Visitantes:

"Bolinho de Couve-Flor" - da Dona Selma

Comidinha de Mãe:

Almoço - Janta ou para
Mesa de Café da Tarde
com Bolinho

Bolinho de Couve-Flor
Vovó Selma



Estamos na safra da Couve-Flor
baixou o preço...

Eu fui criada comendo Bolinho de Couve-Flor. Sempre que ele nasce, nasce no almoço e vai acabar lá na Mesa do Café da tarde, quentinho (macio e crocante) com Cafézinho fresco.

Cada família tem seu jeitinho de faze-lo, o meu preparado aprendi com a minha mãe.

Bolinho de Couve-Flor da
Vovó Dona Selma:
  • 1 couve-flor crua, cortada grosseiramenteem buques com todos os talos (se aproveita tudo dessa vez)
  • 1 batata crua grande, ou média para grande (é o segredo do cheiro aceitavel)
  • 1 cebola crua média micropicada
  • 1 ovo inteiro cru
  • sal
  • pimenta-do-reino pitadinha (não pode faltar)
  • oregano
  • farinha de trigo - são sempre no mínimo 8 colheres (um pouquinho + que 1/2 copo de requeijão) sopa no máximo umas 12 colheres (nunca passou disso).
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo (uso agora só o Dr. Oetker que vai crescer somente lá no quentinho do óleo)
  • cheiro verde picadinho à gosto
  • óleo novinho para fritar

Rendimento Testado para Priscila:
  • 38 bolinhos - pingados com 1 colher sobremesa de massa
  • dá para 8 pessoas comerem a vontade - aqui em casa acaba sendo almoço para 4 e mesa de café da tardinha para 4 de novo - ai fichamos tudo...

Pilotando a Cozinha com Priscila:

1 - O problema da Couve-Flor sempre foi o cheiro dele sendo cozido. A minha mae sempre falou, pega 1 Batata Grande... Quando a batata é bem grande, pelo menos para mim, o cheiro é aceitavel, dá até para cozinhar ele com visita em casa para almoço. Cozinhe a couve-flor pedaçuda, aproveitando total de todos os talos, batata com casca, cortada ao meio ou em 3, até ficar macia, em água com sal. Escorra.

2 - E a batata cozida depois joga fora?
No Bolinho da minha mãe não
...

3 - Descasque a batata que foi cozida junto.

4 - Esprema com o garfo fazendo um purezinho.

5 - Em cima do purêzinho, pique toda a couve-flor miudinho, esfarelando mesmo os buquezinhos. Acrescente 1 cebola crua bem picadinha (não pode faltar), 1 ovo cru, sal, pimenta-do-reino (pitadinha), orégano. De cara coloque 8 colheres de sopa de farinha de trigo (um pouquito a mais que 1/2 copo de farinha de trigo). Teste o ponto. A massa não pode ficar mole demais, ela é meio consistente. Se precisar coloque um pouquinho a mais. Por fim o fermento em pó para bolo.

6 - Antigamente usando o Pó Royal a massa imediatamente ficava macia e até crescia um pouco. Porque o Pó Royal é uma receita industrial antiga, cresce imediatamente em contato com liquido temperatura ambiente ou gelado. Acabava sendo o Bolinho de Couve-Florpra já.

7 - Usando agora o + moderno Fermento para Bolo em Pó Dr. Oetker, a massa pronta fica intacta... Pode fritar para o almoço, para fritar para Janta ou Café da Tarde, que ele cresce direitinho, mesmo guardado na geladeira por 1 dia no filme plástico pronto.

8 - Para fritar, pingue colheradas de massa no óleo não muito quente. Ele é + gostoso com a casquinha bem crocante.





Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Fla disse…
Faz muito tempo que não como bolinho de couve-flor, nem couve-flor empanada. Adorei essa receita.
Bjs
Vou fazer...Deu agua na boca..
Adoro couve flor,,,
Hummm
Anônimo disse…
Adoro seu blog. Já fiz várias das suas receitas e todas foram um sucesso. Confesso que leio todas as receitas mesmo que não vá fazer porque adoro seu jeito de escrever, parece que v. está no nosso ladinho conversando. Parabéns . Voce merece todo sucesso.

Marta
Oi,
muito legal o teu blog
Parabéns!!!
minha esposa adorou

www.jotabepontodevista.blogspot.com

JB
silvana disse…
que blog mais fofo !! Paz e Luz
renata disse…
cara, muito legal teu blog, ameii!
muito fofo!!!
vc deve ser muito bacana...
muita luz pra vc tá!
bjs!
Gislaine disse…
Pri..Parabens adoro suas receitas;;;
Fiz esse bolinho aqui em casa,,meu esposo amou...
Vai uma dica..no meu aqui coloquei 2 colheres de sopa de queijo ralado,,ficou uma delicia!!
Outra dica..como aqui em casa é so eu,esposo e o nenem,,,deu massa grande,,falei vou perder tdo isso aqui,,ai tive uma ideia,,untei assadeira com oleo..coloquei as colheradas da massa..direto freezer..congelou tirei da assadeira coloquei no saquinho e ficou no freezer,,,
Fritei 2 dias depois,,duro igual pedra...cresceu e ficou crocante como tivesse feito na hora,,,adorei..quem quiser pode congelar com certeza,,fiz o teste aqui em casa,,
Bjus Pri,,,
Querida boa noite, eu nunca congelei o bolinho de couve-flor, e dá certo que maravilha! Acredita que ja tive vontade de comer o bolinho com café e ai eu fiquei, só para mim e + ninguem hoje... Nao vou fazer que ira sobrar tudo.

Agora vou fazer, mesmo no dia so para mim...

Beijos Pri