Visitantes:

"Bolo de Fubá Cremoso" - " 3 Miolos Diferentes" - "Creminho por cima, Creminho embaixo ou Creminho Meladinho na Superfície"

A receita + acessada no
mês de junho 2010
Site Panelinha - Chef Rita Lobo
Portal Gastronomia do Ig


Tradicional ou com Milho





Blog Delícias da Priscila - Acesse o 1.o post desta Receita
Panelinha - Comunidade - Acesse a receita postada lá...
Priscila Beneducci - no Panelinha - todas as receitas postadas lá


Paulistando - Bolo de Fubá CremosoMineirando - Broa Cremosa de Fubá(receita tradicional)

  • 500 ml de leite
  • 4 ovos
  • 3 copos (requeijão) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 e 1/2 copo (requeijão) fubá mimoso
  • 1 colher (sopa) farinha de trigo
  • 1 pires de queijo parmesão "mau cheio" ou 3/4 copo de requeijão (já li dos 2 jeitos - exatamente 70g)
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo

Paulistando - Bolo de Fubá Cremoso com MilhoMineirando - Broa Cremosa de Fubá com MilhoMaravilhoso de Gostoso...
Minha receita predileta - da Priscila - uma das minhas reinvenções...
Tem sabor de Bolo de Fubá com Curau temperado com Parmesão, conquistador na 1.a bocada.

  • 500 ml de leite
  • 4 ovos
  • 3 copos (requeijão) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 e 1/2 copo (requeijão) fubá mimoso
  • 1 colher (sopa) farinha de trigo
  • 1 pires de queijo parmesão "mau cheio" ou 3/4 copo de requeijão (já li dos 2 jeitos - exatamente 70g)
  • 1 lata de milho - 200 g - escorrida
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo

Gosto muito de assar todos os bolos fatias, servidos em quadrados / losangolos em
refratario Marinex. Já nasce do forno acomodado em louça de mesa. São untados com margarina e polvilhados de fubá mimoso.


O Bolo de Fubá Cremoso não adiantar espetar palito, sempre sairá melado. Os creminhos (bombocados) estão liquidos, tem que esperar esfriar completamente, para o creminho endurecer, aí da para cortar em quadrados e servir o bolo direitinho. Para cada tipo abaixo, confie e siga o tempo, eletro de cozinha e fôrmas indicados...


Bolo de Fubá Cremoso Creminho em cima
Receita é de Liquidificador (vitamina de fubá - rala)
40 minutos de forno

Tabuleiro n.o 2 - Refratario médio



Bolo de Fubá Cremoso Creminho Embaixo
Receita é Batedeira (claras em neve) +
Liquidificador
(vitamina de fubá - rala)

40 minutos de forno
Tabuleiro n.o 3 - Refratario grande
com no mínimo 3 litros internos -
o ideal é a lasanheira com 5 litros - ou oval grande


São 40 minutos de forno, estará assado por cima e mole por baixo, tanto que ao retirar do forno vai balançar, do tipo está cru lá embaixo ainda. Aguarde esfriar completamente, o creminho endurece, e você obtem um bolo de fubá muito fofo em cima com creminho delicioso embaixo.

A minha foto foi que a pressa de come-lo, acabei cortando antes de esfriar, estão parte dele tinha endurecido e parte não, acabou escorrendo deliciosamente...



Bolo de Fubá Cremoso Meladinho na Superfície

The Best Recipe
Esta é a minha versão predileta
desta receita com Café preto
.


Receita é Batedeira (claras em neve) +
Liquidificador
(vitamina de fubá - rala)

Tabuleiro n.o 3 - Refratario grande
com no mínimo 3 litros internos -
o ideal é a lasanheira com 5 litros - ou oval grande

50 a 55 minutos de forno

Nesta versão doce dele não interfere em nada no doce do Café preto fresquinho.


A cada 5 minutos a + de forno, o creminho se transforma em bolo, com 50 a 55 minutos de forno nasce com um meladinho na superficie, como se fosse uma cobertura fina. Embaixo tudo é bolo de fubá muito fofo, tipo pão-de-ló naturalmente úmido, muito saboroso, especialmente macio.


