Visitantes:

"Risoto Addio Fame" da "Tutto Riso" com o Chef Eduardo Guedes - Edu

Especial
Nova Cozinha Contemporânea Brasileira...
Receita moderna.


"Risoto  Addio Fame"
Filé - Nata - Alecrim - Cogumelos
Risoto que + vende na
Risoteria Tutto Riso.




Quadro do programa televisão, Hoje em Dia na Tv Record
"O Segredo da Receita":

O bonitão Chef Eduardo Guedes desembarcou em Porto Alegre, onde tem Risotos deliciosos. Ele foi visitar a cozinha do famoso restaurante Risoteria Tutto Riso, que oferece um menu com 25 tipos de Risotos diferentes.

Fontes:
Risoto Addio Fame
Filé - Nata - Alecrim - Cogumelos
Risoteria Tutto Riso

Fazendo parece Strogonoff, comendo não é, tem outro sabor.
Comida bonita não é também,
o sabor é delicioso!
É um risoto comendo palitinhos (alecrim) com bifinho... Amei!

Brodo de Galinha Caseiro
  • peito de frango
  • alho poro
  • salsão - talos a gosto (aipo) - ingrediente milagroso dos restaurantes famosos - dica: nao coloque as folhas do salsao, que as folhas costumam azedar o caldo depois de frio, se for usar em outra receita
  • cebola
  • cenoura
  • 3 a 5 micro bolinhas - grãoszinhos de pimenta-do-reino
  • sal
  • + aji-sal (glutamato monossodico - é um realçador de sabor - pode usar aquele Sazon Galinha  sachê (verde), também é  glutamato monossodico, cristalzinho saborizado caldo de galinha

Risoto Addio Fame (filé + cogumelos + alecrim + nata - 4 porções generosas)
  • manteiga
  • azeite
  • file mignon (comprei 1 bandeja bifes de mignon do Extra 600g - juliene estilo Pri - ou cubinhos estilo Tutto Riso)
  • 1 alho poro
  • 1 cebola ralada ( a minha foi picadinha)
  • 200 g cogumelos champignon - paris
  • pimenta-do-reino preta moida na hora - essa foi por minha conta, carne vermelha pede
  • alecrim
  • conhaque (flambar - 1 concha)
  • "nata" - 1 colherzona de nata - como eu não tinha nata e nem creme de leite fresco, não deixei de preparar por causa disso, então usei creme de leite UHT com 1 pitadinha fermento em pó para bolo (para não talhar no longo cozimento)
  • arroz arboreo ou  carnaroli  - 1 xícara cru (rende 4 porções generosas - cru, sem lavar, do jeito que saiu da embalagem a seco)
  • não é para emulsionar (tecnica tradicional nos risotos: engrossar e dar brilho na manteiga) - eles não finalizam com manteiga no final


  • queijo parmesão filetado peça - a gosto - para acetar o sal do risoto e para finalizar cobrindo gostoso no prato
  • azeite extra virgem (verdinho - com acidez inferior a 0,5%)


Pilotando a Cozinha com Priscila, a receita que perfuma deliciosamente a casa inteira, com cheirinho "tem delícia nascendo":

01 - Começe pelo brodo, deixe cozinhar bem, com antecedencia. Começa com 4 litros de água, caldeirão de inox (tipo spagueteira mesmo), cozinhe 1 a 2 horas.


Arroz arboreo - arroz italiano - da Camil

refoga especial da Tutto Riso

02 - Começe aqueçendo manteiga com azeite, em frigideira jumbo especial para risoto, grandona, teflonada, com lateral alta, facilita mexer e evaporação do risoto no fazendo.

03 - Refoga da Tutto Riso - A refoga da Tutto Riso é daquelas, para chaturas nao colocar defeito, purê de cebola, assim acerta em cheio o cliente que comer no restaurante deles. - A minha refoga feita em casa, do tipo picadinho mesmo .

