Visitantes:

"Pão de Torresmo" - do Padeiro Benjamin Abrahão


Pão de Torresmo
Pão Italiano - Pão Paulistano

O Pão de Torresmo é receita italiana, uma herança da imigração italiana no Brasil. Se tornou o pão popular da mesa dos paulistanos. Na minha família é o pão de mesa de café de domingo.

Hoje moro em Belo Horizonte, na terra do Torresmo, não encontro Pão de Torresmo. E muitos mineiros que conheço, desconheçe existe este pão. Sempre que faço faz enorme sucesso aqui em BH.




Receita que assei

Fonte:
  • Abaixo a receita legitima do Pão de Torresmo do famoso Padeiro Benjamin Abrahão (famosa Padaria do Higienopolis em SP, um bairro paulista famoso, o m2 lá é muito caro), receita ensinada por ele no dia 22-12-1997 no antigo programa da Ana Maria Braga, Note & Anote na Record.
  • O Benjamin Abrahão já faleceu e hoje quem toca os negocios é o neto dele, o Padeiro Felipe Abrahão, que ficou tão famoso quanto o avó, mantendo o capricho e ganhando prêmios e recomendações das revistas + especialidades.
  • Acesse o site da Padaria Benjamin Abrahão, lá tem até receitas.
  • Acesse também o Blog pessoal do Felipe Abrahão, que inteligentemente escreve blog de receitas.

Chef de cozinha, patisserie ou boulanger (especialista em padaria), deseja ser conhecido nacionalmente rápido, precisa escrever blog e principalmnente dividir free receitas com o público. Conquistando o publico da internet, e o proprio público acaba fazendo propaganda free do trabalho dele rápido.




Vamos a receita famosa:

Pão de Torresmo
Receita paulistana italiana do
Padeiro Benjamin Abrahão
rendimento 1 pão grande torresmo
  • 30 g de fermento fresco para pão - 2 tabletes de 15 g fresco
  • 20 g de açúcar (2 colheres rasas)
  • 250 ml - 1 copo requeijão) - agua morninha
  • 1 colher (sopa gorda) "banha de porco"
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher (sopa gorda) leite em pó ninho
  • 500 g de farinha de trigo - aproximadamente (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 10 g de sal - 1 colher (sopa rasa) - acrescido depois que agregar um pouco de farinha
  • 300 g de torresmo frito sequinho, picado miudinho
  • 100 g de queijo filetado - opcional (ele explicou que na Padaria é usado a rebarba dos queijos filetados do fatiador, tem vez que é só mussarela, tem vez que tem o filetado tem mistura de outro queijo - é o uso do reaproveitamento de tudo da padaria)
  • não precisa pincelar com nada


Pilotando a Cozinha com Priscila:



Separe os torreminhos quebra dente, que sempre tem... O caseiro tem um monte deles, e o comprado também...

Massa do Pão de Torresmo - Dissolva o fermento fresco no açúcar até se tornar liquido. Acrescente a água morninha e dissolva bem o liquido grosso de fermento. Acrescente a banha de porco, o ovo e o leite ninho em pó. Acrescente um pouco de farinha de trigo. Só então coloque o sal. Va secando a massa com farinha até que seja necessario sovar na bancada. Ele sempre ensinou a trabalhar com o pão um mão na massa e outra mão com espatula (aquela de temperar chocolate no granito), para facilitar. Não seque demais, ficando homogenea, lisa, levemente pegajosa e seca por fora, boleie, cubra com pano e deixe descansar até dobrar de volume. Dobrou de volume, devolva na bancada de granito enfarinhada e abra com o rolo.


Espalhe na massa os torresminhos fritos. Parece que 300 g (240 g será muito torresmo), recheando você mesma, se percebe que é isso mesmo... A medida dele é correta.

Pão de Torresmo puro, ou Pão de Torresmo com queijo.
Existe dos 2 jeitos.
Com eu tinha uma sobra de mussarela usei. Rasguei as fatias na mão mesmo e espalhei.


Enrole como um rocambole. Parte os torresminhos acabam enterrados na massa. Já acontece uma misturada sem querer querendo...


Ajeite no tabuleiro forrado com farinha de trigo, não é preciso untar e nem enfarinhar.
Não é preciso pincelar com nada.

Aqueça o seu forno por 10 minutos, a 200.o C. Esse tempinho de nada, já é o suficiente para o pão crescer, que ele cresce de novo muito rápido...

No forno aquecido, abaixe a chama para 180.o C, leve para assar por 25 minutos só. Ele assa muito rápido. e escurece muito rápido. Como eu deixei o forno ainda em 200.oC, o meu ficou com a casca + escura... Da proxima vez, vou deixar no forno com temperatura + baixa.

O cheiro que invade a casa, é daquele lar doce lar,
está nascendo algo muito gostoso...


Cortando não lembra rocambole, parece um pão que você misturou tudo junto na sovada. O torresminho por dentro não é crocante, como o frito sequinho, ele é resistente só. Delicioso, o sabor gostosto de torresminho se transfere todo, até naquele pedaço que vc come sem torresmo. Crocante, crocante, são os torresminhos que ficam por fora...

Eu sempre amei comer Pão de Torresmo puro ou com manteiga
assado do dia.
O comprado acaba sendo sempre em temperatura ambiente.

Ele acabado de sair do forno, quentinho ainda,
gente é dos deuses!
Que delícia!

Vc precisa experimentar ele acabado de sair do forno.
Faça vc também.


Comentários

Unknown disse…
nooossa isso aí é de comer rezando pra não engordar de tão gostoso que deve ser!!!
Ana disse…
Bom diaaaa!!!!!!
Passando pra lhe desejar um Feliz Ano Novo...com muita saúde,paz,sabedoria e grandes conquistas com as bençãos Divina.
Abraço,obrigada pela atenção e simpatia neste ano que termina.


"O que reforça a intimidade é ter o que compartilhar, não o que esconder."
Martha Medeiros
Adriana disse…
Querida um feliz e abençoado ano de 2011, a vc e toda sua familia.
FELIZ ANO NOVO!!!
Beijos.
Adriana.
Anônimo disse…
Acabei de fazer e me deliciar com esta receita, obrigado por partilhar, essas maravilhas. Marcelo Mirassol sp
Anônimo disse…
Nunca consegui fazer pão. Sempre ficava ruim. Resolvi tentar de novo e procurando na internet, achei essa receita no seu blog. Fiz uma rosca de torresmo que ficou linda, crocante por fora e macia por dentro. Você não calcula a minha alegria. O marido adorou e pediu prá guardar a receita (ele é a minha cobaia e é muito sincero. Se não gostar diz sem rodeios. Rsrsrs). Também nunca escrevi em nenhum blog, mas achei justo e necessário te agradecer pela receita tão bem explicada. Obrigada mesmo. Bjs. Eliana.