-------------------------------------------

A Chef Rita Lobo em seu Blog pessoal postou

(clique nos links e nas imagens para acessar):

Frenética

Não me canso de elogiar receitas de colaboradores da nossa comunidade. Eu vivo me inspirando em sugestões de lá. Tem gente usa a própria página apenas para armazenar receitas favoritas do Panelinha. Muitos outros aproveitam a ferramenta para publicar as próprias criações.

São muitos colaboradores, gente do Brasil todo, publicando receitas especiais, como a Priscila Beneducci Afonso. Lá de Minas, ela mostra como fazer o bolo de fubá cremoso em três versões. Até o presente momento, é a receita o mais acessada do mês na comunidade. Sabia, Priscila?

Bolo de fubá favorito

Ainda criança, eu achava estranho o fato de que muitas das festas juninas eram comemoradas em julho. Era uma questão, e ninguém me respondia por que, então, não era festa julhina. Pois bem, talvez seja uma rebeldia infantil operando no meu inconsciente, mas junho está acabando e não comentei aqui sobre o meu bolo de fubá favorito.

Acho que, inconscientemente, estava esperando o mês virar. Isto é, até falei sobre o bolo favorito da comunidade. Ou, pelo menos, o mais acessado do mês, o bolo de fubá cremoso em três versões. A Priscila, dona da receita, tem também na página dela mais quatro opções: bolo de fubá com goiabada, bolo de fubá com ricota e leite condensado, bolo de fubá fofíssimo e bolo de fubá superfino.

Nas minhas trocas de e-mails com a Priscila, descobri que ela é mineira e boleira profissional. Logo, não tenho a menor dúvida que as receitas dela sejam incríveis. E ela explica do jeito que a gente gosta, tim-tim por tim-tim. Dá até para imaginar um sotaquinho mineiro!

...

-------------------------------------------








Pessoal...


Primeiro quero agradecer a todos que
visitam meu blog de receitas
e a todos que também
visitaram as minhas receitas lá Panelinha
Portal de Gastronomia do Ig.
Fiquei muito, muito feliz!

Os meus e-mails estão lotados, respondo e-mails aos montes todos os dias, e assim mesmo não é o suficiente para dar o retorno rápido a todos que falam comigo. Espero que compreendam...


Eu não sou Mineira, sou Paulista (do ABC), mas como estou aqui em Minas (Belo Horizonte) já faz um bom tempo, e até 1 filhinha nasceu por aqui, acabei:

Mineirando do coração!


O sucesso das receitas deste blog, acho que é porque são delícias comuns, com a cara da mesa das famílias do Brasil inteiro, não tem a cara de comida de revista (estilo a la carte), sempre servido em louças popular como os Marinex e Refratarios, e desse jeito cada um que visita acaba por se identificar como alguma coisa...


Obrigadão mesmo.

Priscila

Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

R.correia disse…
este bolo deve ser uma verdadeira delicia......
bjs e boa semana
Marcela disse…
Sou louca por esse bolo, sou louca pelo seu blog, add a minha lista de blog, pois criei um recentemente e quero te agradecer por compartilhar essas delícias conosco. Amo,amo,amo...Dá dome só de visitar,rsrs
Beijão Pri!!!
ooh! que bizcocho más bueno :)

me gusta mucho tu blog, te sigo:)

saludos desde España
Unknown disse…
Esta receita é maravilhosaaaa.
Conheci este blog por acaso pesquisando pelo google, foi amor a primeira vista, pois eu também gosto de cozinhar delicias do dia a dia.
Afinal é no dia a dia que construímos as nossas memorias afetivas que carregaremos pela vida toda. Assim como, as lembranças de almoço de domingo com toda a familia.
Lembranças...
Priscila Santos (SP)
Erika Marins disse…
Maravilhosa sua receita Priscila, espalho pelos brazucas aqui de Portugal, para matar saudade de um bolinho bem brasileiro. Muito obrigada !!! Erika