Visitantes:

"Sobremesa Cuca de Banana com Aveia e Doce de Leite"

Super delicioso!

Cuca de Banana com Aveia e Doce de Leite

Cuca bolo
ou Cuca sobremesa?

Pensei ter feito Cuca bolo, comendo descobrimos é Sobremesa!

Receita maravilhosa: Fazendo confesso não espera lá aquelas coisas, por ser de banana (sem nozes, sem maçãs). Quando comemos, ai, que delicia! Meu marido Xandão disse: Que sobremesa gostosa, parabéns! A melhor Cuca que preparei nos últimos anos, até agora.. Ofereci a todos que passaram aqui em casa, naquele dia. Não disse o que era, foi só garfar é os elogios eram espontaneos:
  • Por incrivel que pareça, o doce de leite perde o açúcar marcante dele, nasce + suave, tanto de açúcar e de textura afinada (deve ganhar alguma aguinha da própria banana).
  • O doce de leite absorve muito o sabor da banana. Comendo para quem não viu fazer, não imagina que era doce de leite puro, nasce algo muito gostoso de comer, tipo um creme fino de banana.
  • A aveia em flocos grandes, deu a textura croque na farofa comendo, que dispensa com certeza qualquer nozes na estoria...

Dicas importantes nesta receita:
  1. Doce de Leite (de lata de Leite Moça) - Tem 395 g o dobro das 200 g que a receita original pede. Foi o que coloquei, na montagem pede mesmo+ doce de leite. Se vê que cortando escorre um pouco. Dá proxima vez irei usar o truque do Chef Álvaro: doce de leite + 1 gema ou 2 gemas, assim sai do forno sem banho-maria, + para pudim...
  2. Asse no Refratario + sobre Disco de Pizza de Aluminio - Escolha refratario de vidro transparente no lugar da torteira de aro removivel. As Cucas são farofas igual a assar biscoito, vapt-vupt... Quem não está acostumado, sempre queima o fundão... No refratario, assando com luz acesa, você controla olhando a cor da Farofa que está embaixo.

Cuca de Banana com Doce de Leite e Aveia
Sobremesa

Farofa Perfeita:


  • 1 xícara (chá) aveia em flocos (usei o flocos grosso da Yoki de caixinha - a receita original pede o fino)
  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 1/4 xícara (chá) de açúcar (certinho 3 colheres de sopa cheia só)
  • 100 g de margarina Doriana com sal ( certinho 5 colheres de sopa cheia - ou certinho 1/2 xícará - fiz de proposito isso, que já preparei outras Cucas com 200 g e nascia fora do ponto demais - com sal para quebrar o doce desta receita - resultado comendo foi perfeito - a receita original pede o dobro 200 g)
Recheio:

  • doce de leite original - é só 200 g (1/2 lata, vc vai descobrir montando que se trata de micro película de doce de leite, até dificil de espalhar, quase nada)
  • doce de leite da Priscila - foi a lata inteira, as 395 g (Leite Moça cozido) - da proxima vez, acrescentarei 1 ou 2 gemas para firmar melhor, nascer pudim...
  • 8 bananas naninas (das grandes - em Minas se chama caturra - cortadas ao meio de comprido)

Rendimento Testado pela Priscila:
  • Receita é pequena, certinho para qualquer refratario Marinex pequeno de 1 litro - quadrado (como usei) ou retangular. Se for torteira de aro removivel é da menor aro 20 cm só...
  • No refratario quadrado pequeno - deu para cortar 9 quadrados certinhos.


Pilotando a Cozinha com Priscila:


1 - A Farofa é nos dedos, fica assim soltinha, tipo farofa de colher... Considere 3 camadas dela na montagem.

2 - Escolha montar, assar e servir Cucas sempre no refratario de vidro transparente.

2 - Montagem - Refratario limpo e seco: 1/3 de farofa aplicado as colheradas, metade das bananas, metade do doce de leite, + 1/3 de farofa + bananas + o que sobrou de doce de leite, finalize com o que sobrou de farofa.

3 - Forno preaquecido, a 180.o C, grade do meio... Refratario sobre disco de pizza de aluminio. Assim vai ao forno. Não se preocupe por cima, só se preocupe por baixo, é tipo biscoito. Meu forno foi exatos 25 minutos. Você vê pelo refratario, a parte de baixo da Farofa dorou está no ponto, retire. Foi o suficiente para borbulhar nas bordas o doce de leite, e vazou, o disco de pizza de aluminio, salvou o forno de sujar...

4 - Espere esfriar, frio limpe a as bordas que sujou de doce de leite, como esta Cuca é sobremesa, leve para gelar!

Dica para Servir: Sem gema no doce de leite, fatiado em temperatura ambiente, escorre um pouquinho, é uma delicia assim mesmo. Levei para geladeira, é ficou perfeito, ainda + gostoso de comer, tudo durinho sem escorrer.

----------------------------------------------------------------------------

Fontes - A mesma receita, a mesma foto, foto antiga pacas (acho que é inicio dos anos 90), eu venho topando com esta foto de Cuca faz um tempão. Esses dias não resiste, vou experimentar. Foi tão boa de comer, que dá para entender porque o povo insistia tanto em republica-la de novo:
  1. Fonte Original - Outra delícia da famosa Bettina Orico da Cozinha Claudia. Já foi publicada no Encarte da Cozinha Experimental de Claudia e na Revista Manequim .
  2. Publicada na Revistinha de receita Ana Maria (de banca de jornal) que é o Site MdeMulher.com.br, a mesma receita, a mesma foto original da Cozinha Claudia.
  3. Postada no Site Almanaque Culinário
  4. Postada no Site Receitas Deliciosas


Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

M. disse…
Hummmmm, mas que delícia!
Bjs,
M.
Laura Lucia disse…
Priscila,
Sua cuca ficou divina! Aveia e doce de leite fazem um casamentinho perfeito, não é?
Bjs
ameixa seca disse…
Tem uma cara muito boa :)
Marita disse…
Priscila, sabe o que me encanta em você, além de sua arte?
Sua disponibilidade para nos ensinar com minúcias!
Uma profissional do seu gabarito partilhando saberes.
Ah! O mundo não está mal! Vai muito bem porque tem pessoas como você.
Abraços
Unknown disse…
Priscila, que maravilha!!! Adorei as fotos, a receita, dicas e o passo a passo!
Valeu mesmo!
Vou testar qualquer dia desses!
Beijos!
Parabéns!
Adriana disse…
Menina do céu engordei 1 kg só de ler kkkkkk, espero que meu marido não veja isso se não vou ter que fazer afê.
Beijosssssss.
Anônimo disse…
Priscila eu amooooooo cuca, e essa receita é de dar água na boca, babei no teclado...hehe
bjinhu = )
Lívia disse…
Meu Deus....que receitas são essas!? to morrendo aquiiiiiiiiiiiii....quero todas!!!! hahahaha parabéns pelo blog...tá de dar MUUUUUUUUUUITA agua na bocaaa!!!
Eliza Alves disse…
Oi, Priscila!!Fiz essa cuca hoje,18/06/2010, e meu marido adorou.Realmente e tudo que vc descreve!!!Otima combinacao!!!