Visitantes:

"Carnedeli" - "Sopa de Bolas Italiana"

Belo Horizonte fria,
caimos de boca no Comfort Food da
Comida Italiana do Sul do Brasil...


Carnedeli
Sopa de Bolas Italiana




Fonte da receita: O programa Mais Você da Ana Maria Braga, recebeu no Tapete Vermelho a Dona Darcila. Ela é decedente de alemães, a receita ela aprendeu com a sogra dela, que era italiana. Acesse:

Fiquei muito curiosa em comer esta Sopa. Na casa da Dona Darcila é receita para Visita em Casa, especial para Família toda reunida. Tão famosa ficou a Sopa de Bolas que a cidade inteira, pequenina no sul do Brasil com 3.334 habitantes, sabe quem faz a tal Sopa de Bolas, Dona Darcila.

Carnedeli - Sopa de Bolas Italiana

Caldo de Galinha Caipira Desfiada
  • água - 1 litro para começar e chaleira depois
  • 500 g de frango caipira (carne alaranjada - dura de cozinhar - comprei 1 bandeja do Carrefour, tem preço de carne de 1.a vermelha, cara de comprar)
  • 2 tabletes de caldo de frango
  • 1 cebola (eu piquei do meu jeito - Dona Darcila é grande em cubos mesmo)
  • 1 cenoura (eu cortei em rodelas - Dona Darcila é em cubos)

Bolas de Salame
  • 4 xícaras (chá) de pão de forma sem casca
  • 250 g de salame - cortado miudinho
  • 100 g de parmesão ralado peça - 1 xícara de chá cheia
  • 2 colheres (sopa cheia) de farinha de trigo
  • 6 ovos
  • salsinha a gosto
  • sal ( o meu nao precisou ficou no ponto)

Uma delícia! Vale registrar algumas informações, antes do preparo, para vc tomar conhecimento:

  • Pão da Dona Darcila - É um pão de forma diferente lá da cidade dela, eu usei o comum mesmo.

  • Salame da Dona Darcila - Este é especial, caseira da cidade dela, feita só de carne Suina, defumação caseira demorada, eu usei o Salame de supermercado.

  • Sucesso para Família? Na casa da Dona Darcila sim, na minha casa não... A Dona Darcila e a sogra dela criaram a família, vizinhos e amigos servindo esta sopa de aparencia estranha na mesa, então todos se acostumaram, que linda ela não é, é gostosa. Na minha casa, só os adultos experimentaram, meus filhos olharam e simplesmente nem chegaram a experimentar, ave..., que saco, do tipo de sempre: "Isso eu não vou comer". Tive que improvisar outra coisa para eles.


  • Demorada de fazer - Muito demorada. Do caldo aos finalmentes. Ela ficou maravilhosa foi no dia seguinte, como todo bolinho que servido cozido junto com Guisado (carne de panela europeu). Eu começei a fazer ela as 16:00 hs, e as 19:00 hs ainda não estava pronta... Da próxima vez vou começar fazer esta sopa de manha, deixa-la pronta no almoço e só servir na janta.


  • Moral da estoria -É deliciosa, cheiro incrivel, sabor forte de tudo, nao tem nada de delicado, é daquela mesmo "levanta defunto". Você fica esperto e satisfeito depois de come-la. Como a sopa dela tem uma aparencia feia, vou tentar fazer de novo. Se a Sogra + Dona Darcilia, conseguiram criar os filhos e até conquistar os amigos, por causa do sabor unico, entrou no Mais Você sobre o Tapete Vermelho, é uma receita que não posso desistir, quem sabe esta receita funciona, conquistando todos da minha casa no futuro...


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Caldo de Galinha Caipira Desfiado - Tempo de Cozimento do Mais Você 1 hora e 30 minutos. - Meu tempo: muito +, demorado demais... - Este é o frango caipira que comprei no Carrefour, bandeja de coxas caipira só. Levei para cozinhar na panela de pressão por 45 minutos, com caldos, tablete cebola menos a cenoura. Coloquei + que 1 litro, água o suficiente para cobrir no olhometro. Cozinhou na pressão por 45 minutos? Não... Abri dura como um Coxão Duro... Voltei a cozinhar de novo na pressão por + 30 minutos, cozinhou? Não. Estava quase lá com resistencia ainda, faltava + um pouco. Pela 3.a vez voltei a cozinhar na Panela de Pressão. Dentre esses abres e fechas foi preciso pingar + água. Depois de pegar a pressão, me distrai e cozinhou + 30 minutos, quando abri já estava começando a querer se desmanchar. Até que enfim, demorou...

