"Torta de Palmito Cremosa" - da Palmirinha Onofre
Palmirinha Onofre
Torta perfeita!
Daquelas de comer quentíssima, o recheio não desmorona, não precisa engrossar com farinha e nem maizena.
Torta de Palmito Cremosa
Palmirinha Onofre
Massa de Iogurte: Palmirinha Onofre
- 3 xícaras (chá) farinha de trigo (a receita original é só 2 xícaras, na minha mão só dá certo com 3 xícaras) - cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem
- 1 colher (chá cheia) sal
- Priscila: 1 micro pitada de fermento em pó para bolo (só para amaciar ela no forno, fica + gostosa no comendo)
- 150 g margarina
- 1 gema
- 1 copinho de 180 g de iorgurte natural (atenção: iogurte natural comprado tem copinho com 180g, 160g outras marcas só 130g - no caso do iogurte a qtde. em grama é a mesma em ml, caso vc opte em usar o iogurte caseiro)
Recheio de Palmito Cremoso Perfeito:
- azeite ou oleo
- 2 dentes de alho
- 1 cebola branca micropicada
- 1 tomate vermelho, picado com tudo
- 1 vidro de palmito em rodelas 300 g (pré-cuidado antes leia o preparo)
- 100 g de azeitonas verdes em rodelas ( comprado já em rodelas, é o sal do recheio)
- molho de pimenta de garrafinha
- oregano
- cheiro verde
- 200 g catupiry (certinho 1/2 bisnaga comprada ou 1/2 receita caseira)
O recheio original da Palmirinha leva Ervilha e Sal. Por causa das chaturas aqui de casa, não tem ervilha, aumentei as azeitonas, ficou perfeito. Além de agradar, com 100g de azeitonas + o catupiry, deixam o sal do recheio no ponto, sem precisar colocar nada de sal extra por nossa conta.
Não coloque nenhum caldo em tablete ou em pó, experimente assim com tempero simples, o sabor do Palmito aparece melhor, sem precisar do antigo recurso de água de palmito do vidro.
Acabamento:
Não coloque nenhum caldo em tablete ou em pó, experimente assim com tempero simples, o sabor do Palmito aparece melhor, sem precisar do antigo recurso de água de palmito do vidro.
Acabamento:
- 1 clara crua para impermebealizar
- gema para pincelar
Fôrmas - Torta ou Empadão?
- versão Palmirinha - é torta rasinha, aro 30 cm, fôrma de fundo falso
- versão Priscila - é empadão, que nasce alta, porque montei na torteira de 22 cm aro removivel.
Pilotando a Cozinha com Priscila:
Palmito em conserva - Acabando com o botulismo - Tire ele do vidro e coloque numa panelinha ou fervedor com o liquido que veio e se precisar complete com água. Leve para ferver em eboluição por 5 minutos. Pronto. Agora já dá para confiar em colocar o Palmito na boca. - Acabando com a acidez - Para ser vendido palmito branco, ele é conservado em água com vinagre, tem vez que tem é vinagre demais, a água de palmito e o palmito não tem gosto de vinagre, no entanto são bem acidos, aparecendo muito no sabor receitas prontas (assadas ou fritas). Para tirar a acidez de palmito tem 2 jeitos. O 1.o é só deixar de molho comum frio por 10 minutos em água com 1 colher sopa de farinha desmancha (coloca a farinha 1.o, pingando agua até desmanchar). O 2.o jeito é quando for fever inicialmente colocar 1 colher (chá) de açúcar na água em eboluição. - Lave debaixo de água corrente no escorrer, depois é so cortar em rodelinhas para o recheio.
Recheio de Palmito Perfeito (um susto na panela de tão rapido - vapt-vupt) - Corte o palmito em rodelas meio grossinhas para aparecer depois. Parece que cortar assim não renderá, confie que dá certo no comendo depois. Refogue alho, depois a cebola e depois o tomate, sem desmanchar demais. Acrescente o palmito, de uma puxadinha vapt-vupt, coloque a azeitona em rodelas e desligue. Não dá tempo para sorar água, por isso não é preciso engrossar com farinha de trigo. Sem chama tempere com cheiro verde, oregano e molho de pimenta de garrafinha. O recheio é lindo agora.
O recheio perfeito da Palmirinha se dá que o Catupiry é colocado na caçarola fora do fogo e misturado. O sabor é identico de pizza de catupiry, até o cheiro é igual. Uma delicia na panela já. Espere esfriar.
Massa de Iogurte - Incorpore tudo até obter uma massa homogenea. Ela pede + farinha, mas, não coloque. Embrulhe e leve para gelar por 15 minutos no freezer. Com a margarina endurecida de novo você vai poder abrir gostoso ela. Eu abro essa massa entre 2 plásticos com o rolo.
Montando - Forre o fundo e laterais. Fure com o garfo e impermeabilize com clara. Coloque todo o recheio e nivele. Por cima faça uma cestaria sem tampa de massa.
Forno - Pincele com gema, leve para assar grade do meio, a 180.o C por 25 minutos. Dourou por cima, pode tirar, que queima por baixo, se bobiar.
Fonte:
Torta Cremosa de Palmito da Palmirinha Onofre, ensinada no programa Tv Culinaria da Tv Gazeta em 29-05-2007.
31 2564-5124 - 31 9 9689-2342 vivo whatsapp
contato@bolospriscila.com.br
bolospriscila@hotmail.com
Comentários
beijos
Amo as receitas da Palmirinha!
Adorei a dica pra tirar o azedo do palmito.
Olhe quando for em Betim aproveite e dê um pulo em minha casa.
Beijossss
Mas também vindo da Palmirinha é tudo lindo! Que fofa que ela é!!!
O passo a passo está perfeito! Só não faz quem não quer!
Bjs
Beijos e boa semana.
Adorei.
Beijos
Tudo bem?
Tá certo que é da Palmirinha(que é excelente)mas, suas dicas também são muito importantes.Adorei!!
Beijão no seu ♥
Beijinho