Visitantes:

"Bolo Caseiro de Maracujá"

Fatia de Maracujá
Blog Só Receitas Simples
Nota 10! Que bolo gostoso! Tudo no ponto, miolo super macio e fofo. A superficie é um show! É uma casquinha seca levemente cristalizada, com sabor de maracujá e doce no ponto.





O cheirinho dele é bom demais!
Cheiro de gostoso, cheiro de coisa fresquinha...

Dá para até tomar Café preto puro que o açúcar dele não interfere com o açúcar do café. Chá gelado com pedaçinhos de fruta boiando ou suco fresco, neste calor é tudo de bom.

O interessante, que vendo, é bolo demais para o café da tarde! Que nada, ele é tão gostoso, repetecos no café são inevitaveis e assaltos aos tecos depois tb. Até o final da noite, já não tinha + bolo... Bobou-se.
Fatia de Maracujá:

Bolo dos 6 maracujás fruta (bolo da Dr. Laura Lucia)
Bolo dos 2 maracujás fruta + 200 ml de suco maracujá concentrado comprado (bolo da Priscila)

Bolo de Maracujá
  • 5 ovos inteiros (separados, gemas, as claras em neve)
  • 2 xícaras (chá) açúcar
  • 200 g de manteiga sem sal  (200 g de manteiga de verdade passa sabor inigualavel único a este bolo, caso você opte por faze-lo com margarina, asse exclusivamente com margarina com 82% teor de gordura, veja na tabela se está escrito 8,2% gorduras, as margarinas com 80% estão decepcionando demais, bolos crescem e afundam ou nasce com miolo estranho)
  • 200 ml de suco de maracujá (usei o concentrado Maguary ou suco natural extraídos de 4 maracujás completado com água)
  • 3 xícaras (chá) farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • "3 colheres (sopa) fermento em pó" (isso mesmo)
  • 1 pitada de sal (se for usar margarina sem sal - batida nas claras em neve)
Cobertura - Calda Casquinha de Maracujá:
  • 2 maracujás (fruta) polpa com semente e tudo (direto na panela)
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • nada de outros líquidos
Rendimento Testado pela Priscila
(baita bolão):
  • fôrma correta - tabuleiro n.o 4 (daqueles antigos com 3 cm de altura), tabuleiro n.o 3 ou assadeira redonda 30 cm "de lateral alta", refratário lasanheira de vidro "5 cm de lateral de vidro" ou refratario oval grande (que tb tem lateral alta).
  • não use - vai transbordar - refratario grande retangular Marinex antigo com 3 cm de altura de lateral.

Pilotando a Cozinha com Priscila:


6 Maracujás Fruta - Reserve 2 para a cobertura - Corte os 4 maracujá num prato fundo (para aproveitar ao águinha dele no cortar), despeje no copo do liquidificador( + a aguinha do prato). Puro, pulse apenas, vapt-vupt para quebrar a pelicula. Passe pela peneira, coloque o suco puro extraido num copo, se precisar complete com água filtrada até chegar a 200 ml...


Fôrma - Use o tamanho correto indicado acima, untado e enfarinhado.

Massa - Receita de 3 colheres de sopa de fermento em pó, isso mesmo! Faça uma gemada fofa e clarinha na batedeira (5 gemas, 2 xics açúcar + 200 g de manteiga), alterne líquidos com secos peneirados. Bata então as claras em neve com 1 pitada de sal. Manualmente incorpore tudo delicadamente, 

Forno - leve para assar em forno vaporizado, até que enfiando o palito este saia seco.

Forno Vaporizado - Bolos Manteiga nascem com miolo superior qualidade, assados em Fornos Vaporizados. Como fazer Forno Vaporizado caseiramente: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC.  

Cobertura - Calda Casquinha de Maracujá - A seco, sem ajuda de líquidos, leve ao fogo o açúcar com a polpa com semente e tudo de 2 maracujás fruta. Mexa o tempo todo, o açúcar vira líquido com a polpa, fique no fogo um pouquito, para ferver bem. Desligue, se continuar, vai querer caramelar... Despeje morninhou ou frio, sobre o bolo quente. Não precisa furar a superfície. Espalhe. Deixe secar em temperatura ambiente, ele vira uma casquinha de maracujá deliciosa, com as sementinhas inteiras bem separadinhas!

Fonte - Receita da Comadre Blogueira: Receita da dentista Dr. Laura Lucia (Ceara) que escreve o delicioso Blog Só Receitas Simples.



