Visitantes:

"Bolo Caseiro de Fubá Fofíssimo com 2 Coberturas, Curau Milho + Glacê de Limão"

Bolo de Fubá Fofíssimo 
com 2 Coberturas
Curau de Milho + Glacê de Limão


O elogio que ganhei do marido Xandão disse ao comer: Sensacional!


Será que li direito? 2 Coberturas diferentes? Sim. Por ser publicada pelo Livro de Receitas do Açúcar União, confiei, e valeu cada centavo investido. Delicioso pra caramba!

Comendo o bolo foi uma surpresa. 
Curau de Milho Glacê de Limão
é um casamento admiravel
!

Fofissimo! - Vem do  pão-de-ló de fubá de leite quente! Como todo pão-de-ló de leite quente, o miolo é fofo e naturalmente úmido, do jeito que eu gosto.





Bolo de Fubá Fofíssimo com 2 Coberturas
Curau de Milho + Glacê de Limão
Livro Coleção União 2010
Pão-de-Ló de Fubá de Leite Quente:
Peneire
  • 195 g - 1 e 1/2 copo (requeijão) de fubá mimoso
  • 165 g - 1 e 1/2 copo (requeijão) de farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 10 g - 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo (assei com Dr. Oetker que só cresce no calor no forno)
  • 1 pitada de sal
Batedeira - Espuma
  • 240 g - 4 ovos grandes inteiros
  • 240 g - 2 copos (requeijão) de açúcar
  • 7,5 g - 1 colher (sopa) sementes de erva-doce
Liquidos
  • 200 ml - 3/4 copo (requeijão) leite quente (só este vai para o fervedor)
  • 100 ml - leite de coco
  • 300 ml - 1 e 1/2 copo requeijão - óleo de milho (não use óleo de soja, soja passa sabor, use exclusivamente óleo de milho ou canola)

1.a Cobertura - Creme de Milho
é um Curauzinho - liquidificador + caçarola
quase sem doce...
  • 200 g - 1 lata de milho escorrido
  • 200 ml - 3/4 copo (requeijão) de leite frio
  • 100 ml - leite de coco (1/2 garrafinha)
  • 25 g - 1 colher (sopa) amido de milho
  • 80 g - 4 colheres (sopa) açúcar
  • 20 g - 1 colher (sopa boa) manteiga
2.a Cobertura - Glacê de Limão
esse será o doce da cobertura
  • 115 g - Glaçúcar - 1 copo (requeijão) açúcar de confeiteiro
  • 15 ml - 1 colher (sopa) água
  • 15 ml - 1 colher (sopa) de suco de limão - eu espremi 1 limão inteiro

3.a Cobertura
  • polvilhar canela em pó à gosto
Rendimento Testado pela Priscila:
  • Fazendo é que descobre... Com a aplicação da cobertura ele pede + espaço que indicado no livro. O refratario acima tem 5 cm altura, pronto ficou quase na borda. Apesar de nascer um bolão, liberou, ele é tão bom, que acaba no mesmo dia.
  • Recomendo - Refratario vidro Lasanheira com 5 cm de altura, maior,(o de 3 cm de altura antigo não) - ou Oval refratario grande que tb tem 5 cm de altura - e ou Tabuleiro de boleira retangular n.o 3 com 5 cm de altura no mínimo (lateral alta)
  • Livro - Não concordo com o rendimento deles - 12 quadrados - 34,5 x 23,5 x 3,5 cm - é ai o problema... se não prestarem a atenção no tal 3,5 cm de altura, como a maioria só tem 3 cm de altura, irá transbordar assando, sujando o seu forno - Refratarios marinex + grandes antigos tb tem só 3 cm de altura. A grande maioria dos tabuleiros comercializados, só tem 3 cm de altura. Se você tiver um desses então asse direto para o tabuleiro n.o 4.
Pilotando a Cozinha com Priscila:

Cobertura - Creme de Milho - Curau - Liquidifique o milho com leite, açúcar e maizena, até o bagaço ficar bem miudinho e passe pela peneira, direto sobre a caçarola, é bem grosso. Acrescente o leite de coco, a manteiga na caçarola. Eu prefiro assim, o sabor do leite de coco é garantido lá no creminho, sem disperdicio de sabor de leite de coco no copo sujo do liquidificador e tb é + fácil de lavar este copo sem manteiga. Leve ao fogo até engrossar. É curauzinho faltando açúcar mesmo... Espere esfriar. Coloque 1 filme plástico rente a superficie para não formar pelicula. Pode ser dentro da caçarola fora do fogo mesmo...

