a mesa só.
  • 9 Pessoas a mesa , com criança pequena - na Família Lenhago, a compra certa é:  3 kgs de Costela de Boi + 2 kgs de Linguiça Fresca Gomo Grosso usando 2 Panelas de Pressão de 4,5 litros teflonada.


Outra Receita simples que Arrasa!
Servir até com Visita em Casa

Como teve vez, que a Linguiça comprada saiu da panela de pressão, inssoça, sem nenhum tempero + e ficou tranferida para Costela, hoje fazemos esta receita do nosso jeito...


Costela Pescador da Família Lenhago
Costela no Bafo na Panela de Pressão, a seco
Receita básica, limite para 1 Panela de Pressão 4,5 litros teflonada
45 minutos panela de pressão

  • 1,5 kg de Costela de Boi, crua, com osso - comprar com menos capa de gordura + pedaços de carne, para isso precisa ficar de olho, escolher a peça antes de cortar em gomos 
  • 1 kg de Linguiça Fresca gomo grosso: Pernil, Mista (pernil + porco especial para  churrasco) ou Churrasco (de boi só comum) - nossa foto acima é a Linguiça Fresca de Pernil puro (o kg + caro de comprar)
  • 3 dentes de alhos espremidos
  • 1 cebola branca, das grandes  (ou 2 cebolas medias) - rodelas ou picadas - família reunida por causa das nossas chaturras bem amadas,   como sempre: é micropicada, micropicada quando abre a panela de pressão a cebola sumiu, desintegrou - por mim e do meu gosto seria  2 cebolonas mesmo em rodelas, aparecendo...
  • 1 tiquinho de sal
  • colorau
  • pimenta-do-reino
  • oregano
  • a seco, na panela teflonada, não leva óleo e nem água.

Pilotando a Cozinha da Priscila:


Nosso Jeito Atual: Não precisa temperar a costela. A montagem é toda simples, na verdade é tentar  colocar e recolocar os ossos dentro da Panela de Pressão com Gomos de Linguiça até tentar conseguir fechar com a tampa,  o tempero foi colocado lá dentro, nesta ajeitada... Cozinhar chiando por 45 minutos só cronometrados, pronto, tirar a pressão imediatamente, se nao a Costela desmancha la dentro, saindo todo do osso.

Lá tudo se fundiu, o óleo aparece, muito óleo mesmo, naturalmente da própria costela. Na internet vc verá esta receita feita na maioria das vezes, na comum Panela de Pressão de alumínio.  Depois de lavar sua 1.a panela pressão de Costela Pescador, vc irá sempre querer fazer esta receita, só e então somente, em Panela de Pressão teflonada  com fundo de teflon bom...

O tempero pra valer da linguiça fresca que tempera a Costela, o nosso tempero picado jogado literalmente dentro da panela de pressão, não sei explicar técnicamente é o que  salva o sabor da linguiça fresca:
passa ter na mesa 2 misturas de 1.a linha, sabores únicos:
a Linguiça ( nasce desse nosso jeito atual + gostosa de comer, do que fosse churrasqueira a carvão)
+ a Costela
maravilhosas de comer!

Almoço domingueiro, perfeito,
pratico, delicioso, elogios e + elogios garantidos!

Sem frescura, Costela de Boi  gostosa,
é almoçando em casa
é comendo com a mão, pegando o osso, chupando o osso.
Este sabor fica na sua mémoria e dos seus filhos para sempre...
Vc não pode passar esta vida, sem viver,  
sentir o prazer delicioso da simplicidade de
chupar o Osso de Costela.
Priscila



Fonte - Merecidos Créditos:
Ana Maria Braga descreveu como uma Revolução da Cozinha dos últimos tempos. Quem inventou esta receita  foi o pescador Sr. Dorival Bertolazzi, foi pessoalmente ensinar no   Mais Você no dia 29-12-2006.

Esta receita se encontra no Livro Carnes por Ana Maria Braga, que ela lançou com Capa e Papel Especial no ano de 2006, pela Editora Nova Cultural. Aqui em Minas ele custando no Shooping R$ 89,00.





Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Teresa Newman disse…
já fiz uma costela na pressão e adorei, mais acho que não é essa pescador... vou lá ver no site.
Fê Dayrell disse…
Priscila, minha boa encheu de água só de ler a receita. Já esta anotada e vou fazer hoje a noite. Depois conto como ficou.
A cor ficou um show a parte.
Bjo
Pricila disse…
Nooooossaaaaaa colega assim vc judia pq eu amoooo costela seja assada ou de panela nunca resisto, e essa então... Huuumm vou fazer ainda esse fds, e com todas essas dicas "mara" e passo a passo que só no seu blog a gente encontra da p/ fazer sem medo pq é certo que a pessoa vai a-h-a-z-a-r!!!!
Obrigada por sempre estar nos presenteando com seus segredos e dicas.
Que Deus abençoe sempre a ti e tua família.

Bjuuss!!!!!
Iliane disse…
eu já fiz..e amei..fica maravilhoso mesmo..bjus