Visitantes:

"Bolo Caseiro de Laranja com Pedaços de Laranja"

Com 2 anos de Blog Delícias da Priscila
Essa foi a receita que + fez sucesso do meu blog,
que + recebi e-mails comentando que fizeram e aprovaram.


Bolo de Laranja com Pedaços de Laranja

Receita predileta da minha Família






Tudo que é gostoso, diferente que aparece por ai, principalmente bolos simpleszinhos nós fazemos. Apesar de sempre assar receita nova, este bolo se mantém no 1.o lugar na preferência da família a 4 décadas.

É de um antigo Livrinho da Maizena (anos 70) da minha mãe Dona Selma. Receita muito antiga, do tempo que eu fazia o primário ainda...

Ele não tem recheio e não tem cobertura de nada. É simples de tudo...
Só que é o simples saboroso, muito, muito fofo e vem com pedaços de laranja.

Servindo tem cara de bolo comum, só fatiando ele que vc descobre que tem pedaços de laranja, só comendo para viciar na receita e consagrar na lista das prediletas.


Bolo de Laranja com Pedaços de Laranja
bolo de  7 laranjas
escolha laranjas doces boas e tire a película - todo esse cuidado é para ao comer os pedaços não amargar
medida - 1 copo de requeijão = 250 ml certinho
  • 100 g  manteiga sem sal  ( o sabor deste bolo também é especial por ser feito com manteiga, caso você opte fazer com margarina, use exclusivamente margarina com 82% mínimo teor de gordura, veja na tabela se esta registrado 8,2% gorduras)
  • 3 ovos (claras são em neve firme)
  • 2 copos requeijão de açúcar refinado ou cristal (dá certo com 2 - ja fiz com os 2)
  • raspas de 1 laranja
  • 200 ml de suco de laranja puro - exato o suco de 3 laranjas
  • 3/4 copo requeijão Maizena - amido de milho ( 200 ml de pó Maizena)
  • 2 copos requeijão - farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo
  • 3 ou 4 laranjas cortada em pedaços grandes - polvilhadas (meladas) com
  • 1 colher (sopa) farinha de trigo

Untado com Margarina e Polvilhado com Farinha de trigo, escolha como quer a cara do seu Bolo de Laranja:
  • Assado Retinho - É untado e polvilhado só o fundo + 1 dedinho na lateral embaixo. A maior parte da lateral interna fica limpo (sem nada). Então a massa vai crescendo e assando no forno, grudando na lateral, estufa para cima, frio ele volta para baixo, nasce com a superficie nivelada e retinha.
  • Assado crescido fofo para cima - É untado e polvilhado 100%, caprichado até a borda do tabuleiro ou refratario. Assando ele estufa para cima, frio ele ficará + alto no centro, + alto no miolo, como acontece muito nos bolos simples assados nas fôrmas de pudim. Porque ele não ficou aguarrado na lateral.

Fôrmas para Assar

Gosto de refratarios - marinex, quando é bolos fatias, servidos em quadrados ou losangolos, que já é louça de mesa:
  • Fôrma de pudim não aconselho, que os pedaços de laranja acabam assados todos empaçocados...
  • Refratarios médios - com 2,5 litros é o perfeito (os redondos e os marinex + moderninhos retangulares ovalados são + altinhos, são assim).
  • Minha foto - refratario médio retangular antigo - tem só 2 litros de capacidade interna - lateral baixa cm 3 cm de altura só - ele estufa muito para cima no forno vc terá certeza que irá transbordar. Já pronto assado ainda dentro forno baixa um pouco, frio ele fica igual da minha foto, rente a borda do refratario. Nesta louça asso sempre ele dentro 1 tabuleiro, para garantir que não suje o forno.
  • Refratario médio redondo - tanto os antigos qtdo os os moderninhos, que eles tem capacidade interna de 2,5 litros... A mesma capacidade interna de 1 fôrma de pudim comum.



Pilotando a Cozinha com Priscila

Laranjas
- Raspe 1 laranja primeiro. Retire o suco de 3 laranjas (dará 200 ml). As outras 3 ou 4 laranjas corte a casca com faca na tabua, e pique grosseiramente. Jogue 1 colherada de farinha em cima dos cubos e mexa com os dedos, eles ficarão melados...

Massa - Faça uma gemada fofa e clarinha com margarina, açúcar e 3 gemas. Acrescente as raspas e os ingredientes secos, alternando com o suco de laranja. Desligue. Bata as claras em neve e acrescente delicamente mexendo. Despeje a massa no fôrma escolhida untada e enfarinhada. Com a mão coloque os cubos de laranja por igual, para garantir que todos os cantos tenha 1. Não afunde. Vão para o forno assim deitados na superficie.

Forno - Leve para assar grade do meio, forno vaporizado preaquecido a 180.oC por 40 minutos, ou até que espetando um palito este saia seco.

Forno Vaporizado - Bolos Manteiga nascem com miolo superior qualidade, assados em Fornos Vaporizados. Como fazer Forno Vaporizado caseiramente: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC.  

Aguarde esfriar antes de cortar, que ele é um bolo super fofo. Quente ou morno desmancha demais, tem que ser temperatura ambiente mesmo.

No forno os pedaços de laranja sozinhos descem. Alguns ficarão no meio, outros irão se acomodar lá no fundo. Assados os cubos são menor tamanho do que vc os colocou na massa crua. Por conta disso que não é para corta-los pequenos.

Acesse a 1.a postagem deste bolo aqui no blog
.