04 - Sabor Rôsti (nesta é receita é apenas sabor de bife na frigideira mesmo) a tal cor Caramelo - Começe com a refoga especial alho poro com cebola e filé mignon (lá é cubinhos estilo Tutto Riso, eu optei por tirinhas estilo Pri). Refogue sem pressa, para sujar com gostoso a frigideira com saborzinho do bife.


05 - Refogue os champgnons com alecrim, por minha conta, moa pimenta-do-reino preta fresquinha em cima, que carne vermelha pede.

06 - Flambe com 1 concha de conhaque até o fogo apagar sozinho.

07 - O Adi Fame da Tutto Riso é especial feito com 1 colherzona cheia de Nata (comum no sul do Brasil), sem creme de leite fresco aqui em casa usei 200 g creme de leite UHT grosso de Boleira da Leco (comprado de litrao) com fermento em pó para bolo (1 pitada) para não talhar no fazendo...

08 - Coloque o arroz arboreo cru, sem lavar, do jeito que tirou do pacote. Começe o cozimento, mexendo o tempo todo. colocando conchas de brodo de dez enquando até terminar o cozimento.

Tem cor de strogonoff disse o Chef Eduardo Guedes, já o chef da Tutto Riso chama de cor de caramelo...

Eu, que não sou Chef, uma pessoa comum, é cor de sujou o Risoto, que cor de caramelo o que (conversa de Chef...), para nós cliente é que " cor de feio" mesmo...

Diferente do Risoto Milanes amarelo lindo, dos Risotos de Legumes que também tem cor bonita, o Risoto Adi Fame faz estilo da cor do Risoto de Funghi que tem "cor de feio".
No entanto o "cheiro está muito bom", cheiro de gostoso, do tipo confiante estou no caminho certo.

09 - Colocando 1 concha de brodo tem essa cara.

Obs.: Visualizando o meu Risoto com o deles, o meu acabou ganhando + creme de leite que o deles. A tal concha gorda de Nata, com certeza é menos de 200 g de creme de leite. Olha que colocando na receita 200 g de creme de leite no risoto, naquele instante me pareceu pouquinho...

10 - Evaporado 1 concha de brodo tem essa cara. Cozinhou quase 30 minutos, levou o meu fazendo, a Tutto Riso nao finaliza com manteiga (emulsionando), eles servem direito. Experimente, tem sal no Brodo caseiro, se tiver faltando sal ao seu gosto, coloque um pouco de queijo parmesão filetado e mexa que ele derrete no calor. Mantenha um caldo, não é para secar é umido. O meu estava bom, so ganhou parmesão no prato. No prato polvilhe + parmesão filetado peça a gosto.

Como a Tutto Riso serve Risoto na mesa do cliente?
A la carte montado bonitão no prato, não.
Do jeito de Comida de Mãe, Panela Mesa com Tampa. Adorei!

Claro que não é uma panela qualquer. Eles servem dentro a panela caríssima de comprar, dentro da Caçarola Francesa Colorida, a Le Creuset, tampadinha para não perder o calor.

A ideia deles é excelente, que risoto esfria muito rápido e endurece fácil já aqui em casa, qto + lá no frio de Porto Alegre.





Recado para os meus Parentes:

Risoto desisti de fazer para vocês. Risoto tem que fazer e servir. Como cada um de vocês resolvem chegar aqui em casa no horario que quer, então nossa família reunida continuará sendo: Churrasco, Panqueca, Lasanha, Arroz de Forno, etc...

Risoto é receita especial, mas, está dificil faze-lo para todos no domingo, então ultimamente aqui em casa só nasce como janta durante a semana, nosso Prato Unico.

Não fica na vontade, o blog aqui existe para isso,
só fazer...

Priscila




Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Eli disse…
Pri - se você imaginar o frio que esta por aqui e esse seu prato quentinho, me deixa babando. Amei!

Você como sempre amiga é nota mil na cozinha!! Ja nem sei mais quantas receitas suas hoje faz parte da minha mesa. Obrigada de verdade por compartilhar.

Lica
Pri
Que receita bem explicadinha, aliás, como todas as suas.
Quanto capricho...
Bjs
Iliane disse…
amei tudo..adoro risoto..e..tudo mais que tem ai..bjus amiga..