Retirei na escumadeira os pedaços e desfiei, desprezando peles e ossos e voltei todo o desfiadinho para a panela de pressão, só então acrescentei as cenouras, as minhas em rodelas.



Bolas de Salame - Só misturar tudo. A consistencia não é muito seca, levemente pegajosa, mas dá para enrolar, o meu não saiu enrolado perfeito como o da Ana, ficou + estilo Dona Darcila mesmo, cabeludo...






Cozimento das Bolas é Demorado Também - Pode colocar todas bolas juntas ao mesmo tempo, elas vão parar no fundo, até sobem rapido depois sobem como nhoque. Subiu está cozido? Não. Não é o caso das Bolas da Dona Darcila... - Fui cozinhando, tirando e comendo 1, depois comendo outra, todas com muita resistencia e duro, depois de um bom tempo, tirei outra bola, comi, na minha opinião numa textura aceitavel. Eu não cronomotei tempo de cozimento das bolas, foi demorado também...

Visualmente o Fazendo é do Tipo: Não vai dar certo. - Visualmente o cozimento das Bolas da Dona Darcila incomoda demais, chega até incomoda dar aquela mexidinha, que a impressão passa que dá que esta receita não vai dar certo. Uma minima parte externa da Bola Crua de massa se solta, demanchando no caldo, mexendo, o ideal não é ficar mexendo muito no inicio, até tudo se fundir melhor, depois já meio cozidas e resistentes ainda, pode mexer que não fica desmanchando não, mantendo o visual bola dela.

Serve Já ou Serve Depois? - Cozinhou, bola cozida, cheiro verde picadinho muito no caldo, servi. Bom... Como só os adultos comeram, sobrou Carnedeli que comemos quem estava aqui no dia seguinte. No refeição seguinte (já era dia seguinte - 8 horas depois só...) estava um espetáculo de gostoso, com o sabor das bolas, que absorveu melhor o caldo de galinha caipira, que tem sabor unico, bem diferente do sabor fresquinho servido antes.

Deliciosa!
Muito diferente, com aparencia estranha,
sabor unico, marcante,
caldo caipira forte, as bolas também tem um sabor forte.
É um levanta defunto, unico, especial!

Como o sal apareceu bem do salame,
não coloquei sal nos bolinhos e
nem parmesão ralado comendo no momento de servir, que iria salgar demais.

Experimente, recomendo a receita do "Tapete Vermelho" do Mais Voce.

Dona Darcila



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Pricila disse…
Nossa xara vc é d+ mesmo, além de todo o trabalhão ainda posta p/ gente o passo a passo p/ fazer, são poucos os blogs que fazem isso, aliás detalhadinho assim só vejo no seu mesmo, por isso adoro te visitar e estou sempre por aqui. Já fiz inúmeras receitas suas e são sempre um sucesso. VALEU!!!!!!

Bjuuss
giorgia disse…
Você é o máximo! Procurei na internet várias receitas. Mas escolhi a sua para me sair bem na cozinha. Tomamos a sopa num restaurante típico aqui na região de Bento Gonçalves,e o meu pessoal adorou! Eu achei com gosto de farinha crua... Mas como minha netinha de um ano apreciou e comeu direitinho sozinha, além de brincar com as bolinhas. Vou fazer para homenageá-la! Obrigada! Agradecida, gilce Maria Pastore
Anônimo disse…
Minha avó Pierina Loro Gelain trouxe a receita de familia ,tres gerações comem carnedeli. a massa é um pouco mais mole e com mais trigo para ligar, tira-se com o garfo , pequenos nhoques ,não empapa e ficam leves igualmente.é uma refeição completa para as noitinhas frias.um copo de vinho tinto seco é o acompanhamento .NONA PERDÃO , JÁ FIZ COM CALABRESA ,MUITO BOM.