No sacolão, laranja por kilo, 6 laranjas (meia dúzia) é certinho 1 kg.
Bolo baratinho de tudo...



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com
                  

Comentários

Rosaluz disse…
Olá Priscila, adorei seu blog, seus bolos, o jeito como vc explica.... Tudo!
Amanhã vou fazer esse bolo do jeitinho como vc ensinou, fique com água na boca, bjs.
Olá, obrigado pela visita!!!Já copiei a sua receita devo fazer hj, se der p/ sair e comprar as laranjas!!!Que bolo mais fofo!!!Amei a foto!!!

Bjs...
Valéria disse…
Oi Priscila,
Se eu tivesse como, te daria um prêmio! Para o blog e para as receitas!
Sua maneira de explicar tão detalhada, dicas, fotos lindas e receitas maravilhosas, é tudo demais, parabéns!
Obrigada!
Beijos
Valéria
Unknown disse…
Oi,Pricila!
Que délicia e essa fazia bolo de laranja mas nunca coloquei pedaços,vou fazer,hummmmmmmmmm.
Adorei tbém a farinha do DORITOS.
Parabéns pelo blog,sucesso.
Bjs...
Anônimo disse…
olá Priscila, o seu bolo está com um optimo aspecto mas, eu gostaria de saber qual a medida do copo de requeijão. Obrigada.
Bom dia: Anonimo

1 copo de requeijão tem 250 ml certinho.

Priscila
Nani disse…
Também um bolinho desses tem mais é que fazer sucesso mesmo, dilicia!
Beijos
Rachel disse…
Nossa Priscila, esse bolo deve ser um espetáculo de gostoso.
Receita tão bem explicadinha assim não dá pra errar, né?!
Bjuss!!!
ELIANE TAVEIRA disse…
Demais essa receita, nunca tinha visto... Delícia, nota 10

Bjos

Eliane
Tati Parada disse…
Fiz e foi o sucesso do domingo. Obrigada.
Anônimo disse…
gostei tanto do seu blog, que apesar de já há algum tempo ler blogs na internet, o seu foi o primeiro que escolhi seguir, pois amei seu modo detalhado de explicar as receitas.

Maliliu
Anônimo disse…
Olá Priscila, eu e meu marido sempre vemos o seu blog e hoje fizemos essa receita. Que delícia que ficou! Simplesmente ADORAMOSSS!
Fizemos a metade da receita, pq somos em poucos, mas deu certinho e ficou fofinho, muito bom!
Grande Beijo
Luciana
Suely disse…
Oi Linda! Fiz o bolo de laranjas com pedaços de. Que maravilha! Parabens.Obrigada pela receita que tanto sucesso fez na minha familia. Beijos carinhosos
Anônimo disse…
ola priscila,achei teu blog por acaso fiquei encantada com a explicacao das receitas,muito mimosinho teu blog feito com muito amor sem falar na apresentacao e tudo demais nota mil moro no japao e dificil encontrar ingredientes mas este bolo de laranja eh demais...parabens vc eh perfeita beijos tudo de bom
Noemi disse…
Priscila adorei essa receita, e na hora de fazer esqueci da maizena, mais mesmo assim ficou maravilhoso.Parabéns vc é muito profissional, como faz para encomentar um bolo da suas mãos?
Isa disse…
Adoro as receitas da Maizena poderia colocar todas as receitas deste livro Maizena.Essa ficou deliciosa já fiz 3 vezes.Adoro esses bolos os de fubá estou copiando todos.
Priscila...
Esta receita é fantástica, acabei de fazer o bolo e ficou uma delícia, fofinho e muito saboroso.Amei!!! Seu blog é muito legal, além das suas dicas(não tem como errar...rsrs).
Abraços e Muito Obrigada pelas suas receitas maravilhosas!
Claudia Reis disse…
Nossa, achei seu blog por acaso e amei a sua explicação pra ensinar alguma receita... Se todos fossem assim, seria bemmais fácil, né?
Estou louca pra fazer este bolo.Parece mesmo delicioso!
Parabéns mais uma vez pela sua maneira de ser.
Bjs
Bete Matos disse…
Amei o seu blog, é perfeito! Tudo feito com muito carinho e muito bem explicado. Vou começar a fazer essas delicias. Bjs!
Bete Matos disse…
Amei o seu blog, é perfeito! Tudo feito com muito carinho e muito bem explicado. Vou começar a fazer essas delicias. Bjs!
Anônimo disse…
Olá, ontem encontrei seu blog e gostei das várias receitas,daí hj fiz o bolo de laranja ficou focinha a massa e um sabor ótimo,mas a laranja ficou muito amarga, tirei toda a pele,a parte branca e as sementes,é normal ficar assim?
Obg pela receita!
Ana
Anônimo disse…
Vou faze-lo agora! hummm! volto para dar o meu resultado!
Obrigada!
Lylle disse…
Oii, Priscila
Adorei seu blog, muito divertidos os seus comentários.
Olha, antes de fazer o bolo de laranja, errei 11 bolos (que joguei fora) e acertei 4.
Fiz o bolo de laranja agora há pouco. Estou muito animada em fazer mais bolos.
Ficou muito cheirosooo ! Vou levar para o pessoal do trabalho !
Muito obrigada pelas dicas ! e parabéns pelo blog !!!
eliene disse…
Adorei seu blog, parabens pelas suas receitas já fiz varias e todas deram super certo.Adoro o seu jeito de explicar as receitas... bjs
Unknown disse…
Perfeita a massa desse bolo. É um bolo maravilhoso, fofo e com gosto de laranja.