Visitantes:

"Bolo de Fubá Salgado" - da "Família Carmona"

Sem fugir do gostoso de sempre
é Bolo de Fubá
dessa vez Salgado...

Bolo de Fubá Salgado
da Família Carmona



É Bolo ou é Torta?

Fazendo é Polenta,
certeza, comendo não é mitura de almoço,
é Bolo com Café ( brunch / breakfast).

Minha opinião: Tecnicamente é Torta, comendo é Bolo de Fubá
Então é os 2....

O que chega + via e-mails para mim é pedidos de receita que não estão no meu blog. Sabendo, tendo eu repasso a receita free sem problema. Como toda colecionadora de receitas sem limite, não jogo fora nem receita de embalagem. Eu tenho um acervo em papel, tipo caos organizado. Só que são tantos pedidos diferentes via e-mail, que demoro para atender, e também eu tenho que achar a receita. Caçar lá no maleiro e ou na estante, muita coisa: revista, nos meus cadernos e livros. Para responder, tem que scanear, digitar, e tem vez que até copiar a mão para e isso quando peço alguem digitar no micro para mim, para dar conta dos pedidos.

Mas tem um tipo de e-mail que chega que chama atenção de cara,
dando a Receita da família de Presente!
Não é uma maravilha!

Fonte: Receita da Família Carmona, que recebi de presente atravês do e-mail enviado pela Maria Claudia Carmona de SBC - SP.
Querida Maria Claudia,

Assei seu Bolo Salgado de Fubá
e acabou em menos de 2 horas aos repetecos.

Fez um sucesso que já entrou para lista da
receita predileta da minha família, minha irmã até pediu a receita.
Obrigada Priscila.

Copie você também é imperdível!

Bolo de Fubá Salgado
da Família Carmona

1.a Etapa - Refoga na Caçarola da Cebola
(não tire a cebola, ela que passa o sabor bom neste receita):
  • fiozinho de óleo
  • 2 dentes de alho (essa foi por minha conta - opcional)
  • 1 cebola de bom tamanho (em rodelas é + gostoso, ou picadinho)

2.a Etapa - Recheio
ao seu Gosto
(coloquei o que tinha na minha geladeira)
  • presunto cozido picadinho (sobras)
  • mussarela picadinha ( sobras - pode ser queijo canastra)
  • 2 tomates picados com tudo
  • oregano
  • 1 lata de seleta de legumes (ervilha, milho e cenoura - coloquei a seleta porque dessa vez era poucos frios, sobras...)

Massa do Bolo de Fubá Salgado:
  • 2 xícaras (chá) fubá mimoso
  • 1 colher (sopa cheia) manteiga (ou margarina)
  • 1 colher (sopa rasa) sal
  • 500 ml - 2 xícaras (chá) de leite
  • 4 ovos inteiros (ligeiramente desmanchados no garfo)
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo


Rendimento Testado pela Priscila:

  • refratario n.o 2 médio de Bolo de Fubá
  • ou tabuleiro n.o 2
  • assado parece muito bolo, servindo acabou em menos de 2 horas, foi todo devorado aos repetecos, com café + Coca-Cola.

Pilotando a Cozinha com Priscila:

1 - Pique e misture o que vc tiver de gostoso para fazer um recheio cru, pode ser sobras...

2 - Refogue na caçarola 2 dentes de alho 1 cebola em rodelas (fica + gostoso), despeje em cima do picado, e reserve.

Começe a massa... É uma Polenta!

3 - Na caçarola, a mesma que vc refogou, nem precisa lavar, tudo fora do fogo, na pia de granito, coloque os secos: fubá mimoso, sal e manteiga.

4 - Acrescente 500 ml de leite frio, aos poucos, para ir diluindo tudo. Diluiu, leve ao fogo, mexendo o tempo todo, até engrossar (desprendendo do fundo caçarola).

5 - É pouco leite nesta polenta, por isso o ponto nasce rápido, o resultado é esse. Soltou tudo do fundo... Experimentando o fubá não está todo cozido ainda, ainda tem leve gostinho de cru.

6 - Fora do fogo, a parte desmanche 4 ovos no garfo e despeje cru sobre a polenta.

7 - Homogenizado com os ovos crus, a polenta volta a ficar + liquida, porém pesada ainda. Acrescente o fermento em pó. Massa pronta.

8 - Na massa pronta, dentro caçarola, fora do fogo, acrescente aos poucos o seu recheio com cebola e alho, até homogenizar.

9 - Finalizado tem essa cara, fica fofa com pedaços. Como disse o fubá ainda tem um toquezinho de cru ainda.

10 - Refratario n.o 2 - médio untado com margarina e polvilhado de fubá mimoso.

11 - Despeje a massa pronta.

11 - Nivele a superficie, não precisa polvilhar nada. Leve ao forno para assar, já preaquecido a 180.o C por 35 a 40 minutos, ficará naturamente dourado.

12 - Assado sirva. Ele é perfeito, bom quente, bom morno e perfeito em temperatura ambiente.

Passe um café e sirva este carinho.

Será com certeza
a receita predileta da sua Família também.

Quem trabalha com Café Colonial, inclua esta receita no menu,
tem sabor de interior, de gostoso preparado por mãe.


Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Oi!!Pri.
Adoro bolo de fubá.Esse salgado ficou tão bonitão,estou aqui imaginando o sabor...Delicioso!!
Que bom receber receitinhas de família.Parabéns amiga..
Beijinhos
Denise disse…
Oi Pri!!!
A tempo eu já acompanho o seu blog, indico e adoro mesmo!Estou com uma dúvida nessa receita, desculpa a ignorância, mas fuba mimosa, eu nunca encontro por esse nome aqui na minha cidade, tem um outro nome? pq olhando a receita parece farinha de milho fininha... bjos!
Oi Denise boa tarde,

Sem problema...

Aqui MG tem fubá de canjica e outros... È o fubá amarelinho comum pozinho fino do supermercado, na embalagem Yoki esta escrito Fuba mimoso...

Priscila
ELIZABETE disse…
OI AMIGA! QUE RECEITA DIFERENTE, MAS DEVE SER MUITO BOA MESMO.
TENHO QUE FAZER UM BOLO DE MUSSE DE MARACUJÁ, TESTEI ALGUNAS RECEITAS DE MUSSE DE MARACUJÁ TRADICIONAL MAS NÃO GOSTEI, QUERO UMA COISA MAIS CREMOSA MAS QUE FIQUE NA CONSISTÊNCIA DE RECHEIO, PODE ME AJUDAR POR FAVOR?
bJOS!
Anônimo disse…
http://www.buysale.ro/anunturi/arges.html?localitate=priboaia - arges
pinturas disse…
ola!!1 deve ficar muto bom, vou fazer e depois comento, fiquei com vontade , eu ja fazia um , mas esse parece demais
Kelle disse…
Aii eu AMO seu Blog e suas receitas. A maneira como você se expressae descreve, fotografa ajuda e muito na hora de fazer. Já fiz várias das suas receitas e ficaram excelentes e, calro, que todo mundo ama né!! Apenas o Bolo de Fubá Salgado não consigo acertar de jeito nenhum...ai que raiava de mim rsrsrs...mas vou continuar tentando! Bj bj e parabéns!!
Anônimo disse…
Eu acabei de fazer ficou incriveeeeeel
Nossa muito bom esse bolo de fubá adorei blog muito bom vou sempre visitar!
gley disse…
rs Pri ficou muito bom !!! fez maior sucesso essa receita aqui na França menina !!! merci rsrs bjs