Mineirando:
Fatia de Maracujá


Laura, aqui em Minas Gerais todo bolo simples de 1.a linha (receita bolão que não cabe numa fôrma de pudim), gostoso de mãe, se chama Fatia....

O seu Bolo de Maracujá é uma típica fatia mineira. Para se destacar entre tantas receita de bolo que eu tenho, eu rebatizei de Fatia de Maracujá. Assim ao ler, a gente sabe que é bolão de tabuleiro, que é Coisa Fina!

Obrigada,
O sucesso que fez aqui em casa,
já consagrou na lista de prediletas da nossa família.

Priscila





Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

ELIZABETE disse…
Bom dia! Fiz pela quarta vez a sua receita de broa cremosa de fuba e coloquei no blog, esse de maracujá deve ser muito bom tambem né?
Bjos e boa semana!
PratosdaBela disse…
Hummmmmmm
deve ser maravilhoso...
Jinhos fofos
Oi!!Pri.
Que fofinho!!Amei a receita!!Adoro um bolinho para lanchar.
Bjinhos e uma ótima semana
Carol Fernandes disse…
Hummmm!!! Pri, isso é tudo de bom heim? Vou arquivar para não perder!
Beijos e uma linda semana!!!
ameixa seca disse…
Adoro maracujá, esse bolo deve ficar muito bom :)
Laura Lucia disse…
Priscila,
É mesmo um bolo grande, mania da família Passos. Vovó teve dez filhos e nós herdamos esse hábito de fazer muita comida.
Seu bolo ficou um encanto.Deve ter ficado muito gostoso.
Obrigada pelas palavras gentis.
Adorei o fato de você ter feito e publicado um bolo meu. Mui grata mesmo.
Beijão
Bel disse…
Humm
vou testar na minha casa...
Marita disse…
Priscila, nunca mais deixarei você!
Estou no seu encalço...sigo-a em todas as esquinas...
Não posso perder suas aulas.
Que Didática!
Como nos explica bem!
Obrigada1
Flavinha disse…
Hummm... Fui lendo a descrição da cobertura e fiquei com água na boca! Deve ser muito bom!!!

Adorei a explicação mineirinha sobre a fatia! Eu sou mineira de BH e minha família também é daqui, só o meu pai nasceu no interior, mas veio para BH ainda pequeno e por isso não temos muito 'saberes' do interior, tão ricos! Não que Contagem seja interior, é aqui do lado! Mas eu escutava a família do meu marido, de Lafaiete, falando em fatia e nunca entendia... rsrsrs... Agora aprendi!

Beijocas
Fla disse…
Nossa pri, eu amo tanto maracujá! Adorei sua receita.

Viu, fiz uma promoção no meu blog pelo niver de um ano e adoraria ter sua participação! Passa lá para conferir.
Beijos
Fla
Roseane disse…
vim retribuir a visita e me deliciar com as receitas.
beijinhos...
Marly disse…
Oi, Pri,
Tô voltando das férias agora e me inteirando aos poucos das 'novas', rs. Menina, eu sou mineira mas não sabia desse negócio de 'fatia' não (tá bom, eu fui criada fora de Minas, rsrs). Eu faço um bolo de maracujá que também é muito bom, mas claro que vou levar também essa receita pois esse bolo tem muito bom aspecto (mas ele leva muito fermento, hem?).

Beijão e bom fim de semana (e bom carnaval!).
PARABENS MOÇA PRENDADA TANTO NA COZINHA COMO NO ARTESANATO TENS MÃOS DE FADA QUE DEUS CONSERVE, MAS TO SENTINDO SUA FALTA NO BLOG DE ARTESANATO NÃO ESTA MAIS POSTANDO ACHO UMA PENA TINHA TANTAS COISAS LEGAIS VE SE VOLTA.
CIDA
Emília disse…
Já comi uma vez, fica muito bom mesmo!
O seu ficou lindo!
Beijinhos
Anônimo disse…
Oi...Priscila adoro suas receitas, fiz uma receita sua com o nome de torta de frango cremosa, que fez muito sucesso, quem experimentou, pediu a receita.
Bjos...e ótima semana!!!!
Jacqueline Carvalho, Ourinhos- SP disse…
Priscila,,,, amo suas receitas,,, esse bolo simplesmente maravilhoso,,,, receitas sempre detalhadas para facilitar nosso lado hehe,,,, obrigada por esse blog; Que Deus te abençoe,,, bjokas...