Visitantes:

Pizza Caseira - "Massa de Pizza Napolitana"

Receita da família...

Massa de Pizza Napolitana
Dona Lavínia Beneducci Afonso
Receita Italiana

Esta receita é preparada pela família do meu marido
já faz + 30 anos.
A receita de pizza predileta da minha sogra.

A receita dela, nasce uma massa crua parece um chicletes de tão elastica, gostosa de abrir, dá até para abrir na mão, rolando no ar tranquilamente, talento que não tenho... A minha é no granito no rolo mesmo.

Massa de Pizza Napolitana
Dona Lavínia Beneducci Afonso
Receita Italiana

rende 3 discos de pizzas de massa fina
  • 45 g de fermento fresco para pão
  • 1 copo (requeijão - 250 ml) - água morna
  • 1 colher (sopa cheia) banha de porco (eu uso a da marca Sadia - branquinha)
  • 400 g a 500 g de farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 1 colher (sobremesa) rasa de sal


Pilotando a Cozinha com Priscila:

1 - Na água morna dissolva o fermento fresco para pão e a banha de porco Sadia (que agrega um sabor na massa), até ficar tudo dissolvido.

Dica 1 - Banha de Porco da Sadia:
  • Se a banha de porco, ficar um pouquinho em temperatura ambiente (fora da geladeira), ela desmancha agora incialmente.
  • Se na pressa, vc esqueceu disso, não tem problema, pode usar ela gelada. Ela amolece muito na água morna, mas não desmancha totalmente, você conseguirá desmanchar ela direitinho na massa é rasgando a massa no granito e sovando..

2 - Vá acrescentando farinha de trigo, aos poucos, depois de uma boa quantidade de farinha adicionada, então coloque o sal. O sal se coloca depois para não tirar o poder de crescmento do fermento para pão (se fosse colocado lá no inicio). Continue acrescentando farinha, até que seca necessário sovar a massa na granito. Sove sem secar demais, mantendo o limite máximo de 450 g de farinha de trigo.


3 - Divida a massa em 3 partes, boleie, reserve, faça uma cruz nela.


4 - Cubra, fechando dos lados com pano de prato passado a ferro da gaveta, para manter quentinho. Espere a massa dobrar de volume.

Dica 2 - Cresimento da massa: Se você não quiser ficar levantando para ver se cresceu como voce estava querendo, é so fazer 1 bolinha pequenina de massa crua e colocar dentro de 1 copo de água. Qtdo. a bolinha de massa crua boiar na superficie da água, pode verificar sua massa, ela já dobrou de volume.

5 - Como eu estava muito ocupada, a minha acabou crescendo demais, não precisa esperar crescer tanto, o dobro do volume inicial já é o suficiente.


6 - Pegue 1 bola crescida, amasse sobre o grantilo levemente enfarinhado e abra com o rolo. É levinha de tudo, um chicletes de tão elastica, dá até para abrir na palma da mão sem o rolo.

Nesta etapa essa receita de massa de pizza te conquista. Além de praticamente se abrir sozinha, sem esforço, ela não fica pedindo farinha, para isso. Você abre os 3 discos com quase nada de farinha. Você nem chega a usar 500 g de farinha nos 3 discos...


7 - Sobre um disco de pizza de aluninico seco, levemente polvilhado de farinha de trigo, deite a massa de pizza crua. Leve para pre-assar em forno aquecido.

8 - Saindo do forno pre-assado tem essa cara, fica inflada quase assada, ainda com cantinhos que deveriam ser assada, do tipo encheu de bolha de ar em alguns cantos (inflou). Nós pre-assamos os 3 discos.

Pré-assados, que cobrimos com molho e cobertura da pizza da vez.


9 - A Pizza da família é um capricho de gostoso. Essa é de Lombinho Canadense.

É tradição que a Pizza Caseira da Família seja montada carregada de molho de tomate, a trupe adora! Quem come conosco pela 1.a vez até estranha, mas, conquista todos comeram na nossa mesa. Carregada de molho não é comum, diferente da comprada por telefone.

Nós mantemos sempre a medida de 300 g de queijo filetado no minimo por disco de pizza, o azeite é colocado somente depois que sair do forno.

Comentários

Hummmmmmmm Pricila q receita jóia essa vai direto pro meu caderninho de receitas.
Bjsssssssss e parabéns pela linda postagem.
Que delícia de massa...
Amei o recheio.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Anônimo disse…
Priscila, obrigada pelo retorno !!! Abraço !!!
Eli disse…
Pri que escândalo essa receita, amei!! Estou com saudades , fiquei um tempo escondida pois tantas coisas acontecerão mas eu passava aqui sempre e fiz muitas receitas viu, logo vc verá todas elas lá no meu blog. Um super beijo.

Lica

www.saboresdalica.blogspot.com
Paty... disse…
Hummm... Que tentação essa pizza!!! Também gosto de pizza bem molhadinha!!
Beijocas, Paty

http://nacasinhadapaty.blogspot.com
Unknown disse…
priscila vc é 1000 sou sua admiradora incondicional bjs
Unknown disse…
Nossa,pela cara deve ter ficado mesmo uma delícia,estou louca pra fazer e colocar na minha lanchonete.Priscila vou fazer e depois digo como ficou.Beijos e parabéns,
Unknown disse…
Priscila,deve ter ficado uma delícia,estou louca pra fazer essa pizza pra colocar aqui na minha lanchonete.Beijos e parabéns.
Anônimo disse…
Fizemos hoje nossa primeira pizza em casa, seguimos a receita dessa massa maravilhosa e foi um sucesso! Todos amaram, em especial as crisnças. Aprovadíssoma!