Fôrma - Unte com margarina e polvilhe com fubá mimoso.

Pão-de-Ló de Fubá de Leite Quente - Fofíssimo - Peneire os ingredientes secos. Leve para ao fervedor só 200 ml de leite. Na batedeira bata os 4 ovos sem pressa até triplicarem de volume, então acrescente o açúcar aos poucos. Coloque a erva-doce. Em fio despeje o leite quente. Agora alterne colheradas de ingredientes secos, com liquidos que sobraram: óleo e leite de coco. O resultado é uma massa de pão-de-ló quase líquida, ocupa extatos pronta crua 1/2 tigela da planetaria da Arno. Despeje na fôrma preparada e leve ao forno até assar. No meu com 35 minutos, já deu para espetar e verificar que estava seco.

Nós aqui assamos em forno vaporizado. Bolos assados em forno vaporizado, nascem com um miolo melhor. Como se faz um forno vaporizado caseiramente? Coloque 1 fôrma de bolo qualquer no chão do seu forno diretamente, cheio de água de torneira fria (eu uso 1 fôrma teflonada  que mora la o tempo todo). Preaqueça o forno ligando em temperatura alta, aguarde 15 minutos, com 15 minutos preaqueceu bem. Coloque o bolo de fubá cru na grade do meio, ao fechar a porta, abaixe imediatamente a temperatura para 180.oC. No nosso forno aqui assou por 35 minutos. Se você tiver dúvidas se seu bolo está assado, enfie um palito no centro  e se sair seco, estara assado.

Finalmentes é sem pressa em etapas - Tirou do forno, despeje o Curauzinho de milho e nivele com as costas da colher. Deixe um pouco em temperatura ambiente para criar película. O glacê de limão é só misturar tudo. Como não é glacê de confeitar, com um garfo vá dando pingadinhas dele sobre a superficie, por igual em todos os cantos. Ele sozinho nivela sobre a superficie, ficando camadinha reta sobre o curau. Aguarde secar, é rapido. Por último polvilhe canela em pó à gosto. O livro polvilhou muita canela ... para tirar aquela foto abaixo. Eu não consigo comer com aquele exagero de canela, por isso no meu bolo é menos.

Quente,
morno
ou em
temperatura ambiente
?

Experimentei os 3. O + gostoso é ele já completamente frio em temperatura ambiente, os sabores de tudo aparecem com perfeição, principalmente o miolo deste bolo que é maravilhoso!

É bolo de balcão... Bolo de temperatura ambiente.
Não coloque na geladeira.


Fonte:
Coleção União
Receitas

Já foi-se o tempo de trocar embalagem do açúcar União ou café Pilão + troquinho por 1 Livro de Receitas do Açúcar União. Dessa vez foi vendido pela Avon em 10 fasciculos separados + capa dura, impresso pela Editora Gold.


Encapando com Plástico - Capa dura ou não, quem já mexeu nas minhas coisas, sabe que encapo com plastico escolar tudo. Por isso que meus livros de receitas sobrevivem.

Ainda dá para comprar pela Avon, acesse o folheto virtual para visualizar. Procure sua revendedora.

A Coleção Dona Benta (receitas) que foi vendida a um tempo atras em fasciculos + capa dura pela Avon tb, foi produto da Editora Gold. Hoje no site da Editora já dá para comprar Coleção Dona Benta diretamente on-line.

A foto original do Livro
com exagero de canela na superfície,
no fascículo Bolos.


Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

ELIANE TAVEIRA disse…
Acho que vou amar essa receita, super diferente esse detalhe do curauzinho...Hummm! Delícia!

Bjos,

Eliane

receitaserecipestop.blogspot.com
Luciana Penido disse…
Priscila estou amando as suas receitas!! Bjs
Ana disse…
Olá Pri!
Receitas maravilhosas,como sempre.
Só gostaria de saber porquê o bolo
de fubá não pode conservar na geladeira.A turma aqui come pouco,esse bolo vai sobrar...
Adorei a mousse na salada,vou fazer um dia desses.Obrigada por dividir essas delícias.
Uma semana abençoada pra vc.
T+...


Ana.
Ana eu testei, poder pode colocar na geladeira. Só que ele é + gostoso este bolo, esta receita em temperatura ambiente, deixando no balcão mesmo. Beijos Pri
Maria Isabel disse…
Este bolo é muito gostos eu tenho este livrinho engraçado que parece um curau a cobertura é uma delicia alias tudo que voce ensina é otimo e delicioso bjos Maria Isabel